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ferramentas de marketing
14 de novembro de 2023

Ferramentas de marketing: conheƧa as 6 principais

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14 de novembro de 2023

Ferramentas de marketing: conheƧa as 6 principais

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No mundo digital, as Ferramentas de Marketing sĆ£o fundamentais para qualquer negĆ³cio. Ɖ com elas que se torna possĆ­vel ter estratĆ©gias de divulgaĆ§Ć£o precisas e sofisticadas, levando a otimizaĆ§Ć£o de resultados. 

Por isso Ć© importante conhecer quais sĆ£o essas ferramentas e saber qual Ć© a ideal para cada empresa. A Contato trouxe no artigo de hoje algumas ferramentas de marketing para vocĆŖ aplicar dentro do seu negĆ³cio. Confira! 

Por que utilizar ferramentas de marketing digital?

As Ferramentas de Marketing podem automatizar tarefas, acelerar rotinas, extrair conhecimento de grandes volumes de dados e organizar as aƧƵes da campanha. Isso por si sĆ³ Ć© uma Ć³tima resposta do porquĆŖ investir nessa estratĆ©gia, porĆ©m hĆ” outras vantagens de utilizar as ferramentas de marketing digital.

Por permitir segmentar o pĆŗblico com base em uma variedade de critĆ©rios, como idade, gĆŖnero, localizaĆ§Ć£o,interesses e comportamentos online, as ferramentas de marketing digital permitem direcionar suas mensagens para pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviƧo. 

AlĆ©m disso, elas permitem que vocĆŖ crie conteĆŗdo interativo, como vĆ­deos, enquetes e posts em redes sociais, que podem envolver seu pĆŗblico e gerar mais interesse em sua marca. Como consequĆŖncia, isso pode levar a uma fidelizaĆ§Ć£o de clientes mais forte e repetiĆ§Ć£o de negĆ³cios.

Como escolher a ferramenta de marketing ideal?

escolha as opƧƵes que se alinham aos objetivos da sua empresa

Antes de escolher uma ferramenta de marketing digital Ć© importante deixar claro os objetivos, se nĆ£o vocĆŖ irĆ” desperdiƧar tempo e dinheiro. Dessa forma, para escolher as ferramentas ideais Ć© preciso pesquisar sobre cada uma delas e definir quais que se 

adequam melhor Ơs suas necessidades e ao seu orƧamento.

Uma dica Ć© adotar estratĆ©gias de planejamento, como a anĆ”lise SWOT. Com ela, se torna possĆ­vel traƧar um panorama da sua empresa no mercado, destacando suas forƧas, fraquezas, oportunidades e ameaƧas no mercado. 

Outra dica Ć© fazer testes. Por isso, experimente recursos gratuitos, versƵes limitadas ou planos mais acessĆ­veis para descobrir se a ferramenta Ć© a soluĆ§Ć£o ideal para a sua empresa. 

Principais ferramentas de marketing digital

HĆ” diversas ferramentas de marketing digital disponĆ­veis no mercado. PorĆ©m como falamos acima, Ć© importante saber qual o objetivo que vocĆŖ espera alcanƧar para evitar desperdĆ­cio de tempo e dinheiro. Por isso, continue lendo e saiba quais sĆ£o!  

Ferramentas para gestĆ£o de redes sociais

O maior custo de administrar redes sociais Ć© o tempo que se perde repetindo tarefas que podem ser facilmente automatizadas. E Ć© aĆ­ que entram as ferramentas de gerenciamento das redes sociais!

Com essas ferramentas se torna possĆ­vel agendar publicaƧƵes; acompanhar comentĆ”rios, menƧƵes e hashtags; e gerar relatĆ³rios fĆ”ceis de ler. Algumas ferramentas que podem ajudar sĆ£o: 

  • mLabs;
  • RD Station;
  • TweetDeck;
  • Hootsuite;
  • Salesforce Social Studio.

Ferramentas para SEO

Se vocĆŖ acompanha o blog da Contato, jĆ” deve estar familiarizado com o SEO (Search Engine Optimization) e sabe da importĆ¢ncia de otimizar o posicionamento de um site nas pĆ”ginas de resultados orgĆ¢nicos, certo? 

Por isso, hĆ” algumas ferramentas que servem para auxiliar empresas a serem encontradas nos primeiros resultados das pesquisas na Internet. Elas sĆ£o responsĆ”veis por selecionar as melhores palavras-chave, analisar a meta tags e a velocidade de carregamento das pĆ”ginas. 

Algumas ferramentas que podem ser Ćŗteis sĆ£o: 

  • Google Search Console;
  • Google Analytics;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest;
  • Semrush.

Ferramentas de E-mail marketing

Apesar de muitos nĆ£o se lembrarem, o e-mail ainda Ć© um dos principais canais de relacionamento com leads. Por ser uma maneira prĆ”tica e com Ć³timo custo-benefĆ­cio, esse canal consegue engajar a audiĆŖncia, enviar promoƧƵes e fidelizar clientes.

Dessa forma, essas ferramentas podem oferecer recursos mais avanƧados para segmentar o pĆŗblico, engatilhar respostas programadas e gerar relatĆ³rios. Algumas ferramentas que podem auxiliar sĆ£o: 

  • RD Station;
  • Mailchimp;
  • ConvertKit;
  • GetResponse;
  • Aweber.

Ferramentas para gerenciamento de conteĆŗdo

Se vocĆŖ estĆ” Ć  procura de ferramentas que sejam capazes de criar, editar e publicar todo tipo de conteĆŗdo e mĆ­dias, um Content Management System (ou CMS) Ć© a melhor soluĆ§Ć£o.

Essas ferramentas permitem a criaĆ§Ć£o de blogs, sites inteiros, otimizaĆ§Ć£o de artigos e conseguem fazer integraĆ§Ć£o com outras ferramentas de Marketing Digital. Algumas sugestƵes sĆ£o: 

  • Drupal;
  • WordPress;
  • HubSpot CMS Hub;
  • Textpattern;
  • Joomla.

Ferramentas de automaĆ§Ć£o

As ferramentas de automaĆ§Ć£o de marketing Ć© a soluĆ§Ć£o perfeita caso vocĆŖ esteja procurando algo que faƧa tudo envolvendo o marketing digital. Com elas Ć© possĆ­vel criar blogs, landing pages, acompanhar os leads na jornada de compra, personalizar conteĆŗdos, gerenciar as redes sociais e diversas outras finalidades.

Nesse sentido, alĆ©m de aumentar a produtividade da equipe, Ć© um Ć³timo custo-benefĆ­cio devido Ć  integraĆ§Ć£o entre o time de marketing e o de vendas. Algumas opƧƵes sĆ£o: 

  • RD Station;
  • Semrush;
  • HubSpot;
  • Mailchimp;
  • LAHAR.

Ferramentas de anƔlise de dados

Para identificar quais canais geram visitas mais qualificadas Ć© necessĆ”rio monitorar o trĆ”fego de sites e aplicativos. PorĆ©m, fazer isso de forma manual pode se tornar cansativo e atĆ© fazer a equipe perder tempo, certo? 

AĆ­ entram as ferramentas de anĆ”lise de dados, que tem como objetivo acelerar esse processo e automatizar exportaƧƵes de dados. Alguns exemplos de ferramentas sĆ£o: 

  • Google Analytics;
  • RD Station;
  • Facebook Insights;
  • Semrush;
  • Moz.

JĆ” conhecia essas ferramentas? Acompanhe o Blog da Contato e veja mais dicas do mundo do Marketing Digital. AtĆ© a prĆ³xima! 

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