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26 de junho de 2020

A Importância da Buyer Persona e Brand Persona – Estudo de caso

26 de junho de 2020

A Importância da Buyer Persona e Brand Persona – Estudo de caso

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Todo negócio deve diariamente aperfeiçoar a sua maneira de atingir o seu público e para isso existem inúmeras ferramentas e estratégias, mas existe alguns primeiros passos e entre eles estão as personas que abordaremos neste artigo.

A persona é considerada indispensável para qualquer estratégia de sucesso, ela é a base do marketing digital da sua empresa.

O primeiro conceito de persona surgiu em 1996, em um artigo de Alan Cooper, considerado o pai das personas. Hoje o conceito inicial possui muitos outros desdobramentos, a teoria foi crescendo e por isso, temos muito assunto para abordar nesse texto.

Continue com a gente até o fim e conheça tudo o que você precisa saber sobre buyer persona e brand persona.

O que é persona?

Persona nada mais é do que um perfil fictício com características pessoais para uma representação. Quando criadas, elas ajudam o a sua marca a entender melhor que é o seu cliente e qual a necessidade dele, por exemplo.

Por meio das personas é que podemos montar estratégias inteiras de marketing digital, além de direcionar esforços e fazer com que eles sejam mais assertivos. Você entenderá melhor o conceito de persona a seguir, quando explicarmos o que é Brand e Buyer Personas.

Brand Persona

Sabe aqueles anúncios cheios de estilos que exaltam conceitos das marcas, causas defendidas e não falam sobre nenhum produto ou serviço? Este é um exemplo de Brand Content. Assista ao vídeo “Os últimos desejos da Kombi” produzido pela Volkswagen para se despedir da Kombi.

Analisando o vídeo vemos que a a montadora alemã não deseja vender nenhum produto, pelo contrário, o seu produto em questão foi parado de produzir e deixou órfãos inúmeros amantes da Kombi. Este é um esforço que mostra que a marca entende e conhece o seu público, criando esta ação para reafirmar isto.

De presente ainda temos a criação de uma persona. A Volkswagen transformou a Kombi em um personagem real com emoções, desejos e bom humor. Esta ainda não é uma brand persona, mas você vai entender onde queremos chegar.

A Brand Persona da sua marca nada mais é do que a personificação dos seus conceitos, do que ela acredita, a sua missão tudo aquilo que ela deseja realizar. A atitude e personalidade podem ser consideradas os traços mais importantes de uma pessoa e com a sua marca não é diferente.

Criar a Brand persona da sua empresa pode ter um processo parecido com o que foi realizado pela Volkswagen com a Kombi. Esta é uma maneira de criar empatia com o seu público, conversar com ele e mostrar no que a sua empresa acredita.

Você pode criar um documento e contar a história da sua empresa como se ela fosse uma personagem. Relembre cada detalhe importante, a escolha do nome, criação da logo e ao decorrer perceba o quanto ela irá se assemelhar a uma pessoa. Logo depois defina os seguintes pontos:

  • Tom de voz
  • Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
  • Gírias
  • Formas de argumentar
  • Referências que ela usa ao falar
  • Citações e autores que ela admira
  • Gírias e regionalismos

Estes serão os pontos que estarão presentes na comunicação da sua marca com o seu público, sempre que necessário releia o documento que você criou e siga estas diretrizes.

Buyer Persona

É muito simples: se a Brand persona é a “personificação” da sua empresa, a Buyer persona é a representação do seu cliente ideal.

No processo de criação da sua Buyer persona você irá descrever com detalhes o seu comprador, a pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Quando falamos “com detalhes”, é com detalhes mesmo!

Veja alguns dos pontos que devem ser abordados na criação da sua Buyer persona:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

A sua marca só pode ter uma Brand persona, caso contrário ela seria diagnosticada com bipolaridade. Mas você pode sim ter duas ou mais Buyers personas e o que determinará isso é a sua estratégia de comunicação.

É óbvio que o mesmo produto não agradará a gregos e troianos, mas ele pode sim agradar vários perfis de pessoas e estes perfis devem ser representados por Buyers personas. O indicado é que a sua marca tenha até 5 perfis realmente relevantes para o seu negócio.

Na hora de criar uma Buyer persona é preciso fazer perguntas de caráter demográfico e pessoal, especificar qual tipo de conteúdo ela consome e o que elas esperam da sua empresa.

Buyer Persona é a mesma coisa que público-alvo?

De maneira geral, a representação de público-alvo é bem mais ampla que do que a Buyer persona.

É importante entender que a definição de público-alvo vem antes da definição do seu cliente ideal. O público-alvo não fornece informações e dados suficientes para a criação de uma estratégia eficiente de marketing digital.

Na hora de diferenciar, imagine que o seu público-alvo são pessoas que podem querer o seu produto. Já a sua Buyer persona é o seu consumidor ideal.

Como o Magazine Luiza melhorou seu marketing com a definição de personas?

Sem dúvida alguma, esta é a Brand Persona mais famosa do Brasil. A Lu (Brand Persona do Magazine Luiza) é uma estratégia genial que saiu do âmbito empresarial e de planejamento e tomou a forma de um mascote.

A Lu ganhou uma representação em 3D e está presente nas campanhas de tv e internet, em todos os canais ela é peça chave para a comunicação do Magalu. Ela foi inspirada na Luiza Trajano, fundadora da rede de lojas e está sempre pronta para solucionar todas as dúvidas de clientes e seguidores.

Para entender melhor, assista ao vídeo:

A personagem possui todos os pilares da empresa e é o maior sucesso nas redes sociais. Outro ponto que vale lembrar é quanto a estratégia de Buyer persona também é muito bem elaborada. Além de ser uma das maiores redes de lojas do país, o Magazine Luiza possui também um dos maiores ecommerces. Logo, para todo esse sucesso é preciso ter Buyers personas muito bem definidas e conversar diretamente com o público ideal.

Estudo de caso LiuGong Latin America

A LiuGong Latin America é cliente da Agência Contato há vários anos e um dos serviços que prestamos é a Gestão de Redes Sociais. Queremos usar este cliente como exemplo para demonstrar como utilizamos a Estratégia de Personas com ele.

A marca

Por mais de 60 anos, a LiuGong Machinery Corporation tem sido líder no setor de produção de equipamentos para construção civil na China. A partir da construção da primeira carregadeira de rodas moderna do país, a LiuGong vem evoluindo e se consolidando como uma das empresas globais de equipamentos de construção com o mais rápido crescimento no mundo, oferecendo uma linha completa de máquinas intuitivas para trabalhos pesados a proprietários de equipamentos de construção civil que são constantemente desafiados a fazer mais com menos. 

Hoje, com atuação nos cinco continentes, o mercado externo responde por 30% das vendas da multinacional, com a meta de chegar a 40% em 2020. O gráfico de crescimento tem se acentuado. Nos últimos dois anos, a LiuGong figura entre as 3 empresas de maquinário pesado que mais cresceram no ranking mundial de fabricantes.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a marca, falaremos sobre as personas.

Brand persona

A Brand persona da LiuGong Latin America precisa demonstrar a força dos seus equipamentos e abordar termos técnicos que demonstram a autoridade da marca no assunto. Estas são as características da Brand persona da marca:

  • Tom de voz: Técnico e informativo
  • Constelação semântica: Força, produtividade e trabalho pesado.
  • Gírias: Aquelas usadas pelo público-alvo. EX: Top.
  • Formas de argumentar: Falar dos atributos de cada equipamento e as conquistas da marca.
  • Gírias e regionalismos: Evitamos utilizar regionalismos, pois a sua abrangência é em toda a américa latina.

Estas características estarão presente em todos os postos de contato da LiuGong com o seu público, isso ajuda a criar a personalidade da marca e uma coerência em todos os materiais criados para a empresa.

Buyer persona

Na LiuGong Latin America trabalhamos basicamente com duas personas. A primeira são donos de empresas que trabalham com máquinas pesadas e operadores de máquinas pesadas, que também são ouvidos por seus patrões na hora da decisão de compra de um novo maquinário.

Esta divisão inclusive nos guia em quais redes sociais atuamos.

Persona 1

Jorge, 30 anos: casado, é o gestor de uma empresa de mineração, tem um perfil analítico e focado em números, que conhecer inovações que podem melhor o desempenho de sua empresa.

Para ele é importante investir em equipamentos de bom desempenho, que justifique o seu custo e traga verdadeiras melhorias para os processos da empresa. Além de usar o Facebook e Instagram, ele possui um perfil profissional no LinkedIn onde prefere agrupar todos os seus interesses profissionais.

Para esta persona, a LiuGong trará publicações com a pelos mais racionais e que destacam a economia e desempenho de seu equipamento. Informações sobre o mercado e organização interna da empresa também são oferecidas para que o Jorge conheça melhor a marca e como ela se destaca no mercado.

Persona 2

Flávio, 28 anos: não tem formação superior e trabalha como operador de máquinas em uma empresa de construção civil. É casado, tem dois filhos e vive com a família.

Desde criança, Flávio sonhava em ser operador de máquinas e trabalhar diariamente com estas grandes máquinas. Ele está presente no Facebook e Instagram para se relacionar com amigos, participa de grupos e segue perfis que falam sobre maquinário pesado. Sua motivação profissional é ter contato os lançamentos das grandes marcas.

A LiuGong vai trazer para o Flávio informações importantes sobre o seu maquinário, benefícios que as máquinas oferecem ao operador, além de falar de assuntos que ele julga importante e fazer publicações e promoções para a sua interação.

Esperamos que você tenha entendido os conceitos de Brand e Buyer personas e a importância delas para a sua marca. A equipe da Agência Contato está à disposição para você e sua empresa com soluções estratégicas para o seu negócio.

Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato conosco para solicitar a sua proposta de serviço.

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