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Tudo sobre a nova fase do Instagram
27 de agosto de 2021

Tudo sobre a nova fase do Instagram: saiba como adaptar suas estratégias de marketing

Tudo sobre a nova fase do Instagram
27 de agosto de 2021

Tudo sobre a nova fase do Instagram: saiba como adaptar suas estratégias de marketing

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Se vocĂȘ estĂĄ na Internet, com certeza jĂĄ ouviu falar que o Instagram nĂŁo Ă© mais uma rede social de fotos. Com isso, as perguntas que nĂŁo querem calar sĂŁo: afinal, entĂŁo como vai ser e como fazer marketing no novo Instagram?

O fato Ă© que a 4ÂȘ rede social mais popular do mundo estĂĄ de olho no sucesso que grandes concorrentes, como o TikTok e o YouTube, vem conquistando entre os usuĂĄrios. E Ă© claro que ela nĂŁo quer ficar para trĂĄs!

Por isso, a tendĂȘncia Ă© que o Instagram aposte, cada vez mais, no entretenimento por meio de vĂ­deos. Esse tipo de conteĂșdo vai passar a ser mais entregue aos usuĂĄrios e, com isso, conquistar os melhores engajamentos.

Calma! Isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ vai precisar fazer coreografias para aumentar o seu engajamento no Instagram. É possĂ­vel adaptar a sua estratĂ©gia para esse novo formato mantendo os valores da sua marca.

Se vocĂȘ quer fazer com que o seu conteĂșdo se destaque nesta nova fase das redes sociais, continue a leitura. No blog de hoje, vamos conversar sobre como fazer marketing no Instagram abraçando as suas mudanças.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Sim, o algoritmo Ă© o responsĂĄvel por definir como vai ser o novo Instagram. NĂŁo, ele nĂŁo Ă© seu inimigo por causa disso. Chegou a hora de entender essa ferramenta e fazĂȘ-la trabalhar a favor do seu conteĂșdo.

O algoritmo do Instagram começou a ficar famoso em 2016, quando a rede social decidiu deixar de mostrar as publicaçÔes em ordem cronológica para entregar primeiro o que entendia ser mais relevante para o usuårio.

De lĂĄ para cĂĄ, ele passou por diversas mudanças com o objetivo de tornar o feed mais personalizado para a experiĂȘncia de cada usuĂĄrio. Tenha certeza: esta tendĂȘncia vai continuar nesta nova fase.

Mas, a verdade é que não existe apenas um algoritmo. Existem uma variedade de algoritmos, classificadores, cålculos, processos e critérios que determinam qual post deve aparecer primeiro, onde e para quem.

Por isso, antes de começar a planejar como fazer marketing no Instagram, Ă© importante conhecer como funciona a ferramenta responsĂĄvel por entregar o seu conteĂșdo. Vamos lĂĄ!

Algoritmo do Feed e Stories

O feed e os stories sĂŁo as principais seçÔes do Instagram porque Ă© lĂĄ que estĂŁo as publicaçÔes das pessoas que vocĂȘ escolheu seguir e acompanhar dentro da plataforma.

Para definir as publicaçÔes que vĂŁo aparecer primeiro no feed, o algoritmo analisa todas as informaçÔes sobre o post. Geralmente, isso inclui o nĂșmero de curtidas, comentĂĄrios, salvamentos, localização e horĂĄrio.

Atenção! Na expectativa de driblar o algoritmo e conquistar nĂșmeros maiores nesses pontos, muitas pessoas recorrem a estratĂ©gias que, na verdade, sĂŁo açÔes bloqueadas no Instagram

Não caia nessa! Além de não proporcionarem um engajamento real, essas pråticas são contra os termos de uso da rede. Sua conta pode sofrer graves puniçÔes ou até mesmo ser desativada indefinidamente.

AlĂ©m disso, o algoritmo avalia tambĂ©m a relação do usuĂĄrio com o autor da publicação, como a frequĂȘncia de interação com os Ășltimos posts. Tudo isso para tentar antecipar o seu interesse pelo conteĂșdo.

Algoritmo do Explorar e Reels

O algoritmo do Instagram segue uma lĂłgica parecida para a aba de explorar e a de reels. A grande diferença Ă© que, nestas seçÔes, ele apresenta conteĂșdo de contas que vocĂȘ ainda nĂŁo segue na plataforma.

Para isso, ele analisa, a partir do histĂłrico de curtidas, salvamentos e comentĂĄrios, o tipo de conteĂșdo com o qual o usuĂĄrio interage, outros usuĂĄrios que tambĂ©m interagiram com estes conteĂșdos e quais contas eles seguem.

