O Core Web Vitals é um esforço do Google para melhorar a experiência de busca. A plataforma implementou métricas que conseguem avaliar a rapidez e a estabilidade de uma página em resposta às interações dos visitantes.
Quando implementamos estratégias SEO, estamos focados na experiência de um usuário. Mesmo que o conteúdo seja pensado para atingir boas posições nas SERPs, o usuário deve ser levado em consideração.
Por isso, uma página deve oferecer ao usuário respostas para suas dúvidas e proporcionar um acesso ao conteúdo de uma forma rápida.
Se interessou pelo conteúdo? Vem com a gente que preparamos um artigo completo para te explicar como essa atualização funciona!
O que é o Core Web Vitals?
O Core Web Vitals é um conjunto de métricas que avaliam se sua página oferece uma boa experiência ao usuário.
A expressão pode ser traduzida como “principais métricas da web”, que engloba os indicadores:
- Largest Contentful Paint (LCP) – Mede o tempo em que a página carrega;
- First Input Delay (FID) – Mede em quanto tempo o usuário consegue interagir com a página;
- Cumulative Layout Shift (CLS) – Mede a estabilidade do conteúdo enquanto a página carrega e o usuário interage com ela.
No ano de 2020, o Google anunciou o desenvolvimento dessas métricas para orientar os proprietários de sites na criação de melhores experiências para seus visitantes.
Sua intenção era unificar orientações de sinais de qualidade de uma página, ao invés de ter que avaliar diferentes métricas.
Qual a importância do Core Web Vitals atualmente?
Segundo o próprio Google, quando uma página segue as recomendações para cada métrica do Core Web Vitals, um usuário tem 24% menos de chance de abandonar o site. Percebe-se, portanto, a importância do Core Web Vitals para suas estratégias de SEO e seus resultados de negócio.
Quando melhoramos a velocidade e estabilidade de uma página, o usuário tem a possibilidade de criar jornadas mais tranquilas, rápidas e sem interrupções para os usuários.
Além disso, o Core Web Vitals representa um fator de ranqueamento mais completo e eficiente, tanto para qualificar o algoritmo do Google, quanto para orientar os ajustes SEO para seu site.
A experiência do usuário
A experiência do usuário engloba todas as interações do usuário com uma marca. Ela é um conjunto de atributos que define se a navegação em um site é prazerosa ou não.
Ela se refere ao funcionamento técnico, organização estrutural, qualidade do conteúdo que está sendo fornecido, entre outros. Seus pilares são:
- Utilidade;
- Atrativo visual;
- Acessibilidade;
- Credibilidade;
- Desempenho técnico;
- Entre outros.
Como medir o Core Web Vitals de um site
O Google acredita que o Core Web Vitals é muito importante para todas as experiências de usuário na internet.
Através do Chrome User Experience Report, é possível coletar dados, tanto anônimos, quanto reais, para análise de cada métrica do Core Web Vitals.
Esses dados possibilitam que os resultados sejam avaliados de uma forma rápida sem a necessidade de utilização de ferramentas externas e desenvolvimento. Os relatórios são fornecidos através das seguintes plataformas:
Pagespeed
Os relatórios do Pagespeed são utilizados para organizar e recomendar as ações que deverão ser promovidas para aumentar a métrica de avaliação.
Além de uma nota geral de avaliação – que pode sofrer variação entre 0 e 100 – há também notas de todas as métricas relacionadas com o Core Web Vitals.
Através dele é possível, portanto, elaborar relatórios técnicos personalizados de acordo com a plataforma e o desenvolvimento de cada cliente.
Ubersuggest
O Ubersuggest permite obter informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites do nicho do seu negócio. Através dele, portanto, é possível adotar as estratégias que estão dando certo, melhorá-las e ganhar uma vantagem competitiva.
Semrush
A SemRush é um software que gerencia a presença digital e o Marketing de Conteúdo das empresas.
Através da ferramenta é possível otimizar a visibilidade das organizações de canais online distintos e auxiliá-los para criar conteúdos em suas audiências.
A plataforma é muito completa e ela colabora diretamente para que seja possível concentrar todas as funções do marketing no mesmo lugar.
lighthouse
O Lighthouse é uma ferramenta automatizada que aprimora a qualidade dos apps da internet. Ele pode ser utilizado de duas formas: extensão do Chrome ou por linha de comando.
Ele simula diversas situações que podem afetar a experiência do usuário e gera relatório sobre o desempenho da página. Ele testa métricas, como: desempenho, SEO, melhores práticas, entre outros.
O que significam as métricas do Core Web Vitals?
Essa qualidade da experiência na página depende de muitos fatores. Separamos algumas métricas para você entender melhor. Confira!
LCP
O LCP – Largest Contentful Paint – é uma métrica que mede a velocidade com que uma página carrega completamente um conteúdo para o usuário.
Esse termo pode ser traduzido como “impressão do maior conteúdo”. Essa métrica substitui indicadores como o First Contentful Paint (FCP), que mede apenas o carregamento do primeiro elemento da página, e o First Meaningful Paint (FMP), que foca no principal elemento da página, mas é um pouco impreciso.
Essa métrica mede a velocidade de carregamento pelo tempo de renderização, até o momento em que seu maior elemento – imagem, vídeo ou texto – apareça na tela para o usuário, considerando que esse conteúdo seja o principal da página.
FCP
A FCP – First Contentful Paint – mede o tempo desde o início do carregamento de página até o momento em que qualquer parte do conteúdo da página é renderizada na tela.
A diferença entre a FCP e a LCP é que essa tem como objetivo medir quando o conteúdo principal da página termina de carregar.
É importante salientar que, para oferecer uma boa experiência para os usuários, os sites devem ter uma FCP de 1,8 segundos ou menos. Esse número pode ser encontrado através de laboratório ou em campo e está disponível em ferramentas como: Pagespeed Insights, Relatório de Experiência do Usuário Chrome, Console de Busca, entre outros.
CLS
O CLS – Cumulative Layout Shift – também conhecido como Mudança Cumulativa de Layout, é uma métrica que mensura a estabilidade visual.
Para oferecer uma boa experiência de usuário, as páginas precisam manter sua CLS em 0.1 ou menos.
FID
O FID – First Input Delay – ou Atraso da Primeira entrada, mede a interatividade de um site.
Páginas que proporcionam uma boa experiência de usuário devem ter o FID em 100 milissegundos ou menos.
Como otimizar o CWV
Existem algumas formas de otimizar o CWV, separamos algumas delas abaixo para você. Confira!
- Melhore o tempo de resposta do seu servidor;
- Minifique e adie JavaScript e CSS;
- Reduza o tempo de carregamento de recursos lentos;
- Utilize um Web Worker;
- Divida Javascript pesados em tarefas menores e assíncronas;
- Use API de carregamento de fontes;
- Reserve espaços fixos para elementos dinâmicos;
- Inclua atributos de width e height para imagens e vídeos.
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