Skip to content
Saiba-tudo-sobre-buzz-marketing
18 de junho de 2021

Saiba tudo sobre Buzz Marketing

18 de junho de 2021

Saiba tudo sobre Buzz Marketing

Navegue por tópicos

O Buzz Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem como propósito captar a atenção do público-alvo de uma marca e fazer com que ele fale voluntariamente sobre determinado produto ou campanha. Ou seja, para colocar as ações na “boca do povo” e não sair da mente dos clientes, são utilizados gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados a curto e longo prazo.  

Calma! Temos um exemplo clássico para te explicar sobre essa estratégia! Sabe quando, de repente, toda sua equipe de trabalho ou amigos começa a falar sobre o mesmo assunto? Essa é a reação que o Buzz Marketing produz.  

Com a ampliação do ambiente online e os novos recursos, as marcas têm investido em campanhas que gerem interação e muito engajamento por meio de comentários, visualizações e compartilhamentos.  

Assim, os negócios conquistam popularidade de forma planejada. Quanto mais uma ação for o assunto nas redes sociais (e fora delas), melhor!  

Se interessou pelo assunto e quer aplicar na sua empresa? Neste blog, iremos explicar como funciona o Buzz Marketing, quais as vantagens e como colocar em prática!  

Vem! Vamos começar agora. 

O que é Buzz Marketing?

Para começar, precisamos compartilhar uma curiosidade com você!  

O nome não é à toa: “buzz” remete e significa burburinho, comentários, animação em torno de um assunto.  

Então, o Buzz Marketing é uma estratégia com foco em produzir assuntos sobre marcas ou produtos. A ideia é a seguinte: os consumidores, seguidores e leads devem conversar sobre algo que a empresa fez recentemente. 

Com isso, o nome do negócio é colocado em destaque, e o efeito é instantâneo com mais pessoas se interessando e se engajando com a ação, por exemplo.  

Por isso, uma das táticas e essências do Buzz Marketing é o planejamento! Todo trabalho é arquitetado para alcançar a projeção, reação e impacto sobre o público-alvo.  

Claro, um viés negativo ou um desenrolar prejudicial pode acontecer. Mas, é uma abordagem muito estratégica para ações de Marketing. 

O segundo princípio do Buzz Marketing é a criatividade! Um assunto só é repercutido se é interessante. E identificar isso parte de um conhecimento profundo sobre a persona da sua empresa.  

Por isso, vamos conversar agora sobre como traçar uma estratégia criativa e impactante. 

Qual é o foco do Buzz Marketing?

Vamos direto ao assunto, afinal você deve estar ansioso(a) para saber quem exatamente o Buzz Marketing quer captar.  

O objetivo é atrair dois tipos específicos de consumidores: 

  1. Pioneiros 
  1. Early adopters 

Basicamente se trata de dois grupos de consumidores e públicos abertos e dispostos a experimentar novidades do mercado!  

Ou seja, acontece uma reação em cadeia: uma empresa faz um barulho, capta a atenção dos pioneiros e early adopters, e eles se tornam os primeiros clientes do produto lançado, por exemplo. 

Portanto, o segundo desafio é conquistar e fidelizar esses clientes. Se o objetivo for alcançado, a empresa garante uma escalada rumo aos sucessos já que o assunto irá repercutir por meio deles e novas pessoas ficarão interessadas. 

Conheça os principais Gatilhos do Buzz Marketing

Como conversamos, uma das táticas do Buzz Marketing é implementar os gatilhos mentais na produção de conteúdo e nas campanhas de produtos ou serviços.  

Por trás de cada ação que vira assunto, existe uma análise completa de comportamentos e efeitos. 

publicitário Mark Hughes foi um dos profissionais que revelou a maneira como o Buzz Marketing é feito. Segundo ele, há seis gatilhos ou “botões” fundamentais nessa estratégia. 

A seguir, vamos conhecer quais são e entender por que eles são os pilares para o sucesso de qualquer burburinho digital!   

O Tabu

O botão do tabu é ativado quando uma campanha aciona um assunto proibido! Ou melhor, assuntos polêmicos e controversos que motivam as pessoas a se posicionarem e debaterem. 

Por isso, atenção: tome cuidado e planeje bem! Assuntos que vão contra minorias ou são preconceituosos, por exemplo, hoje já não têm espaço e podem gerar um efeito extremamente negativo para a marca, principalmente nas redes sociais.  

Vale o lembrete para você: desconstruir tabus é diferente de criar rivalidades! Não crie estratégias rasas e problemáticas para que a sua marca seja falada. 

O Incomum

O nome já é claro. O botão do incomum é ativado quando o público recebe algo que foge dos padrões! 

Se o seu produto é revolucionário ou tem uma novidade que se destaca do restante do mercado, vale a pena apostar nesse gatilho para garantir conversões.  

Portanto, nada de vender promessas que não se sustentam ou que sejam falaciosas.  

Os pactos com o público são sempre sagrados no Marketing Digital, e a quebra de confiança torna-se difícil de ser recuperada.  

O Extraordinário  

Sabe quando você vê algo incrível, positivo e que te proporciona satisfação como cliente? Esse é o efeito e proposta do botão do extraordinário!  

Assim, o burburinho é provocado por um grande diferencial oferecido via produto ou campanha. 

O Chocante

O botão do chocante é um dos mais comuns. Tudo o que é inesperado e surpreendente choca o público e produz comentários!  

Portanto, tenha cuidado novamente para gerar um buzz positivo, e não reações negativas. 

O Hilário

Coisas engraçadas, divertidas e descontraídas têm um alto poder de atração e resultam em respostas positivas.  

O botão de hilário ajuda a construir campanhas engraçadas que caem no gosto popular e geram muito engajamento.  

O Segredo

O público de Marketing Digital exige participação, e nada melhor do que um segredo para construir essa relação!  

O gatilho do segredo gera a necessidade de interação ao captar a atenção e convidar os clientes para descobrir, investigar e se informar sobre assuntos e produtos. 

Por que o Buzz Marketing é eficaz?

Para te ajudar a entender definitivamente como e por que o Buzz Marketing é eficaz, preparamos uma lista com 5 vantagens que essa estratégia proporciona à sua empresa. 

Confira, a seguir, e espie como a sua marca vai alcançar uma projeção transformadora!  

Conteúdo abrangente e alcance estratégico

Como mencionamos, o Buzz Marketing é uma bola de neve: um grupo inicial fala sobre seu produto ou ação para outros contatos. 

Esses amigos querem fazer parte e repassam a informação. Se a campanha for positiva e alcançar um grande número de pessoas, o objetivo será cumprido.  

Porém, o diferencial e o foco são o alcance estratégico. O seu planejamento visa a um público-alvo muito bem definido.  

E é justamente isso que trará conversões e reações positivas para a autoridade da sua marca.  

As pessoas têm medo de perder

A escassez também é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem. 

O medo de perder algo motiva o público a agir mais até do que a ideia de ganhar algo de valor similar. 

Ou seja, é possível causar uma reação esperada com o Buzz Marketing por meio do medo da perda. 

O público irá querer se manter atualizado sobre o assunto lançado ou produto e irá engajar a ação! 

Fenômeno Baader-Meinhof

Calma! O nome pode parecer difícil ou estranho, mas você vai entender perfeitamente do que se trata o fenômeno, afinal já vivenciou ele.  

Lembre-se de uma situação muito comum: você decidiu comprar um carro vermelho e, agora, toda vez que caminha pela rua, nota carros vermelhos no sinal ou nos estacionamentos, por exemplo.  

Não. O número de carros vermelhos circulando não aumentou. Foi apenas a sua mente que se atentou para algo novo, e o seu cérebro está reforçando essa formações recém-adquiridas.  

Portanto, o fenômeno do Baader-Meinhof acontece quando você é exposto a informações totalmente novas, principalmente se achar interessante e o seu cérebro perceber. 

Assim, o Baader-Meinhof também está presente no buzz marketing!  

Você identifica uma nova tendência e quer fazer parte. Seja engajando o assunto ou consumindo o produto!  

Credibilidade para a sua marca

Uma prova social de um consumidor vale ouro (e muitas conversões) no Marketing Digital! Cliente acredita em cliente. Nunca se esqueça. 

Lembra que o Buzz Marketing foca em pioneiros e early adopters?  

Graças aos comentários e depoimentos de consumidores sobre produtos e serviços do seu negócio, novas pessoas irão conhecer e ter confiança para efetivar uma compra.  

Essas recomendações e alcances auxiliam a sua empresa a construir e solidificar seu pensionamento e autoridade frente à concorrência e a novos públicos.  

Ou seja, ações de Buzz Marketing também significam a conquista de um selo de qualidade!  

Conclusão  

Bom, sem dúvidas o Buzz Marketing é uma importante arma para as empresas conquistarem a atenção do consumidor, aumentando seu posicionamento e gerando engajamento. 

Com a facilidade de conexão e comunicação do mundo atual, a visibilidade proporcionada é essencial para sua marca. 

Afinal, para uma marca ser lembrada ela precisa ser conhecida de alguma forma.  

Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender sobre a importância de ações impactantes e memoráveis para os clientes.  

Se você quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato!  

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress