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19 de maio de 2022

Conheça a definição de conteúdo evergreen e descubra porque ele é importante no marketing digital

19 de maio de 2022

Conheça a definição de conteúdo evergreen e descubra porque ele é importante no marketing digital

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O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo, com pautas atemporais. É uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca.

Se você quer melhorar os resultados da sua marca e se tornar referência no seu segmento de mercado, é importante investir em estratégias de marketing de conteúdo.

Nessa estratégia do marketing, encontramos duas maneiras de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos. Se você quer um material que tenha relevância a longo prazo, o conteúdo evergreen é o mais indicado.

Dessa forma, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo irá auxiliar na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Ficou interessado(a) em reforçar a autoridade e aumentar o reconhecimento da sua marca? Então continue a leitura. No blog de hoje, preparamos um guia completo para te ajudar a entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo. 

O que é conteúdo evergreen?

O Conteúdo Evergreen, também conhecido como conteúdos perenes, é aquele conteúdo que permanece relevante por um grande período de tempo, possuindo um prazo de dois anos ou mais. Ou seja, é um material atemporal.

Esse estilo de produção, que agrega ao marketing de conteúdo, é muito utilizado para auxiliar nas estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, são importantes para atrair mais visitantes e gerar leads.

Nesse contexto, os conteúdos evergreen ocupam um espaço nos buscadores, otimizando e gerando um tráfego constante para o seu blog, por exemplo.

O conteúdo evergreen possui alguns formatos como: artigos, resenhas, dicas, guias de como fazer, entrevistas, recomendações, glossário, entre outras pautas atemporais que podem ser relevantes por muito tempo.

Um exemplo de conteúdo evergreen que você encontra no blog da Contato: Por que um blog corporativo pode ser decisivo para sua estratégia de marketing?

O que não é conteúdo evergreen?

No marketing de conteúdo encontramos duas formas de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos.

Diferente do conteúdo evergreen onde o material é atemporal, os conteúdos noticiosos abordam, em tempo real, temas que estão acontecendo atualmente, como a nova atualização das políticas de privacidade do Instagram.

Dessa forma, não faz parte do conteúdo evergreen assuntos como: tendências atuais, notícias, eventos específicos (natal, páscoa, dia das mães etc), comunicados sobre produtos, entre outras pautas que possuem datas e um curto prazo.

Como evitar que um conteúdo fique datado?

A forma como você se comunica com o seu público irá influenciar diretamente na relevância do conteúdo e no seu tempo de duração. Por isso, é importante levar em consideração alguns pontos ao escrever o texto.

Portanto, para evitar que o conteúdo fique datado, ao escrever o texto fique atento ao tempo verbal que está sendo utilizado, escolha pautas atemporais e utilize datas concretas. Evite usar a palavra hoje, ontem ou amanhã.

Por exemplo, ao invés de escrever sobre quando ocorreu a situação como “o evento aconteceu ontem”, prefira utilizar as datas especificadas como “o evento aconteceu no dia 20 de janeiro”.

As vantagens de produzir conteúdo evergreen

Quando falamos de conteúdo evergreen, o principal benefício que podemos citar é o tempo de duração da relevância do material. Esse estilo de produção aumenta a probabilidade de as pessoas acessarem o conteúdo a longo prazo.

Pensando na importância da produção de conteúdo para o marketing digital, separamos para você algumas vantagens de produzir conteúdo evergreen. Confira.

Boa performance nos mecanismos de busca (SEO)

O conteúdo evergreen possui uma quantidade constante de tráfego durante um longo período, mesmo muito tempo após a publicação do material.

Isso acontece porque o conteúdo produzido é contínuo e relevante por muito tempo, atraindo visitantes para a sua página e a busca pelo assunto por um longo prazo. O que melhora o ranqueamento nos resultados de pesquisas.

A produção de conteúdos relevantes contribui para os resultados de SEO.

Portanto, um conteúdo evergreen ajuda a otimizar os resultados e melhorar a performance de uma marca nos mecanismos de busca. Ou seja, agrega a estratégia de SEO.

Reforça a autoridade da sua marca

A autoridade de uma marca está diretamente relacionada a sua imagem e forma de agir diante do mercado.  O fornecimento de informações que agregam valor e conhecimento ajudam a reforçar a sua autoridade.

Uma marca que produz conteúdo rico e relevante para seu público gera autoridade, confiança e credibilidade para a sua audiência, pois demonstra domínio do mercado em que está inserido.

Dessa forma, o conteúdo evergreen aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando, pautas sem data de validade. Ou seja, contribui para reforçar a autoridade da sua marca.

Maior potencial de gerar links

Quanto mais rico e completo o conteúdo evergreen, maior é a probabilidade de outros sites utilizarem o seu material como referência. Gerando links e tráfego para o seu conteúdo, ou seja, geram backlinks.

Dessa forma, quanto mais gerar links para seu conteúdo, maior será a sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google, e o seu conteúdo terá um melhor ranqueamento. Assim, aparecendo nos primeiros lugares nas pesquisas.

Essa autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe.

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário.

