No mundo digital, as Ferramentas de Marketing sĆ£o fundamentais para qualquer negĆ³cio. Ć com elas que se torna possĆvel ter estratĆ©gias de divulgaĆ§Ć£o precisas e sofisticadas, levando a otimizaĆ§Ć£o de resultados.
Por isso Ć© importante conhecer quais sĆ£o essas ferramentas e saber qual Ć© a ideal para cada empresa. A Contato trouxe no artigo de hoje algumas ferramentas de marketing para vocĆŖ aplicar dentro do seu negĆ³cio. Confira!
Por que utilizar ferramentas de marketing digital?
As Ferramentas de Marketing podem automatizar tarefas, acelerar rotinas, extrair conhecimento de grandes volumes de dados e organizar as aƧƵes da campanha. Isso por si sĆ³ Ć© uma Ć³tima resposta do porquĆŖ investir nessa estratĆ©gia, porĆ©m hĆ” outras vantagens de utilizar as ferramentas de marketing digital.
Por permitir segmentar o pĆŗblico com base em uma variedade de critĆ©rios, como idade, gĆŖnero, localizaĆ§Ć£o,interesses e comportamentos online, as ferramentas de marketing digital permitem direcionar suas mensagens para pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviƧo.
AlĆ©m disso, elas permitem que vocĆŖ crie conteĆŗdo interativo, como vĆdeos, enquetes e posts em redes sociais, que podem envolver seu pĆŗblico e gerar mais interesse em sua marca. Como consequĆŖncia, isso pode levar a uma fidelizaĆ§Ć£o de clientes mais forte e repetiĆ§Ć£o de negĆ³cios.
Como escolher a ferramenta de marketing ideal?
escolha as opƧƵes que se alinham aos objetivos da sua empresa
Antes de escolher uma ferramenta de marketing digital Ć© importante deixar claro os objetivos, se nĆ£o vocĆŖ irĆ” desperdiƧar tempo e dinheiro. Dessa forma, para escolher as ferramentas ideais Ć© preciso pesquisar sobre cada uma delas e definir quais que se
adequam melhor Ć s suas necessidades e ao seu orƧamento.
Uma dica Ć© adotar estratĆ©gias de planejamento, como a anĆ”lise SWOT. Com ela, se torna possĆvel traƧar um panorama da sua empresa no mercado, destacando suas forƧas, fraquezas, oportunidades e ameaƧas no mercado.
Outra dica Ć© fazer testes. Por isso, experimente recursos gratuitos, versƵes limitadas ou planos mais acessĆveis para descobrir se a ferramenta Ć© a soluĆ§Ć£o ideal para a sua empresa.
Principais ferramentas de marketing digital
HĆ” diversas ferramentas de marketing digital disponĆveis no mercado. PorĆ©m como falamos acima, Ć© importante saber qual o objetivo que vocĆŖ espera alcanƧar para evitar desperdĆcio de tempo e dinheiro. Por isso, continue lendo e saiba quais sĆ£o!
Ferramentas para gestĆ£o de redes sociais
O maior custo de administrar redes sociais Ć© o tempo que se perde repetindo tarefas que podem ser facilmente automatizadas. E Ć© aĆ que entram as ferramentas de gerenciamento das redes sociais!
Com essas ferramentas se torna possĆvel agendar publicaƧƵes; acompanhar comentĆ”rios, menƧƵes e hashtags; e gerar relatĆ³rios fĆ”ceis de ler. Algumas ferramentas que podem ajudar sĆ£o:
- mLabs;
- RD Station;
- TweetDeck;
- Hootsuite;
- Salesforce Social Studio.
Ferramentas para SEO
Se vocĆŖ acompanha o blog da Contato, jĆ” deve estar familiarizado com o SEO (Search Engine Optimization) e sabe da importĆ¢ncia de otimizar o posicionamento de um site nas pĆ”ginas de resultados orgĆ¢nicos, certo?
Por isso, hĆ” algumas ferramentas que servem para auxiliar empresas a serem encontradas nos primeiros resultados das pesquisas na Internet. Elas sĆ£o responsĆ”veis por selecionar as melhores palavras-chave, analisar a meta tags e a velocidade de carregamento das pĆ”ginas.
Algumas ferramentas que podem ser Ćŗteis sĆ£o:
- Google Search Console;
- Google Analytics;
- Google Trends;
- Ubersuggest;
- Semrush.
Ferramentas de E-mail marketing
Apesar de muitos nĆ£o se lembrarem, o e-mail ainda Ć© um dos principais canais de relacionamento com leads. Por ser uma maneira prĆ”tica e com Ć³timo custo-benefĆcio, esse canal consegue engajar a audiĆŖncia, enviar promoƧƵes e fidelizar clientes.
Dessa forma, essas ferramentas podem oferecer recursos mais avanƧados para segmentar o pĆŗblico, engatilhar respostas programadas e gerar relatĆ³rios. Algumas ferramentas que podem auxiliar sĆ£o:
- RD Station;
- Mailchimp;
- ConvertKit;
- GetResponse;
- Aweber.
Ferramentas para gerenciamento de conteĆŗdo
Se vocĆŖ estĆ” Ć procura de ferramentas que sejam capazes de criar, editar e publicar todo tipo de conteĆŗdo e mĆdias, um Content Management System (ou CMS) Ć© a melhor soluĆ§Ć£o.
Essas ferramentas permitem a criaĆ§Ć£o de blogs, sites inteiros, otimizaĆ§Ć£o de artigos e conseguem fazer integraĆ§Ć£o com outras ferramentas de Marketing Digital. Algumas sugestƵes sĆ£o:
- Drupal;
- WordPress;
- HubSpot CMS Hub;
- Textpattern;
- Joomla.
Ferramentas de automaĆ§Ć£o
As ferramentas de automaĆ§Ć£o de marketing Ć© a soluĆ§Ć£o perfeita caso vocĆŖ esteja procurando algo que faƧa tudo envolvendo o marketing digital. Com elas Ć© possĆvel criar blogs, landing pages, acompanhar os leads na jornada de compra, personalizar conteĆŗdos, gerenciar as redes sociais e diversas outras finalidades.
Nesse sentido, alĆ©m de aumentar a produtividade da equipe, Ć© um Ć³timo custo-benefĆcio devido Ć integraĆ§Ć£o entre o time de marketing e o de vendas. Algumas opƧƵes sĆ£o:
- RD Station;
- Semrush;
- HubSpot;
- Mailchimp;
- LAHAR.
Ferramentas de anƔlise de dados
Para identificar quais canais geram visitas mais qualificadas Ʃ necessƔrio monitorar o trƔfego de sites e aplicativos. PorƩm, fazer isso de forma manual pode se tornar cansativo e atƩ fazer a equipe perder tempo, certo?
AĆ entram as ferramentas de anĆ”lise de dados, que tem como objetivo acelerar esse processo e automatizar exportaƧƵes de dados. Alguns exemplos de ferramentas sĆ£o:
- Google Analytics;
- RD Station;
- Facebook Insights;
- Semrush;
- Moz.
JĆ” conhecia essas ferramentas? Acompanhe o Blog da Contato e veja mais dicas do mundo do Marketing Digital. AtĆ© a prĆ³xima!