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Grupos de engajamento no Instagram: vale a pena participar?
21 de maio de 2021

Grupos de engajamento no Instagram: vale a pena participar?

Grupos de engajamento no Instagram: vale a pena participar?
21 de maio de 2021

Grupos de engajamento no Instagram: vale a pena participar?

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Os grupos de engajamento no Instagram parecem ser uma alternativa tentadora e fácil para conquistar mais comentários e curtidas nas suas redes sociais. Na verdade, os grupos de engajamento “passam a impressão” de que tudo está a mil maravilhas. No final das contas, eles prejudicam as métricas do seu perfil e ainda podem impedir que as suas vendas cresçam. 

Sejamos honestos: se houvesse um truque para aumentar instantaneamente o seu envolvimento com o Instagram durante a noite, qualquer um de nós seria o primeiro da fila.  

Pensando nisso, você provavelmente já ouviu falar em grupos de engajamento no Instagram, certo?  

Essa estratégia promete aumentar drasticamente os comentários e curtidas das suas postagens. 

Muitas pessoas apostam em grupos de engajamento para tentar driblar o algoritmo do Instagram, que prioriza as postagens com mais engajamento e abandonou o feed cronológico. 

Os grupos de engajamento no Instagram parecem ser o truque perfeito para engajar o algoritmo, mas será que eles realmente valem a pena? 

No texto de hoje, você descobrirá se os grupos de engajamento são realmente uma um recurso viável ou se você deve abandonar essa ideia de vez.  

Pegue o cafezinho e venha conosco desbravar o mundo do engajamento no Instagram!  

O que são grupos de engajamento no Instagram?

Grupos de engajamento são, como o nome diz, grupos de usuários do Instagram que se unem para ajudar a aumentar o engajamento no conteúdo uns dos outros.  

Isso é feito por meio de curtidas, comentários ou simplesmente pelo ato de seguir o perfil. 

A quantidade de pessoas em cada grupo de engajamento no Instagram pode variar. Existem grupos com mais de 1.000 usuários ativos e aqueles que têm cerca de 50 ou menos.  

Independentemente do número de usuários por grupo, todos possuem o mesmo objetivo: aumentar o engajamento. 

Cada grupo de engajamento tem as suas próprias regras, e as 3 mais comuns são:  

  1. Não ultrapasse o limite de conteúdo que pode ser enviado por dia. 
  1. Não use o grupo para bater papo sobre assuntos aleatórios. 
  1. Não seja desonesto. Comente e curta as fotos dos outros da mesma maneira que eles engajam no seu conteúdo. 

Vale a pena participar de grupos de engajamento?  

Todo usuário ativo no Instagram sabe que a rede social mudou seu algoritmo.  

Agora, em vez de mostrar o conteúdo em ordem cronológica, o sistema destaca as postagens que ele acredita serem mais relevantes. 

Em outras palavras, o algoritmo prioriza conteúdos de contas que estão com alto engajamento. 

Dessa forma, desde que a mudança foi instaurada, os usuários e marcas têm tentado, cada vez mais, construir estratégias que aumentem o engajamento dos seus perfis na rede.  

Foi assim que surgiram os grupos de engajamento no Instagram!  

Como já dissemos, eles são uma alternativa tentadora. Sua proposta é gerar engajamento para os conteúdos dos usuários participantes dos grupos.  

Na teoria, essa ideia pode funcionar. Afinal, quanto mais curtidas e comentários você ganha em uma postagem, mais você sinaliza para o Instagram que o seu conteúdo é interessante.  

Mas, na prática, os grupos de engajamento no Instagram realmente valem a pena? 

A resposta dos especialistas é não! Nos tópicos abaixo, nós explicamos o porquê.  

Por que grupos de engajamento não são uma boa opção?

Apesar de parecerem a opção perfeita para usuários do Instagram conseguirem um bom engajamento, os grupos não são uma boa opção.  

Os grupos de engajamento no Instagram são uma maneira muito atraente de conquistar muitas curtidas e muitos comentários nas postagens na rede. No entanto, eles são uma armadilha da qual você deve escapar para garantir a qualidade do seu perfil.  

Adiantamos logo 3 motivos básicos para não usar grupos de engajamento no Instagram: 

  • Os grupos não produzem resultados significativos. 
  • Os grupos criam um engajamento suspeito.  
  • O algoritmo do Instagram é inteligente o bastante para descobrir o que você está fazendo.  

Mesmo com esses motivos, você ainda não está convencido(a) de que grupos de engajamento no Instagram são uma furada?  

Então continue lendo o texto! Chegou a hora de analisar os detalhes dessa armadilha e te explicar o que você deveria fazer em vez de cair nela.  

O engajamento não é real

Usando grupos de engajamento, você recebe comentários e curtidas de pessoas programadas para fazer isso. Assim, você não obtém um engajamento real

Ou seja, você não conquista um engajamento que, de fato, impacte positivamente a sua marca. Portanto, não há motivo para se orgulhar das métricas do seu perfil.  

Você não consegue pessoas interessadas no seu conteúdo

Nos grupos, as pessoas que se engajam no seu perfil, não estão realmente interessadas nas postagens.  

Só para você ter uma ideia, na maioria das vezes, o conteúdo não é sequer lido. Imagine o desperdício de tempo e esforço da sua parte! 

As interações forjadas não possibilitam que você venda mais

Pessoas programadas para engajar no seu conteúdo não representam possíveis compradores.  

Assim, fica mais difícil você aumentar as suas vendas. A razão disso é que os seguidores que realmente leem seu conteúdo são provenientes de grupos de engajamento no Instagram. 

Qual é o segredo para conseguir engajamento real no Instagram?  

Agora sim você já concorda que grupos de engajamento no Instagram não são uma opção vantajosa, correto?  

Só para deixar bem claro: essa estratégia não é eficaz para você conquistar pessoas interessadas no seu conteúdo, muito menos para aumentar as vendas. 

Neste momento, você deve estar perguntando: como fazer isso de um modo seguro e que realmente funcione?  

Nós temos as respostas para você! Confira 5 dicas matadoras para aumentar seu engajamento no Instagram (sem usar grupos, por favor)! 

1) Planejamento

Se você quer crescer no Instagram, você deve planejar com antecedência o seu conteúdo. 

As vantagens de um bom planejamento de conteúdo incluem: 

  • melhora da consistência das postagens. 
  • aumento do público seguidor. 
  • fortalecimento da autoridade da marca. 
  • alavancagem das pontuações em SEO.  

E aí? Ficou convencido(a) de que um planejamento de conteúdo é benéfico para as suas redes? 

2) Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo não é mais uma qualidade e um diferencial de marca, e sim uma necessidade.  

Quer produzir conteúdo que engaje os seus leitores? Quer conquistar mais visitas nas suas redes?  

Então, você precisa investir em conteúdo de valor e que interesse a sua audiência.  

3) Desbrave as ferramentas do Instagram

O Instagram quer que você utilize, ao máximo, todas as ferramentas que ele disponibiliza.  

Portanto, que tal você dar uma chance para o reels, para o IGTV e para todas as ferramentas que a rede disponibiliza? 

Crie uma estratégia específica para cada uma e conquiste um público engajado.  

4) Seja constante

Ser constante é uma das chaves de ouro para qualquer um crescer no Instagram.  

Mantenha um intervalo regular nas suas publicações.  

Assim, o Instagram entenderá que você é um(a) usuário(a) ativo(a) e mostrará suas publicações para mais pessoas.  

5) Conheça os interesses dos seus seguidores

Conhecer as vontades e necessidades do seu público-alvo é fundamental para você produzir o conteúdo que ele realmente deseja receber.  

Faça enquetes, use recursos de CTA e faça uma pesquisa com os seguidores. Uma vez que você entende os seus principais interesses, você pode produzir um conteúdo realmente engajador.  

Esperamos que o post de hoje tenha sido útil e que você tenha conseguido esclarecer suas principais dúvidas sobre engajamento no Instagram.  

Caso você pensava de outra maneira, esperamos também que tenha finalmente entendido que grupos de engajamento são uma furada.  

No blog da Contato, você encontra os melhores conteúdos sobre Marketing Digital! Confira sempre nossas análises para você implementar as estratégias mais certeiras na sua marca! 

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