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27 de outubro de 2022

LCP e FCP: o que são e porque você deve melhorar o seu site

27 de outubro de 2022

LCP e FCP: o que são e porque você deve melhorar o seu site

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Largest Contentful Paint (LCP) e o First Contentful Paint (FCP) são termos do Marketing para  métricas que o Google utiliza para avaliar a experiência que a página oferece para um usuário. 

Neste artigo separamos algumas informações indispensáveis para que você saiba mais sobre o LCP e o FCP. Segue a leitura e fique informado. Vem com a gente!

O Web Core Vitals

Os Core Web Vitals são conjuntos de três métricas individuais relacionadas à experiência geral de uma página. Essas métricas são:

  • Largest Contentful Paint (LCP); 
  • First Contentful (FCP); 
  • Cumulative Layout Shift (CLS); 
  • First Input Delay (FID). 

Essas métricas são os sinais que o Google medirá para avaliação da experiência de página de um usuário. Elas avaliam a rapidez e a estabilidade de um site em resposta às interações dos visitantes. 

Veja também: Core Web Vitals: o que é e por que você deve otimizar o do seu site

O que é LCP

O LCP é a quantidade de tempo para renderizar o maior elemento de conteúdo visível na janela de visualização, desde a solicitação do URL pelo usuário. Ou seja, essa métrica diz respeito à velocidade de carregamento e o desempenho de uma página. 

Segundo o Google, o LCP deve ocorrer até 2,5 segundos a partir do momento em que a página começar a carregar pela primeira vez, para que a velocidade de carregamento seja ideal. 

Normalmente, imagens, vídeos ou textos grandes são os elementos maiores. Essa métrica é importante pois ela informa ao usuário que o URL está sendo carregado. 

Por que o desempenho da página é importante?

Existem muitos fatores que influenciam o sucesso de um site e, esse sucesso é muito importante para garantir uma presença digital consolidada. 

O desempenho de uma página é essencial para sua eficiência e para melhorar a experiência do usuário e, dessa forma, reter mais visitantes e aumentar as conversões. 

Um dos fatores que mais penalizam os sites é a sua velocidade na navegação ou carregamento.

Além disso, o desempenho de página também está muito atrelado às taxas de rejeição, alinhamento do conteúdo com palavras-chave buscadas, entre outras questões. Analisar cada um desses pontos é fundamental para que seja possível alcançar os primeiros lugares nas SERPs. 

O que deixa um LCP ruim?

Existem alguns fatores que podem deixar um LCP ruim. Primeiramente, qualquer coisa que ocupe muito espaço pode contribuir para deixar a LCP ruim. Como por exemplo:

  • Reprodutores de mídia integrados que podem desacelerar uma página; 
  • Slides de imagens não otimizadas; 
  • Botões para redes sociais; 
  • Widgets como login; 
  • Formulários de inscrição de newsletter; 
  • Entre outros. 

Essas causas podem pertencer a quatro grupos. São eles: 

Baixo tempo de resposta do servidor 

Ter um baixo tempo de resposta do servidor afeta negativamente as métricas de velocidade de carregamento, por isso, é uma causa definitiva de uma LCP ruim. 

Bloqueio de renderização por JavaScript e CSS

JavaScript e CSS,embora deixem o tema do site e o conteúdo mais bonito, pesam o site e interferem no seu tempo de carregamento. 

Renderização do lado do cliente 

Renderização é um método de desenvolvimento da web, mas que precisa de muitas idas e vindas do navegador antes de renderizar o conteúdo principal, o que gera mais espera do usuário. 

Baixo tempo de carregamento de recursos 

Imagens de alta qualidade não otimizadas, GIFs e caixas de texto a serem renderizadas afetam muito o LCP. 

Como otimizar o LCP do seu site

Existem algumas correções que auxiliam na hora de corrigir o LCP. Separamos algumas delas para você não ficar por fora. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!

Para otimizar um LCP é necessário:

Otimizar o CSS

Os arquivos CSS são recursos que bloqueiam a renderização. Dessa forma, esses recursos devem ser carregados e processados antes que o servidor possa renderizar a página inteira.

Otimizar as imagens 

Para otimizar suas imagens você pode: 

  • Comprimir as imagens; 
  • Converter as imagens para formatos mais eficientes; 
  • Usar vídeos em vez de GIFs; 
  • Conferir as dimensões das imagens. 

Otimizar as WebFonts

Fontes normalmente possuem arquivos grandes. Como consequência, o conteúdo de texto em uma fonte incomum não é exibido na página até que o arquivo da fonte seja carregado.

Assim, levará mais tempo para que os usuários tenham acesso às informações essenciais da página. 

Por isso, otimizar suas WebFonts é essencial, para que o carregamento de página seja mais rápido. 

Otimizar o JavaScript 

Para otimizar o JavaScript você pode: 

  • Remover o código não utilizado; 
  • Verificar se o código está atualizado e é compatível com os navegadores modernos; 
  • Instalar JavaScript moderno e reduzir cargas úteis com divisão de conteúdo. 

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