Skip to content
Método AIDA: o que é e como aplicar no marketing digital?
27 de setembro de 2022

Como aplicar o método AIDA no marketing digital da sua empresa?

Método AIDA: o que é e como aplicar no marketing digital?
27 de setembro de 2022

Como aplicar o método AIDA no marketing digital da sua empresa?

Navegue por tópicos

As empresas que investem no marketing digital precisam entender a importância do método AIDA para a conversão de clientes. Afinal, essa é a principal forma de analisar o comportamento dos consumidores. 

Desse modo, nesse artigo iremos explicar como o método AIDA funciona. Além disso, também abordaremos de qual modo ele impacta as vendas de uma marca. Venha conferir!

O que significa o método AIDA?

O método AIDA é utilizado para identificar as etapas que uma pessoa passa até consumir um produto. Dessa forma, essa estratégia – cuja sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação – evidencia os principais estágios vivenciados pelo consumidor durante a jornada de compra.

Assim, ao definir o comportamento de um possível cliente, é possível estabelecer qual estratégia utilizar para cativá-los. 

Atenção

Em primeiro lugar, a atenção é o contato inicial do consumidor com a marca. Nessa etapa, ele reconhece a existência da empresa e a curiosidade é despertada. Porém, esse vínculo ainda é bastante superficial.

Contudo, não é tão simples assim chamar a atenção do cliente em potencial. Para isso, é necessário uma publicidade chamativa e repleta de conteúdo relevante.

Interesse

Após o contato inicial, é importante que o interesse do consumidor seja despertado. Porém, para isso a marca deve informar ao cliente que possui o que ele procura.

Assim, nessa segunda etapa, o cliente deverá saber exatamente o que a empresa tem a oferecer.

Dessa forma, o desejo de compra é fomentado. Contudo, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Desejo

Chegando na terceira etapa do método AIDA, o cliente já deve estar ciente de que a empresa possui produtos atrativos. Assim, no estágio do desejo, o consumidor está pensando se vale a pena adquirir aquele produto.

Contudo, ainda falta um incentivo para que essa decisão aconteça de fato. Dessa forma, a empresa precisa comprovar que existem benefícios reais em efetivar a compra. 

Ação

Com a quarta etapa, vem a comprovação se as fases anteriores obtiveram sucesso. No estágio da ação, cabe ao cliente decidir se irá consumir ou não. 

Contudo, a empresa não precisa ser passiva nesta ocasião. Em primeiro lugar, a melhor técnica é não atrapalhar a compra. Após isso, a marca ainda pode utilizar estratégias para incentivar o consumidor. 

Como surgiu a metodologia AIDA?

Apesar de ser bastante utilizado no meio do marketing digital, o método AIDA é mais antigo do que a internet. Ele surgiu no século XIX, quando o publicitário Elmo Lewis analisou as fases que o consumidor passava até a compra.

Dessa forma, esta metodologia se tornou inerente ao planejamento de marketing de uma empresa. Afinal, é um modelo que, mesmo não sendo perfeito, consegue prever bem o comportamento do cliente.

Como aplicar o método AIDA no Marketing Digital da sua empresa?

Sabendo o que é o método AIDA, o próximo passo é utilizá-lo para investir no marketing digital da empresa. Assim, com a aplicação desta técnica a jornada de compra tende a ser mais efetiva.

Abaixo iremos desenvolver ideias para que uma marca consiga chamar atenção, cultivar interesse, despertar o desejo e engatilhar a ação. Confira:

Chame a atenção do seu público

Em primeiro lugar, para chamar a atenção de um cliente não é preciso ser inconveniente com ele. Logo, anúncios que forçam o consumidor a conhecer a marca não são boas alternativas.

Assim, o ideal é investir em algo que atraia o cliente, para que ele se sinta contemplado pelo produto. Uma tática é investir em marketing de conteúdo. Afinal, ao ter contato com algo relevante, mais o cliente estará alerta.

Outro artifício é a criação de boas landing pages. Com elas, é possível que os clientes prestem atenção na marca, o que pode ocasionar em uma conversão no futuro. 

Crie o interesse pelo seu produto/serviço 

Na fase do interesse, o investimento em propagandas que mostram as vantagens do produto é uma estratégia eficaz. 

Para isso, as informações devem ser repassadas com clareza. Expondo como o consumo iria ajudar efetivamente o cliente a resolver seu problema.

Estimule o desejo

Contudo, o desejo do consumidor deve ser direcionado a empresa que está anunciando o produto. Afinal, não é vantajoso que ele tenha interesse, mas compre em outro lugar.

Neste contexto, é importante comprovar o diferencial que a marca possui. Assim, muitas optam pela exposição de dados que validam a qualidade do produto. 

Facilite a tomada de decisão para ação

Para finalizar, a tomada de decisão é realizada a partir de estímulos. Logo, incentivar a compra é a missão da empresa nesta etapa.

Exemplificando, esse incentivo pode ser por meio da clareza de informações ou pela disponibilização de testes grátis. 

Também é possível utilizar gatilhos mentais neste contexto. Como as chamadas que contém senso de urgência. Ex: “apenas hoje”, “promoção exclusiva”, “últimas unidades”, etc.

Entendeu como o método AIDA funciona? Agora que tal encontrar maneiras de aplicar essas técnicas para impulsionar as vendas da sua empresa? Para isso, entre em contato com um dos consultores da nossa agência, uma referência no marketing digital em BH.

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress