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A LGPD trouxe oportunidades principalmente para profissionais e empresas alinhados com a metodologia do Inbound Marketing.
25 de junho de 2021

LGPD: entenda o que é e saiba como ela impacta na estratégia do seu negócio

A LGPD trouxe oportunidades principalmente para profissionais e empresas alinhados com a metodologia do Inbound Marketing.
25 de junho de 2021

LGPD: entenda o que é e saiba como ela impacta na estratégia do seu negócio

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A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor e tem como propósito regulamentar a gestão das empresas e instituições sobre o uso de dados pessoais e sigilosos. A lei se aplica a todas as empresas que operam no Brasil, inclusive as que trabalham no universo digital. 

Atualmente, cada vez mais pessoas navegam no ambiente digital e online, e um imenso tráfego de dados é gerado.  

Uma pesquisa da We Are Social, por exemplo, revelou que 68% dos usuários da internet no Brasil realizaram compra online nos últimos 30 dias. Arriscamos dizer que você faz parte deste grupo, não é mesmo? 

Então, se você quer saber como terá mais segurança ao compartilhar informações pessoais com empresas físicas e digitais e entender um pouco sobre como a LGPD impacta nas organizações, nosso blog é para você. 

Confira quais são os pontos principais da LGPD e como se adequar à nova Lei brasileira de proteção de dados agora!  

O que é a LGPD?

Pense conosco: você já ficou inseguro na hora de fornecer um dado pessoal seu para alguma empresa? Bom, a partir de agora você tem motivos para comemorar e alguns direitos para conhecer!  

Vamos iniciar a nossa conversa.  

A Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida como LGPD, estabelece regras para companhias privadas e instituições no tratamento de dados pessoais dos clientes e usuários. 

Ou seja, o objetivo é simples e único: proteger a privacidade das pessoas e respeitar a sua decisão sobre transmitir (ou não) essas informações. 

Para isso, a LGPD exige que as empresas tenham o seu consentimento explícito para coletar os dados, como nome, número de documento ou endereço, por exemplo.  

Na prática, você sempre deve ser informado sobre a finalidade de uso de determinado dado pessoal e ainda deve ter o direito de visualizar, alterar ou excluir qualquer informação. 

Como mencionamos, todos os segmentos de empresas são afetados! Afinal, diferentes áreas lidam com dados pessoais a todo momento em suas gestões.  

Por isso, atenção! Caso sua empresa descumpra as determinações legais ou vaze dados, a LGPD prevê multas de 2% do faturamento, podendo chegar até R$ 50 milhões. 

O que diz a LGPD?  

Para você entender como a LGPD pretende garantir a você mais controle sobre suas informações, é preciso conhecer os critérios da lei brasileira de proteção de dados e como ela funciona. 

É simples. São três pilares. Acompanhe a seguir:  

  • Finalidade: qual o objetivo da solicitação dos dados; 
  • Transparência: como os dados recolhidos serão utilizados; 
  • Segurança: de qual forma os dados serão armazenados de maneira segura. 

Além disso, vale ressaltar que os dados pessoais protegidos pela LGPD têm duas classificações:  

  • dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável; 
  • dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural. 

Ah! Toda essa dinâmica tem fiscalização por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados! 

O que muda com a LGPD?

Não tem mistério. A LGPD é específica em seu propósito: toda coleta de dado deve acontecer de forma clara e concisa! 

Portanto, se você tem uma empresa, ela precisará informar aos clientes quais dados serão coletados, como eles serão usados e armazenados.  

Por isso, em caso de cadastros, uso de e-mails e requerimento de telefones, você deve solicitar autorização de cada consumidor, OK?  

Nossa orientação é a seguinte: qualquer dúvida que você tenha sobre como proceder, busque informação e evite transtornos legais!  

Quais são os impactos da LGPD na estratégia de Marketing das empresas?  

Calma! Se você trabalha com Marketing Digital, saiba que a LGPD também trouxe oportunidades!  

E, principalmente, para profissionais e empresas alinhadas com a metodologia do Inbound Marketing. 

Isso porque, nessa estratégia, são os conteúdos relevantes que conquistam a permissão para o seu empreendimento se comunicar, de forma espontânea, com o potencial cliente.  

Se você continuar investindo em métodos transparentes e conteúdos interessantes à sua persona, conseguirá ampliar os seus resultados de Inbound Marketing e seguir as novas diretrizes. 

Para te ajudar, listamos abaixo 2 práticas para você adotar a partir de agora e seguir as exigências da LGPD.  

Pegue uma caneta e papel ou o celular, e vamos às orientações!  

Busque utilizar métodos mais limpos para chegar às pessoas  

Sabe aquelas permissões genéricas, automáticas e com as caixas de seleção pré-marcadas? Bom, essas ações devem ser eliminadas! 

O seu consumidor ou lead deve identificar, de forma objetiva, que está fornecendo um dado e, também, deve demonstrar permissão evidente ao concedê-lo.  

Para isso, uma opção é utilizar caixas de seleção sem marcações para que o público possa validar.  

Outra possibilidade é criar campos no site da empresa para que o seu lead informe os conteúdos que desejar receber. 

Além de conseguir o consentimento explícito, você terá informações valiosas sobre o perfil de interesse do consumidor ou lead. 

Pensamento inteligente

Agir com estratégia é sempre importante dentro de qualquer segmento empresarial.  

Por isso, para se adequar à LGPD, duas movimentações iniciais são importantes: reengaje suas listas de contato e tenha maior rigidez com as ações de remarketing.  

Em primeiro lugar, realize uma ação de reengajamento para que sua base de leads forneça a autorização para uso dos dados. Caso uma parte da lista de potenciais clientes já tenha concedido essa permissão, lembre-se de segmentar!  

Em segundo, fique atento à coleta e ao encaminhamento da dados por meio das ações de remarketing.  

Certifique-se de que o site da sua empresa está informando ao usuário sobre o armazenando os cookies e fará uso deles. 

Ah! Não se esqueça do pixel do Facebook. Se você ou sua equipe de publicidade utiliza dele para rastrear os usuários no site, também precisará do consentimento do visitante para acessar os dados. 

LGPD e Inbound Marketing

Como mencionamos, conteúdo relevante e jogo limpo devem guiar suas estratégias de Inbound Marketing alinhadas à LGPD.  

Não se preocupe com limitações. O que irá imperar serão oportunidades! 

Afinal o marketing de atração conquista leads de maneira natural mediante conteúdos valiosos. E, assim, alcança espontaneamente a permissão para comunicação.  

Se você continuar investindo em métodos transparentes e conteúdos interessantes à sua persona, conseguirá ampliar os seus resultados e seguir as novas diretrizes.  

LGPD e Marketing de Conteúdo

Uma vez que a lei cobre qualquer dado que você esteja usando para atividades de marketing e vendas, redes sociais, campanhas de geração de leads, todas as ações de marketing de conteúdo são influenciadas.  

Dessa forma, resumidamente mantenha-se atento(a) aos seguintes pontos: 

  1. Reveja os processos de coleta e manutenção de dados: formulários de cadastro de dados devem informar ao usuário o que será feito com essas informações; 
  1. Atualize o arquivamento de informações: dados coletados em determinado momento não poderão ser utilizados no futuro. Sempre que você quiser novas informações do seu cliente, será necessário um novo consentimento; 
  1. Descarte ações intrusivas: as grandes bases de dados com informações de potenciais clientes para envio de e-mail marketing ou veiculação de anúncios segmentados devem ser eliminadas para não violar a LGPD. 
  1. Solicite autorização para o uso de cookies: com certeza, você observou que muitos sites passaram a pedir autorização para utilização dos cookies. A mudança aconteceu por conta da lei! 
  1. Implemente ferramentas atualizadas: além de verificar as estratégias da sua empresa, também é preciso encontrar parceiros confiáveis que sigam às exigências da LGPD. A RD Station, parceira da Agência Contato, por exemplo, é uma plataforma de automação que possui funcionalidades de gerenciamento de leads e que já implementou atualizações para garantir o tratamento correto dos dados pessoais dos usuários. 

LGPD e Leads

A captação de leads também merece atenção quando o assunto é a nova lei geral de proteção de dados. 

Basicamente, pense nas seguintes etapas:  

  1. Coleta de dados dos leads que entrarem para a base  
  1. Acesso aos dados por parte dos usuários  
  1. Justificativa do uso dos dados 

É justamente por isso que boas práticas de construção de relacionamento; transparência sobre uso de dados; e personalização das informações serão valorizadas por potenciais clientes e consumidores.  

LGPD e E-mail Marketing

A tendência das empresas, com a implementação da LGPD, é construir uma base de contato mais qualificada, potencializando o relacionamento com os clientes. 

No caso do e-mail marketing, só será permitido ofertar produtos nas campanhas para contatos que tenham autorizado receber esse tipo de abordagem. 

Uma prática interessante para aplicar no e-mail marketing a caixinha de “Quais conteúdos deseja receber?” para realizar o papel de filtrar o conteúdo que chega na base de leads.  

Assim, sua base ficará segmentada!    

Comece já a adequar a estratégia da sua empresa às mudanças

Bom, você já sabe que temos muito trabalho pela frente, correto?  

Mas, tenha em mente: como os propósitos são proteção e privacidade, todos  nós somos beneficiados!  

A depender do segmento do seu negócio, mais ou menos ajustes precisarão ser feitos. Porém, todas as empresas estão neste momento. Ou, deveriam estar!  

Com transparência, os impactos imediatos da LGPD no Marketing Digital serão solucionados.  

Esperamos ter ajudado você e sua empresa. E, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!  

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