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14 de setembro de 2022

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

14 de setembro de 2022

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

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O Google Web Stories é um formato de conteúdo parecido com os Stories do Instagram. Através dele, as informações aparecem de forma rápida e fácil de consumir. Além disso, o Google Web Stories pode se tornar uma fonte a mais de tráfego para sua página. 

Se você acompanha nosso blog sabe que, uma das preocupações dentro do Marketing Digital é conseguir oferecer um conteúdo num formato adequado. Isso porque produzir conteúdos interativos aumenta o potencial de engajamento, portanto, saber como produzir conteúdos para o Google Web Stories é essencial. 

Então, pegue seu bloco de notas, pois preparamos um conteúdo bem completo para você! Bora?

O que é o Google Web Stories?

Como mencionamos anteriormente, os Web Stories é um formato de conteúdo semelhante aos stories do Instagram. Pois, esse modelo possui um estilo carrossel e, seu ponto forte são as imagens, que preenchem a tela do smartphone. 

Para conseguir visualizar um Web Stories pelo celular, é necessário abrir o aplicativo do Google e entrar na aba “Discover”, que mostra os conteúdos que o buscador entende que podem agradar aquele usuário. 

Como aparecer no Google Web Stories 

Umas dessas formas de criar esse modelo se dá através do plugin de Web Stories para WordPress

Esse plugin necessita que você faça login no painel de administrador, passe mouse em “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Depois disso, selecione a opção “Adicionar novo” e, no campo de busca, digite “Web Stories”. 

No campo de busca aparecerá o “Web Stories”, depois disso, é necessário realizar a instalação e ativação. Essa ferramenta funciona de uma maneira bem intuitiva, ou seja, é de fácil utilização. 

Quais as vantagens de produzir conteúdo para o Web Stories

Uma das vantagens de produzir esse tipo de conteúdo é que o Web Stories é um tipo de conteúdo que oferece um consumo rápido. 

Hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo com o celular por perto e, sempre que sobra um tempo, elas abrem suas redes sociais. Além disso, as imagens facilitam o entendimento de uma forma muito mais fácil. 

Dessa forma, utilizar o Google Web Stories aumenta a possibilidade de engajar os usuários com aquele conteúdo que está sendo disponibilizado. Vale ressaltar também que esse modelo é uma fonte a mais de tráfego. 

Se alterarmos a configuração, os stories serão vistos no “Discover” e também na pesquisa por palavras-chave. Por isso, dê atenção ao SEO, para que seu conteúdo tenha mais chance de aparecer no buscador. 

Como produzir um conteúdo para Google Web Stories

Depois de saber algumas vantagens do Google Web Stories, chegou a hora de saber como criá-los. 

Confira abaixo algumas dicas que preparamos com muito carinho para você:

Identifique seu público

Antes de planejar o tipo de conteúdo que tomará espaço no Google Web Stories, é necessário identificar o tipo de público-alvo que você quer atingir. Isso direciona o tipo de conteúdo, o formato desse conteúdo, os elementos que você utilizará para mantê-los engajados, entre outros.

Capriche no conteúdo

Assim como nas páginas da web, o conteúdo no Google Web Stories também é muito importante, pois ele é um dos fatores mais importantes para conquistar a atenção do público nesse formato que é tão recente. 

Por isso, ao criar conteúdo, é necessário se atentar ao interesse, narrativa, design do stories, experiência de navegação, entre outros. 

Para o Google, vídeos são os formatos que geram mais engajamento, por isso, talvez, eles apareçam na exibição principal.

Faça listas

Produza conteúdos em formatos de lista, pois esse método aumenta as chances de compartilhamento do web stories. 

Imagina com a gente:

Você possui uma loja especializada em artigos para fotografia. Então, você vende câmeras profissionais, semi profissionais, analógicas, filmes, entre outros. 

A intenção é divulgar um conteúdo bacana pelo Web Story. Se a persona para quem esse conteúdo é direcionado é quem está começando no mundo da fotografia e quer indicações para fazer um freela ou começar os trabalhos.

Produzir um Web Story com cada modelo, valor, características e curiosidades pode ser uma ótima opção para aumentar a visibilidade e gerar engajamento. 


O Design é importante

Para que os stories tenham um formato agradável de ser visualizado, é preciso pensar em alguns pontos importantes na hora do design. 

Primeiramente, é importante reduzir o número de caracteres do título, para que ele não ocupe espaço na imagem ou vídeo. 

Implementar animações é muito importante para chamar atenção do público, mas o conteúdo não deve ser muito animado para não se tornar cansativo. 

Além disso, confira outras dicas básicas:

  • Utilize Vídeos curtos; 
  • Além disso, evite imagens com bordas; 
  • Utilize vídeos e imagens em alta resolução. 

Adote boas práticas de SEO

Sabemos a importância das estratégias de SEO para conteúdos da internet e, com o Google Web Stories não seria diferente, certo? 

As diretrizes de SEO também se aplicam neste formato, pois esse modelo também se encaixa como página de web. 

Portanto é fundamental neste momento:

  • Construir conteúdos de alta qualidade, útil e bem estruturado; 
  • Utilização de textos curtos; 
  • Texto alternativo nas imagens; 
  • Legenda nos vídeos; 
  • Visualização em desktop; 
  • Imagens com tamanhos corretos; 
  • Metatag Open Graph; 
  • Logotipo em tamanho correto.  

O Storytelling é fundamental

O storytelling é a habilidade de contar histórias através de conteúdos audiovisuais. Essa técnica é fundamental para a promoção de seus produtos e serviços, de forma persuasiva. 

O Storytelling é composto por três elementos, são eles:

  • Técnicas Narrativas: Neste momento, defina os caminhos conceituais – caminhos esses que sustentarão o conteúdo. 
  • Conteúdo Narrativo: Essa etapa é a mais explorada e é o momento que dá vida à técnica; 
  • Fluidez: A história precisa ser contínua, por isso, é necessário criar experiências e momentos que aproximem o público. 

Faça Contato para que possamos criar ótimos conteúdos para seu Google Web Stories. Nós da Agência Contato ajudamos a conectar sua empresa com seu público através de estratégias de Marketing Digital 360°. 

Gostou do conteúdo sobre Google Web Stories? Acesse nosso blog, pois preparamos muito mais para você!

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