A confiança de marca é um fator muito considerado por clientes ao consumir algum produto/serviço, como aponta o estudo Adobe Trust Report.
Quer saber como demonstrar confiança para o seu público? Então você está no lugar certo. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo com dicas de como aumentar a confiança de marca.
O que é o Adobe Trust Report?
A Adobe publicou um estudo, o Trust Report 2022, que aborda temas relacionados à confiança do cliente, se ela é conquistada ou quebrada a cada experiência.
Esse estudo teve como objetivo entender melhor sobre como funciona e influencia a confiança de marca nas experiências dos clientes, e o receio dos consumidores com o uso de dados.
Diante desse cenário, a Adobe realizou uma pesquisa com 12.066 consumidores do mundo inteiro e 2.031 executivos de 15 paÃses.
Apesar da variação regional, observou-se uma semelhança entre os consumidores sobre o que as marcas precisam para gerar mais confiança. A pesquisa também apontou que 70% dos consumidores se preocupam em como as marcas utilizam seus dados.
Por que confiança de marca, ou Brand Trust, é importante?
O Brand Trust, termo em inglês que significa confiança demarca, aborda a experiência do cliente em relação à empresa. Ele se baseia em três fatores importantes para os consumidores: transparência, inclusão e identificação.
Uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos ao comportamento responsável das empresas, esses fatores agregam na construção de valor da marca, promovendo um destaque diante do mercado.
Dessa forma, as empresas precisam ter empatia e sinceridade na realização de suas ações para que mostre consistência e veracidade. Isso fortalece seus valores e cria uma maior confiança de marca.
Uso de dados
O uso de dados para direcionar as estratégias de marketing tem crescido bastante nos últimos tempos. Essa prática ajuda a criar campanhas mais assertivas e otimizar os resultados.
Esse crescimento está ligado ao aumento exponencial de novas tecnologias, como Big Data e inteligência artificial, que contribuem para o armazenamento e tratamento dos dados.
Nesse contexto, do mesmo modo que os dados podem ser usados para o bem, como para segmentar as campanhas e melhorar a experiência do usuário, podem ser usados também de forma maldosa, como em golpes e fraudes.
Por isso, surgiu a necessidade de debater e regulamentar essa prática. No Brasil, a discussão sobre a segurança dos dados deu origem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A LGPD regulamenta e estabelece regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Além disso, também determina penalidades para o não cumprimento das regras.
Desse modo, as empresas que estão comprometidas com a proteção e o uso consciente dos dados pessoais dos clientes, aumentam a confiança da marca.
O que McDonalds e Burger King nos ensinam
O marketing agressivo é utilizado como uma jogada de mestre na disputa entre McDonald’s e Burger King. Esse é um método que chama a atenção dos consumidores.
Nesse caso, o marketing agressivo é uma tática utilizada para fornecer uma grande quantidade de informações criativas ao público, se destacando da concorrência. É uma disputa saudável.
Nesse contexto, o McDonald’s e o Burger King são muito conhecidos pelo público pela forma criativa de se oporem e provocarem um ao outro.
Porém, essas duas empresas tiveram a confiança de marca abalada após publicidades que criaram expectativas no público, mas que não foram atendidas. Nesse caso, você deve ter visto o McPicanha sem picanha e o Whooper Costela sem costela.
Recapitulando essas situações, o McDonald ‘s lançou um novo sanduÃche sabor picanha, o McPicanha. Entretanto foi acusado de enganar os consumidores, pois, o sanduÃche não possuÃa a carne picanha, mas sim, o molho que dava o sabor.
O mesmo aconteceu com o Burger King, o novo lançamento Whooper Costela não possuÃa carne de costela, era o molho e aromatizantes que davam o sabor ao sanduÃche.
Afinal, o que podemos aprender com esse caso?
Os consumidores estão em constante mudança de gostos, comportamentos e expectativas e cabe às marcas conhecerem o seu público para se adaptarem e acompanharem essas mudanças.
Dessa forma, as marcas precisam alinhar suas ações às expectativas de seus clientes. Ou seja, é preciso considerar o que o consumidor pensa e agir com transparência.
O erro dessas marcas não foi o lanche não ser composto pelas carnes, foi não terem deixado claro para o cliente que o sabor era de aromatizantes.
Portanto, é importante ser sincero com o público, sem omitir informações. É preciso jogar limpo.
Como construir uma relação de confiança com o cliente
O aumento no acesso às informações contribuiu para que as pessoas pudessem se inteirar de diversos assuntos.
Para exemplificar essa situação, na comercialização de produtos/serviços os consumidores pesquisam sobre as marcas antes de fazer a aquisição, para terem certeza que estão fazendo um bom negócio.
Pensando nesse cenário, separamos algumas boas práticas que podem ser adotadas para ajudar a aumentar a confiança na marca. Confira.
Transparência
A transparência é um fator primordial para se ter confiança. Por isso, é importante deixar claro para o público as intenções, os ideais da marca e as informações relevantes sobre o seu produto ou serviço.
Nesse contexto, apresentado para o público essas informações com transparência, permitirá que o consumidor tenha mais confiança e segurança para negociar com a marca.
Consistência
A consistência é um fator muito importante para a confiança na marca, pois não adianta realizar campanhas com boas ações se ao longo do tempo a marca não reforçar seus valores.
Desse modo, a marca precisa de constância na sua comunicação. É importante ter bem definida a missão, visão e valores, além de deixar claro esses pontos nas produções e diálogo com o público.
Conteúdo de Valor
O conteúdo de valor é referente ao material de comunicação que disponibiliza informações pertinentes que agregam na vida do público.
Ou seja, essa é uma estratégia presente no marketing de conteúdo que tem o intuito de disponibilizar e apresentar informações, como tutoriais ou dicas, ao público de interesse.
Esse conteúdo pode ser produzido nos seguintes formatos: blog, post em redes sociais, e-book, vÃdeos, planilhas, entre outros materiais ricos em informações.
Quer aprender mais sobre estratégias que podem ajudar a aumentar a confiança de marca? Então, acesse o blog da Contato para mais conteúdos sobre marketing digital.