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14 de dezembro de 2021

SASC CM: performance e fluxos automatizados para geração de leads em uma plataforma SaaS

14 de dezembro de 2021

SASC CM: performance e fluxos automatizados para geração de leads em uma plataforma SaaS

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A Fencom é uma federação de cooperativas médicas com milhares de cooperados em grandes estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas. Recentemente, a Federação decidiu iniciar um novo projeto: o SASC CM.

O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Para este serviço, não existe limite geográfico ou público: qualquer clínica e consultório é um potencial cliente.  

Mas, assim como para qualquer serviço que seja novo no mercado, é preciso estratégia para garantir o sucesso do projeto. Pensando nisso, a Fencom procurou a Agência Contato para cuidar do lançamento do SASC CM.

Para garantir que fossem alcançados grandes resultados, era preciso desenvolver um projeto de marketing completo e baseado nos seguintes objetivos:  

  • Lançar, divulgar e promover vendas do software SASC CM, no primeiro momento, apenas para as cooperativas filiadas à Fencom e, no futuro, para o público externo;
  • Elaborar uma estrutura de captação e nutrição de leads para apoiar o setor marketing e vendas da Fencom e do SASC CM;
  • Aumentar vendas para clientes internos;  
  • Aumentar fluxo de vendas para novos clientes (externos);
  • Fortalecimento de marca.  

Mas, para garantir o sucesso deste planejamento, era preciso lidar com um desafio: o público. A seguir, vamos contar como o nosso time de especialistas lidou com esta situação desenvolvendo uma estratégia personalizada para o SASC CM. Confira!

O desafio do público 

Assim como grande parte dos serviços SaaS, o grande desafio do SASC CM era vencer a barreira do público. E, neste cenário, tínhamos dois grupos:  

  • Médicos, proprietários, diretores e gestores de clínicas e consultórios: pessoas que, no geral, não encontram tempo para pensar sobre este serviço;
  •  Secretárias: pessoas que, geralmente, estão confortáveis utilizando sistemas menos completos, porém já conhecidos. 

Neste cenário, identificamos que a persona do SASC CM deveria focar nas secretárias, já que elas teriam o poder de influenciar a decisão do primeiro grupo de adquirir ou não um novo software para a clínica.

Para lidar com este desafio, a Agência Contato desenvolveu uma solução em três frentes de atuação: estruturação do site, estratégias de fundo de funil e fluxo automatizado para nutrir a base.

Solução 1: Estruturação do site

O primeiro passo foi fazer um estudo de mercado para analisar como os concorrentes se posicionavam. Neste cenário, percebemos que já existiam diversas marcas estabelecidas e diferentes tipos de opção no segmento de softwares para gerenciamento de clínicas.

Assim, não seria fácil fazer com que o SASC CM encontrasse o seu espaço no mercado. Ainda que a iniciativa estivesse ligada a uma instituição referência no segmento médico, como a Fencom.  

Por isso, era preciso criar um diferencial para a nossa estratégia. E a resposta para este desafio começou a partir da criação de um site bem estruturado, que apresentasse o produto, suas soluções e vantagens em relação à concorrência

Isto foi o que baseou toda a criação do site do SASC CM: 

Solução 2: Estratégias de fundo de funil

O mercado de soluções SaaS para gestão de clínicas médicas já é consolidado na Internet. Ou seja, não foi preciso educar o público, pois já existia uma demanda formada para o serviço. 

Por isso, nossa estratégia foi ir direto ao ponto, apresentando as soluções e os diferenciais do SASC CM perante o mercado. Para isso, buscamos o fundo do funil de vendas com campanhas bem segmentadas no Google Ads e voltada para captação de leads quentes. 

Além disso, também combinado esta ação com uma landing page objetiva, mas que ajudasse o nosso lead a enxergar o valor do SASC CM: 

Solução 3: Fluxo automatizado para nutrir a base

Um grande diferencial do SASC CM é a sua relação com a marca Fencom. Afinal, como federação, a Fencom tem uma grande credibilidade no meio médico e milhares pessoas ligadas à essa instituição

Algumas destas pessoas, inclusive, já consumiam informativos e newsletters da Federação. Então, percebemos que poderíamos aliar esta base de dados à nossa experiência como agência parceira nível gold da RD Station para potencializar nossa estratégia. 

Assim, desenvolvemos um fluxo automatizado de e-mails com a base mais engajada da Fencom. Aqui, o objetivo era falar sobre as dores e as necessidades da nossa persona que o SASC CM poderia solucionar de maneira simples e eficiente.  

Importante! O que desenvolvemos aqui foi um fluxo de nutrição. Diferente de estratégias de e-mail marketing, cujo objetivo único é vender, estávamos focados em nos apresentar como uma possível solução para um problema. Dessa forma fomos aquecendo esses leads para a jornada de compra.

Foi assim que conseguimos conquistar um mercado altamente disputado com um software novo e pouco investimento financeiro. E estamos prontos para fazer o mesmo pela sua empresa!

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