Largest Contentful Paint (LCP) e o First Contentful Paint (FCP) são termos do Marketing para métricas que o Google utiliza para avaliar a experiência que a página oferece para um usuário.
Neste artigo separamos algumas informações indispensáveis para que você saiba mais sobre o LCP e o FCP. Segue a leitura e fique informado. Vem com a gente!
O Web Core Vitals
Os Core Web Vitals são conjuntos de três métricas individuais relacionadas à experiência geral de uma página. Essas métricas são:
- Largest Contentful Paint (LCP);
- First Contentful (FCP);
- Cumulative Layout Shift (CLS);
- First Input Delay (FID).
Essas métricas são os sinais que o Google medirá para avaliação da experiência de página de um usuário. Elas avaliam a rapidez e a estabilidade de um site em resposta às interações dos visitantes.
Veja também: Core Web Vitals: o que é e por que você deve otimizar o do seu site
O que é LCP
O LCP é a quantidade de tempo para renderizar o maior elemento de conteúdo visível na janela de visualização, desde a solicitação do URL pelo usuário. Ou seja, essa métrica diz respeito à velocidade de carregamento e o desempenho de uma página.
Segundo o Google, o LCP deve ocorrer até 2,5 segundos a partir do momento em que a página começar a carregar pela primeira vez, para que a velocidade de carregamento seja ideal.
Normalmente, imagens, vídeos ou textos grandes são os elementos maiores. Essa métrica é importante pois ela informa ao usuário que o URL está sendo carregado.
Por que o desempenho da página é importante?
Existem muitos fatores que influenciam o sucesso de um site e, esse sucesso é muito importante para garantir uma presença digital consolidada.
O desempenho de uma página é essencial para sua eficiência e para melhorar a experiência do usuário e, dessa forma, reter mais visitantes e aumentar as conversões.
Um dos fatores que mais penalizam os sites é a sua velocidade na navegação ou carregamento.
Além disso, o desempenho de página também está muito atrelado às taxas de rejeição, alinhamento do conteúdo com palavras-chave buscadas, entre outras questões. Analisar cada um desses pontos é fundamental para que seja possível alcançar os primeiros lugares nas SERPs.
O que deixa um LCP ruim?
Existem alguns fatores que podem deixar um LCP ruim. Primeiramente, qualquer coisa que ocupe muito espaço pode contribuir para deixar a LCP ruim. Como por exemplo:
- Reprodutores de mídia integrados que podem desacelerar uma página;
- Slides de imagens não otimizadas;
- Botões para redes sociais;
- Widgets como login;
- Formulários de inscrição de newsletter;
- Entre outros.
Essas causas podem pertencer a quatro grupos. São eles:
Baixo tempo de resposta do servidor
Ter um baixo tempo de resposta do servidor afeta negativamente as métricas de velocidade de carregamento, por isso, é uma causa definitiva de uma LCP ruim.
Bloqueio de renderização por JavaScript e CSS
JavaScript e CSS,embora deixem o tema do site e o conteúdo mais bonito, pesam o site e interferem no seu tempo de carregamento.
Renderização do lado do cliente
Renderização é um método de desenvolvimento da web, mas que precisa de muitas idas e vindas do navegador antes de renderizar o conteúdo principal, o que gera mais espera do usuário.
Baixo tempo de carregamento de recursos
Imagens de alta qualidade não otimizadas, GIFs e caixas de texto a serem renderizadas afetam muito o LCP.
Como otimizar o LCP do seu site
Existem algumas correções que auxiliam na hora de corrigir o LCP. Separamos algumas delas para você não ficar por fora. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudinho!
Para otimizar um LCP é necessário:
Otimizar o CSS
Os arquivos CSS são recursos que bloqueiam a renderização. Dessa forma, esses recursos devem ser carregados e processados antes que o servidor possa renderizar a página inteira.
Otimizar as imagens
Para otimizar suas imagens você pode:
- Comprimir as imagens;
- Converter as imagens para formatos mais eficientes;
- Usar vídeos em vez de GIFs;
- Conferir as dimensões das imagens.
Otimizar as WebFonts
Fontes normalmente possuem arquivos grandes. Como consequência, o conteúdo de texto em uma fonte incomum não é exibido na página até que o arquivo da fonte seja carregado.
Assim, levará mais tempo para que os usuários tenham acesso às informações essenciais da página.
Por isso, otimizar suas WebFonts é essencial, para que o carregamento de página seja mais rápido.
Otimizar o JavaScript
Para otimizar o JavaScript você pode:
- Remover o código não utilizado;
- Verificar se o código está atualizado e é compatível com os navegadores modernos;
- Instalar JavaScript moderno e reduzir cargas úteis com divisão de conteúdo.
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