Skip to content
5_Ferramentas_para_testar_a_Velocidade_de_Carregamento_do_seu_site-1024x536
5 de agosto de 2022

5 Ferramentas para testar a velocidade de carregamento do seu site

5 de agosto de 2022

5 Ferramentas para testar a velocidade de carregamento do seu site

Navegue por tópicos

A visibilidade de um website está ligada ao quão bem posicionada sua página está nos mecanismos de busca. Isto é, o Google ranqueia os conteúdos que entende como mais valiosos para proporcionar uma boa experiência ao usuário. Dentre as práticas que determinam uma boa posição, uma delas é testar a velocidade de carregamento.

Quer se inteirar sobre o assunto e descobrir plataformas para otimizar seu site? Siga a leitura do conteúdo e veja como melhorar seu desempenho digital com essas 5 dicas de ferramentas excelentes! ?

Por que é tão importante ter um site que carrega rápido?

O primeiro passo para adentrarmos nessa discussão é entender que a velocidade de carregamento é um tópico muito importante para a melhoria de um website. E não somente por conta de uma alta demanda ou um alto fluxo de visitas, mas também para atrair novos clientes em potencial. 

Além disso, a velocidade que um site carrega é determinante para uma boa experiência do usuário. Dessa forma, uma página que carrega mais rápido é melhor posicionada nos mecanismos de busca, por ser um dos fatores de ranqueamento de um website ou blog.

Imagine que um cliente em potencial esteja abrindo seu website no celular e a página demora muito para carregar. Qual é o tempo que o consumidor insiste em um site lento antes de fechar a aba e procurar outro conteúdo que carregue mais rápido? 

É por isso que uma maior velocidade de carregamento influencia no bom ranqueamento de sites e é importante que sempre estejamos a par das necessidades do mercado. Mas você deve estar se perguntando quais são as melhores formas de fazer o cálculo da velocidade de carregamento, não é? 

Saiba mais: O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site

5 ferramentas para testar a velocidade de carregamento do seu site

Aqui estão nossas dicas de ferramentas que você pode usar para calcular a velocidade de carregamento do seu site, garantir um resultado satisfatório e, dessa forma, trabalhar para otimizar o desempenho de sites de forma prática e acessível!

PageSpeed Insights

Essa é uma ferramenta gratuita do Google que analisa a velocidade de carregamento de sites em computadores, tablets ou até mesmo em smartphones. É muito simples, basta colocar o URL da página que você deseja calcular a velocidade e o PageSpeed realiza a avaliação.

Assim, os resultados são apresentados, relatando os problemas identificados dentro do website e formas de solucioná-los, além de uma nota de classificação que vai de 0 a 100. Isso significa que quanto mais próximo do 100, mais próximo você está dos critérios ideais.

Test My Site

O Test My Site também é uma ferramenta do Google que, da mesma forma, funciona com a inserção do URL de determinada página, mas esse é especificamente para dispositivos móveis. 

Assim, é apresentada uma avaliação detalhada e de forma completamente gratuita. O Test My Site também fornece uma série de recomendações para a melhoria do seu website e diversas formas de aumentar a velocidade de carregamento da sua página. 

Pingdom

Nessa ferramenta, é apresentado o número de requisições feitas pela página, além do tempo total de carregamento, o tamanho dos arquivos utilizados e gráficos para ilustrar os resultados de maneira didática. Além disso, é possível visualizar as requisições de maneira individual, o que facilita o processo. 

GT Metrix

Além disso, em cada critério é apontado o que necessita de aperfeiçoamento ou mudanças dentro do seu site. Vale ressaltar que o GT Metrix é uma plataforma gratuita, mas oferece alguns planos pagos que dão análises mais detalhadas e específicas. 

A análise de velocidade do GT Metrix é super completa, pois é realizada a partir de 27 critérios diferentes para só então gerar uma nota de classificação, que é gerida em percentual (de 0% a 100%). 

WebPage Test

O diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de escolher o tipo de navegador e o local de origem da testagem de velocidade de carregamento para o website. Isso quer dizer que, ao escolher um ponto inicial mais próximo de onde se encontra o seu servidor físico, o tempo de resposta do site será influenciado. 

Quanto ao resultado, o diagnóstico é bem detalhado. O teste revela análise de desempenho da página, detalhamento do conteúdo, o carregamento desses conteúdos e o uso de cachê. Inclusive, também fornece gráficos da otimização e carregamento dos recursos. Nesse sentido, o WebPage funciona de forma gratuita e é uma ótima opção para você otimizar seu website!

Pensa que já acabou? Ainda separamos para você uma dica bônus! ?

UberSuggest

Uma outra excelente opção para otimizar a velocidade de carregamento do seu website é o UberSuggest. Essa plataforma disponibiliza informações e estratégias utilizadas por outros sites para que você possa implementar estratégias parecidas e melhorar seu desempenho digital.

Ela também mostra as principais páginas na busca orgânica, ideias de palavras-chave e de conteúdo, além de informações de backlinks. Nesse sentido, o UberSuggest é ótimo para você que quer ter uma noção maior de como está o mercado competitivo.

Tudo entendido sobre como testar a velocidade de carregamento de um website? Como falamos anteriormente, essa prática é essencial para que você crie um plano de ação, faça uma otimização do site e tenha um bom ranqueamento nas plataformas de busca. Além de garantir aos seus clientes uma experiência satisfatória e prática ao acessar seus conteúdos! 

Por fim, esperamos que este artigo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto. Antes de ir, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para você se aprofundar em conteúdos sobre a área de marketing e afins. ?

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress