Skip to content
descubra_quais_ações_causam_bloqueio_no_instagram
10 de agosto de 2021

Descubra quais as ações que causam bloqueio de conta no Instagram

10 de agosto de 2021

Descubra quais as ações que causam bloqueio de conta no Instagram

Navegue por tópicos

Se você chegou até aqui é provável que já tenha recebido alguma mensagem do tipo “Ação bloqueada, por favor tente novamente mais tarde” ao tentar realizar alguma ação no seu perfil do Instagram, certo? 

Tudo bem, você não foi o único! A verdade é que todo mundo quer aumentar seu engajamento nessa plataforma e, para isso, muitas pessoas acabam recorrendo a ações que podem causar um bloqueio no Instagram

Na maioria das vezes, essas estratégias para enganar o algoritmo causam o efeito contrário e prejudicam a construção da sua marca no meio on-line. Acredite, não existe fórmula mágica para crescer na Internet. 

A lógica é simples: o Instagram quer que a rede social seja usada por pessoas reais que promovam interações humanas verdadeiras. Por isso, ao menor sinal de desrespeito a esse objetivo, seu perfil poderá ser punido. 

As principais ações que podem causar bloqueio são aquelas relacionadas a automação de perfil e prática de spam. E a consequência dessas estratégias pode ir da queda do alcance dos posts à suspensão definitiva da conta.  

Você não quer descobrir na prática qual dessas vai acontecer com você, certo? Então, pegue um café e continue a leitura, pois, no blog de hoje, o nosso papo é sobre ações bloqueadas no Instagram. ☕️

O que é ação bloqueada no Instagram? 

Uma ação bloqueada no Instagram pode ser tudo aquilo que a plataforma entende como uma maneira de enganar o algoritmo para ganhar mais seguidores ou aumentar a visibilidade do perfil em um curto espaço de tempo. 

No geral, essas más práticas de uso da rede social representam uma violação às Diretrizes da Comunidade ou aos Termos de Uso pelos quais você concorda zelar quando insere as informações para criar a sua conta. 

Ferramentas externas para ganho ou compra de seguidores, envios de mensagens em massa, marcações exageradas de outros perfis ou interações com sinais de automatização podem ativar o bloqueio no Instagram

Então, para proteger a sua comunidade dos famosos “bots” e preservar as relações humanas e reais entre os usuários, a plataforma aplica punições às contas que se envolvem em comportamentos entendidos como spam. 

Dessa forma, se o algoritmo entender que um perfil se encaixa nesse comportamento, ele estará sujeito a penalidades como: 

  • redução do alcance orgânico dos posts, diminuindo o engajamento da publicação e o número de curtidas e comentários; 
  • impedimento de publicar, curtir, comentar ou seguir novas contas; 
  • bloqueio temporário do perfil; 
  • suspensão definitiva da conta. 

Quais são os principais motivos de bloqueio no Instagram? 

Para garantir que os usuários evitem qualquer ação que vá contra os princípios de uso da rede, o Instagram não divulga o motivo exato do bloqueio na conta. Por isso, é importante estar atento a qualquer prática suspeita. 

Como já dissemos, a plataforma prioriza conexões saudáveis entre pessoas reais. Dessa forma, qualquer comportamento que, de alguma forma, possa ser entendido como contrário a isso, pode ser uma ação bloqueada no Instagram

Oferecer dinheiro ou brindes em troca de curtidas, seguidores e comentários, por exemplo, é uma das ações que ferem o objetivo de estabelecer relações entre as pessoas dentro do aplicativo. Por isso os sorteios são tão perigosos. 

A verdade é que a lista de ações que podem causar um bloqueio no Instagram é grande, mas, geralmente, é simples identificar como cada uma delas fere os termos de uso da rede. Por isso, fique tranquilo! 

Para te ajudar a saber como identificar uma possível ação bloqueada, separamos algumas das práticas que são mal vistas aos olhos dessa plataforma e que você deve evitar na sua conta. Continua com a gente! 

Automação suspeita na sua conta 

As automações são o carro chefe dos bloqueios no Instagram. Os famosos “bots” são programas desenvolvidos com o objetivo de realizar ações na sua conta para aumentar o engajamento e os seguidores do seu perfil. 

