O PrincĂpio de Pareto, tambĂ©m conhecido como Regra 80/20, Ă© uma teoria que prevĂŞ basicamente que 80% dos efeitos surgem com base em 20% das causas. Essa tendĂŞncia pode – e deve – ser aplicada nas estratĂ©gias de conteĂşdo nas redes sociais, uma vez que impacta nas vendas e na prospecção de clientes.
Se vocĂŞ nĂŁo conhecia a regra 80/20, saiba que se trata de um princĂpio que pode ajudar muito na sua estratĂ©gia de redes sociais.
É fato: estar presente nas redes sociais deve ser uma realidade para qualquer empresa que queira ser reconhecida no meio digital atualmente. Quando você não está online ou não tem uma boa estratégia, as pessoas não se conectam com você.
Para construir um bom conteúdo nas redes e criar uma boa estratégia de Marketing, você precisa entender o comportamento e as necessidades do seu público-alvo.
E o PrincĂpio de Pareto te ajuda com isso.
Com a regra 80/20 aplicada nas suas estratégias de Marketing, você consegue criar conteúdos mais assertivos para o seu público, o que resulta em um aumento do interesse pela sua marca.
Continue lendo o texto para entender melhor qual a importância do PrincĂpio de Pareto dentro do Marketing!Â
O que Ă© PrincĂpio de Pareto ou Regra 80/20?
O PrincĂpio de Pareto determina que 80% das consequĂŞncias surgem de 20% das causas.
O PrincĂpio de Pareto surgiu de uma revelação sobre os padrões de propriedade de terra na Itália. O economista italiano Wilfred Pareto, ao realizar uma pesquisa no seu paĂs, descobriu que 80% das terras da Itália pertenciam a apenas 20% da população.
Desse modo, o PrincĂpio de Pareto foi aplicado inicialmente Ă distribuição de riqueza.
Mais tarde, no entanto, Pareto descobriu que a regra 80/20 poderia ser aplicada também em outras áreas. Assim, por meio de pesquisas, Pareto descobriu que:
- 20% de plantas de ervilha em um jardim produzem 80% das ervilhas;Â
- 20% dos vendedores respondem por 80% das vendas;Â
- 20% das pessoas em qualquer empresa obtĂŞm 80% dos lucros; eÂ
- 20% do seu tempo podem produzir 80% dos resultados.Â
Em um primeiro momento, o PrincĂpio de Pareto era mais relacionado a negĂłcios. Atualmente, no entanto, pode-se relacionar a regra 80/20 a diversas esferas da sociedade, principalmente na Publicidade e no Marketing.
No que diz respeito Ă s redes sociais, o PrincĂpio de Pareto busca regular os tipos de conteĂşdo a serem publicados.
Para vocĂŞ entender melhor como a regra 80/20 funciona dentro do Marketing Digital, vamos dedicar o restante do texto para te explicar como aplicar o PrincĂpio de Pareto nas redes sociais.
Como aplicar o PrincĂpio de Pareto nas redes sociais?
Para vocĂŞ entender como aplicar o PrincĂpio de Pareto nas redes sociais, propomos uma reflexĂŁo. Como vocĂŞ tem cuidado das suas redes sociais atualmente? VocĂŞ sente que a sua estratĂ©gia está funcionando?
Com os desafios que o novo consumidor tem trazido para as marcas, acredito que vocĂŞ nĂŁo tenha sido muito confiante ao responder as perguntas acima.
Isso acontece porque o novo consumidor exige que as marcas entreguem um conteĂşdo mais completo, mais interessante, mais engajante e com maior potencial.
O público está cansado de consumir uma publicidade massiva: ele precisa interessar-se pelo conteúdo da marca, para assim se interessar pelo produto.
É dessa forma que o PrincĂpio de Pareto pode te ajudar a produzir conteĂşdo nas redes sociais. Afinal, a regra 80/20 defende que Ă© fundamental dedicar 80% das postagens a conteĂşdos que sejam engajantes e o restante com foco direto em vendas.
Agora vamos ensinar detalhadamente como a regra 80/20 funciona na prática.
Os 80%
Produzir conteĂşdo para a sua persona pode parecer um desafio.
Para que esse processo se torne mais fácil e otimizado, é necessário que você conheça a fundo quais são os desejos e hobbies do seu público-alvo.
Quando vocĂŞ sabe quais sĂŁo as vontades dos seus seguidores, vocĂŞ consegue falar sobre o que eles gostam, utilizando a linguagem que eles utilizam.
Dessa forma, ao produzir um conteĂşdo que vai ao encontro dos seus desejos, vocĂŞ garante que o pĂşblico pare para ler a sua postagem e consequentemente se interesse pelo material.
O PrincĂpio de Pareto defende que 80% do conteĂşdo que vocĂŞ produzir nas redes sociais deve ser de interesse do pĂşblico.
Portanto, para fazer isso, vocĂŞ deve focar em produzir um conteĂşdo rico, variando entre curiosidades, dicas, postagens interativas e engajantes e muito mais.
Lembre-se sempre de que 80% do seu conteĂşdo deve gerar interesse no seu pĂşblico.
Os 20% restantes
Agora que vocĂŞ já entendeu a metade do PrincĂpio de Pareto, vamos explicar como funcionam os 20% restantes.
Uma vez que você está focando em produzir um conteúdo informativo e interativo em 80% das postagens, você já conseguiu um público interessado no que você tem a oferecer.
Para fazer com que os seguidores se tornem possĂveis consumidores, vocĂŞ tambĂ©m tem que produzir conteĂşdo focado em vendas. EntĂŁo, reserve os 20% para publicar promoções e materiais institucionais.
Os 20%, portanto, servirão como um apoio aos 80% de Marketing de Conteúdo. Assim, você terá uma estratégia completa nas redes sociais, que começa captando um seguidor interessado e termina com a captação de um lead.
Como a regra 80/20 pode beneficiar o seu negĂłcio?
A resposta Ă© simples. A regra 80/20, quando seguida corretamente, ajuda uma empresa a se concentrar no que Ă© mais importante: conquistar clientes por meio de um conteĂşdo de valor.
Quando o PrincĂpio de Pareto Ă© implementado na estratĂ©gia de conteĂşdo de uma empresa, ele faz com que os seguidores se tornem consumidores realmente interessados no produto que a marca tem a oferecer.
Dessa forma, seus leads não são apenas compradores temporários, mas pessoas que voltarão a comprar com você porque se interessaram pelo seu conteúdo.
AlĂ©m disso, a regra 80/20 garante que tempo, energia e dinheiro serĂŁo direcionados para as coisas que geram os melhores e mais altos resultados com o esforço mais eficiente possĂvel, por meio de conteĂşdos ricos e engajantes.
Use o PrincĂpio de Pareto estrategicamente
O PrincĂpio de Pareto pode ser muito benĂ©fico na sua estratĂ©gia de Marketing, o que vai impactar diretamente nos seus negĂłcios. Essa regra, no entanto, nĂŁo Ă© uma bola de cristal que mostra exatamente o que vocĂŞ deve fazer. É preciso estratĂ©gia.
Para que a regra 80/20 funcione assertivamente dentro do Marketing da sua marca, é necessário que você conheça bem o seu público-alvo e saiba claramente qual é o seu objetivo com as redes sociais.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual a melhor estratégia a ser aplicada no seu negócio, fique tranquilo(a): a Agência Contato está aqui para te ajudar!
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