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O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital
21 de setembro de 2022

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital
21 de setembro de 2022

O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital

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Os KPIs são essenciais para a estratégia de gestão das empresas e, através deles é possível traçar metas alcançáveis. 

Sabendo da importância desses indicadores, preparamos este conteúdo para você. Separe um bloco de notas e anote essas informações, pois elas podem mudar suas estratégias de Marketing Digital. Vem com a gente!

O que é KPI

KPI, Key Performance Indicator, também conhecido como Indicador de Performance, é uma forma de mensurar se uma ação ou um conjunto de iniciativas está chegando aos objetivos estabelecidos por uma empresa. 

Existem muitos indicadores que podem ser mensurados, como por exemplo: quantidade de páginas que um visitante viu no blog, taxa de rejeição, custo por leads, entre outros. 

Quer entender um pouco mais sobre o KPI? Então veja a diferença entre KPI e Métrica para que fique mais claro! 

Qual a diferença entre KPI e Métrica

Normalmente as pessoas costumam confundir o KPI e a Métrica, por isso, vamos tentar explicar melhor como cada um deles funciona para sanar as dúvidas!

Todos os KPIs são métricas, mas nem todas as métricas são KPIs. 

KPIs são critérios importantes para o objetivo e andamento do negócio, enquanto uma métrica, funciona como apenas algo a ser medido. Se essa métrica se torna relevante para sua estratégia, ela se torna um indicador-chave. 

Para escolher um KPI e para fazer uma métrica se transformar em um indicador, é importante compreender o que pode ajudar na tomada de decisão da sua empresa. 

Essa afirmação te leva ao próximo tópico para que você saiba quais são as KPI mais importantes! 

Quais são as KPI mais importantes?

Como já afirmamos, existem diversos KPIs. Aqui, listamos os mais importantes para você. Confira abaixo:

Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão é uma métrica utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passam de uma etapa para a outra no funil de vendas. Em outras palavras, portanto, é a conversão de visitante para lead e de lead para cliente. 

Taxa de Crescimento de Cliente

A taxa de crescimento de cliente é uma taxa que indica quantas vendas vêm de estratégias de marketing de indicação. Esse indicador é muito importante para quem utiliza essas estratégias. 

Custo por Lead

O Custo por Lead (CPL) é uma KPI que permite saber o valor de cada lead conquistado. Quando é possível ter esse valor em mãos, é possível compará-lo e ganhar mais credibilidade para sua empresa. 

Custo de Aquisição de Cliente

Além do Custo por Lead, outra métrica que precisa ser avaliada é o Custo de Aquisição de Cliente (CPA), que é considerado o valor do investimento, que é dividido pelo número de vendas efetivas. 

Ter um custo por aquisição que dê lucro perto do preço médio de venda dá chances para que a área de Marketing de uma empresa continue crescendo. 

Receita Mensal Recorrente e Receita Anual Recorrente

A Receita Mensal Recorrente e a Receita Anual Recorrente são métricas que mostram quanto uma empresa fatura por mês ou por ano com os pagamentos recorrentes dos usuários. 

Através dessas métricas é possível traçar novas metas de crescimento e acompanhar de perto o desenvolvimento do negócio. Vale ressaltar que, quando a receita mensal recorrente cresce mais que a taxa de cancelamento, é um sinal de crescimento positivo da sua empresa. 

Os fatores que influenciam neste valor são: novos usuários, cancelamentos, upsells, reajustes de assinaturas, entre outros. 

ROI

O ROI – Return On Investiment – é um cálculo indicativo que mostra ao investidor se sua aplicação está gerando lucros ou prejuízos. Através dele é possível analisar os resultados financeiros de uma empresa e suas viabilidades. 

Para quem tem interesse em investir, o ROI é uma ferramenta essencial para te auxiliar quando você não possui parâmetros comparativos para observar se tal aplicação é vantajosa ou não. 

Por que você deve coletar esses dados?

Como já mencionamos anteriormente, existem muitos indicadores que podem ser importantes para a estratégia que você deseja traçar. Por isso, é fundamental utilizar diferentes tipos de indicadores de acordo com os interesses de quem está responsável por analisar os resultados. 

Para simplificar o processo, vamos dividi-los em KPI primário e KPI secundário, confira:

KPI Primário

Os KPI primários são aqueles que são os principais para seu objetivo e mostra se você está ajudando a empresa a ter lucro. São eles: 

  • Receita total; 
  • Taxa de Conversão; 
  • Tráfego; 
  • Leads; 
  • Custos de aquisição por lead; 
  • Receita por compra. 

KPI Secundário

Já os KPI secundários são aqueles que informam se seus testes e gerenciamento da estratégia estão indo para o caminho certo. Eles reforçam os primários, vejam quais são eles:

  • Número de assinantes da newsletter; 
  • Assinantes do blog; 
  • Visitas recorrentes no blog; 
  • Custo por lead em cada estágio do funil; 
  • Custo por visitante; 
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, e-mail);
  • Preço médio por transação. 

Como definir as principais KPIs para seu negócio

Nesta altura do campeonato, sabemos que é muito importante que o indicador-chave seja relevante para que um negócio conquiste o objetivo que almejado. Dessa forma, te mostraremos como definir as principais KPIs para seu negócio. Veja! 

Veja a disponibilidade de dados

Primeiramente, se seu desejo é mensurar o aumento de visitas em um site, isso só poderá ser feito quando essas visitas começarem a acontecer. 

Por isso, é importante verificar se há disponibilidade de dados, pois assim ele terá formas de trabalhar. 

Analise a importância da métrica

Neste ponto, precisamos lembrar que se sua marca está atingindo boas métricas e atingindo objetivos, é importante expor isso para o público. 

Os KPIs são responsáveis por mostrar a estratégia adotada para que seja possível andar pelo caminho correto. 

Cuidado com os indicadores de vaidade

Tomar cuidado com os indicadores de vaidade significa estar atento com a relevância desses indicadores. Vale ressaltar que, para atingir bons resultados e conseguir atingir os objetivos é importante ter foco e fazer escolhas inteligentes. 

Portanto, se o indicador escolhido não tem nada a ver com seus objetivos, é perda de tempo ele estar ali, certo?

Faça Contato conosco e garanta profissionais preparados para atender suas necessidades e ajudar sua empresa a crescer e garantir presença digital. 

Nosso time está te esperando! Gostou do conteúdo sobre KPI? Acesse nosso blog e confira muito mais! 

Te vejo no próximo post 😉

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