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PrincĂ­pio de Pareto e regra 80/20 no Marketing
3 de maio de 2021

Princípio de Pareto: qual é a importância da regra 80/20 no Marketing?

PrincĂ­pio de Pareto e regra 80/20 no Marketing
3 de maio de 2021

Princípio de Pareto: qual é a importância da regra 80/20 no Marketing?

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O PrincĂ­pio de Pareto, tambĂ©m conhecido como Regra 80/20, Ă© uma teoria que prevĂŞ basicamente que 80% dos efeitos surgem com base em 20% das causas. Essa tendĂŞncia pode – e deve – ser aplicada nas estratĂ©gias de conteĂşdo nas redes sociais, uma vez que impacta nas vendas e na prospecção de clientes.  

Se vocĂŞ nĂŁo conhecia a regra 80/20, saiba que se trata de um princĂ­pio que pode ajudar muito na sua estratĂ©gia de redes sociais.  

É fato: estar presente nas redes sociais deve ser uma realidade para qualquer empresa que queira ser reconhecida no meio digital atualmente. Quando vocĂŞ nĂŁo está online ou nĂŁo tem uma boa estratĂ©gia, as pessoas nĂŁo se conectam com vocĂŞ.  

Para construir um bom conteĂşdo nas redes e criar uma boa estratĂ©gia de Marketing, vocĂŞ precisa entender o comportamento e as necessidades do seu pĂşblico-alvo.  

E o PrincĂ­pio de Pareto te ajuda com isso.  

Com a regra 80/20 aplicada nas suas estratĂ©gias de Marketing, vocĂŞ consegue criar conteĂşdos mais assertivos para o seu pĂşblico, o que resulta em um aumento do interesse pela sua marca.  

Continue lendo o texto para entender melhor qual a importância do Princípio de Pareto dentro do Marketing! 

O que Ă© PrincĂ­pio de Pareto ou Regra 80/20?

O PrincĂ­pio de Pareto determina que 80% das consequĂŞncias surgem de 20% das causas.  

O PrincĂ­pio de Pareto surgiu de uma revelação sobre os padrões de propriedade de terra na Itália. O economista italiano Wilfred Pareto, ao realizar uma pesquisa no seu paĂ­s, descobriu que 80% das terras da Itália pertenciam a apenas 20% da população.  

Desse modo, o PrincĂ­pio de Pareto foi aplicado inicialmente Ă  distribuição de riqueza.  

Mais tarde, no entanto, Pareto descobriu que a regra 80/20 poderia ser aplicada tambĂ©m em outras áreas. Assim, por meio de pesquisas, Pareto descobriu que:  

  • 20% de plantas de ervilha em um jardim produzem 80% das ervilhas; 
  • 20% dos vendedores respondem por 80% das vendas; 
  • 20% das pessoas em qualquer empresa obtĂŞm 80% dos lucros; e 
  • 20% do seu tempo podem produzir 80% dos resultados. 

Em um primeiro momento, o PrincĂ­pio de Pareto era mais relacionado a negĂłcios. Atualmente, no entanto, pode-se relacionar a regra 80/20 a diversas esferas da sociedade, principalmente na Publicidade e no Marketing.  

No que diz respeito Ă s redes sociais, o PrincĂ­pio de Pareto busca regular os tipos de conteĂşdo a serem publicados.  

Para vocĂŞ entender melhor como a regra 80/20 funciona dentro do Marketing Digital, vamos dedicar o restante do texto para te explicar como aplicar o PrincĂ­pio de Pareto nas redes sociais.  

Como aplicar o PrincĂ­pio de Pareto nas redes sociais?

Para vocĂŞ entender como aplicar o PrincĂ­pio de Pareto nas redes sociais, propomos uma reflexĂŁo. Como vocĂŞ tem cuidado das suas redes sociais atualmente? VocĂŞ sente que a sua estratĂ©gia está funcionando? 

Com os desafios que o novo consumidor tem trazido para as marcas, acredito que vocĂŞ nĂŁo tenha sido muito confiante ao responder as perguntas acima.  

Isso acontece porque o novo consumidor exige que as marcas entreguem um conteĂşdo mais completo, mais interessante, mais engajante e com maior potencial.  

O pĂşblico está cansado de consumir uma publicidade massiva: ele precisa interessar-se pelo conteĂşdo da marca, para assim se interessar pelo produto.  

