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SEO para Instagram: como conseguir mais engajamento no Instagram?
23 de julho de 2021

SEO para Instagram: como aumentar o alcance do meu perfil?

SEO para Instagram: como conseguir mais engajamento no Instagram?
23 de julho de 2021

SEO para Instagram: como aumentar o alcance do meu perfil?

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Há mais de dez anos o Instagram vem crescendo e se reafirmando como umas das redes sociais preferidas dos usuários.  

Já são mais de um bilhão de contas ativas por mês no mundo todo e se destacar nesse mar de gente pode parecer uma missão impossível, mas não é. 

O segredo para isso é aplicar as técnicas certas para ser encontrado com a maior facilidade possível pela sua persona nos mecanismos de busca. Você pode não saber, mas essa estratégia tem, inclusive, um nome: SEO para Instagram

É por meio dessa técnica do marketing digital que você vai aprender como colocar o seu perfil no topo da lista dos buscadores e os seus posts entre os mais relevantes na hora da busca, atraindo cada vez mais pessoas para o seu perfil e fazendo com que seu engajamento – e conversões – tenda a ser bem maior.  

Ficou interessado em saber como aplicar esse conhecimento na prática? Continue lendo que nós vamos te ensinar as melhores estratégias para isso. 

O que é SEO? 

Quando nos surge uma dúvida ou interesse é comum que a nossa reação seja fazer uma rápida pesquisa no Google sobre o assunto e visitar os primeiros links que aparecem na busca.  

Com isso, a gente conclui que os resultados que aparecem primeiro na lista de pesquisa vão obter o maior número de acessos, certo? Certo! 

Mas como esses resultados fizeram para estar no topo da lista? A resposta é uma só: boas técnicas de SEO.  

A sigla é uma abreviação para Search Engine Optimization, ou, em outras palavras, Motor de Otimização de Busca.  

São técnicas que você pode – e deve – aplicar ao seu conteúdo para que ele seja encontrado primeiro quando o usuário pesquisar por determinado termo. 

Existem milhares de páginas na Internet falando sobre o mesmo assunto e os mecanismos de busca precisam de um parâmetro para classificá-las e exibi-las de acordo com sua relevância.  

O objetivo, então, é mostrar para o algoritmo que o seu conteúdo atende à busca do usuário e, por isso, deve ser exibido primeiro. 

Qual é a relação entre SEO e Redes Sociais? 

Embora o Google seja o primeiro nome que nos vem à mente quando falamos em mecanismos de busca, se engana quem pensa que ele é a única métrica importante de ranqueamento e deixa de explorar o potencial de busca das redes sociais. 

O Instagram bloqueia o ranqueamento de fotos por meio do Google, principalmente porque a grande maioria dos usuários não posta na rede com o objetivo de se promover, mas os perfis, se trabalhados com boas técnicas de SEO para Instagram, têm grandes chances de aparecer nos resultados de pesquisa. 

Além disso, o Instagram tem um mecanismo de busca interno que não deve ser desconsiderado e pode ser um grande aliado na hora de destacar o seu perfil entre os concorrentes.  

Perfis no Instagram com conteúdo consiste e relevante atraem novos usuários 

Se o mais difícil foi fazer a sua persona te encontrar na imensidão da internet, não dá para vacilar quando ela já estiver no seu perfil.  

É como conseguir convidar a Beyoncé para tomar um café na sua casa e, quando ela chegar, encontrar um ambiente totalmente desorganizado e o pior – sem café. 

As pessoas seguem amigos e familiares para acompanhar postagens esporádicas sobre o seu dia a dia e manter o contato, mas quando alguém segue uma empresa no Instagram, ela busca conteúdo e consistência.  

De nada adianta o seu perfil ranquear em primeiro nos mecanismos de busca se não tiver nada nele para manter a atenção do usuário. 

Embora o texto da legenda ou conteúdo da imagem não interfira para o algoritmo na hora da busca, eles interferem – e muito – para quem chega ao seu perfil.  

Tão importante quanto aplicar técnicas de SEO no Instagram e ser encontrado, é produzir conteúdo que possa agregar verdadeiro valor às pessoas e estabelecer conexões. 

As Redes Sociais servem como um funil de tráfego para outros canais digitais 

A Internet é uma ferramenta multicanal e seu usuário também é. Engana-se quem pensa que basta estar presente em um único meio para ter autoridade no mercado digital.  

É importante estar atento às tendências de busca e relacionar as suas redes entre si por meio de muito conteúdo relevante. 

O Google já ocupou, isoladamente, a posição de mecanismo de busca favorito dos usuários. Hoje, as redes sociais estão mais fortes nessa disputa, principalmente o Instagram, que tem se tornado, cada vez mais, uma rede social propícia para os negócios. 

Com isso, é natural imaginar que o usuário, antes de comprar um produto, vá buscar a empresa no Instagram para conhecer mais sobre ela.  

O segredo, então, é saber usar essa busca a seu favor e entregar um conteúdo que atenda às expectativas do cliente, para que ele se sinta instigado a buscar ainda mais no seu site, por exemplo, onde a conversão pode ser finalizada. 

Mas, afinal, o que é SEO para Instagram? 

Agora que a gente já aprendeu o que é o SEO e a importância da sua aplicação para destacar o seu conteúdo em todas as plataformas, inclusive o Instagram, vem a dúvida: mas, afinal, o que é o SEO para Instagram? 

Se no Google o SEO são as técnicas que vão ranquear os seus links entre os primeiros resultados de busca, no Instagram, as estratégias de SEO vão fazer com que o seu perfil apareça com mais facilidade nos resultados de pesquisa dentro do próprio aplicativo. 

E isso, claro, aumenta o número de pessoas que chegam até você, além de garantir que seus posts tenham maiores chances de aparecer entre os resultados relevantes, ampliando o alcance do seu conteúdo. 

Por que usar SEO para Instagram?

Mas o que o Instagram tem de tão especial para que você tenha uma estratégia SEO específica para ele? 

Uma pesquisa do Facebook IQ, em 2019, indicou que 91% dos usuários realizam alguma ação depois de ver informações sobre produtos no Instagram, desde seguir a marca, visitar o site ou até mesmo fechar uma compra online. 

Se em 2019 as pessoas já estavam mais propensas a realizar uma compra depois de conhecer uma marca no ambiente digital, imagine o impacto desse posicionamento em 2021, quando o setor de vendas online passa pela maior alta em 13 anos. 

Pois é! Além disso, as pessoas entrevistadas também consideram as marcas que se posicionam no Instagram como criativas, populares, divertidas e comprometidas com a construção de uma comunidade. 

Com tudo isso, não restam dúvidas de que você realmente precisa saber todos os passos para aplicar as estratégias de SEO ao seu perfil e também alcançar esses resultados. 

Dicas para otimizar seu perfil no Instagram para SEO 

O Instagram organiza suas publicações orgânicas a partir de um algoritmo que se baseia, basicamente, em três fatores: relacionamento, atualidade e interesse.  

O relacionamento que seus seguidores estabelecem com seu perfil é importante, ter constância e estar sempre presente na rede é importante e, principalmente, produzir conteúdo que desperte o interesse da audiência é muito importante para se destacar dentro do aplicativo. 

O uso do SEO para Instagram atua no terceiro fator: o interesse.  

Se o seu conteúdo não for de valor, essas técnicas não poderão te ajudar, mas se você tem um conteúdo realmente interessante, a boa aplicação das estratégias de SEO vai fazer com que as pessoas que não te conhecem, mas têm interesse no assunto, possam chegar até você. 

A vantagem, é claro, é que você tem a oportunidade de se conectar com pessoas que já têm interesse no que você oferece e aí é só fortalecer a conexão, trabalhar o funil de vendas e finalizar a conversão.  

Parece simples e realmente pode ser se você aplicar as dicas que vamos te apresentar agora. 

Otimize sua biografia e informações importantes com palavras-chave 

Quando falamos em SEO estamos falando, necessariamente, de palavras-chave.  

São essas palavras que vão relacionar o seu material com a busca do usuário e indicar para o algoritmo que o seu conteúdo tem tudo a ver com o que aquela pessoa está procurando. 

Por isso, no Instagram, o ideal é que a primeira coisa na sua bio seja a palavra-chave do seu nicho.  

Isso vai ajudar o algoritmo a exibir o seu perfil entre os primeiros resultados e contribui para que o usuário entenda, logo de cara, qual é o principal assunto do seu perfil e se ele realmente tem interesse naquilo. 

Sua bio é seu cartão de visitas, você não entregaria um cartão de visitas que não tivesse nada mais, nada menos que as informações básicas, né?  

Nem muito conteúdo, para não sobrecarregar de informação; nem pouco conteúdo, para que a pessoa fique em dúvida sobre o seu serviço. 

Coloque localização em todas as suas publicações 

Marcar a localização do seu negócio também é super importante na hora de pontuar no SEO. Assim, quando uma pessoa pesquisar por determinado local, o seu post também vai aparecer e ela pode ter interesse em conhecer o seu negócio. 

Além disso, pessoas que estão próximas a você e, às vezes, não sabem que você está ali, também vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre o seu trabalho.  

Capriche na imagem e no conteúdo para que você possa se destacar entre os outros negócios próximos! 

Mas vale ficar atento! Só marque a localização se for o endereço do seu negócio ou um lugar onde você atue, de nada adianta você alcançar uma pessoa que não tem como ter acesso ao que você está oferecendo. 

Utilize as hashtags estrategicamente 

As hashtags são a forma de inserir as palavras-chaves no seu post.  

Elas são muito usadas para facilitar a busca por termos específicos dentro do Instagram, por isso, é importante que você conheça as hashtags que melhor expressam aquilo que o seu público procura. 

Nesse momento, você precisa pensar como o seu cliente: como aquela pessoa iria procurar por determinado assunto nos mecanismos de busca? Quais são os termos chaves que ela usaria para descrever o que procura? Esses termos se tornarão suas hashtags

O Instagram permite que você coloque até 30 hashtags no seu post, mas o bom senso vai guiar quais serão aquelas realmente eficazes que serão escolhidas.  

Coloque-as no final da sua legenda e será bem mais fácil para a sua persona encontrar aquele conteúdo. 

Utilize o Marketing de Influência 

Com certeza você já consumiu algum produto porque alguém a quem você confere credibilidade te indicou ou porque você viu outras pessoas consumindo esse mesmo produto.  

O nome disso é efeito manada e ele se aplica também ao Instagram. 

É quase impossível falar de Instagram sem pensar nos digitais influencers. Essas pessoas têm o grande poder de influenciar outras pessoas por meio dos seus posts e menções. 

Por isso, é importante que você saiba que a parceria com esses influenciadores pode trazer um impacto significativo para que o seu negócio alcance ainda mais pessoas. 

Mas atenção! Não adianta sair por aí fazendo parceria com todos os influenciadores da sua região.  

É essencial que você analise se o público daquela pessoa tem interesse no seu conteúdo e se esse influenciador realmente influencia. ? 

Para isso, você pode pedir para que ele te envie o seu mídiakit, que é, resumidamente, a sua influência na rede comprovada pelas métricas, antes de fechar a parceria. 

Deixe o seu perfil público 

Por último, porém não menos importante, é essencial que o seu perfil esteja visível para todas as pessoas na Internet.  

De nada adianta você empenhar todo o seu trabalho em produzir um super conteúdo e fazer com que seu perfil seja encontrado pela sua persona se ela não puder ter acesso ao que você produziu. 

Quando você cria uma conta no Instagram, ela já vem configurada como pública, mas não custa nada verificar se você não apertou alguma coisa sem querer no processo e mudou essa opção. 

Vá às configurações da sua conta, procure por “privacidade” e tenha certeza absoluta de que a opção “conta privada” não está selecionada, pois só assim as suas estratégias de SEO serão eficazes para que todas as pessoas possam te encontrar. 

Garanta que seu perfil seja encontrado 

Aplicando todas as estratégias que a gente compartilhou com você nesse post, eu tenho certeza de que o seu perfil e o seu conteúdo vão ser facilmente encontrados por pessoas que tenham real interesse no que você tem a dizer. 

É importante que você esteja atento e incorpore as práticas de SEO para Instagram em toda a sua estratégia de marketing para que o seu perfil esteja sempre otimizado nos mecanismos de busca e você possa atrair cada vez mais seguidores e potenciais clientes que talvez nunca chegariam até o seu perfil se você não tivesse aplicado essas práticas. 

Se você quer aprender outras técnicas de sucesso para potencializar a sua estratégia de marketing digital no Instagram e aumentar o seu poder de conversão, não perca a oportunidade de acessar o nosso blog e conferir dicas de sucesso que estão ajudando outros empreendedores como você a crescer no Instagram! ? 

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