Um dos fatores que o Google mais leva em consideração na hora de rankear uma página é o tempo de carregamento. Um estudo publicado pelo site Money Times mostrou que a Amazon perde cerca de 1,6 bilhão de dólares por ano a cada segundo a mais necessários para carregar sua página.
Por isso, foi pensado algumas ferramentas e técnicas para resolver esse problema, como o caso do Lazy Load, que carrega determinado conteúdo apenas quando for solicitado pelo usuário.
A Contato trouxe hoje um artigo explicando como funciona essa estratégia e como ela pode ser útil para o seu site. Boa leitura!
Afinal, o que é Lazy Load?
Como falamos antes, Lazy Load é uma estratégia que tem como objetivo carregar determinado conteúdo apenas quando o usuário solicitar. Com isso, o carregamento de páginas da web é facilitado, permitindo que elas sejam apresentadas de maneira mais ágil e eficiente para o usuário.
Diferente do carregamento imediato (Eager), que carrega todo o conteúdo de uma única vez, o Lazy Load permite exibir os arquivos mais pesados no final do carregamento ou quando entrarem no campo de visão do usuário.
Apesar de não parecer, essa ferramenta funciona de forma simples. Imagine que você visite um site que tenha muitas imagens com alta resolução (HD, 4K), essa ferramenta vai priorizar o carregamento de outros elementos, para que o site carregue mais rápido.
Qual a importância do Lazy Load?
Você já deve ter percebido que o Lazy Load tem como objetivo otimizar o carregamento de uma página. Mas qual a importância dele para o seu site?
Ao adiar o carregamento de elementos não essenciais, como imagens ou vídeos que estão fora da visão inicial do usuário, o Lazy Load reduz o tempo de carregamento inicial da página. Isso faz com que os buscadores entendam que a sua página cumpre com os requisitos da sua empresa e como consequência, sua página passa a aparecer cada vez mais no topo das buscas.
Além disso, ao carregar apenas o conteúdo visível ou solicitado pelo usuário, ele ajuda a reduzir o consumo de largura de banda. Isso é particularmente benéfico para usuários com conexões de internet mais lentas ou limitadas, como em dispositivos móveis, evitando o carregamento desnecessário de elementos que podem não ser visualizados.
Benefícios do Lazy Load
Agora que você conhece o Lazy Load, deve ter ficado a dúvida: quais os benefícios dessa ferramenta? Há uma série de benefícios tanto para o usuário quanto para o dono do site.
Confira alguns a seguir!
Otimização
Sites que carregam mais rápido ajudam na usabilidade e por consequência convertem mais. De acordo com um estudo realizado pela Aberdeen Group, os usuários esperam cerca de 2 segundos para uma página carregar completamente. Após esse tempo, 40% abandonam o site.
Dessa forma, ter um site que carregue mais rápido é essencial para manter o usuário nas suas páginas. Com isso, há um impacto direto nas vendas, na autoridade do site e no tráfego orgânico para os conteúdos.
Monetização
Outro benefício do Lazy Load está relacionado com a monetização do site. Com a melhora da velocidade de carregamento das imagens e vídeos, a tendência é que os usuários passem mais tempo consumindo os conteúdos do site.
Logo, há uma melhora do tráfego orgânico do site e por consequência, há um aumento da performance para os buscadores. Além disso, com mais leads qualificados, é possível aumentar a monetização com vendas.
SEO
Apesar de não influenciar diretamente o SEO da página, o Lazy Load pode ter um impacto indireto no SEO ao melhorar a experiência do usuário. Uma página mais rápida e responsiva tende a manter os visitantes por mais tempo, reduzindo a taxa de rejeição.
Esse fator, por sua vez, pode ter um impacto positivo no SEO, pois os mecanismos de busca levam em consideração a experiência do usuário como um dos critérios de classificação. Se os visitantes estão mais engajados e passam mais tempo no seu site, isso pode ser interpretado como um sinal de que o seu conteúdo é relevante e útil, o que pode ajudar a impulsionar sua posição nos resultados de pesquisa.
O que o Lazy Load tem a ver com a Experiência do Usuário (UX)?
Para ter um site otimizado, é necessário ter um conjunto de estratégias e técnicas que garantam a experiência do usuário (UX). Um dos elementos-chave para uma UX de qualidade é o tempo de carregamento rápido das páginas. É aí que entra o Lazy Load.
Há alguns fatores que podem ajudar. Vamos conhecer quais são?
Estética
A aparência de um site sempre desperta o interesse dos visitantes em um primeiro momento. É nessa parte que entra o layout de um site. Por isso, investir em um design profissional e atrativo é importante para que o seu site se destaque e consiga manter os usuários.
Conteúdo
Entretanto, não é apenas através da aparência que um site consegue usuários. É necessário que ele tenha um conteúdo que agregue valor e traga informações relevantes. Com isso, é através de um bom conteúdo que os leads irão ganhar confiança na sua empresa. Logo, invista em conteúdos autênticos com o que o seu site propôs.
Usabilidade
A usabilidade de um site está relacionada com o fato do site ser responsivo ou não. Um site responsivo é um site que é projetado e desenvolvido de forma a se adaptar automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Isso significa que o layout, a estrutura e os elementos do site são ajustados para fornecer uma experiência de usuário otimizada, independentemente de o site ser visualizado em um computador desktop, laptop, tablet ou smartphone.
Cuidados na hora da aplicação do Lazy Load
Apesar de funcionar de forma simples, você deve tomar alguns cuidados na hora de aplicar o Lazy Load. Uma primeira dica é que não devemos implementá-lo na primeira dobra dos sites, ou seja, a parte visível de uma página.
Isso se deve ao fato de que os itens da páginas devem ser exibidos imediatamente, para que o usuário tenha uma boa experiência. Há algumas soluções que podem ser implementadas na estratégia, mas muitas não levam isso em conta, por isso é importante ter atenção.
Além disso, o Lazy Load influencia de forma positiva as métricas de velocidade de carregamento do Core Web Vitals, mas pode prejudicar outras, já que o número de processos durante a exibição da página aumenta.
Podemos ver que com o Lazy Load é possível aumentar as vendas e garantir clientes fiéis a sua marca. Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar o Blog da Contato para saber mais novidades do Marketing Digital.
Até a próxima!