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4 de agosto de 2022

Como sua marca pode aparecer no Google Discover

4 de agosto de 2022

Como sua marca pode aparecer no Google Discover

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Você sabia que o Google é muito mais do que um motor de buscas? Ele possui diversos serviços e funcionalidades que, na maioria das vezes, desconhecemos. Pensando nisso, trazemos neste artigo o que é e como aparecer no Google Discover, uma ferramenta essencial para o seu negócio. 

Vem com a gente e confira tudo o que você precisa saber sobre o Google Discover! 

O que é o Google Discover

Basicamente, o Google Discover é uma atualização do Google Feed. Ele é um recurso que sugere conteúdos relevantes para você, de acordo com suas preferências. Assim, você possui diversas recomendações de páginas para acessar antes de sequer realizar uma pesquisa

O  antigo Google Feed também trazia recomendações ao público, até que a empresa percebeu o grande número de usuários ativos – cerca de 800 milhões – e o reestruturou para o que hoje conhecemos como o Discover. 

Dessa forma, em 2018, ele foi lançado com o objetivo de aprimorar a plataforma do Google e as experiências de pesquisa online a longo prazo. Mas como ele funciona, afinal? 

Como o Google Discover funciona?

Antes de entender o funcionamento do Google Discover, é fundamental saber como acessá-lo. Bem, esse é um serviço disponível apenas em dispositivos móveis, portanto deve ser acessado pelo aplicativo do Google, disponível para aparelhos Android e IOS, ou pelo próprio site, no navegador do celular. 

Ao acessar o recurso, você vai perceber um feed repleto de sugestões de conteúdo do seu interesse, uma vez que o Google antecipa o seu comportamento.

omo sua marca pode aparecer no Google Discover

Isso ocorre porque o Google Discover recomenda conteúdos de acordo com o histórico de pesquisa dos usuários. A ferramenta acentua conteúdo evergreen e conteúdos noticiosos, além de enfatizar conteúdos visuais, como fotografias e vídeos.

E não para por aí! Com a atualização do feed do Google para o Discover, a plataforma introduziu um formato personalizado e direcionado aos usuários. Isso significa que é possível escolher se você quer ou não ver sobre determinado assunto. Vamos entender como? 

Nesse recurso, cada recomendação possui um tópico específico associado. Se você busca por assuntos que envolvem marketing digital para empresas, por exemplo, provavelmente os tópicos “estratégias de marketing” ou “marketing de conteúdo” estarão entre as recomendações do Discover. 

Além disso, ao acessar um conteúdo, você pode optar por receber conteúdos similares no seu feed, da mesma forma que você pode decidir que não quer mais recomendações de um tópico específico. Isso ocorre porque a ferramenta foi desenvolvida de forma a priorizar a experiência dos usuários. Demais, não é? 

Qual a importância de otimizar seu conteúdo para o Google Discover

O antigo Google Feed se limitava principalmente a conteúdos noticiosos e mais recentes. O Discover, por outro lado, possui uma vasta diversidade de conteúdos, aspecto importantíssimo se pensarmos no contexto do marketing digital.

Sabe por quê? O conteúdo digital se torna cada vez mais personalizado, visual e otimizado para celular, que é uma fonte recorrente de pesquisa. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo divulgado pela Statista, os dispositivos móveis foram responsáveis por 58,99% do tráfego global no segundo trimestre de 2022.

Além disso, você pode desenvolver um relacionamento com o usuário, que à medida que consome seu conteúdo, torna essa ação recorrente, já que o Google Discover segue com o ciclo de recomendação. 

Por isso, essa ferramenta se mostra essencial para o marketing de conteúdo, de modo a contribuir para o aumento de tráfego móvel nos sites. Dessa forma, pensar em uma produção que visa aparecer no Discover é um investimento e tanto! 

Veja as principais vantagens de otimizar seu conteúdo para o Google Discover:

  • Mais acessos orgânicos no seu site;
  • Otimização para Mobile (em alguns casos, a principal fonte de pesquisa);
  • Excelente para conteúdos dinâmicos (notícias, hard news, pautas quentes);
  • Chance de criar uma fidelização com o usuário.

Como otimizar blogpost para Google Discover

Você deve estar se perguntando: diante desses benefícios, como aparecer no Google Discover? Segundo o próprio Google, não existe uma marcação especial para isso. A grande questão é produzir um conteúdo de qualidade e, sobretudo, seguir as políticas do Google para que seu site seja indexado. 

Contudo, existem algumas práticas que aumentam a possibilidade de que o seu site seja exibido. Pensando nisso, reunimos todas elas para você. Confira!

Imagens de Alta Resolução

Adicionar e otimizar imagens de alta resolução é uma das grandes dicas da plataforma. Se você consome conteúdo, já deve ter notado o quanto as imagens auxiliam na compreensão de determinadas temáticas, não é? O Google também percebe isso! 

Então, os conteúdos que contém imagens são considerados atrativos pelo algoritmo, uma vez que possuem função informativa e conquistam facilmente a atenção das pessoas. 

Crie conteúdo relevante

Essa talvez seja uma das recomendações mais importantes ao pensar em como aparecer no google discover. Uma vez que o conteúdo desse recurso é direcionado, sua produção deve estar adequada aos interesses do seu público. Para isso, trazer informações relevantes e interessantes para os seus usuários é fundamental.

Além disso, você deve otimizar seu site para SEO, de forma que ele demonstre experiência, autoridade e credibilidade. Assim, aplicando as técnicas corretas, você aparece mais para as pessoas, o que aumenta sua confiança de marca. Para conhecer os fatores de ranqueamento mais importantes do Google, acesse o nosso guia

Seja honesto com títulos

Não é novidade que o Google preza pelo bem-estar do usuário. Nesse sentido, é essencial que os títulos de página sejam um resumo do conteúdo a ser consumido, e não uma espécie de indutor de cliques.

Pense como uma pessoa que consome conteúdo: clickbaits ou detalhes enganosos sobre o assunto são insatisfatórios na busca de informações, certo? Assim, utilizar esses elementos pode gerar uma taxa de rejeição alta ou um tempo na página muito baixo, de forma que seu site deixe de ser confiável. 

Otimizar o site para mobile

O Google Discover é um recurso disponível apenas para dispositivos móveis. Por isso, tornar o seu site Mobile Friendly é um dos primeiros passos para facilitar o consumo de informação e atrair o usuário. 

Imagine acessar um conteúdo pelo celular e ele estar totalmente ajustado à tela? São ações como essas que conquistam as pessoas e as motivam a continuar na sua página e a consumir seus próximos conteúdos. 

Atenda às recomendações do Google Notícias

Seguir as diretrizes do Google é essencial para que seu conteúdo seja qualificado para exibição. Em se tratando de informações noticiosas, existem uma série de políticas para que você apareça no Google Notícias ou nas plataformas de notícias. Em outras palavras, há uma lista de conteúdos que violam a política da plataforma.

Por exemplo, não é permitido fake news, conteúdo de incitação ao ódio e ao assédio, violência e linguagem vulgar. Além disso, as páginas não estão autorizadas a engrandecer a publicidade em detrimento do conteúdo. 

Ou seja, caso um material promocional seja utilizado, isso deve ser divulgado de forma clara ao público. Acima de tudo, o Google exige transparência de todo o conteúdo a ser produzido, uma vez que as pessoas precisam de confiança para consumi-lo.

Mescle conteúdos evergreen e conteúdos noticiosos

O conteúdo noticioso é extremamente valorizado pelo Google, que considera o acesso à informação essencial. De acordo com informações divulgadas pelo Search Engine Journal, sites de notícias recebem cerca de 99% de cliques no Discover. Mas caso esse tipo de informação não seja o seu foco, não se preocupe!

Isso porque o conteúdo capaz de se manter relevante por um longo período de tempo é o chamado evergreen. Ainda de acordo com a pesquisa, enquanto a maioria das páginas do Discover têm um prazo de 3 a 4 dias, o conteúdo evergreen se sustenta por mais tempo.

Desse modo, o aconselhado é mesclar esses dois tipos de conteúdos, de modo a oferecer uma experiência equilibrada para que as pessoas acompanhem conteúdos importantes e se entretenham ao mesmo tempo. Mais do que isso, é uma forma de impulsionar a força da sua empresa como criadora de conteúdo.

Publique constantemente

Constância é a palavra chave por aqui. À medida que você produz novos conteúdos, o Google entende que seu site é uma fonte de produção original e relevante aos usuários. 

Assim, quanto maior a sua produção de conteúdo, maior a autoridade que você vai adquirir. Consequentemente, as chances de gerar tráfego orgânico para o seu site são ainda maiores.

Como saber se um post chegou ao Google Discover

Se você chegou até aqui, provavelmente se questionou sobre como saber se um post chegou ao Google Discover. A resposta está no Google Search Console, que possui uma aba específica para isso.  

Ele é um serviço oferecido pelo próprio Google, em que você pode acessar o Relatório de desempenho designado para a ferramenta. Nele, são exibidas impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no Discover nos últimos 16 meses, mediante o alcance de um limite mínimo de impressões.

Dessa forma, você pode monitorar seu desempenho e aprimorá-lo com eficácia. Após todas essas dicas, tenho certeza que sua marca vai aparecer e se destacar no Google Discover. Gostou? Acesse o nosso blog e confira ainda mais estratégias para decolar o seu negócio com o marketing digital! 

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