É dessa forma que o PrincĂ­pio de Pareto pode te ajudar a produzir conteĂşdo nas redes sociais. Afinal, a regra 80/20 defende que Ă© fundamental dedicar 80% das postagens a conteĂşdos que sejam engajantes e o restante com foco direto em vendas.  

Agora vamos ensinar detalhadamente como a regra 80/20 funciona na prática.  

Os 80%

Produzir conteĂşdo para a sua persona pode parecer um desafio. 

Para que esse processo se torne mais fácil e otimizado, Ă© necessário que vocĂŞ conheça a fundo quais sĂŁo os desejos e hobbies do seu pĂşblico-alvo.  

Quando vocĂŞ sabe quais sĂŁo as vontades dos seus seguidores, vocĂŞ consegue falar sobre o que eles gostam, utilizando a linguagem que eles utilizam.  

Dessa forma, ao produzir um conteĂşdo que vai ao encontro dos seus desejos, vocĂŞ garante que o pĂşblico pare para ler a sua postagem e consequentemente se interesse pelo material. 

O PrincĂ­pio de Pareto defende que 80% do conteĂşdo que vocĂŞ produzir nas redes sociais deve ser de interesse do pĂşblico. 

Portanto, para fazer isso, vocĂŞ deve focar em produzir um conteĂşdo rico, variando entre curiosidades, dicas, postagens interativas e engajantes e muito mais.  

Lembre-se sempre de que 80% do seu conteĂşdo deve gerar interesse no seu pĂşblico.  

Os 20% restantes

Agora que vocĂŞ já entendeu a metade do PrincĂ­pio de Pareto, vamos explicar como funcionam os 20% restantes.  

Uma vez que vocĂŞ está focando em produzir um conteĂşdo informativo e interativo em 80% das postagens, vocĂŞ já conseguiu um pĂşblico interessado no que vocĂŞ tem a oferecer.  

Para fazer com que os seguidores se tornem possĂ­veis consumidores, vocĂŞ tambĂ©m tem que produzir conteĂşdo focado em vendas. EntĂŁo, reserve os 20% para publicar promoções e materiais institucionais.  

Os 20%, portanto, servirĂŁo como um apoio aos 80% de Marketing de ConteĂşdo. Assim, vocĂŞ terá uma estratĂ©gia completa nas redes sociais, que começa captando um seguidor interessado e termina com a captação de um lead.  

Como a regra 80/20 pode beneficiar o seu negĂłcio?

A resposta Ă© simples. A regra 80/20, quando seguida corretamente, ajuda uma empresa a se concentrar no que Ă© mais importante: conquistar clientes por meio de um conteĂşdo de valor. 

Quando o PrincĂ­pio de Pareto Ă© implementado na estratĂ©gia de conteĂşdo de uma empresa, ele faz com que os seguidores se tornem consumidores realmente interessados no produto que a marca tem a oferecer.  

Dessa forma, seus leads nĂŁo sĂŁo apenas compradores temporários, mas pessoas que voltarĂŁo a comprar com vocĂŞ porque se interessaram pelo seu conteĂşdo.  

AlĂ©m disso, a regra 80/20 garante que tempo, energia e dinheiro serĂŁo direcionados para as coisas que geram os melhores e mais altos resultados com o esforço mais eficiente possĂ­vel, por meio de conteĂşdos ricos e engajantes.  

Use o PrincĂ­pio de Pareto estrategicamente

O PrincĂ­pio de Pareto pode ser muito benĂ©fico na sua estratĂ©gia de Marketing, o que vai impactar diretamente nos seus negĂłcios. Essa regra, no entanto, nĂŁo Ă© uma bola de cristal que mostra exatamente o que vocĂŞ deve fazer. É preciso estratĂ©gia. 

Para que a regra 80/20 funcione assertivamente dentro do Marketing da sua marca, Ă© necessário que vocĂŞ conheça bem o seu pĂşblico-alvo e saiba claramente qual Ă© o seu objetivo com as redes sociais.  

Caso vocĂŞ ainda esteja em dĂşvida sobre qual a melhor estratĂ©gia a ser aplicada no seu negĂłcio, fique tranquilo(a): a AgĂŞncia Contato está aqui para te ajudar!  

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