Em seguida, depois de passar por este processo e definir um conjunto de fotos ou vĂ­deos que podem te interessar, o algoritmo define como eles serĂŁo ordenados. Aqui o processo segue o mesmo padrĂŁo do feed e dos stories.

Alguns critĂ©rios como qualidade da resolução do vĂ­deo e marca d’água de outros apps interferem na entrega dos reels. JĂĄ no explorar, posts com conteĂșdos sensĂ­veis tambĂ©m nĂŁo sĂŁo prioridade para a plataforma.

Quais foram as mudanças adotadas nos Ășltimos anos?

Quem acompanha o Instagram desde o seu lançamento, em 2010, sabe o quanto essa plataforma se transformou com o passar do tempo. Se as demandas dos usuårios mudam, a rede social muda.

Por isso, antes de pensar como vai ser o novo Instagram, vale a pena relembrar algumas das principais mudanças que jĂĄ aconteceram para aprender como a rede se adapta Ă s novas tendĂȘncias.

Quem se lembra quando o WhatsApp se tornou um fenÎmeno entre os usuårios com a função de mensagens instantùneas? Todo mundo amou! E o Instagram, claro, pouco depois lançou a ferramenta de Direct.

Quando o Snapchat bombou? O aplicativo não ficou para trås e entregou a função de Stories. Se os usuårios deixavam a rede e procuravam o YouTube para assistir vídeos mais longos, a plataforma ofereceu o IGTV.

Quando o TikTok começou a ganhar destaque e conquistar os usuårios jå era de se esperar que o Instagram não iria deixar essa novidade passar. E não deu outra: a função Reels foi liberada.

O fato Ă© que Ă© incontestĂĄvel que esta rede social estĂĄ em constante mudança. Por isso, para saber como fazer marketing no Instagram, Ă© preciso estar sempre atento Ă s tendĂȘncias do mundo on-line.

O futuro do Instagram

A verdade Ă© que ainda nĂŁo sabemos todos os detalhes sobre como vai ser o novo Instagram, mas o head do aplicativo, Adam Mosseri, jĂĄ deu algumas pistas sobre qual serĂĄ o foco da rede social neste futuro prĂłximo.

A principal mudança Ă© que a plataforma vai passar a priorizar o entretenimento. O Instagram entendeu que Ă© isso que as pessoas tĂȘm buscado na internet e Ă© isto que eles tambĂ©m querem ver na rede social.

Por isso, para otimizar essa experiĂȘncia, a rede vai apresentar, por exemplo, as recomendaçÔes do Instagram no feed principal. Coisas que vocĂȘ nĂŁo estĂĄ seguindo ainda, mas pelas quais pode se interessar. 

Dessa forma, a aposta Ă© que estes conteĂșdos vĂŁo priorizar a entrega de vĂ­deos, que vĂŁo se tornar o foco da plataforma apĂłs as atualizaçÔes. Mas, vamos te explicar com calma daqui a pouco.

O que nós jå sabemos com certeza é que as mudanças vão contemplar 4 principais åreas e que elas vão determinar como vai ser o novo Instagram. Então, continue com a gente para conhecer quais são elas!

Incentivo aos criadores de conteĂșdo

O Instagram jĂĄ reconheceu a importĂąncia dos digitais influencers e nĂŁo Ă© Ă  toa: eles tĂȘm um potencial muito grande de contribuir para o buzz marketing de qualquer empresa, inclusive da prĂłpria rede social.

Por isso, a plataforma vem adotando estratĂ©gias de incentivo aos criadores de conteĂșdo oferecendo monetização para que eles produzam cada vez mais materiais dentro do aplicativo — principalmente vĂ­deos.

Nesse sentido, algumas das principais atualizaçÔes que vamos experimentar são:

  • compra de selos durante lives para ter acesso a benefĂ­cios exclusivos;
  • pagamento extra ao atingir um marco de selos;
  • ferramenta nativa para afiliados;
  • calendĂĄrio de planejamento e gerenciamento de posts;
  • ĂĄrea especial com dicas do time do Instagram.

Muita coisa, nĂ©? Mas se prepara que ainda tem mais novidades que vocĂȘ precisa saber antes de planejar como fazer marketing no Instagram.

Maior entrega dos vĂ­deos

Os vídeos são critério fundamental de como vai ser o novo Instagram. A plataforma jå entendeu o quanto eles estão impulsionando o crescimento de outros aplicativos e, como jå vimos, eles não gostam de ficar para trås.

Por isso, muito em breve vamos vivenciar experiĂȘncias mais imersivas em relação aos vĂ­deos no aplicativo. Eles serĂŁo exibidos em tela cheia, de uma maneira mais ampla, envolvente e focada nos dispositivos mĂłveis.

Ao que tudo indica, essa Ă© a ĂĄrea em que podemos esperar as mudanças de maior impacto na experiĂȘncia do usuĂĄrio para os prĂłximos meses. O certo Ă© que o Instagram vai priorizar a entrega deste formato de conteĂșdo.

E isso vai incluir, inclusive, a recomendação das contas que criarem vĂ­deos para outros usuĂĄrios! EntĂŁo, se vocĂȘ nĂŁo pensava ainda em produzir vĂ­deos, Ă© hora de começar a pensar!

Investimento no comércio on-line

A pandemia de COVID-19 acelerou o crescimento do comĂ©rcio on-line em muitos anos. As pessoas mudaram definitivamente a sua experiĂȘncia de compra e parece que a tendĂȘncia Ă© parte de como vai ser o novo Instagram.

Neste sentido, nós jå vimos a atualização do Instagram Shopping. Ele é representado por uma sacola no canto do post e é uma maneira de mostrar o preço e encaminhar o usuårio para finalizar a compra na loja.

Agora, a aposta Ă© o Instagram Shop. A ferramenta que permite comprar produtos de marcas e criadores de conteĂșdo com mais facilidade — inclusive pagando direto pelo App.

Em breve os vendedores e marcas tambĂ©m poderĂŁo marcar os produtos de sua loja no catĂĄlogo do Facebook para que eles sejam exibidos na parte inferior das transmissĂ”es ao vivo no Instagram. As pessoas poderĂŁo tocar facilmente para saber mais e comprar. 

Mais possibilidades para mensagens

O chefe do Instagram deixou claro que eles entenderam que a forma como as pessoas se conectam com seus amigos mais próximos mudou. Essa relação tem migrado, cada vez mais, do feed para as mensagens.

Assim, nós jå vimos a integração do Direct do Instagram com o Messenger do Facebook, o que possibilitou interagir com os amigos das duas redes sociais sem precisar alternar entre os aplicativos.

Essa integração também levou todos os recursos do Messenger para o Instagram, como as figurinhas de selfies animadas e o modo temporårio. Mas, de acordo com o chefe, ainda tem mais atualizaçÔes vindo aí. Então, vale ficar atento!

Como fazer marketing no Instagram em sua nova fase?

O Instagram estĂĄ enviando uma mensagem clara para usuĂĄrios, produtores de conteĂșdo e tambĂ©m para as marcas: ele nĂŁo quer mais ser visto como um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Porisso, a rede social vem adotando diversas novas atualizaçÔes para se consolidar como um aplicativo de entretenimento geral. E, quanto mais rĂĄpido vocĂȘ entender isso, mais rĂĄpido vai aprender como fazer marketing no Instagram.

Mas a boa notĂ­cia Ă© que vocĂȘ nĂŁo estĂĄ sozinho nesta jornada! Agora que jĂĄ conversamos sobre como vai ser o novo Instagram, nĂłs vamos te dar algumas dicas para adaptar suas estratĂ©gias de marketing para estas mudanças.

Respira fundo, pega um café e continua com a gente para entender como se posicionar neste novo cenårio!

Acompanhe as tendĂȘncias

NĂŁo tente remar contra a marĂ©: resistir Ă s mudanças nĂŁo vai fazer com que elas deixem de surgir. O Instagram jĂĄ mostrou que acompanha as novas tendĂȘncias e o seu marketing sĂł serĂĄ eficaz se vocĂȘ acompanhar tambĂ©m.

Dessa forma, esteja atento às movimentaçÔes dos usuårios. Perceba o que estå ganhando força e o que estå perdendo. Pesquise sobre as atualizaçÔes, sobre o que estå fazendo sucesso fora do país e o que pode chegar aqui.

Afinal, muitas pessoas só se preocupam com a mudança quando ela jå estå batendo na porta e planejam estratégias de marketing semanas depois que todo o mercado jå se transformou para atender a demanda. 

Para entender como fazer marketing no Instagram Ă© preciso acompanhar as tendĂȘncias. Em uma rede social que estĂĄ em constante evolução para atender o usuĂĄrio, quem nĂŁo se atualiza, inevitavelmente fica para trĂĄs.

Produza mais conteĂșdo visual

Afinal, jĂĄ ficou claro para todos nĂłs que este Ă© o formato mais popular nesta fase das mĂ­dias sociais. Isso nĂŁo significa que vocĂȘ deve produzir apenas vĂ­deos, mas que eles precisam estar dentro do seu planejamento.

O Instagram foi claro e objetivo ao dizer que vai priorizar este tipo de conteĂșdo em relação aos outros. Ele deu a fĂłrmula mĂĄgica para aumentar o engajamento neste novo momento, vocĂȘ sĂł precisa executar!

Mas isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ vai precisar copiar as coreografias do TikTok para saber como fazer marketing no Instagram. Pense: Como vocĂȘ pode levar um conteĂșdo de valor para o seu pĂșblico por meio dos vĂ­deos?

Mostre seus bastidores, faça vlogs, perguntas e respostas, tutoriais, dĂȘ dicas curtas, apresente algum produto, passe alguma informação. Existe uma infinidade de possibilidades. Escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e vĂĄ em frente!

Desbrave todas as ferramentas da plataforma

O Instagram estĂĄ sempre se reinventando para potencializar a experiĂȘncia do usuĂĄrio na plataforma. NĂłs jĂĄ vimos o quanto ele Ă© estratĂ©gico e preciso. Por isso, acredite, todas as ferramentas tĂȘm um propĂłsito!

Sempre que esta rede social lança uma nova função, Ă© porque ela reconheceu que Ă© isto que os usuĂĄrios tĂȘm buscado em outras plataformas. Por isso, Ă© tĂŁo importante estar atento Ă s atualizaçÔes.

O Instagram ajuda a crescer quem ajuda ele a crescer. Nesse sentido, ele reconhece os usuårios que exploram essa opção e os privilegia com mais entrega e, consequentemente, mais engajamento.

Produzir materiais em diversos formatos tambĂ©m pode te ajudar a entender como o seu pĂșblico prefere consumir informação na rede. Assim, vocĂȘ vai conseguir falar diretamente com a sua persona.

Dessa forma, na hora de planejar como fazer marketing no Instagram, Ă© fundamental que vocĂȘ tenha uma estratĂ©gia 360Âș e desbrave todas as ferramentas que o aplicativo pode oferecer.

Entenda a jornada de compra da sua persona

Entender a jornada de compra da sua persona Ă© essencial para que vocĂȘ consiga se comunicar com ela de maneira mais eficaz em qualquer fase do Instagram. 

Antes de finalizar uma compra, as pessoas, geralmente, passam por 4 estĂĄgios:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisĂŁo de compra.

Conhecer como a sua persona se comporta em cada uma destas etapas Ă© importante porque vai te ajudar a produzir conteĂșdo especĂ­fico para o momento de compra em que vocĂȘ deseja focar.

Assim, vocĂȘ pode usar as constantes atualizaçÔes do Instagram para potencializar ainda mais as suas estratĂ©gias, fazendo o algoritmo trabalhar a favor do seu funil de vendas.

Converse com o pĂșblico sobre temas que ele se interessa

Desenvolva no seu storytelling uma maneira de se comunicar com o seu pĂșblico. Seja por meio de caixinhas de perguntas, comentĂĄrios ou directs, o importante Ă© vocĂȘ conhecer qual Ă© o desejo da sua audiĂȘncia.

Dessa forma, se vocĂȘ conseguir identificar os temas de interesse do seu pĂșblico, ficarĂĄ muito mais fĂĄcil entender como fazer marketing no Instagram de uma maneira assertiva independente das atualizaçÔes.

Neste momento em que os vĂ­deos prometem mais entrega, por exemplo, vocĂȘ pode adotar este formato para trabalhar os assuntos pelos quais a sua audiĂȘncia tem maior desejo de aprender ou acompanhar.

Assim, vocĂȘ agrada o Instagram ao usar as novas ferramentas ao mesmo tempo em que educa o seu pĂșblico com um conteĂșdo de valor. Tudo isso sem precisar recorrer a estratĂ©gias que nĂŁo tem a ver com a sua marca.

Com uma boa estratĂ©gia, vocĂȘ consegue ser relevante no Instagram 

Lembre-se: o algoritmo do Instagram nĂŁo Ă© seu inimigo. A plataforma estĂĄ falando abertamente o que vocĂȘ deve fazer para crescer no aplicativo e conquistar mais autoridade. Escute!

Esteja atento Ă s mudanças e, principalmente, nĂŁo lute contra elas. Quanto mais cedo vocĂȘ adaptar a sua marca Ă s atualizaçÔes da rede social, mais relevĂąncia vocĂȘ conquista dentro da plataforma.

Tudo Ă© uma questĂŁo de estratĂ©gia! Invista no marketing de conteĂșdo, em um projeto de SEO para Instagram e em construir uma relação significativa e verdadeira com a sua audiĂȘncia.

Estes são os pilares que vão te ajudar a conquistar uma presença digital forte e consolidada dentro do aplicativo, independente das mudanças que ainda venham pela frente.

Agora que vocĂȘ entendeu como vai ser o novo Instagram, que tal começar a adaptar a sua estratĂ©gia de marketing? Fale agora com o nosso consultor de marketing digital e nĂŁo fique para trĂĄs neste novo momento das redes sociais.

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