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Sorteios no Instagram: vale a pena fazer?
12 de maio de 2021

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

Sorteios no Instagram: vale a pena fazer?
12 de maio de 2021

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

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Realizar sorteios no Instagram é uma ação muito comum para fazer um perfil crescer rapidamente. Mas, será que esta estratégia vale realmente a pena?  

A verdade é que fazer sorteios no Instagram pode prejudicar o seu perfil. Isto porque grande parte dos seguidores que chegam são temporários e as métricas da conta deixam de ser confiáveis, já que pessoas ali não estão interessadas no seu negócio, mas sim no produto ou serviço sorteado. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos explicar porque os sorteios no Instagram não são uma boa opção e dar dicas realmente eficientes para fazer o seu perfil crescer!

Como funcionam os sorteios no Instagram?

Basicamente, os sorteios funcionam como ações promocionais válidas por um determinado período de tempo e possuem como objetivo gerar um buzz em cima de algum produto, serviço ou da marca em si.  

Ok! E o que isto quer dizer? Na prática, os sorteios no Instagram são feitos da seguinte forma: marcas ou influenciadores se reúnem para oferecer brindes sem custo financeiro para usuários que queiram participar.

? Leia também: Como escolher um influenciador digital para a sua marca?

Entretanto, se engana quem pensa que isso significa que os participantes não vão pagar pelo produto ou serviço sorteado. O pagamento, geralmente, acontece quando eles precisam seguir determinadas páginas, curtir o post oficial e comentar na imagem marcando algum amigo nos comentários, por exemplo.

Sorteios no instagram: post da ex-bbb Ivy Moraes.
O preço para participar de um sorteio no Instagram é o engajamento com a conta dos participantes.

Com esta ação simples, as marcas envolvidas no sorteio ganham em buzz marketing e marketing de referência a um custo muito baixo — apenas o valor do brinde. Por isso, esta estratégia parece tão tentadora.

Mas, será que ela realmente traz resultados positivos para o seu perfil? 

Por que os sorteios no Instagram são uma opção tentadora?

Se você é um usuário ativo do Instagram, provavelmente já se deparou com alguns (ou milhares) de sorteios no seu feed.  

Seja para pequenas empresas, seja para marcas já consolidadas no mercado: os sorteios no Instagram viraram uma febre entre empresas e influenciadores que querem aumentar o número de seguidores rapidamente.

E isto não é à toa. Confira as 3 maiores expectativas que as pessoas têm quando patrocinam um sorteio no Instagram:

1) Mais seguidores  

O desejo de conquistar mais seguidores é uma das maiores prioridades de quem decide patrocinar ou realizar sorteios no Instagram. E, de fato, é isto que acontece a curto prazo: o aumento expressivo no número de pessoas que seguem o seu perfil.

2) Mais engajamento  

Momentaneamente, toda esta movimentação de pessoas passa para o algoritmo a impressão de que as suas postagens podem estar mais relevantes que o normal. O que pode influenciar positivamente no seu engajamento neste primeiro momento.

3) Mais vendas

Diante desses ganhos, as marcas acreditam que podem aumentar as vendas no Instagram apenas alcançando mais pessoas. Porém, isto nem sempre — ou quase nunca — se comprova.

Por que mesmo assim acreditamos que sorteios no Instagram não são uma boa opção?

A princípio, os sorteios no Instagram parecem ser uma alternativa tentadora e vantajosa para crescer na rede. Mas, a verdade é que, na maioria dos casos, eles geram mais malefícios do que benefícios.

De modo geral, existem dois cenários típicos no que diz respeito a esta estratégia:  

  1. Sorteios com brindes genéricos oferecidos por diversos patrocinadores;   
  2. Sorteios com brindes específicos oferecidos por empresas do seu nicho.  

Nesse cenário, a primeira opção alcança um grande número de pessoas. Entretanto, não há nenhum filtro de qualificação destes usuários. Ou seja, são pessoas apenas interessadas em ganhar algo de graça. E não que necessariamente tenham algum interesse na sua empresa.

Por outro lado, a segunda opção realmente pode ser uma estratégia interessante. Isto porque, quando o sorteio é realizado entre empresas do mesmo segmento, a chance de alcançar um público mais qualificado é muito maior. Dessa forma, estas pessoas além de se interessarem pelo brinde, também podem se interessar pelo seu negócio.

O grande problema é que, geralmente, a maior parte dos sorteios no Instagram conta com uma lista imensa de patrocinadores de nichos muito distintos uns dos outros. E é aí onde toda a estratégia começa a desmoronar.

Publicação de sorteio da ex-bbb Gabi Martins.
Sorteios genéricos no Instagram geralmente apresentam uma longa lista de patrocinadores e nenhuma segmentação de público.

No início, tudo funciona bem e como planejado, independentemente do cenário ser genérico ou específico:  

  • O número de seguidores cresce drasticamente;
  • O engajamento aumenta;
  • Você sente que está atingindo seu objetivo.

No entanto, depois do sorteio, você entra em um beco sem saída:

  • O engajamento cai; 
  • As impressões diminuem;
  • As pessoas deixam de te seguir. 

Assim, o que era a expectativa de quem decide patrocinar sorteios no Instagram vai por água abaixo. 

Entenda os 3 verdadeiros resultados desta prática: 

1) Você ganha seguidores temporários

A verdade é que o grande número de seguidores que você conquistou são ou seguidores temporários — que vão deixar de te seguir assim que o sorteio for finalizado — ou seguidores fantasmas — que não vão interagir com o seu conteúdo.

Você já deve ter se deparado com um sorteio de iPhone, por exemplo, certo? Afinal, este prêmio se tornou o mais comum para sorteios no Instagram.  

Mas, prêmios como iPhone podem atrair muitas pessoas de todos os gêneros, idades, localidades e gostos para o seu perfil. Não há nenhuma segmentação para este tipo de brinde. 

A grande maioria destas pessoas não terão o mínimo de interesse no seu conteúdo. Logo, deixarão de seguir o seu perfil o mais rápido que puderem. E, da mesma forma como um ganho expressivo tem um impacto positivo, uma grande perda tem um impacto negativo nas métricas.

A outra alternativa é que eles irão se tornar seguidores fantasmas. Ou seja, continuarão no seu perfil mas sem interagir com nenhum dos seus conteúdos. O que, apesar de parecer inofensivo, pode representar um grande problema para seu engajamento no Instagram.

Pois, quanto mais pessoas recebem o seu conteúdo e não interagem com ele, mais o Instagram acredita que você tem baixa relevância na rede. Dessa forma, ele entrega as suas publicações para um número cada vez menor de usuários.

? Leia também: Vale a pena comprar seguidores no Instagram? 

2) Seu engajamento não aumenta; na verdade, ele diminui

Ao realizar um sorteio no Instagram, você pede às pessoas que curtam, comentem e compartilhem determinada publicação, certo? Isto gera um impacto positivo no engajamento. Mas, as pessoas fazem isso porque, do contrário, não terão a possibilidade de concorrer ao prêmio.  

Assim, quando você finalmente sorteia o vencedor, a própria pessoa deixa de interagir com o seu conteúdo, independente da qualidade que ele tenha. Então, imagine todos os outros participantes que não ganharam o sorteio? 

Assim, seu engajamento cai e o Instagram entende que seu conteúdo não merece ser mostrado aos outros seguidores. Além disso, este tipo de sorteio também pode ser até mesmo proibido por Lei. O que pode acabar gerando um bloqueio na sua conta.

3) Os seguidores ganhos não se interessam pelo seu produto ou serviço  

Por fim, o principal motivo pelo qual não vale a pena fazer sorteios no Instagram: os seguidores que vêm desta prática simplesmente não se interessam pela sua empresa, produto ou serviço.

Acredite, nunca é demais reforçar isso!

Uma vez que você está sorteando um produto que seja de interesse geral, esteja certo de uma coisa: as pessoas ali estão interessadas somente no brinde. E, provavelmente, vão deixar de te seguir logo que forem — ou não — sorteadas.

Como resultado, você não aumenta as vendas como esperava — nem chega perto disso — e volta para a estaca 0.

O que fazer no lugar de sorteios no Instagram?

Agora que você sabe que sorteios no Instagram não são uma boa opção para fazer a sua conta crescer, pode estar se perguntando o que fazer para potencializar os seus resultados nas redes sociais.

Mas, fique tranquilo! Existem maneiras confiáveis e assertivas de fazer com que o seu perfil cresça. E nós vamos te ajudar a descobri-las!  