É fácil entender como esse método vai totalmente contra as diretrizes do Instagram, né? Lembre-se sempre que o propósito da rede é fomentar a interação autêntica e verdadeira entre as pessoas, não entre robôs. 

Neste sentido, além de evitar as automações propriamente ditas, evite também se comportar de maneira robótica na plataforma. Afinal, o algoritmo é um sistema e pode cometer erros na interpretação do comportamento. 

Realizar muitas ações repetidas em um curto espaço de tempo, como seguir ou deixar de seguir muitas pessoas ou comentar a mesma coisa em diversos posts pode gerar um sinal de automatização, cuidado! 

Login de IP e dispositivos diferentes 

Se você fizer login a partir de um dispositivo novo e o Instagram não conseguir validar a sua identidade por meio de SMS ou e-mail, ele pode entender que o seu perfil foi hackeado e bloquear a sua conta

Essa é uma medida de proteção do Instagram para proteger a sua integridade. Desta forma, ele não permite que outras pessoas passem por você na plataforma e criem conexões falsas para fins maliciosos. 

Por isso, mantenha seus dados de contato sempre atualizados na rede. Eles serão fundamentais para confirmar a sua identidade sempre que houver qualquer movimentação suspeita no seu perfil. 

Reclamação de usuários 

Se muitos usuários denunciarem a sua conta, isso pode causar um bloqueio no Instagram. Afinal, a plataforma entende que se várias pessoas estão denunciando o seu conteúdo, algo de errado tem ali. 

Um grande número dessas denúncias faz com que o algoritmo fique de olho no seu perfil e, ao menor sinal de comportamento contrário aos termos de uso, sua conta pode ser bloqueada de maneira temporária ou definitiva.  

Por isso, se comporte de maneira educada no Instagram e não incomode outros usuários com mensagens ou comentários em massa. Além disso, certifique-se também de que o seu conteúdo não ofende outras pessoas

O Instagram é uma rede aberta para que as pessoas possam se conectar e estabelecer relacionamentos. Faça isso com bom senso e consentimento dos usuários com quem pretende se relacionar. 

Comentários e mensagens diretas com SPAM 

Enviar mensagens em massa para muitos usuários, marcar pessoas que não te seguem em posts e publicar comentários repetidos em diversos posts podem fazer o Instagram entender o seu comportamento como spam.  

Além disso, entrar em contato repetidamente com as pessoas para fins comerciais sem o consentimento delas também é uma ação bloqueada no Instagram. Ninguém quer ser constantemente incomodado dessa forma. 

Por isso, lembre-se: interação orgânica e espontânea em 1º lugar. Não force a comunicação com usuários que não demonstraram interesse em se conectar com você. Respeite os limites, mesmo em contas empresariais. 

Publicação de conteúdos impróprios 

O Instagram conta com um grande público menor de idade e, por isso, a publicação de qualquer tipo de conteúdo impróprio é uma ação bloqueada na plataforma. A regra vale de nudez artística a violência e conteúdo sexual. 

Mesmo fotos e vídeos de amamentação, partos naturais e nudez parcial de influencers já sofreram punições da rede social. As ações até geraram protestos na rede, mas não alteraram as políticas de privacidade do Instagram. 

A verdade é que o algoritmo também falha e essa punição pode acontecer mesmo em relação a imagens que não tenham contexto de cunho sexual. Ainda assim, concordando ou não, esse tipo de conteúdo é proibido na plataforma. 

Violação de direitos autorais 

O Instagram tem uma política muito clara sobre direitos autorais. Não se pode violar a propriedade intelectual de terceiros dentro da plataforma de acordo com a aplicação de exceções e limitações de cada país. 

No geral, as exceções à regra são as publicações com finalidade de crítica, paródia, reportagem, fins educativos ou de pesquisa. Fora isso, o compartilhamento desse conteúdo é uma ação bloqueada no Instagram

Pasme: isso inclui, inclusive, gravar uma música tocando em segundo plano durante uma festa, show ou qualquer outro tipo de evento. Vamos pensar duas vezes antes de gravar um story do rolê na balada, né? 

Por isso, a melhor opção para evitar passar por um bloqueio no Instagram é publicar sempre conteúdo original e autêntico. Vantagem extra: isso também é ótimo para o crescimento orgânico do seu perfil.

O que fazer quando a conta do Instagram é bloqueada? 

Encontrou o nosso blog tarde demais e a sua conta já foi bloqueada? (Quem manda não acompanhar o blog da Contato? ?). Tudo bem! Nós separamos algumas dicas para te ajudar a resolver o problema.

Apenas em situações muito específicas a conta poderá ser suspensa definitivamente. Na maioria das vezes que acontece um bloqueio no Instagram, a plataforma envia algum tipo de aviso para você ficar atento.

Se você já recebeu essa bronca da rede social, saiba que existem algumas práticas que você pode adotar para proteger a segurança da sua conta e garantir que ela permaneça ativa. Pega o bloquinho para anotar! ✍️

Envie uma solicitação para o Instagram 

Como já conversamos, o algoritmo também pode cometer falhas de interpretação e gerar um bloqueio no Instagram de maneira indevida. Se é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com o suporte da plataforma.

Para fazer isso, abra sua conta, vá até a aba “configurações”, “ajuda” e “relatar um problema”. Os responsáveis pela equipe de suporte irão analisar o seu caso e encaminhar uma resposta sobre a situação.

Não vai mentir para o Instagram, ein! Seja honesto no seu relatório, eles podem descobrir se você cometeu realmente algumas dessas más práticas ou não. Fale a verdade e veja o que pode ser feito para solucionar o problema.

Pare suas atividades por até 2 dias 

Ficar insistentemente tentando recuperar a sua conta não é nem de longe a melhor opção para resolver o problema. Lembra dos comportamentos repetitivos que o algoritmo entende como spam? Então! 

Depois de praticar uma ação bloqueada no Instagram e perder o acesso a funcionalidades do seu perfil, o ideal é dar um tempo da rede social e suspender as atividades por até 48 horas

Dessa forma, além de provar que você não é um bot com tentativas excessivas de login, o Instagram também pode entender que o problema foi resolvido e que o usuário não tem interesse em violar novamente as diretrizes de uso.

Vincule seu Instagram ao seu Facebook 

Vincular seu Instagram a outras redes sociais, principalmente ao Facebook, é uma maneira de confirmar sua identidade e provar para a plataforma que você é uma pessoa real e não um bot. 

Para fazer isso, acesse as configurações da sua conta, vá na opção “conta”, “compartilhar em outros aplicativos” e associe o seu perfil a outras plataformas. Quanto mais informações fornecidas, melhor.

Essa ação vai provar para o Instagram que o seu perfil é real e que você pretende estabelecer conexões verdadeiras na plataforma e não gerar um esquema automatizado de engajamento.

Desinstale aplicativos de terceiros 

Por último, porém não menos importante — pelo contrário, chegou o momento de se desconectar dos aplicativos de automatização que te colocaram nessa furada. Não valeu a pena, né? ?‍♀️

Para desconectar a sua conta de aplicativos terceiros, você pode acessar esse link. Lá vão estar registradas todas as plataformas em que você logou o seu perfil e a opção de realizar o logout. 

Aceite que não existe crescimento mágico na Internet! Ter uma presença digital é sim fundamental para a construção da sua marca, mas ela deve ser pautada na sua trajetória nas redes e não pela ação de bots.

Como evitar ser bloqueado pelo Instagram?

A maneira mais simples de evitar um bloqueio no Instagram é entender o objetivo da plataforma e agir de acordo com os limites de uso estabelecidos. Afinal, quando você chega na casa de outra pessoa, você segue as regras!

O Instagram é uma rede de conexões, conecte-se! Mas não através de sistemas automatizados e interações superficiais. Gere valor para os seus seguidores e estabeleça relações significativas com eles.

Acima de tudo, não tente driblar o algoritmo. Faça ele trabalhar para você por meio de um conteúdo de qualidade, original e que ofereça uma transformação verdadeira para as pessoas que te acompanham. 

Acredite: essa prática, aliada a uma boa estratégia de SEO para Instagram, é mais eficiente do que qualquer bot que já tenha sido inventado por aí.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, conheça o blog da Contato para descobrir outras dicas de marketing digital que estão ajudando pessoas como você a alcançar o sucesso na Internet! Nos vemos lá! ?

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress