Se você está aqui, é porque já entendeu que o Instagram não serve apenas para postar fotos do churrasco em família. E identificar o potencial do marketing nas redes sociais é o primeiro passo para conquistar o sucesso no mundo digital.
Mas, se engana quem pensa que basta criar uma conta e fazer alguns posts para atrair novos clientes on-line. O marketing de mídias sociais envolve planejamento, estratégia e constância.
Por isso, se você quer conquistar o digital de uma vez por todas, continue a leitura! No blog de hoje, vamos ver dicas práticas de como fazer marketing nas redes sociais de maneira estratégica para ir além de curtidas e conquistar resultados!
Por que fazer marketing nas redes sociais?
As redes sociais podem ser muito mais do que uma vitrine para exibir produtos ou serviços. Hoje, mais do que nunca, elas representam uma oportunidade para entender as necessidades do público e transformar a relação entre consumidor e marca.
Dessa forma, as grandes empresas já entenderam que criar uma presença digital forte nestes canais é fundamental para conquistar o coração dos usuários por meio do relacionamento — e não da publicidade.
Mas, se mesmo assim você ainda não está convencido de como tudo isso pode impactar o seu negócio, tudo bem! Aqui vão três motivos para começar a aprender como fazer marketing nas redes sociais hoje mesmo.
Aumentar a visibilidade da marca
Existem mais de 4 bilhões de pessoas no mundo com contas ativas em pelo menos uma rede social. Ou seja, mais da metade da população mundial está consumindo conteúdo nestas plataformas.
Neste cenário, imagine o alcance que a sua marca pode atingir ao utilizar a estratégia certa? São milhares de clientes em potencial prontos para descobrir o seu produto ou serviço.
Criar relacionamento com o público
O grande diferencial do marketing nas redes sociais é que ele oferece a peça-chave para o sucesso on-line: a interação.
Isto porque o consumidor é passivo diante da TV ou de um outdoor. Mas, nas redes sociais, ele pode curtir, comentar, enviar mensagens e interagir com as publicações.
Assim, esta é a oportunidade perfeita para humanizar a sua marca e criar um relacionamento com a audiência. Dessa forma, é possível conhecer melhor o seu público e descobrir suas necessidades e expectativas.
Tudo isso é fundamental para aumentar o engajamento do seu negócio on-line. Além de criar uma comunidade fiel em torno da marca.
Gerar mais tráfego e conversões
Até agora entendemos como fazer marketing nas redes sociais pode contribuir para gerar mais alcance e engajamento. Mas, ao contrário do que muitos pensam, estas plataformas também impactam diretamente nas etapas finais da jornada de compra.
Isto porque é possível compartilhar links de sites, blogs ou materiais ricos pelas mídias sociais. Assim, o usuário pode percorrer o caminho indicado e passar de seguidor a cliente por meio de uma boa estratégia de inbound marketing.
Além disso, a nova fase do Instagram já conta com ferramentas de e-commerce na própria plataforma. Por exemplo, o Instagram Shop, que permite comprar produtos de marcas e criadores de conteúdo com mais facilidade pagando direto pelo App.
Afinal, como fazer marketing nas redes sociais?
Que o Instagram, o Facebook e outras plataformas que conhecemos são focadas em pessoas, nós já sabemos. Mas, o que isto diz sobre como fazer marketing nas redes sociais?
A verdade é que as empresas não foram vistas com bons olhos pelos usuários de mídias sociais por um bom tempo. Isto porque elas não adotavam o marketing digital. Apenas levavam o marketing tradicional para o meio on-line.
Dessa forma, vimos que é preciso planejamento para criar uma estratégia de marketing que realmente conecte pessoas e impulsione vendas. Por isso, separamos 5 dicas práticas de como fazer marketing nas redes sociais para adotar no seu negócio ainda hoje.
Papel e caneta na mão e vamos lá!
Defina seus objetivos
O primeiro passo para chegar a qualquer lugar é saber aonde deseja ir. Neste sentido, antes de começar a pensar em como fazer marketing nas redes sociais, é importante entender as suas expectativas com esta estratégia.
Assim, é fundamental definir metas SMART independente do objetivo final. Seja ele aumentar o alcance, o engajamento, o tráfego ou as conversões.
Dessa forma, o objetivo do marketing de redes sociais do seu negócio precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Ou seja, deve ser uma meta realista para a realidade da marca. E, principalmente, deve ter um prazo para ser cumprida.
Aqui vai um bom exemplo de meta SMART: conquistar 5 mil novos seguidores no Instagram em até três meses para aumentar a visibilidade local da empresa.
Crie uma persona
A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal do seu negócio. Por exemplo, se você for dono de um petshop: você sabe qual é o seu público-alvo, certo? Donos de pets na sua cidade, com idade entre 20 e 35 anos e renda de até 5 mil reais.
Neste cenário, a sua persona poderia ser a Paula. Paula seria uma mulher de 27 anos que mora sozinha, é dentista, ganha 4 mil reais e tem um cachorro da raça shih tzu chamado Tom. Ele é o melhor amigo de Paula e, por isto, ela está disposta a investir no que há de melhor em cuidados com animais de estimação.
Como vimos, um ponto-chave de como fazer marketing nas redes sociais é o relacionamento. Por isso, criar uma persona é importante para definir pontos fundamentais da sua estratégia, como:
- A melhor rede social para se comunicar: Instagram, Facebook?
- O tom de voz e a linguagem: formal, informal, descontraído?
- Formato do conteúdo: vídeo, texto, áudio?
- Linha editorial: dicas, curiosidades, informações?
- Calendário de publicações: a persona acessa as redes em quais dias da semana? De manhã, à noite?
Dessa forma, é possível se comunicar diretamente com a pessoa para a qual você deseja vender o seu produto ou serviço. O que torna o seu marketing nas redes sociais mais eficiente e potencializa os seus resultados.
Monte um calendário editorial
O calendário editorial é uma maneira de planejar as ações de marketing nas redes sociais. Por meio dele, é possível distribuir as postagens de acordo com a data e o tipo de conteúdo.
Dessa forma, este recurso oferece uma visão ampla de toda a estratégia. Além de contribuir para que a sua marca tenha constância nas publicações.
O resultado é que quanto mais ativo você se mantiver na plataforma, mais o algoritmo vai entender que o seu perfil é relevante. Com isso, as suas postagens serão entregues para cada vez mais usuários.
Ofereça conteúdo de valor
Criar conteúdo de valor é a principal maneira de fazer marketing nas redes sociais e conquistar autoridade sem investir em anúncios pagos nas plataformas.
Isto porque já faz algum tempo que as redes sociais passaram a alterar a forma como distribuem o conteúdo entre os usuários. Hoje, as pessoas veem no feed apenas os posts das contas com as quais costumam interagir.
Por isso, quando você entrega um conteúdo que realmente gera uma transformação na vida do usuário, é natural que ele interaja com a sua publicação. Assim, não só ele continuará vendo os seus posts, como o algoritmo também vai entender que aquele conteúdo é relevante e irá entregá-lo para mais pessoas.
Dessa forma, é importante planejar as suas publicações de forma estratégica. E uma boa maneira de fazer isto é utilizar o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20.
No geral, quando aplicado às estratégias de marketing nas redes sociais, o princípio orienta que 80% das suas publicações sejam voltadas para educar, informar ou entreter a sua audiência.
Enquanto isso, os 20% restantes devem ser dedicados à sua marca. Ou seja, divulgação dos produtos ou serviços que você oferece. Por exemplo, se você fizer 30 posts, o ideal é que apenas 6 deles falem diretamente sobre a sua empresa.
Acompanhe as métricas
Por fim, depois de definir os objetivos, criar a persona, montar o calendário editorial e oferecer conteúdo de valor, é hora de medir os resultados da estratégia de marketing nas redes sociais. E, para isso, é importante ficar atento às métricas.
Elas representam a interpretação de dados das redes sociais para transformá-los em uma informação útil. Por exemplo, se você relacionar as informações de “interação” com “alcance”, o resultado será um panorama do engajamento da sua conta.
Dessa forma, as métricas vão indicar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Assim, é possível investir ainda mais ou estudar o que não deu certo e reformular o planejamento.
Se ficou alguma dúvida de como fazer marketing nas redes sociais da sua empresa, não se preocupe! Agende agora a sua consultoria gratuita com o consultor de marketing da Contato e saiba como podemos te ajudar a decolar as vendas do seu negócio!