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Planejamento de marketing de uma empresa: saiba como fazer!
26 de novembro de 2021

O que é o planejamento de marketing de uma empresa e como ele impacta o sucesso do seu negócio?

Planejamento de marketing de uma empresa: saiba como fazer!
26 de novembro de 2021

O que é o planejamento de marketing de uma empresa e como ele impacta o sucesso do seu negócio?

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Acredite: o dito popular de que “a propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais certo. Mas, para uma estratégia realmente eficiente neste sentido, é fundamental desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa.

Seja o seu negócio um micro, médio ou grande empreendimento. Se deseja conquistar o primeiro ou o milésimo cliente. Sem planejamento e estratégia, você vai desperdiçar tempo e recursos sem conquistar grandes resultados.

Quer saber como montar o planejamento de marketing de uma empresa? Então, continue a leitura! Pois, este é o assunto do nosso blog de hoje! Vamos lá!

O que é o planejamento de marketing de uma empresa?

De maneira geral, o planejamento ou o plano de marketing de uma empresa, é o documento que reúne todas as informações relevantes para as estratégias de marketing de uma organização para um determinado período. 

Assim, este documento deve conter:

  • Situação atual da empresa;
  • Objetivos pretendidos;
  • Indicadores a acompanhar.

Dessa forma, este planejamento é a descrição do caminho que ela deve seguir para atrair mais clientes, gerar mais vendas, se tornar mais competitiva e ganhar mais autoridade no mercado por meio de ações de marketing.

Além disso, é possível desenvolver o planejamento de marketing de uma empresa tanto para ações de rotina, quanto para campanhas específicas. Como a Black Friday, por exemplo. Ou até mesmo para propostas mais segmentadas. Como Marketing de Conteúdo ou gestão de Inbound Marketing.

O mais importante é que, assim como qualquer outro planejamento, os resultados desta estratégia só virão se ela sair do papel. Por isso, é fundamental traçar um plano realista e alinhado à realidade da empresa. 

Porque fazer um plano de marketing?

A verdade é que as possibilidades dentro do marketing são infinitas. Por isso, quando uma empresa decide começar este investimento, é comum que se perca entre as opções. O que pode resultar em:

  • Explorar menos do que tem oportunidade;
  • Explorar em várias frentes sem uma estratégia bem definida.

Entretanto, um dos pilares de sucesso de qualquer negócio é, sem dúvidas, a organização. Nesse sentido, o planejamento de marketing de uma empresa é vital para que você possa definir os canais de investimento que podem trazer mais resultados. E também definir as melhores estratégias para cada um deles.

Além disso, o plano de marketing também pode trazer outros benefícios muito importantes para uma organização. Como:

  • Otimizar investimentos em marketing;
  • Ajudar na tomada de decisões a partir de dados e análises;
  • Gerar e acompanhar resultados de curto, médio e longo prazo;
  • Melhorar a comunicação interna e o alinhamento da equipe aos objetivos pretendidos.

Quais são os tipos de planos de marketing?

No geral, existem três principais tipos de planos de marketing que podem ser aplicados:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Essas divisões são fundamentais para facilitar o controle das etapas e garantir a organização de todo o processo. Por isso, é importante conhece-las:

Plano de Marketing Estratégico

O plano de marketing estratégico é o primeiro nível a se avaliar na construção do planejamento de uma empresa. Nesta etapa, se definem os caminhos para alcançar objetivos amplos e de longo prazo.

Imagine que você queira construir uma presença digital, por exemplo. Assim, estudando o contexto atual da sua empresa, você entendeu que o melhor caminho para isso é trabalhar uma estratégia de Inbound Marketing.

Esta conclusão deverá estar documentada no seu plano de marketing estratégico para que se possa pensar no assunto.

Plano de Marketing Tático

Feito isto, é a hora de começar a pensar na viabilidade e condições do projeto. Por isso, o objetivo do plano de marketing tático é detalhar aspectos mais técnicos das alternativas propostas no planejamento anterior.

Se optamos por trabalhar com Inbound Marketing, por exemplo, este é o momento de definir os canais que serão trabalhados e o orçamento disponível. Além da necessidade de contratar uma agência especializada e os objetivos esperados a curto prazo.

Plano de Marketing Operacional

Por último, traçamos o plano de marketing operacional. Que é a definição prática de ações a serem realizadas no dia a dia para alcançar a meta proposta.

Nesta etapa, é importante definir exatamente:

  • quais serão as atividades;
  • o processo de realização das tarefas;
  • quem são responsáveis por executar e acompanhar as demandas;
  • o cronograma de trabalho.

? Atenção! A principal característica do planejamento de marketing de uma empresa é a interdependência das etapas. Dessa forma, apesar da divisão em níveis, não se deve pensá-las de forma separada.

Quer saber como adaptar esta estratégia para a realidade da sua empresa? Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a desenvolver um plano de marketing focado no sucesso.

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