Storytelling pode ser definido como arte. Quando vocĂŞ conta histĂłrias sobre os valores e propĂłsitos da sua empresa, isso faz com que o pĂşblico se conecte instantaneamente com a sua marca.
Quando o seu público ouve uma história interessante e atrativa envolvendo o seu negócio, isso permite que ele assemelhe as experiências a sua vida real, estabelecendo uma relação mais próxima e fiel com a sua marca.
É fato: contar histórias faz parte da cultura humana desde que existimos. As primeiras histórias, por exemplo, eram faladas em voz alta e transmitidas de geração e geração. Hoje, por outro lado, existem recursos que possibilitam que uma única história atravesse continentes e se torne conhecida em todo o mundo.
Ou seja, o Storytelling Ă© uma grande parte das nossas vidas; Ă© por isso que assistimos tantos filmes e lemos livros.
Nesse sentido, ele tem um impacto eficiente na percepção do público, e é por essa razão que devemos traçar estratégias assertivas para aplicá-lo dentro do nosso negócio. Pensando nisso, preparamos um guia definitivo de Storytelling com as principais dicas para você elaborar um plano de Marketing transformador com essa técnica.
O que Ă©Â Storytelling?
Resumidamente, o Storytelling pode ser definido como uma técnica de comunicação com o objetivo de despertar o interesse dos destinatários com histórias interessantes e comunicar informações facilmente.
Além disso, o Storytelling também é usado nas empresas para trabalhar o Endomarketing com os colaboradores. Cursos de treinamento e apresentações, bem como valores, conhecimento e cultura corporativa podem ser comunicados de maneira mais eficiente por meio da narrativa de histórias.
Mas por que essa técnica narrativa é tão eficaz quando usada em todos os setores e disciplinas?
Quais as vantagens do Storytelling? Â
Ao contar histórias, você pode levar os ouvintes em uma jornada, entretê-los e educá-los.
Da mesma forma, utilizar o Storytelling no Marketing da sua empresa funciona assertivamente, uma vez que você está dando a um produto, empresa ou ideia uma forma empolgante, interessante e significativa.
Quando vocĂŞ conta histĂłrias, os produtos, ideias ou tradições da sua empresa podem ser transmitidos de maneira mais emocional e fácil, e vocĂŞ cria uma conexĂŁo mais amigável com o pĂşblico. Â
O que faz um bom Storytelling?
Uma boa histĂłria Ă© aquela que prende o leitor do inĂcio ao fim e, de quebra, ainda constrĂłi uma relação de proximidade com ele.
Um storytelling Ă© efetivo quando ele cumpre a proposta de entreter o pĂşblico.
Se você consegue fazer isso ao contar a história da sua empresa e dos seus produtos, você está no caminho certo!
Agora, vamos conhecer o porquê de o storytelling ser tão importante em estratégias de Marketing!
Vem comigo, caro leitor!
Por que o Storytelling é importante no Marketing?
Não há discussão. Qualquer técnica que faça uma marca se conectar diretamente com o público é importante.
Sendo assim, o storytelling Ă© uma ferramenta mais que eficiente para fidelizar consumidores e encantar potenciais leads.
Em outras palavras, uma marca que trabalha um bom storytelling, cria conexões com os consumidores para que eles queiram saber mais e mais sobre a empresa, bem como incorporá-la no seu dia a dia.
Mas o que exatamente eu estou ganhando trabalhando a narrativa de histĂłrias no meu negĂłcio?
VocĂŞ trabalha a criatividade do leitor Â
A maioria das pessoas pode concordar: as campanhas de marketing geralmente tĂŞm melhor desempenho quando tĂŞm um elemento de criatividade.
Basta olhar para a campanha de Natal da Guaraná Antarctica!Â
O time de Marketing da marca trabalhou muito bem a criatividade nesse comercial, que fez muito sucesso nas redes, uma vez que vários elementos de memes, tendências e afins foram aplicados junto a uma música divertida cantada por Paula Fernandes – que já havia feito sucesso nas redes virando meme pela versão brasileira de Shallow, da cantora americana Lady Gaga.
O resultado foi uma campanha que se aproximou do pĂşblico das redes sociais e promoveu a marca sem necessariamente fazer isso.
VocĂŞ cria conexões pessoais com o leitor Â
Quando as pessoas seguem uma história, tendem a fazer conexões pessoais com ela.
Se o público pode relacionar-se com os personagens ou se a narrativa é relevante para suas vidas, uma resposta pessoal de um cliente ao seu material de marketing pode alinhá-los e criar uma conexão com a sua marca.
Por exemplo, na campanha Retratos da Real Beleza, um artista forense faz desenhos de pessoas de acordo com as descrições que elas mesmas fornecem. Depois, ele faz novos desenhos de acordo com a descrição de outras pessoas.
Os resultados foram tocantes e criaram uma conexĂŁo imediata com o pĂşblico, que se emocionou com o comercial e refletiu sobre questões envolvendo autocrĂtica e autoaceitação.
É uma maneira de vender sem vender
As campanhas de marketing que contam histĂłrias tĂŞm o benefĂcio adicional de nĂŁo precisar girar em torno da venda de produtos ou serviços.
Uma campanha envolvente, divertida e emocional que conta a histĂłria de uma marca pode ajudar a fazer com que os clientes em potencial comprem os produtos da marca em detrimento a outras.
Usando o storytelling, as marcas vendem sem necessariamente vender. Â
Como construir um bom Storytelling para a minha marca?
Agora que vocĂŞ já sabe os benefĂcios de um bom storytelling para a sua marca, aposto que vocĂŞ está curioso para saber como construir um. Acertei?
EntĂŁo vem comigo desbravar as principais dicas para construir uma narrativa de sucesso para a sua marca!
Relacione a histĂłria aos propĂłsitos do seu negĂłcio
Quando for criar uma narrativa para a sua marca, busque sempre relacionar a histĂłria com os valores da sua marca.
Por exemplo, se a sua marca vende perfumes, elabore um storytelling que inclua o ato de presentear entes queridos com perfumes como um bom momento entre famĂlia.
Utilize recursos de narração
Quando você utiliza recursos de narração para contar histórias para o seu público, você faz com que ele fique mais envolvido com o que está vendo/ouvindo/lendo, uma vez que ele entende a hierarquia das informações e o desenvolvimento do storytelling.
EntĂŁo, quando for contar histĂłrias para o seu pĂşblico, busque sempre deixar esse processo o mais fácil e prazeroso possĂvel para os clientes por meio de recursos de narração!
Gatilhos Mentais Â
Usar gatilhos mentais sempre Ă© uma boa ideia quando se trata de Marketing.
No que diz respeito a prática de storytelling, utilizar gatilhos mentais de reciprocidade, empatia e afinidade pode ser muito eficiente para envolver o leitor com a sua história.
Absorva referĂŞncias da Cultura Pop
Usar referências nos seus textos e/ou nas suas campanhas é uma ótima maneira de você fazer com que o seu conteúdo seja compartilhado nas redes sociais, uma vez que os usuários vão identificar referências nele.
Por que o Storytelling deve ser uma prioridade para a sua marca?
Contar histórias é uma experiência humana fundamental que une as pessoas e impulsiona conexões mais fortes e profundas.
Desde a história mais antiga registrada, contar histórias foi um método usado pelos homens das cavernas para se comunicar, educar, compartilhar e conectar.
Do mesmo modo, contar histórias é um método poderoso de aprendizagem. Uma das coisas únicas nas histórias é que elas transmitem conhecimento e significado.
Portanto, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa que permite aos profissionais de marketing entender o que está acontecendo no mercado e o que isso significa para o cliente, consumidor, sociedade, marca e empresa.
Leia também: Descubra por que você está perdendo clientes em potencial
O Storytelling pode ser muito benéfico para o seu negócio
O storytelling pode impulsionar o seu público para uma ação desejada e ajudar sua marca a alcançar o sucesso.
Cada marca de sucesso hoje tem a iniciativa de contar histórias, uma vez que essa estratégia de conteúdo cria um apego emocional a uma empresa.
Assim, os resultados financeiros da marca são aumentados, e você consegue criar uma relação de proximidade e confiança com o seu público.
Logo, com boas estratĂ©gias de storytelling aplicadas no seu negĂłcio, vocĂŞ sĂł tem benefĂcios para a sua empresa e, de quebra, fideliza o pĂşblico certo.
Use o storytelling como um aliado e transforme os resultados da sua empresa!
Esperamos que o texto de hoje o tenha ajudado a entender a importância de contar histĂłrias no Marketing. Se vocĂŞ quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato e se aprofunde nos mais variados assuntos para montar uma estratĂ©gia de sucesso para a sua empresa!Â