Veja 5 dicas eficazes que podem substituir a realização de sorteios: 

1) Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e na distribuição de conteúdo relevante e que possa resolver uma dúvida ou um problema da persona. 

Nesse sentido, o principal objetivo desta estratégia é gerar valor oferecendo uma informação que possa ser útil para o usuário. Dessa forma, ao invés de ir até o público, você garante que ele chegue até você por meio do seu conteúdo.

? Dica: para fazer com que seu conteúdo chegue até as pessoas é importante investir em SEO para Instagram.

Assim, a chave para o sucesso do marketing de conteúdo é proporcionar uma experiência útil e interessante para a persona. Que, em troca, retribuirá com curtidas, comentários e outras ações que possam contribuir para o engajamento do seu perfil no Instagram.

2) Faça um bom planejamento de conteúdo

Acredite: organização é tudo! E se tratando de uma estratégia de marketing, ela é mais do fundamental para garantir bons resultados.

Por isso, estude o comportamento e os interesses da sua persona. Dessa forma, será possível criar um planejamento de pautas que estejam alinhadas aos valores da sua marca e às necessidades do público. 

Após criar as pautas, separe datas importantes e planeje as publicações ao longo do mês. Isto porque com as postagens programadas, você consegue ter mais controle sobre a sua estratégia. O que também é essencial para garantir a tomada de decisões mais assertivas.

3) Entenda as vontades e necessidades do seu público

De nada adianta produzir o melhor conteúdo da rede sobre o assunto X se o seu público está interessado no assunto Y, certo?

Isto porque, nesse caso, existem dois resultados possíveis:

  1. Seu conteúdo não terá engajamento;
  2. Você atingirá outros públicos que não sejam a sua persona.

Dessa forma, procure entender o que a sua persona gostaria de consumir e produza conteúdo focado e relevante sobre este assunto. Assim, é possível criar uma estratégia mais eficiente e garantir mais engajamento nas publicações.  

4) Aproxime-se do seu público

Às vezes a gente esquece, mas as redes sociais são pensadas para gerar conexão entre pessoas, não entre empresas. Por isso, é fundamental humanizar a sua marca e mostrar que existe alguém por trás da empresa.

Claro, nem todo mundo tem tempo ou disponibilidade para aparecer sempre nas redes sociais e conversar com o público. No entanto, essa é uma estratégia essencial para criar um relacionamento com os seguidores. 

Então, quando você mostra que, por trás da sua marca, existem pessoas reais, você faz com que o seu público se sinta mais conectado com a sua empresa. O que impacta diretamente na sua motivação para interagir com o seu conteúdo e até mesmo consumir o seu produto ou serviço.

5) Seja constante nas redes sociais   

Essa é a palavra-chave do crescimento nas redes sociais: constância

Mas, calma! Você não precisa postar todos os dias para cumprir esse requisito. Basta que você estabeleça uma frequência de publicações. Como 3 vezes por semana, por exemplo. E, principalmente, cumpra este objetivo!

Assim, é possível criar um gatilho da expectativa em seus seguidores. Já que eles saberão quais dias você publica novo conteúdo e irão esperar por este momento. 

Além disso, outra vantagem é que suas métricas não sofrerão grandes oscilações. Já que o algoritmo do Instagram entenderá que o seu perfil está executando ações constantes e é ativo na plataforma. 

? Leia também: aprenda a fazer marketing nas redes sociais e montar um calendário editorial.

A chave para um Instagram com bons resultados é uma boa estratégia de conteúdo

Aqui, na Agência Contato, nós acreditamos que a chave do sucesso de um perfil no Instagram com bons resultados e métricas de dar inveja em qualquer um está em uma boa estratégia de conteúdo

Para isso, vale a pena apostar em:

  • Marketing de conteúdo;
  • Estratégias de Inbound Marketing;
  • Design personalizado e intuitivo;
  • Relacionamento com o público.

Pois, estas são estratégias mais confiáveis e seguras do que realizar sorteios no Instagram.  

No blog da Contato, você encontra diversos conteúdos que podem ajudar a construir uma estratégia de conteúdo matadora e que fará o Instagram da sua empresa decolar!  

E, se precisar de ajuda profissional para fazer as suas redes sociais crescerem sem táticas ultrapassadas e com estratégias reais, pode contar com a nossa equipe

? Agora, conte para gente: depois de ler o texto de hoje, qual é a sua opinião sobre sorteios no Instagram?

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