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O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir
29 de setembro de 2022

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir
29 de setembro de 2022

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e como reduzir

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O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica fundamental para mensurar a saúde financeira de uma empresa. E, se preocupar com essas métricas é essencial para tomar decisões corretas. 

Ele é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. Normalmente, as áreas que atuam nesse processo são Marketing e Vendas, mas dependendo do tipo de negócio, há a possibilidade de variar. 

O CAC, vem ganhando maior relevância com o passar do tempo e o intuito desse post é mostrar um pouco mais do Custo de Aquisição de Clientes e como reduzir esses números. 

Segue a leitura para saber mais!

Como calcular o CAC

Primeiramente, o ponto de partida para realizar o cálculo é desconsiderar todas as áreas da empresa que não atuam na aquisição de clientes. Como por exemplo: departamento de produtos, setor administrativo, suporte, entre outros. 

Os investimentos que você deve considerar são: 

Marketing: 

  • Salários; 
  • Ferramentas; 
  • Investimentos em mídia paga; 
  • Eventos; 
  • RP; 
  • Tudo o que mais pode ser usado para expor seu produto, gerar Leads e oportunidades para o time de vendas. 

Vendas: 

  • Salários; 
  • Comissões; 
  • Telefonia; 
  • Viagens; 
  • Ferramentas; 
  • Toda infraestrutura usada pelos vendedores para realizar a conversão de novos clientes. 

Após adquirir essas informações, é só jogar na fórmula: (Mas relaxa que é fácil!!)

CAC = (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas) / número de novos clientes 

O que você precisa considerar

O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes deve considerar apenas gastos que envolvem diretamente na aquisição desses clientes que, como citamos anteriormente, está mais relacionada com o Marketing e Vendas. 

Investimentos

Quer saber o que deve entrar nessa soma? Veja abaixo:

  • Comissões de venda; 
  • Treinamento de colaboradores; 
  • Salários da equipe; 
  • Aquisição de ferramentas; 
  • Compra de anúncios; 
  • Assinatura de softwares; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Viagens; 

Clientes

Quando falamos em clientes, só entram no cálculo aqueles que são conquistados diretamente pelos investimentos em Marketing e Vendas. 

Caso  alguém mencione sua marca e gera um cliente para você, essa aquisição precisa entrar no cálculo, pois essa estratégia não estava no cálculo e não houve dedicação e investimento para isso. 

Período

O CAC deve ser analisado dentro de um tempo específico. Esse tempo pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou a periodicidade que fizer mais sentido para seu modelo de negócio. 

No entanto, vale ressaltar que, uma análise mensal pode te ajudar a obter melhorias mais rapidamente. 

Como saber se seu CAC está bom ou não

Depois  de realizar o cálculo que demonstramos anteriormente, é importante saber se o valor é bom ou não, certo?

Cada segmento de uma empresa tem uma média diferente de CAC. Por isso, não é possível determinar um valor de Custo de Aquisição de Clientes para todos os tipos de mercado. 

A boa notícia dentro disso é que se você olhar para dentro, conseguirá olhar para sua empresa e encontrará a resposta na qual precisa. Por exemplo:

Se você possui uma e-commerce de roupas, seu CAC deve ser menor que o ticket médio gasto pelo cliente na loja. 

Agora, se você possui um negócio de compras recorrentes – software por assinatura, por exemplo – o CAC deve ser menor que o LTV (Lifetime Value), ou seja, tudo que um cliente gasta enquanto está ligado à sua empresa. 

Dessa forma, para entender se o CAC está bom ou não, é importante avaliar quanto o consumidor está gastando com você. Se o que ele gasta com você supera o investimento que você faz, significa que o Custo de Aquisição por Cliente é bom. 

Dicas para reduzir o CAC

Existem algumas estratégias para ajudar seu negócio a reduzir o CAC e , separamos as que achamos mais importantes!

Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing ajuda a manter o seu Custo de Aquisição de Clientes mais equilibrado. Gerar um conteúdo que interessa seu público alvo demanda um pouco mais de paciência, visto que, demora a gerar resultados. 

No entanto, ela ajuda a manter o CAC sob controle porque é uma fonte “barata” de clientes e pode ser explorada por muito tempo, através das técnicas de SEO. 

Inbound Marketing é uma estratégia complexa que tem como objetivo focar no público correto e criar uma jornada personalizada para que o negócio se torne, efetivamente, relevante para o público. Isso faz com que o usuário passe por uma jornada de compra para que ele chegue mais perto da conversão, ou seja, da compra. 

Para conquistar novos clientes, o Inbound passa por três etapas: Planejamento, Prática e Otimização, para que seja possível transformar os leads em novos clientes. 

Alinhe sua equipe de Marketing e a equipe de Vendas

Uma empresa precisa alinhar sua equipe de Marketing e Vendas, pois há muito a se ganhar se essas áreas interagirem.  O processo de entender o que, como e por que cada equipe faz é o básico e, quando esses setores se ajudam, melhor ainda para o processo de vendas. 

A comunicação entre esses dois setores faz com que a empresa seja mais eficiente e que consiga tomar melhores decisões para otimizar os resultados. 

Estabeleça metas

Estabelecer metas e dizer onde a equipe quer chegar, é muito importante para traçar objetivos e aumentar a produtividade. 

Metas ajudam a definir um futuro para a empresa e, isso serve como uma motivação e incentivo para executar as tarefas. 

Por isso, quando há metas, a empresa consequentemente se dedica mais e, dessa forma, terá novos clientes. E, quanto mais clientes chegam sem precisar aumentar os investimentos, melhor será o CAC do seu negócio. 

Considere a ajuda de especialistas

Mesmo com as dicas para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, contar com ajuda de especialistas é o diferencial para atingir bons resultados. 

Somos uma agência especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Nosso papel é levar a mensagem da sua marca para o público e te ajudar a construir um espaço online. 

E, se você nos acompanha sabe a importância de garantir presença digital consolidada, certo? Por isso, Faça Contato conosco!

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Te vejo no próximo post 😉

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