A Fencom é uma federação de cooperativas médicas com milhares de cooperados em grandes estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas. Recentemente, a Federação decidiu iniciar um novo projeto: o SASC CM.
O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clÃnicas e consultórios médicos. Para este serviço, não existe limite geográfico ou público: qualquer clÃnica e consultório é um potencial cliente.
Mas, assim como para qualquer serviço que seja novo no mercado, é preciso estratégia para garantir o sucesso do projeto. Pensando nisso, a Fencom procurou a Agência Contato para cuidar do lançamento do SASC CM.
Para garantir que fossem alcançados grandes resultados, era preciso desenvolver um projeto de marketing completo e baseado nos seguintes objetivos:
- Lançar, divulgar e promover vendas do software SASC CM, no primeiro momento, apenas para as cooperativas filiadas à Fencom e, no futuro, para o público externo;
- Elaborar uma estrutura de captação e nutrição de leads para apoiar o setor marketing e vendas da Fencom e do SASC CM;
- Aumentar vendas para clientes internos;
- Aumentar fluxo de vendas para novos clientes (externos);
- Fortalecimento de marca.
Mas, para garantir o sucesso deste planejamento, era preciso lidar com um desafio: o público. A seguir, vamos contar como o nosso time de especialistas lidou com esta situação desenvolvendo uma estratégia personalizada para o SASC CM. Confira!
O desafio do público
Assim como grande parte dos serviços SaaS, o grande desafio do SASC CM era vencer a barreira do público. E, neste cenário, tÃnhamos dois grupos:
- Médicos, proprietários, diretores e gestores de clÃnicas e consultórios: pessoas que, no geral, não encontram tempo para pensar sobre este serviço;
- Secretárias: pessoas que, geralmente, estão confortáveis utilizando sistemas menos completos, porém já conhecidos.
Neste cenário, identificamos que a persona do SASC CM deveria focar nas secretárias, já que elas teriam o poder de influenciar a decisão do primeiro grupo de adquirir ou não um novo software para a clÃnica.
Para lidar com este desafio, a Agência Contato desenvolveu uma solução em três frentes de atuação: estruturação do site, estratégias de fundo de funil e fluxo automatizado para nutrir a base.
Solução 1: Estruturação do site
O primeiro passo foi fazer um estudo de mercado para analisar como os concorrentes se posicionavam. Neste cenário, percebemos que já existiam diversas marcas estabelecidas e diferentes tipos de opção no segmento de softwares para gerenciamento de clÃnicas.
Assim, não seria fácil fazer com que o SASC CM encontrasse o seu espaço no mercado. Ainda que a iniciativa estivesse ligada a uma instituição referência no segmento médico, como a Fencom.
Por isso, era preciso criar um diferencial para a nossa estratégia. E a resposta para este desafio começou a partir da criação de um site bem estruturado, que apresentasse o produto, suas soluções e vantagens em relação à concorrência.
Isto foi o que baseou toda a criação do site do SASC CM:
Solução 2: Estratégias de fundo de funil
O mercado de soluções SaaS para gestão de clÃnicas médicas já é consolidado na Internet. Ou seja, não foi preciso educar o público, pois já existia uma demanda formada para o serviço.
Por isso, nossa estratégia foi ir direto ao ponto, apresentando as soluções e os diferenciais do SASC CM perante o mercado. Para isso, buscamos o fundo do funil de vendas com campanhas bem segmentadas no Google Ads e voltada para captação de leads quentes.
Além disso, também combinado esta ação com uma landing page objetiva, mas que ajudasse o nosso lead a enxergar o valor do SASC CM:
Solução 3: Fluxo automatizado para nutrir a base
Um grande diferencial do SASC CM é a sua relação com a marca Fencom. Afinal, como federação, a Fencom tem uma grande credibilidade no meio médico e milhares pessoas ligadas à essa instituição.
Algumas destas pessoas, inclusive, já consumiam informativos e newsletters da Federação. Então, percebemos que poderÃamos aliar esta base de dados à nossa experiência como agência parceira nÃvel gold da RD Station para potencializar nossa estratégia.
Assim, desenvolvemos um fluxo automatizado de e-mails com a base mais engajada da Fencom. Aqui, o objetivo era falar sobre as dores e as necessidades da nossa persona que o SASC CM poderia solucionar de maneira simples e eficiente.
Importante! O que desenvolvemos aqui foi um fluxo de nutrição. Diferente de estratégias de e-mail marketing, cujo objetivo único é vender, estávamos focados em nos apresentar como uma possÃvel solução para um problema. Dessa forma fomos aquecendo esses leads para a jornada de compra.
Foi assim que conseguimos conquistar um mercado altamente disputado com um software novo e pouco investimento financeiro. E estamos prontos para fazer o mesmo pela sua empresa!
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