Skip to content
Princípio de Pareto e regra 80/20 no Marketing
3 de maio de 2021

Princípio de Pareto: qual é a importância da regra 80/20 no Marketing?

Princípio de Pareto e regra 80/20 no Marketing
3 de maio de 2021

Princípio de Pareto: qual é a importância da regra 80/20 no Marketing?

Navegue por tópicos

O Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20, é uma teoria que prevê basicamente que 80% dos efeitos surgem com base em 20% das causas. Essa tendência pode – e deve – ser aplicada nas estratégias de conteúdo nas redes sociais, uma vez que impacta nas vendas e na prospecção de clientes.  

Se você não conhecia a regra 80/20, saiba que se trata de um princípio que pode ajudar muito na sua estratégia de redes sociais.  

É fato: estar presente nas redes sociais deve ser uma realidade para qualquer empresa que queira ser reconhecida no meio digital atualmente. Quando você não está online ou não tem uma boa estratégia, as pessoas não se conectam com você.  

Para construir um bom conteúdo nas redes e criar uma boa estratégia de Marketing, você precisa entender o comportamento e as necessidades do seu público-alvo.  

E o Princípio de Pareto te ajuda com isso.  

Com a regra 80/20 aplicada nas suas estratégias de Marketing, você consegue criar conteúdos mais assertivos para o seu público, o que resulta em um aumento do interesse pela sua marca.  

Continue lendo o texto para entender melhor qual a importância do Princípio de Pareto dentro do Marketing! 

O que é Princípio de Pareto ou Regra 80/20?

O Princípio de Pareto determina que 80% das consequências surgem de 20% das causas.  

O Princípio de Pareto surgiu de uma revelação sobre os padrões de propriedade de terra na Itália. O economista italiano Wilfred Pareto, ao realizar uma pesquisa no seu país, descobriu que 80% das terras da Itália pertenciam a apenas 20% da população.  

Desse modo, o Princípio de Pareto foi aplicado inicialmente à distribuição de riqueza.  

Mais tarde, no entanto, Pareto descobriu que a regra 80/20 poderia ser aplicada também em outras áreas. Assim, por meio de pesquisas, Pareto descobriu que:  

  • 20% de plantas de ervilha em um jardim produzem 80% das ervilhas; 
  • 20% dos vendedores respondem por 80% das vendas; 
  • 20% das pessoas em qualquer empresa obtêm 80% dos lucros; e 
  • 20% do seu tempo podem produzir 80% dos resultados. 

Em um primeiro momento, o Princípio de Pareto era mais relacionado a negócios. Atualmente, no entanto, pode-se relacionar a regra 80/20 a diversas esferas da sociedade, principalmente na Publicidade e no Marketing.  

No que diz respeito às redes sociais, o Princípio de Pareto busca regular os tipos de conteúdo a serem publicados.  

Para você entender melhor como a regra 80/20 funciona dentro do Marketing Digital, vamos dedicar o restante do texto para te explicar como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais.  

Como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais?

Para você entender como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais, propomos uma reflexão. Como você tem cuidado das suas redes sociais atualmente? Você sente que a sua estratégia está funcionando? 

Com os desafios que o novo consumidor tem trazido para as marcas, acredito que você não tenha sido muito confiante ao responder as perguntas acima.  

Isso acontece porque o novo consumidor exige que as marcas entreguem um conteúdo mais completo, mais interessante, mais engajante e com maior potencial.  

O público está cansado de consumir uma publicidade massiva: ele precisa interessar-se pelo conteúdo da marca, para assim se interessar pelo produto.  

É dessa forma que o Princípio de Pareto pode te ajudar a produzir conteúdo nas redes sociais. Afinal, a regra 80/20 defende que é fundamental dedicar 80% das postagens a conteúdos que sejam engajantes e o restante com foco direto em vendas.  

Agora vamos ensinar detalhadamente como a regra 80/20 funciona na prática.  

Os 80%

Produzir conteúdo para a sua persona pode parecer um desafio. 

Para que esse processo se torne mais fácil e otimizado, é necessário que você conheça a fundo quais são os desejos e hobbies do seu público-alvo.  

Quando você sabe quais são as vontades dos seus seguidores, você consegue falar sobre o que eles gostam, utilizando a linguagem que eles utilizam.  

Dessa forma, ao produzir um conteúdo que vai ao encontro dos seus desejos, você garante que o público pare para ler a sua postagem e consequentemente se interesse pelo material. 

O Princípio de Pareto defende que 80% do conteúdo que você produzir nas redes sociais deve ser de interesse do público. 

Portanto, para fazer isso, você deve focar em produzir um conteúdo rico, variando entre curiosidades, dicas, postagens interativas e engajantes e muito mais.  

Lembre-se sempre de que 80% do seu conteúdo deve gerar interesse no seu público.  

Os 20% restantes

Agora que você já entendeu a metade do Princípio de Pareto, vamos explicar como funcionam os 20% restantes.  

Uma vez que você está focando em produzir um conteúdo informativo e interativo em 80% das postagens, você já conseguiu um público interessado no que você tem a oferecer.  

Para fazer com que os seguidores se tornem possíveis consumidores, você também tem que produzir conteúdo focado em vendas. Então, reserve os 20% para publicar promoções e materiais institucionais.  

Os 20%, portanto, servirão como um apoio aos 80% de Marketing de Conteúdo. Assim, você terá uma estratégia completa nas redes sociais, que começa captando um seguidor interessado e termina com a captação de um lead.  

Como a regra 80/20 pode beneficiar o seu negócio?

A resposta é simples. A regra 80/20, quando seguida corretamente, ajuda uma empresa a se concentrar no que é mais importante: conquistar clientes por meio de um conteúdo de valor. 

Quando o Princípio de Pareto é implementado na estratégia de conteúdo de uma empresa, ele faz com que os seguidores se tornem consumidores realmente interessados no produto que a marca tem a oferecer.  

Dessa forma, seus leads não são apenas compradores temporários, mas pessoas que voltarão a comprar com você porque se interessaram pelo seu conteúdo.  

Além disso, a regra 80/20 garante que tempo, energia e dinheiro serão direcionados para as coisas que geram os melhores e mais altos resultados com o esforço mais eficiente possível, por meio de conteúdos ricos e engajantes.  

Use o Princípio de Pareto estrategicamente

O Princípio de Pareto pode ser muito benéfico na sua estratégia de Marketing, o que vai impactar diretamente nos seus negócios. Essa regra, no entanto, não é uma bola de cristal que mostra exatamente o que você deve fazer. É preciso estratégia. 

Para que a regra 80/20 funcione assertivamente dentro do Marketing da sua marca, é necessário que você conheça bem o seu público-alvo e saiba claramente qual é o seu objetivo com as redes sociais.  

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual a melhor estratégia a ser aplicada no seu negócio, fique tranquilo(a): a Agência Contato está aqui para te ajudar!  

Entre em contato e receba auxílio de alguns dos melhores profissionais de Marketing do mercado para fazer as suas redes sociais crescerem!  

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress