Skip to content
descubra_quais_açÔes_causam_bloqueio_no_instagram
10 de agosto de 2021

Descubra quais as açÔes que causam bloqueio de conta no Instagram

10 de agosto de 2021

Descubra quais as açÔes que causam bloqueio de conta no Instagram

Navegue por tĂłpicos

Se vocĂȘ chegou atĂ© aqui Ă© provĂĄvel que jĂĄ tenha recebido alguma mensagem do tipo “Ação bloqueada, por favor tente novamente mais tarde” ao tentar realizar alguma ação no seu perfil do Instagram, certo? 

Tudo bem, vocĂȘ nĂŁo foi o Ășnico! A verdade Ă© que todo mundo quer aumentar seu engajamento nessa plataforma e, para isso, muitas pessoas acabam recorrendo a açÔes que podem causar um bloqueio no Instagram

Na maioria das vezes, essas estratĂ©gias para enganar o algoritmo causam o efeito contrĂĄrio e prejudicam a construção da sua marca no meio on-line. Acredite, nĂŁo existe fĂłrmula mĂĄgica para crescer na Internet. 

A lĂłgica Ă© simples: o Instagram quer que a rede social seja usada por pessoas reais que promovam interaçÔes humanas verdadeiras. Por isso, ao menor sinal de desrespeito a esse objetivo, seu perfil poderĂĄ ser punido. 

As principais açÔes que podem causar bloqueio sĂŁo aquelas relacionadas a automação de perfil e prĂĄtica de spam. E a consequĂȘncia dessas estratĂ©gias pode ir da queda do alcance dos posts Ă  suspensĂŁo definitiva da conta.  

VocĂȘ nĂŁo quer descobrir na prĂĄtica qual dessas vai acontecer com vocĂȘ, certo? EntĂŁo, pegue um cafĂ© e continue a leitura, pois, no blog de hoje, o nosso papo Ă© sobre açÔes bloqueadas no Instagram. ☕

O que Ă© ação bloqueada no Instagram? 

Uma ação bloqueada no Instagram pode ser tudo aquilo que a plataforma entende como uma maneira de enganar o algoritmo para ganhar mais seguidores ou aumentar a visibilidade do perfil em um curto espaço de tempo. 

No geral, essas mĂĄs prĂĄticas de uso da rede social representam uma violação Ă s Diretrizes da Comunidade ou aos Termos de Uso pelos quais vocĂȘ concorda zelar quando insere as informaçÔes para criar a sua conta. 

Ferramentas externas para ganho ou compra de seguidores, envios de mensagens em massa, marcaçÔes exageradas de outros perfis ou interaçÔes com sinais de automatização podem ativar o bloqueio no Instagram

EntĂŁo, para proteger a sua comunidade dos famosos “bots” e preservar as relaçÔes humanas e reais entre os usuĂĄrios, a plataforma aplica puniçÔes Ă s contas que se envolvem em comportamentos entendidos como spam. 

Dessa forma, se o algoritmo entender que um perfil se encaixa nesse comportamento, ele estarĂĄ sujeito a penalidades como: 

  • redução do alcance orgĂąnico dos posts, diminuindo o engajamento da publicação e o nĂșmero de curtidas e comentĂĄrios; 
  • impedimento de publicar, curtir, comentar ou seguir novas contas; 
  • bloqueio temporĂĄrio do perfil; 
  • suspensĂŁo definitiva da conta. 

Quais sĂŁo os principais motivos de bloqueio no Instagram? 

Para garantir que os usuĂĄrios evitem qualquer ação que vĂĄ contra os princĂ­pios de uso da rede, o Instagram nĂŁo divulga o motivo exato do bloqueio na conta. Por isso, Ă© importante estar atento a qualquer prĂĄtica suspeita. 

Como jå dissemos, a plataforma prioriza conexÔes saudåveis entre pessoas reais. Dessa forma, qualquer comportamento que, de alguma forma, possa ser entendido como contrårio a isso, pode ser uma ação bloqueada no Instagram

Oferecer dinheiro ou brindes em troca de curtidas, seguidores e comentĂĄrios, por exemplo, Ă© uma das açÔes que ferem o objetivo de estabelecer relaçÔes entre as pessoas dentro do aplicativo. Por isso os sorteios sĂŁo tĂŁo perigosos. 

A verdade Ă© que a lista de açÔes que podem causar um bloqueio no Instagram Ă© grande, mas, geralmente, Ă© simples identificar como cada uma delas fere os termos de uso da rede. Por isso, fique tranquilo! 

Para te ajudar a saber como identificar uma possĂ­vel ação bloqueada, separamos algumas das prĂĄticas que sĂŁo mal vistas aos olhos dessa plataforma e que vocĂȘ deve evitar na sua conta. Continua com a gente! 

Automação suspeita na sua conta 

As automaçÔes sĂŁo o carro chefe dos bloqueios no Instagram. Os famosos “bots” sĂŁo programas desenvolvidos com o objetivo de realizar açÔes na sua conta para aumentar o engajamento e os seguidores do seu perfil. 

É fĂĄcil entender como esse mĂ©todo vai totalmente contra as diretrizes do Instagram, nĂ©? Lembre-se sempre que o propĂłsito da rede Ă© fomentar a interação autĂȘntica e verdadeira entre as pessoas, nĂŁo entre robĂŽs. 

Neste sentido, alĂ©m de evitar as automaçÔes propriamente ditas, evite tambĂ©m se comportar de maneira robĂłtica na plataforma. Afinal, o algoritmo Ă© um sistema e pode cometer erros na interpretação do comportamento. 

Realizar muitas açÔes repetidas em um curto espaço de tempo, como seguir ou deixar de seguir muitas pessoas ou comentar a mesma coisa em diversos posts pode gerar um sinal de automatização, cuidado! 

Login de IP e dispositivos diferentes 

Se vocĂȘ fizer login a partir de um dispositivo novo e o Instagram nĂŁo conseguir validar a sua identidade por meio de SMS ou e-mail, ele pode entender que o seu perfil foi hackeado e bloquear a sua conta

Essa Ă© uma medida de proteção do Instagram para proteger a sua integridade. Desta forma, ele nĂŁo permite que outras pessoas passem por vocĂȘ na plataforma e criem conexĂ”es falsas para fins maliciosos. 

Por isso, mantenha seus dados de contato sempre atualizados na rede. Eles serĂŁo fundamentais para confirmar a sua identidade sempre que houver qualquer movimentação suspeita no seu perfil. 

Reclamação de usuĂĄrios 

Se muitos usuĂĄrios denunciarem a sua conta, isso pode causar um bloqueio no Instagram. Afinal, a plataforma entende que se vĂĄrias pessoas estĂŁo denunciando o seu conteĂșdo, algo de errado tem ali. 

Um grande nĂșmero dessas denĂșncias faz com que o algoritmo fique de olho no seu perfil e, ao menor sinal de comportamento contrĂĄrio aos termos de uso, sua conta pode ser bloqueada de maneira temporĂĄria ou definitiva.  

Por isso, se comporte de maneira educada no Instagram e nĂŁo incomode outros usuĂĄrios com mensagens ou comentĂĄrios em massa. AlĂ©m disso, certifique-se tambĂ©m de que o seu conteĂșdo nĂŁo ofende outras pessoas

O Instagram Ă© uma rede aberta para que as pessoas possam se conectar e estabelecer relacionamentos. Faça isso com bom senso e consentimento dos usuĂĄrios com quem pretende se relacionar. 

ComentĂĄrios e mensagens diretas com SPAM 

Enviar mensagens em massa para muitos usuĂĄrios, marcar pessoas que nĂŁo te seguem em posts e publicar comentĂĄrios repetidos em diversos posts podem fazer o Instagram entender o seu comportamento como spam.  

AlĂ©m disso, entrar em contato repetidamente com as pessoas para fins comerciais sem o consentimento delas tambĂ©m Ă© uma ação bloqueada no Instagram. NinguĂ©m quer ser constantemente incomodado dessa forma. 

Por isso, lembre-se: interação orgĂąnica e espontĂąnea em 1Âș lugar. NĂŁo force a comunicação com usuĂĄrios que nĂŁo demonstraram interesse em se conectar com vocĂȘ. Respeite os limites, mesmo em contas empresariais. 

Publicação de conteĂșdos imprĂłprios 

O Instagram conta com um grande pĂșblico menor de idade e, por isso, a publicação de qualquer tipo de conteĂșdo imprĂłprio Ă© uma ação bloqueada na plataforma. A regra vale de nudez artĂ­stica a violĂȘncia e conteĂșdo sexual. 

Mesmo fotos e vĂ­deos de amamentação, partos naturais e nudez parcial de influencers jĂĄ sofreram puniçÔes da rede social. As açÔes atĂ© geraram protestos na rede, mas nĂŁo alteraram as polĂ­ticas de privacidade do Instagram. 

A verdade Ă© que o algoritmo tambĂ©m falha e essa punição pode acontecer mesmo em relação a imagens que nĂŁo tenham contexto de cunho sexual. Ainda assim, concordando ou nĂŁo, esse tipo de conteĂșdo Ă© proibido na plataforma. 

Violação de direitos autorais 

O Instagram tem uma polĂ­tica muito clara sobre direitos autorais. NĂŁo se pode violar a propriedade intelectual de terceiros dentro da plataforma de acordo com a aplicação de exceçÔes e limitaçÔes de cada paĂ­s. 

No geral, as exceçÔes Ă  regra sĂŁo as publicaçÔes com finalidade de crĂ­tica, parĂłdia, reportagem, fins educativos ou de pesquisa. Fora isso, o compartilhamento desse conteĂșdo Ă© uma ação bloqueada no Instagram

Pasme: isso inclui, inclusive, gravar uma mĂșsica tocando em segundo plano durante uma festa, show ou qualquer outro tipo de evento. Vamos pensar duas vezes antes de gravar um story do rolĂȘ na balada, nĂ©? 

Por isso, a melhor opção para evitar passar por um bloqueio no Instagram Ă© publicar sempre conteĂșdo original e autĂȘntico. Vantagem extra: isso tambĂ©m Ă© Ăłtimo para o crescimento orgĂąnico do seu perfil.

O que fazer quando a conta do Instagram Ă© bloqueada? 

Encontrou o nosso blog tarde demais e a sua conta jĂĄ foi bloqueada? (Quem manda nĂŁo acompanhar o blog da Contato? ?). Tudo bem! NĂłs separamos algumas dicas para te ajudar a resolver o problema.

Apenas em situaçÔes muito especĂ­ficas a conta poderĂĄ ser suspensa definitivamente. Na maioria das vezes que acontece um bloqueio no Instagram, a plataforma envia algum tipo de aviso para vocĂȘ ficar atento.

Se vocĂȘ jĂĄ recebeu essa bronca da rede social, saiba que existem algumas prĂĄticas que vocĂȘ pode adotar para proteger a segurança da sua conta e garantir que ela permaneça ativa. Pega o bloquinho para anotar! ✍

Envie uma solicitação para o Instagram 

Como jå conversamos, o algoritmo também pode cometer falhas de interpretação e gerar um bloqueio no Instagram de maneira indevida. Se é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com o suporte da plataforma.

Para fazer isso, abra sua conta, vĂĄ atĂ© a aba “configuraçÔes”, “ajuda” e “relatar um problema”. Os responsĂĄveis pela equipe de suporte irĂŁo analisar o seu caso e encaminhar uma resposta sobre a situação.

NĂŁo vai mentir para o Instagram, ein! Seja honesto no seu relatĂłrio, eles podem descobrir se vocĂȘ cometeu realmente algumas dessas mĂĄs prĂĄticas ou nĂŁo. Fale a verdade e veja o que pode ser feito para solucionar o problema.

Pare suas atividades por atĂ© 2 dias 

Ficar insistentemente tentando recuperar a sua conta nĂŁo Ă© nem de longe a melhor opção para resolver o problema. Lembra dos comportamentos repetitivos que o algoritmo entende como spam? EntĂŁo! 

Depois de praticar uma ação bloqueada no Instagram e perder o acesso a funcionalidades do seu perfil, o ideal é dar um tempo da rede social e suspender as atividades por até 48 horas

Dessa forma, alĂ©m de provar que vocĂȘ nĂŁo Ă© um bot com tentativas excessivas de login, o Instagram tambĂ©m pode entender que o problema foi resolvido e que o usuĂĄrio nĂŁo tem interesse em violar novamente as diretrizes de uso.

Vincule seu Instagram ao seu Facebook 

Vincular seu Instagram a outras redes sociais, principalmente ao Facebook, Ă© uma maneira de confirmar sua identidade e provar para a plataforma que vocĂȘ Ă© uma pessoa real e nĂŁo um bot. 

Para fazer isso, acesse as configuraçÔes da sua conta, vĂĄ na opção “conta”, “compartilhar em outros aplicativos” e associe o seu perfil a outras plataformas. Quanto mais informaçÔes fornecidas, melhor.

Essa ação vai provar para o Instagram que o seu perfil Ă© real e que vocĂȘ pretende estabelecer conexĂ”es verdadeiras na plataforma e nĂŁo gerar um esquema automatizado de engajamento.

Desinstale aplicativos de terceiros 

Por Ășltimo, porĂ©m nĂŁo menos importante — pelo contrĂĄrio, chegou o momento de se desconectar dos aplicativos de automatização que te colocaram nessa furada. NĂŁo valeu a pena, nĂ©? ?‍♀

Para desconectar a sua conta de aplicativos terceiros, vocĂȘ pode acessar esse link. LĂĄ vĂŁo estar registradas todas as plataformas em que vocĂȘ logou o seu perfil e a opção de realizar o logout. 

Aceite que não existe crescimento mågico na Internet! Ter uma presença digital é sim fundamental para a construção da sua marca, mas ela deve ser pautada na sua trajetória nas redes e não pela ação de bots.

Como evitar ser bloqueado pelo Instagram?

A maneira mais simples de evitar um bloqueio no Instagram Ă© entender o objetivo da plataforma e agir de acordo com os limites de uso estabelecidos. Afinal, quando vocĂȘ chega na casa de outra pessoa, vocĂȘ segue as regras!

O Instagram é uma rede de conexÔes, conecte-se! Mas não através de sistemas automatizados e interaçÔes superficiais. Gere valor para os seus seguidores e estabeleça relaçÔes significativas com eles.

Acima de tudo, nĂŁo tente driblar o algoritmo. Faça ele trabalhar para vocĂȘ por meio de um conteĂșdo de qualidade, original e que ofereça uma transformação verdadeira para as pessoas que te acompanham. 

Acredite: essa pråtica, aliada a uma boa estratégia de SEO para Instagram, é mais eficiente do que qualquer bot que jå tenha sido inventado por aí.

Gostou do conteĂșdo de hoje? EntĂŁo, conheça o blog da Contato para descobrir outras dicas de marketing digital que estĂŁo ajudando pessoas como vocĂȘ a alcançar o sucesso na Internet! Nos vemos lĂĄ! ?

Receba um diagnĂłstico gratuito do seu marketing com os especialistas da AgĂȘncia Contato

Receba o melhor conteĂșdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

NĂŁo vĂĄ ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnĂłstico para impulsionar seu trĂĄfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress