Skip to content
Sorteios no Instagram: vale a pena fazer?
12 de maio de 2021

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

Sorteios no Instagram: vale a pena fazer?
12 de maio de 2021

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

Navegue por tĂ³picos

Realizar sorteios no Instagram Ă© uma aĂ§Ă£o muito comum para fazer um perfil crescer rapidamente. Mas, serĂ¡ que esta estratĂ©gia vale realmente a pena?  

A verdade Ă© que fazer sorteios no Instagram pode prejudicar o seu perfil. Isto porque grande parte dos seguidores que chegam sĂ£o temporĂ¡rios e as mĂ©tricas da conta deixam de ser confiĂ¡veis, jĂ¡ que pessoas ali nĂ£o estĂ£o interessadas no seu negĂ³cio, mas sim no produto ou serviço sorteado. 

Quer saber mais sobre o assunto? EntĂ£o, continue a leitura! No blog de hoje, vamos explicar porque os sorteios no Instagram nĂ£o sĂ£o uma boa opĂ§Ă£o e dar dicas realmente eficientes para fazer o seu perfil crescer!

Como funcionam os sorteios no Instagram?

Basicamente, os sorteios funcionam como ações promocionais vĂ¡lidas por um determinado perĂ­odo de tempo e possuem como objetivo gerar um buzz em cima de algum produto, serviço ou da marca em si.  

Ok! E o que isto quer dizer? Na prĂ¡tica, os sorteios no Instagram sĂ£o feitos da seguinte forma: marcas ou influenciadores se reĂºnem para oferecer brindes sem custo financeiro para usuĂ¡rios que queiram participar.

? Leia também: Como escolher um influenciador digital para a sua marca?

Entretanto, se engana quem pensa que isso significa que os participantes nĂ£o vĂ£o pagar pelo produto ou serviço sorteado. O pagamento, geralmente, acontece quando eles precisam seguir determinadas pĂ¡ginas, curtir o post oficial e comentar na imagem marcando algum amigo nos comentĂ¡rios, por exemplo.

Sorteios no instagram: post da ex-bbb Ivy Moraes.
O preço para participar de um sorteio no Instagram é o engajamento com a conta dos participantes.

Com esta aĂ§Ă£o simples, as marcas envolvidas no sorteio ganham em buzz marketing e marketing de referĂªncia a um custo muito baixo — apenas o valor do brinde. Por isso, esta estratĂ©gia parece tĂ£o tentadora.

Mas, serĂ¡ que ela realmente traz resultados positivos para o seu perfil? 

Por que os sorteios no Instagram sĂ£o uma opĂ§Ă£o tentadora?

Se vocĂª Ă© um usuĂ¡rio ativo do Instagram, provavelmente jĂ¡ se deparou com alguns (ou milhares) de sorteios no seu feed.  

Seja para pequenas empresas, seja para marcas jĂ¡ consolidadas no mercado: os sorteios no Instagram viraram uma febre entre empresas e influenciadores que querem aumentar o nĂºmero de seguidores rapidamente.

E isto nĂ£o Ă© Ă  toa. Confira as 3 maiores expectativas que as pessoas tĂªm quando patrocinam um sorteio no Instagram:

1) Mais seguidores  

O desejo de conquistar mais seguidores Ă© uma das maiores prioridades de quem decide patrocinar ou realizar sorteios no Instagram. E, de fato, Ă© isto que acontece a curto prazo: o aumento expressivo no nĂºmero de pessoas que seguem o seu perfil.

2) Mais engajamento  

Momentaneamente, toda esta movimentaĂ§Ă£o de pessoas passa para o algoritmo a impressĂ£o de que as suas postagens podem estar mais relevantes que o normal. O que pode influenciar positivamente no seu engajamento neste primeiro momento.

3) Mais vendas

Diante desses ganhos, as marcas acreditam que podem aumentar as vendas no Instagram apenas alcançando mais pessoas. Porém, isto nem sempre — ou quase nunca — se comprova.

Por que mesmo assim acreditamos que sorteios no Instagram nĂ£o sĂ£o uma boa opĂ§Ă£o?

A princĂ­pio, os sorteios no Instagram parecem ser uma alternativa tentadora e vantajosa para crescer na rede. Mas, a verdade Ă© que, na maioria dos casos, eles geram mais malefĂ­cios do que benefĂ­cios.

De modo geral, existem dois cenĂ¡rios tĂ­picos no que diz respeito a esta estratĂ©gia:  

  1. Sorteios com brindes genĂ©ricos oferecidos por diversos patrocinadores;   
  2. Sorteios com brindes especĂ­ficos oferecidos por empresas do seu nicho.  

Nesse cenĂ¡rio, a primeira opĂ§Ă£o alcança um grande nĂºmero de pessoas. Entretanto, nĂ£o hĂ¡ nenhum filtro de qualificaĂ§Ă£o destes usuĂ¡rios. Ou seja, sĂ£o pessoas apenas interessadas em ganhar algo de graça. E nĂ£o que necessariamente tenham algum interesse na sua empresa.

Por outro lado, a segunda opĂ§Ă£o realmente pode ser uma estratĂ©gia interessante. Isto porque, quando o sorteio Ă© realizado entre empresas do mesmo segmento, a chance de alcançar um pĂºblico mais qualificado Ă© muito maior. Dessa forma, estas pessoas alĂ©m de se interessarem pelo brinde, tambĂ©m podem se interessar pelo seu negĂ³cio.

O grande problema é que, geralmente, a maior parte dos sorteios no Instagram conta com uma lista imensa de patrocinadores de nichos muito distintos uns dos outros. E é aí onde toda a estratégia começa a desmoronar.

PublicaĂ§Ă£o de sorteio da ex-bbb Gabi Martins.
Sorteios genĂ©ricos no Instagram geralmente apresentam uma longa lista de patrocinadores e nenhuma segmentaĂ§Ă£o de pĂºblico.

No inĂ­cio, tudo funciona bem e como planejado, independentemente do cenĂ¡rio ser genĂ©rico ou especĂ­fico:  

  • O nĂºmero de seguidores cresce drasticamente;
  • O engajamento aumenta;
  • VocĂª sente que estĂ¡ atingindo seu objetivo.

No entanto, depois do sorteio, vocĂª entra em um beco sem saĂ­da:

  • O engajamento cai; 
  • As impressões diminuem;
  • As pessoas deixam de te seguir. 

Assim, o que era a expectativa de quem decide patrocinar sorteios no Instagram vai por Ă¡gua abaixo. 

Entenda os 3 verdadeiros resultados desta prĂ¡tica: 

1) VocĂª ganha seguidores temporĂ¡rios

A verdade Ă© que o grande nĂºmero de seguidores que vocĂª conquistou sĂ£o ou seguidores temporĂ¡rios — que vĂ£o deixar de te seguir assim que o sorteio for finalizado — ou seguidores fantasmas — que nĂ£o vĂ£o interagir com o seu conteĂºdo.

VocĂª jĂ¡ deve ter se deparado com um sorteio de iPhone, por exemplo, certo? Afinal, este prĂªmio se tornou o mais comum para sorteios no Instagram.  

Mas, prĂªmios como iPhone podem atrair muitas pessoas de todos os gĂªneros, idades, localidades e gostos para o seu perfil. NĂ£o hĂ¡ nenhuma segmentaĂ§Ă£o para este tipo de brinde. 

A grande maioria destas pessoas nĂ£o terĂ£o o mĂ­nimo de interesse no seu conteĂºdo. Logo, deixarĂ£o de seguir o seu perfil o mais rĂ¡pido que puderem. E, da mesma forma como um ganho expressivo tem um impacto positivo, uma grande perda tem um impacto negativo nas mĂ©tricas.

A outra alternativa Ă© que eles irĂ£o se tornar seguidores fantasmas. Ou seja, continuarĂ£o no seu perfil mas sem interagir com nenhum dos seus conteĂºdos. O que, apesar de parecer inofensivo, pode representar um grande problema para seu engajamento no Instagram.

Pois, quanto mais pessoas recebem o seu conteĂºdo e nĂ£o interagem com ele, mais o Instagram acredita que vocĂª tem baixa relevĂ¢ncia na rede. Dessa forma, ele entrega as suas publicações para um nĂºmero cada vez menor de usuĂ¡rios.

? Leia tambĂ©m: Vale a pena comprar seguidores no Instagram? 

2) Seu engajamento nĂ£o aumenta; na verdade, ele diminui

Ao realizar um sorteio no Instagram, vocĂª pede Ă s pessoas que curtam, comentem e compartilhem determinada publicaĂ§Ă£o, certo? Isto gera um impacto positivo no engajamento. Mas, as pessoas fazem isso porque, do contrĂ¡rio, nĂ£o terĂ£o a possibilidade de concorrer ao prĂªmio.  

Assim, quando vocĂª finalmente sorteia o vencedor, a prĂ³pria pessoa deixa de interagir com o seu conteĂºdo, independente da qualidade que ele tenha. EntĂ£o, imagine todos os outros participantes que nĂ£o ganharam o sorteio? 

Assim, seu engajamento cai e o Instagram entende que seu conteĂºdo nĂ£o merece ser mostrado aos outros seguidores. AlĂ©m disso, este tipo de sorteio tambĂ©m pode ser atĂ© mesmo proibido por Lei. O que pode acabar gerando um bloqueio na sua conta.

3) Os seguidores ganhos nĂ£o se interessam pelo seu produto ou serviço  

Por fim, o principal motivo pelo qual nĂ£o vale a pena fazer sorteios no Instagram: os seguidores que vĂªm desta prĂ¡tica simplesmente nĂ£o se interessam pela sua empresa, produto ou serviço.

Acredite, nunca é demais reforçar isso!

Uma vez que vocĂª estĂ¡ sorteando um produto que seja de interesse geral, esteja certo de uma coisa: as pessoas ali estĂ£o interessadas somente no brinde. E, provavelmente, vĂ£o deixar de te seguir logo que forem — ou nĂ£o — sorteadas.

Como resultado, vocĂª nĂ£o aumenta as vendas como esperava — nem chega perto disso — e volta para a estaca 0.

O que fazer no lugar de sorteios no Instagram?

Agora que vocĂª sabe que sorteios no Instagram nĂ£o sĂ£o uma boa opĂ§Ă£o para fazer a sua conta crescer, pode estar se perguntando o que fazer para potencializar os seus resultados nas redes sociais.

Mas, fique tranquilo! Existem maneiras confiĂ¡veis e assertivas de fazer com que o seu perfil cresça. E nĂ³s vamos te ajudar a descobri-las!  

Veja 5 dicas eficazes que podem substituir a realizaĂ§Ă£o de sorteios: 

1) Invista em Marketing de ConteĂºdo

O marketing de conteĂºdo Ă© uma abordagem estratĂ©gica de marketing focada na criaĂ§Ă£o e na distribuiĂ§Ă£o de conteĂºdo relevante e que possa resolver uma dĂºvida ou um problema da persona. 

Nesse sentido, o principal objetivo desta estratĂ©gia Ă© gerar valor oferecendo uma informaĂ§Ă£o que possa ser Ăºtil para o usuĂ¡rio. Dessa forma, ao invĂ©s de ir atĂ© o pĂºblico, vocĂª garante que ele chegue atĂ© vocĂª por meio do seu conteĂºdo.

? Dica: para fazer com que seu conteĂºdo chegue atĂ© as pessoas Ă© importante investir em SEO para Instagram.

Assim, a chave para o sucesso do marketing de conteĂºdo Ă© proporcionar uma experiĂªncia Ăºtil e interessante para a persona. Que, em troca, retribuirĂ¡ com curtidas, comentĂ¡rios e outras ações que possam contribuir para o engajamento do seu perfil no Instagram.

2) Faça um bom planejamento de conteĂºdo

Acredite: organizaĂ§Ă£o Ă© tudo! E se tratando de uma estratĂ©gia de marketing, ela Ă© mais do fundamental para garantir bons resultados.

Por isso, estude o comportamento e os interesses da sua persona. Dessa forma, serĂ¡ possĂ­vel criar um planejamento de pautas que estejam alinhadas aos valores da sua marca e Ă s necessidades do pĂºblico. 

ApĂ³s criar as pautas, separe datas importantes e planeje as publicações ao longo do mĂªs. Isto porque com as postagens programadas, vocĂª consegue ter mais controle sobre a sua estratĂ©gia. O que tambĂ©m Ă© essencial para garantir a tomada de decisões mais assertivas.

3) Entenda as vontades e necessidades do seu pĂºblico

De nada adianta produzir o melhor conteĂºdo da rede sobre o assunto X se o seu pĂºblico estĂ¡ interessado no assunto Y, certo?

Isto porque, nesse caso, existem dois resultados possĂ­veis:

  1. Seu conteĂºdo nĂ£o terĂ¡ engajamento;
  2. VocĂª atingirĂ¡ outros pĂºblicos que nĂ£o sejam a sua persona.

Dessa forma, procure entender o que a sua persona gostaria de consumir e produza conteĂºdo focado e relevante sobre este assunto. Assim, Ă© possĂ­vel criar uma estratĂ©gia mais eficiente e garantir mais engajamento nas publicações.  

4) Aproxime-se do seu pĂºblico

Ă€s vezes a gente esquece, mas as redes sociais sĂ£o pensadas para gerar conexĂ£o entre pessoas, nĂ£o entre empresas. Por isso, Ă© fundamental humanizar a sua marca e mostrar que existe alguĂ©m por trĂ¡s da empresa.

Claro, nem todo mundo tem tempo ou disponibilidade para aparecer sempre nas redes sociais e conversar com o pĂºblico. No entanto, essa Ă© uma estratĂ©gia essencial para criar um relacionamento com os seguidores. 

EntĂ£o, quando vocĂª mostra que, por trĂ¡s da sua marca, existem pessoas reais, vocĂª faz com que o seu pĂºblico se sinta mais conectado com a sua empresa. O que impacta diretamente na sua motivaĂ§Ă£o para interagir com o seu conteĂºdo e atĂ© mesmo consumir o seu produto ou serviço.

5) Seja constante nas redes sociais   

Essa Ă© a palavra-chave do crescimento nas redes sociais: constĂ¢ncia

Mas, calma! VocĂª nĂ£o precisa postar todos os dias para cumprir esse requisito. Basta que vocĂª estabeleça uma frequĂªncia de publicações. Como 3 vezes por semana, por exemplo. E, principalmente, cumpra este objetivo!

Assim, Ă© possĂ­vel criar um gatilho da expectativa em seus seguidores. JĂ¡ que eles saberĂ£o quais dias vocĂª publica novo conteĂºdo e irĂ£o esperar por este momento. 

AlĂ©m disso, outra vantagem Ă© que suas mĂ©tricas nĂ£o sofrerĂ£o grandes oscilações. JĂ¡ que o algoritmo do Instagram entenderĂ¡ que o seu perfil estĂ¡ executando ações constantes e Ă© ativo na plataforma. 

? Leia tambĂ©m: aprenda a fazer marketing nas redes sociais e montar um calendĂ¡rio editorial.

A chave para um Instagram com bons resultados Ă© uma boa estratĂ©gia de conteĂºdo

Aqui, na AgĂªncia Contato, nĂ³s acreditamos que a chave do sucesso de um perfil no Instagram com bons resultados e mĂ©tricas de dar inveja em qualquer um estĂ¡ em uma boa estratĂ©gia de conteĂºdo

Para isso, vale a pena apostar em:

  • Marketing de conteĂºdo;
  • EstratĂ©gias de Inbound Marketing;
  • Design personalizado e intuitivo;
  • Relacionamento com o pĂºblico.

Pois, estas sĂ£o estratĂ©gias mais confiĂ¡veis e seguras do que realizar sorteios no Instagram.  

No blog da Contato, vocĂª encontra diversos conteĂºdos que podem ajudar a construir uma estratĂ©gia de conteĂºdo matadora e que farĂ¡ o Instagram da sua empresa decolar!  

E, se precisar de ajuda profissional para fazer as suas redes sociais crescerem sem tĂ¡ticas ultrapassadas e com estratĂ©gias reais, pode contar com a nossa equipe

? Agora, conte para gente: depois de ler o texto de hoje, qual Ă© a sua opiniĂ£o sobre sorteios no Instagram?

Receba um diagnĂ³stico gratuito do seu marketing com os especialistas da AgĂªncia Contato

Receba o melhor conteĂºdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

NĂ£o vĂ¡ ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnĂ³stico para impulsionar seu trĂ¡fego, leads e vendas!

plugins premium WordPress