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Storytelling: descubra a importância da narrativa no Marketing Digital
11 de junho de 2021

Storytelling: descubra o que é e saiba como aplicar na sua estratégia de Marketing

Storytelling: descubra a importância da narrativa no Marketing Digital
11 de junho de 2021

Storytelling: descubra o que é e saiba como aplicar na sua estratégia de Marketing

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Storytelling pode ser definido como arte. Quando vocĂŞ conta histĂłrias sobre os valores e propĂłsitos da sua empresa, isso faz com que o pĂşblico se conecte instantaneamente com a sua marca.  

Quando o seu pĂşblico ouve uma histĂłria interessante e atrativa envolvendo o seu negĂłcio, isso permite que ele assemelhe as experiĂŞncias a sua vida real, estabelecendo uma relação mais prĂłxima e fiel com a sua marca.  

É fato: contar histĂłrias faz parte da cultura humana desde que existimos. As primeiras histĂłrias, por exemplo, eram faladas em voz alta e transmitidas de geração e geração. Hoje, por outro lado, existem recursos que possibilitam que uma Ăşnica histĂłria atravesse continentes e se torne conhecida em todo o mundo.  

Ou seja, o Storytelling Ă© uma grande parte das nossas vidas; Ă© por isso que assistimos tantos filmes e lemos livros.  

Nesse sentido, ele tem um impacto eficiente na percepção do pĂşblico, e Ă© por essa razĂŁo que devemos traçar estratĂ©gias assertivas para aplicá-lo dentro do nosso negĂłcio. Pensando nisso, preparamos um guia definitivo de Storytelling com as principais dicas para vocĂŞ elaborar um plano de Marketing transformador com essa tĂ©cnica.  

O que é Storytelling?

Resumidamente, o Storytelling pode ser definido como uma tĂ©cnica de comunicação com o objetivo de despertar o interesse dos destinatários com histĂłrias interessantes e comunicar informações facilmente. 

AlĂ©m disso, o Storytelling tambĂ©m Ă© usado nas empresas para trabalhar o Endomarketing com os colaboradores. Cursos de treinamento e apresentações, bem como valores, conhecimento e cultura corporativa podem ser comunicados de maneira mais eficiente por meio da narrativa de histĂłrias.  

Mas por que essa tĂ©cnica narrativa Ă© tĂŁo eficaz quando usada em todos os setores e disciplinas? 

Quais as vantagens do Storytelling?  

Ao contar histĂłrias, vocĂŞ pode levar os ouvintes em uma jornada, entretĂŞ-los e educá-los. 

Da mesma forma, utilizar o Storytelling no Marketing da sua empresa funciona assertivamente, uma vez que vocĂŞ está dando a um produto, empresa ou ideia uma forma empolgante, interessante e significativa.   

Quando você conta histórias, os produtos, ideias ou tradições da sua empresa podem ser transmitidos de maneira mais emocional e fácil, e você cria uma conexão mais amigável com o público.  

O que faz um bom Storytelling?

Uma boa histĂłria Ă© aquela que prende o leitor do inĂ­cio ao fim e, de quebra, ainda constrĂłi uma relação de proximidade com ele.  

Um storytelling Ă© efetivo quando ele cumpre a proposta de entreter o pĂşblico.  

Se vocĂŞ consegue fazer isso ao contar a histĂłria da sua empresa e dos seus produtos, vocĂŞ está no caminho certo! 

Agora, vamos conhecer o porquĂŞ de o storytelling ser tĂŁo importante em estratĂ©gias de Marketing!  

Vem comigo, caro leitor! 

Por que o Storytelling é importante no Marketing?

NĂŁo há discussĂŁo. Qualquer tĂ©cnica que faça uma marca se conectar diretamente com o pĂşblico Ă© importante.  

Sendo assim, o storytelling Ă© uma ferramenta mais que eficiente para fidelizar consumidores e encantar potenciais leads.  

Em outras palavras, uma marca que trabalha um bom storytelling, cria conexões com os consumidores para que eles queiram saber mais e mais sobre a empresa, bem como incorporá-la no seu dia a dia.  

Mas o que exatamente eu estou ganhando trabalhando a narrativa de histĂłrias no meu negĂłcio? 

Você trabalha a criatividade do leitor  

A maioria das pessoas pode concordar: as campanhas de marketing geralmente tĂŞm melhor desempenho quando tĂŞm um elemento de criatividade

Basta olhar para a campanha de Natal da Guaraná Antarctica! 

Guaraná Antarctica - Jingle Bell & Natal Rock on AIGA Member Gallery

O time de Marketing da marca trabalhou muito bem a criatividade nesse comercial, que fez muito sucesso nas redes, uma vez que vários elementos de memes, tendĂŞncias e afins foram aplicados junto a uma mĂşsica divertida cantada por Paula Fernandes – que já havia feito sucesso nas redes virando meme pela versĂŁo brasileira de Shallow, da cantora americana Lady Gaga.  

O resultado foi uma campanha que se aproximou do pĂşblico das redes sociais e promoveu a marca sem necessariamente fazer isso.  

Você cria conexões pessoais com o leitor  

Quando as pessoas seguem uma histĂłria, tendem a fazer conexões pessoais com ela.  

Se o pĂşblico pode relacionar-se com os personagens ou se a narrativa Ă© relevante para suas vidas, uma resposta pessoal de um cliente ao seu material de marketing pode alinhá-los e criar uma conexĂŁo com a sua marca. 

Por exemplo, na campanha Retratos da Real Beleza, um artista forense faz desenhos de pessoas de acordo com as descrições que elas mesmas fornecem. Depois, ele faz novos desenhos de acordo com a descrição de outras pessoas. 

Os resultados foram tocantes e criaram uma conexĂŁo imediata com o pĂşblico, que se emocionou com o comercial e refletiu sobre questões envolvendo autocrĂ­tica e autoaceitação.  

É uma maneira de vender sem vender

As campanhas de marketing que contam histĂłrias tĂŞm o benefĂ­cio adicional de nĂŁo precisar girar em torno da venda de produtos ou serviços.  

Uma campanha envolvente, divertida e emocional que conta a histĂłria de uma marca pode ajudar a fazer com que os clientes em potencial comprem os produtos da marca em detrimento a outras. 

Usando o storytelling, as marcas vendem sem necessariamente vender.  

Como construir um bom Storytelling para a minha marca?

Agora que vocĂŞ já sabe os benefĂ­cios de um bom storytelling para a sua marca, aposto que vocĂŞ está curioso para saber como construir um. Acertei? 

EntĂŁo vem comigo desbravar as principais dicas para construir uma narrativa de sucesso para a sua marca! 

Relacione a histĂłria aos propĂłsitos do seu negĂłcio

Quando for criar uma narrativa para a sua marca, busque sempre relacionar a histĂłria com os valores da sua marca. 

Por exemplo, se a sua marca vende perfumes, elabore um storytelling que inclua o ato de presentear entes queridos com perfumes como um bom momento entre famĂ­lia. 

Utilize recursos de narração

Quando vocĂŞ utiliza recursos de narração para contar histĂłrias para o seu pĂşblico, vocĂŞ faz com que ele fique mais envolvido com o que está vendo/ouvindo/lendo, uma vez que ele entende a hierarquia das informações e o desenvolvimento do storytelling. 

EntĂŁo, quando for contar histĂłrias para o seu pĂşblico, busque sempre deixar esse processo o mais fácil e prazeroso possĂ­vel para os clientes por meio de recursos de narração! 

Gatilhos Mentais  

Usar gatilhos mentais sempre Ă© uma boa ideia quando se trata de Marketing. 

No que diz respeito a prática de storytelling, utilizar gatilhos mentais de reciprocidade, empatia e afinidade pode ser muito eficiente para envolver o leitor com a sua histĂłria. 

Absorva referĂŞncias da Cultura Pop

Usar referĂŞncias nos seus textos e/ou nas suas campanhas Ă© uma Ăłtima maneira de vocĂŞ fazer com que o seu conteĂşdo seja compartilhado nas redes sociais, uma vez que os usuários vĂŁo identificar referĂŞncias nele. 

Por que o Storytelling deve ser uma prioridade para a sua marca?

Contar histĂłrias Ă© uma experiĂŞncia humana fundamental que une as pessoas e impulsiona conexões mais fortes e profundas.  

Desde a histĂłria mais antiga registrada, contar histĂłrias foi um mĂ©todo usado pelos homens das cavernas para se comunicar, educar, compartilhar e conectar.  

Do mesmo modo, contar histĂłrias Ă© um mĂ©todo poderoso de aprendizagem. Uma das coisas Ăşnicas nas histĂłrias Ă© que elas transmitem conhecimento e significado. 

Portanto, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa que permite aos profissionais de marketing entender o que está acontecendo no mercado e o que isso significa para o cliente, consumidor, sociedade, marca e empresa. 

Leia tambĂ©m: Descubra por que vocĂŞ está perdendo clientes em potencial 

O Storytelling pode ser muito benéfico para o seu negócio

O storytelling pode impulsionar o seu pĂşblico para uma ação desejada e ajudar sua marca a alcançar o sucesso.  

Cada marca de sucesso hoje tem a iniciativa de contar histĂłrias, uma vez que essa estratĂ©gia de conteĂşdo cria um apego emocional a uma empresa.  

Assim, os resultados financeiros da marca sĂŁo aumentados, e vocĂŞ consegue criar uma relação de proximidade e confiança com o seu pĂşblico.  

Logo, com boas estratĂ©gias de storytelling aplicadas no seu negĂłcio, vocĂŞ sĂł tem benefĂ­cios para a sua empresa e, de quebra, fideliza o pĂşblico certo.  

Use o storytelling como um aliado e transforme os resultados da sua empresa! 

Esperamos que o texto de hoje o tenha ajudado a entender a importância de contar histórias no Marketing. Se você quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato e se aprofunde nos mais variados assuntos para montar uma estratégia de sucesso para a sua empresa! 

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