Acredite: o dito popular de que “a propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais certo. Mas, para uma estratégia realmente eficiente neste sentido, é fundamental desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa.
Seja o seu negócio um micro, médio ou grande empreendimento. Se deseja conquistar o primeiro ou o milésimo cliente. Sem planejamento e estratégia, você vai desperdiçar tempo e recursos sem conquistar grandes resultados.
Quer saber como montar o planejamento de marketing de uma empresa? Então, continue a leitura! Pois, este é o assunto do nosso blog de hoje! Vamos lá!
O que é o planejamento de marketing de uma empresa?
De maneira geral, o planejamento ou o plano de marketing de uma empresa, é o documento que reúne todas as informações relevantes para as estratégias de marketing de uma organização para um determinado período.
Assim, este documento deve conter:
- Situação atual da empresa;
- Objetivos pretendidos;
- Indicadores a acompanhar.
Dessa forma, este planejamento é a descrição do caminho que ela deve seguir para atrair mais clientes, gerar mais vendas, se tornar mais competitiva e ganhar mais autoridade no mercado por meio de ações de marketing.
Além disso, é possível desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa tanto para ações de rotina, quanto para campanhas específicas. Como a Black Friday, por exemplo. Ou até mesmo para propostas mais segmentadas. Como Marketing de Conteúdo ou gestão de Inbound Marketing.
O mais importante é que, assim como qualquer outro planejamento, os resultados desta estratégia só virão se ela sair do papel. Por isso, é fundamental traçar um plano realista e alinhado à realidade da empresa.
Porque fazer um plano de marketing?
A verdade é que as possibilidades dentro do marketing são infinitas. Por isso, quando uma empresa decide começar este investimento, é comum que se perca entre as opções. O que pode resultar em:
- Explorar menos do que tem oportunidade;
- Explorar em várias frentes sem uma estratégia bem definida.
Entretanto, um dos pilares de sucesso de qualquer negócio é, sem dúvidas, a organização. Nesse sentido, o planejamento de marketing de uma empresa é vital para que você possa definir os canais de investimento que podem trazer mais resultados. E também definir as melhores estratégias para cada um deles.
Além disso, o plano de marketing também pode trazer outros benefícios muito importantes para uma organização. Como:
- Otimizar investimentos em marketing;
- Ajudar na tomada de decisões a partir de dados e análises;
- Gerar e acompanhar resultados de curto, médio e longo prazo;
- Melhorar a comunicação interna e o alinhamento da equipe aos objetivos pretendidos.
Quais são os tipos de planos de marketing?
No geral, existem três principais tipos de planos de marketing que podem ser aplicados:
- Estratégico;
- Tático;
- Operacional.
Essas divisões são fundamentais para facilitar o controle das etapas e garantir a organização de todo o processo. Por isso, é importante conhece-las:
Plano de Marketing Estratégico
O plano de marketing estratégico é o primeiro nível a se avaliar na construção do planejamento de uma empresa. Nesta etapa, se definem os caminhos para alcançar objetivos amplos e de longo prazo.
Imagine que você queira construir uma presença digital, por exemplo. Assim, estudando o contexto atual da sua empresa, você entendeu que o melhor caminho para isso é trabalhar uma estratégia de Inbound Marketing.
Esta conclusão deverá estar documentada no seu plano de marketing estratégico para que se possa pensar no assunto.
Plano de Marketing Tático
Feito isto, é a hora de começar a pensar na viabilidade e condições do projeto. Por isso, o objetivo do plano de marketing tático é detalhar aspectos mais técnicos das alternativas propostas no planejamento anterior.
Se optamos por trabalhar com Inbound Marketing, por exemplo, este é o momento de definir os canais que serão trabalhados e o orçamento disponível. Além da necessidade de contratar uma agência especializada e os objetivos esperados a curto prazo.
Plano de Marketing Operacional
Por último, traçamos o plano de marketing operacional. Que é a definição prática de ações a serem realizadas no dia a dia para alcançar a meta proposta.
Nesta etapa, é importante definir exatamente:
- quais serão as atividades;
- o processo de realização das tarefas;
- quem são responsáveis por executar e acompanhar as demandas;
- o cronograma de trabalho.
? Atenção! A principal característica do planejamento de marketing de uma empresa é a interdependência das etapas. Dessa forma, apesar da divisão em níveis, não se deve pensá-las de forma separada.
Quer saber como adaptar esta estratégia para a realidade da sua empresa? Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a desenvolver um plano de marketing focado no sucesso.