Ajuda a segmentar seus leads

No conteúdo evergreen, as pessoas encontram um material que aborda respostas para suas dúvidas e possíveis soluções para o seu problema. Ou seja, o conteúdo é direcionado.

Nesse contexto, é possível gerar leads qualificados, pois é um tipo de conteúdo segmentado que aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando.

Assim, após as conversões de visitantes em leads, torna- se mais fácil fornecer um material mais relevante e é possível segmentar os leads com base em seus interesses.

Como produzir conteúdo evergreen 

O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo. Ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes.

Pensando na importância da produção de conteúdo para reforçar a autoridade e reconhecimento da marca, separamos algumas dicas para te ajudar a produzir conteúdo evergreen. Confira.

Produza materiais de topo de funil

O conteúdo evergreen é produzido e direcionado para o início da jornada de compra. Quando o seu potencial cliente está buscando entender melhor sobre o assunto relacionado a sua necessidade.

Conteúdos evergreen agregam ao funil de vendas.

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Esse é o momento ideal para introduzir materiais de topo de funil, como o conteúdo evergreen, para posicionar a sua marca como referência no assunto. Assim, atraindo o cliente por proporcionar uma possível solução para o seu problema.

Escreva sobre temas atemporais

O que difere o conteúdo evergreen de conteúdos noticiosos, é o fato do material poder ser relevante a um longo prazo, pois aborda assuntos que não são datados. 

Desse modo, ao produzir um conteúdo evergreen o primeiro passo é escolher pautas atemporais, para que o material seja acessado e pertinente por muito tempo.

Evite advérbios de tempo 

O conteúdo evergreen aborda pautas atemporais para se tornar relevante a longo prazo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que o conteúdo do material fique datado.

Dessa forma, ao produzir o conteúdo evergreen evite utilizar em seu texto advérbios de tempo como: ontem, hoje ou amanhã. 

Caso seja necessário colocar a data, prefira utilizar datas concretas, especificando o dia, mês e ano, para que o conteúdo não se torne noticioso.

Insira links internos

Utilizar links internos em seu texto, além de ser bom para o SEO, possibilita direcionar para outros posts relevantes, colocando em ordem a partir dos mais recentes. Assim, facilitando o acesso a outros conteúdos do blog.

Dessa forma, as pessoas que estiverem lendo um conteúdo em seu blog, por exemplo, terão um acesso mais fácil a outros materiais de assuntos relacionados e que podem agregar à pesquisa do usuário.

Use URLs curtas e fáceis

Ao produzir um conteúdo, um ponto muito importante a ser considerado é o uso de URLs curtas e fáceis de serem lembradas.

De modo geral, o uso de URLs curtas e diretas facilita o ranqueamento nos buscadores, através do uso de palavras-chave, e são fáceis de serem lembrados, o que aumenta as chances de compartilhamento orgânico.

URLs curtas e fáceis facilitam a busca pelo conteúdo. (Imagem: Shutterstock)

Para exemplificar essa questão, em um título como “5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” utilizamos a palavra-chave “técnicas de SEO” para construir uma URL mais simples.

A URL fica dessa forma: agenciacontato.com.br/blog/seo/tecnicas-de-seo/

Formule CTAs eficientes

Os conteúdos evergreen por apresentarem um material atemporal, recebe a longo prazo visitantes que podem se tornar leads qualificados. Por isso, é importante direcioná-los para outros materiais que são relevantes e atrativos.

Dessa forma, invista em CTAs (Call To Action) convincentes e eficientes que direcionam para ações importantes para a conversão. 

Apresente para esse público outros materiais relacionados ao assunto que está procurando como: e-books, post blogs, tutoriais, entre outras formas para fornecer informações que irão agregar ao conhecimento do usuário. 

Os formatos mais comuns de conteúdo de evergreen

O conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante por um longo tempo, pois aborda assuntos atemporais. Por isso, ao produzir o material é importante se ater à forma em que será escrito.

Agora que você sabe o que são conteúdos evergreen, confira os formatos mais comuns para você se inspirar para produzir materiais perenes para sua marca:

  • Guias de como fazer: é importante que o material seja completo e explicativo para que o leitor entenda o que está sendo abordado;
  • Glossário: é um conteúdo para explicar conceitos importantes de um segmento do mercado;
  • Listas: é um formato de conteúdo que gera bastante engajamento, pois apresenta assuntos (filmes, ferramentas eventos etc) pertinentes para o nicho de mercado da sua marca;
  • Comparativos: é um formato de conteúdo para ajudar o seu público a diferenciar dois conceitos, por exemplo. Aborda dois lados de um mesmo tema;
  • Curiosidade: é um formato que aborda assuntos do segmento da sua marca para gerar interesse no seu público;
  • Tutoriais: é um formato dinâmico e explicativo que ensina o público a fazer algo. É um conteúdo que gera bastante engajamento.

Como gerar mais resultados com conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen é uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca e o seu reconhecimento  no mercado. Por abordar assuntos atemporais e relevantes, o tráfego se torna constante nas páginas de sua marca.

Pensando na necessidade de otimizar os resultados, separamos para você algumas dicas para gerar mais resultados com conteúdo evergreen. Confira!

As mídias sociais podem ser suas aliadas

Atualmente, as mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação e interação. Uma marca que está presente nesse meio digital consegue ter uma relação mais próxima com seu público.

Esse meio de comunicação digital ajuda a entender as necessidades do público e a transformar a relação entre consumidor e marca. Permite uma comunicação mais próxima e interativa.

Nesse contexto, as mídias podem ser suas aliadas para gerar bons resultados com conteúdo evergreen. Por exemplo, você pode divulgar nas redes sociais da marca, como o Instagram, que tem um novo post no blog.

Essa é uma boa maneira de republicar o seu conteúdo para que possa alcançar pessoas que não tiveram contato com o material quando foi publicado. Assim aumenta os resultados do tráfego nas suas páginas.

Contudo, é importante investir em boas estratégias de marketing nas redes sociais da sua marca para que os resultados possam ser alcançados.

Utilizar links que redirecionam ao conteúdo em suas novas pastagens

Uma das principais premissas do conteúdo evergreen é a relevância do material para o público a longo prazo. O que aumenta a autoridade da marca, melhora o ranqueamento nos buscadores e otimiza os resultados.

A autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe. 

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário ou para novos posts.

Recomendar os posts mais populares

Uma forma de gerar tráfego no blog da sua marca é a recomendação dos posts mais populares e relevantes. Esse recurso pode ser feito de diversas maneiras e de acordo com a sua estratégia.

Essas recomendações podem ser feitas conforme posts relacionados ao conteúdo que está sendo lido, posts recentes ou os posts mais populares do blog.

Criar publicações que se complementam

O conteúdo evergreen pode ser um aliado para quem quer gerar mais tráfego em suas páginas ou blog. Por isso, se torna importante a estratégia para a produção do material que será fornecido para o público.

De forma geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Desse modo, uma boa forma de alcançar esses resultados é publicando conteúdos que se complementam. Assim instiga o leitor a navegar pelo blog, acessando outros textos que irão ajudar a entender melhor o assunto que está sendo pesquisado.

Criar um conteúdo rico e completo

Um conteúdo rico e completo reforça a autoridade e relevância da marca diante o mercado, pois demonstra domínio do assunto. Assim a marca se torna referência no seu segmento de mercado.

Dessa forma, se sua marca possui diversos post sobre um determinado assunto, você pode reunir as informações em um material rico e exclusivo, como um ebook, para que o seu público possa baixar, por exemplo. 

Esse material pode ser disponibilizado para download por meio do preenchimento de um formulário ou pela landing page. Assim aumenta a conversão de visitantes em leads. 

Por que atualizar conteúdo é fundamental?

Apesar do conteúdo Evergreen ser atemporal, é provável que ao decorrer dos anos seja necessário fazer algumas alterações no conteúdo. Afinal vivemos em um mundo de constantes mudanças e novos estudos surgem todos os dias.

Dessa forma, é comum acrescentar ou fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado. Mas por que não criar um outro conteúdo mais atual do zero?

Criar um novo material levaria um tempo maior para alcançar uma boa performance nos buscadores, por isso, é mais viável fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado.

Portanto, o conteúdo fica mais completo e atualizado, se tornando mais otimizado para os buscadores e para a conversão.

Como atualizar conteúdo?

Antes de atualizar o conteúdo, primeiro é preciso verificar se há a necessidade de fazer a alteração, se realmente vale a pena. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise para saber se a atualização irá gerar bons resultados.

Nesse contexto, é recomendado anotar os resultados antigos e as alterações feitas, como a mudança do título, a troca do CTA, a adição de links e imagens, entre outras informações.

Dessa forma, é possível comparar os resultados para verificar se eles melhoraram e se valeu a pena fazer a atualização do conteúdo.

Em casos de posts em blogs, é importante mudar também a data para que a publicação apareça na página principal do seu blog. Assim as pessoas terão um acesso mais fácil ao conteúdo atualizado.

Conclusão

Recapitulando, o conteúdo evergreen tem como principal premissa a relevância a longo prazo, abordando assuntos atemporais. Esse estilo de conteúdo é produzido e direcionado para o início da jornada de compra.

As vantagens do conteúdo evergreen incluem: melhorar a performance nos mecanismos de busca, reforçar a autoridade da marca, aumentar o potencial de gerar links e ajudar a segmentar seus leads.

Dessa forma, ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes. 

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Contudo, antes de produzir o conteúdo evergreen é importante se ater alguns pontos como:

  • Escolher assuntos atemporais e evitar advérbios de tempo para que o conteúdo não fique datado; 
  • Utilizar links internos e URLs curtas para melhorar a performance; 
  • Usar CTAs convincentes para aumentar a conversão de visitantes em leads.

Portanto, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo auxilia na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Esperamos que o blog de hoje tenha te ajudado a entender o que é conteúdo evergreen. Ficou interessado em conhecer mais conceitos que vão te ajudar a construir melhores estratégias de marketing digital? Então acesse o blog da Contato.

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