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18 de agosto de 2022

Consultoria SEO: aprenda como funciona

18 de agosto de 2022

Consultoria SEO: aprenda como funciona

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Ser encontrado na internet é o principal desejo de qualquer negócio. Afinal, as pessoas pesquisam antes de adquirir qualquer item. É o que diz a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontando que  97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. 

Portanto, a consultoria SEO é indicada quando o comerciante deseja estar no topo das pesquisas. Isso porque essa tarefa não é fácil e requer esforços, estratégias e planejamento — etapas que um profissional qualificado domina bem e pode te ajudar. 

Dessa forma, no texto de hoje vamos explicar como chegar no topo dos buscadores se torna uma atividade fácil quando há o suporte de um consultor especialista. Boa leitura! 

O que é a consultoria de SEO?

Toda consultoria se trata da orientação de um profissional qualificado para melhorar o desempenho de um negócio, independente da área. Na consultoria SEO não é diferente. 

Afinal, o profissional consultor de SEO analisa, avalia e direciona estratégias para que a empresa consiga melhorar sua performance diante do cenário digital, atingindo uma boa posição nos mecanismos de busca por meio de otimização de site. 

Assim, o consultor identifica os erros mais recorrentes, analisa os dados e estabelece uma estratégia eficiente para o negócio adotar e melhorar os resultados. Então, é possível aproveitar ao máximo todos os recursos que o setor detém. 

Como funciona a consultoria

Ao contratar os serviços de consultoria SEO, é comum ficar perdido em relação ao que esperar do consultor. Por isso, para que você não fique com dúvidas, listamos alguns estágios desse processo. Então, papel e caneta na mão para não perder nenhum detalhe. 

Estudo de cenário

Neste primeiro momento, o consultor vai avaliar todo o seu site, quais são os pontos de melhora e quais são as estratégias que podem manter por estar trazendo resultados

É possível também analisar todo o contexto em que sua empresa se encontra, qual é o público alvo, persona, quais são as métricas de cada etapa. Além disso, é interessante estudar a concorrência, ver o que ela está fazendo que dá certo e tentar adaptar para a realidade do seu negócio.

Planejamento estratégico

Agora que o consultor está por dentro de tudo, chegou a hora de traçar um plano. Para isso, é necessário reunir todas as informações que foram coletadas ao longo do processo e definir quais são as medidas e ações que o negócio deve tomar.

Assim, após a entrega do plano, você poderá trabalhar de três formas: as tarefas serão realizadas integralmente pela consultoria, como, por exemplo, uma agência especializada; o trabalho pode ser feito em conjunto com a consultoria e, por último, você poderá delegar as tarefas para sua equipe. 

Criação de conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, você poderá contar com os profissionais de consultoria para elaboração de conteúdos, como com textos para blog, imagens, infográficos para implementar na sua estratégia. 

Mas, se você preferir deixar essa função com sua equipe, os profissionais de consultoria poderão apenas fazer um levantamento de quais os conteúdos cabem mais na sua estratégia de marketing, em quais formatos, e assim melhorar o desempenho do seu negócio.

Link building

Por último, uma das tarefas mais importantes da consultoria de SEO é o link building. A partir deles que sua marca vai ter autoridade, pois quanto mais as pessoas forem direcionadas para sua página, mais o Google entende que seu conteúdo tem relevância. 

Quando é o momento de contratar uma consultoria de SEO

Antes de contratar uma consultoria SEO, é importante entender o segmento de mercado que está inserido e o público do seu negócio. Assim, será possível definir se as estratégias para gerar tráfego orgânico se encaixam com as necessidades da sua empresa.

Caso essa reflexão aponte que o tráfego orgânico é fundamental para o seu negócio, chegou o momento de escolher uma consultoria SEO.

Um consultor SEO irá ajudar a analisar a concorrência, criar um planejamento estratégico, analisar a performance, criação de conteúdos relevantes, implementação de técnicas mais assertivas, entre outros pontos importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Agora que você sabe como funciona uma consultoria SEO, que tal conhecer mais sobre a estratégia do SEO e seus pilares?

Converse com os nossos especialistas e venha decolar conosco!

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