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2 de janeiro de 2024

Brand Book: como criar um para a sua marca

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2 de janeiro de 2024

Brand Book: como criar um para a sua marca

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Se comunicar no meio digital é uma tarefa complexa. Por isso, contar com um Brand Book é fundamental para que todas as áreas e pontos de contato de uma empresa possam manter a identidade de marca, tanto verbal quanto visual. 

Se o seu negócio ainda não utiliza esse documento ou não sabe se está de acordo com o que a marca deseja transmitir, a Contato trouxe um artigo explicando com mais detalhes como criar um Brand Book. Boa leitura! 

O que é Brand Book?

Também conhecido como Manual de Marca, o Brand Book é um documento essencial no universo do branding que estabelece as diretrizes e elementos fundamentais para a construção e manutenção da identidade visual de uma marca. Este guia detalhado fornece informações sobre a paleta de cores, tipografia, logotipo, elementos gráficos e outros elementos visuais que compõem a identidade da marca.

Basicamente, sua ideia é compartilhar informações relevantes acerca de uma marca.  Ao oferecer orientações claras, o brand book assegura a consistência e a fidelidade à essência da marca, facilitando a comunicação eficaz com o público-alvo e fortalecendo a presença e a percepção da marca no mercado.

Qual a sua importância para o negócio?

Por estabelecer diretrizes claras sobre elementos visuais, como logotipo, paleta de cores e tipografia, o Brand Book assegura uma representação visual consistente da marca em todas as interações com o público. Isso é vital para criar uma identidade reconhecível e memorável, fortalecendo a presença da marca no mercado. 

Além disso, esse documento fornece uma base sólida para a comunicação, garantindo que a mensagem da marca seja transmitida de maneira coesa e alinhada com seus valores e objetivos. Dessa forma, ao orientar o uso consistente da identidade visual em diversos contextos, desde materiais de marketing até plataformas digitais, o Brand Book contribui para a construção de confiança e lealdade dos clientes, estabelecendo uma conexão sólida entre a marca e seu público-alvo.

Exemplos de marcas que fazem o Brand Book

Por ser uma estratégia eficaz, muitas empresas não deixariam de perder a oportunidade de investir em um Brand Book, certo? 

Trouxemos alguns exemplos de grandes marcas que utilizam as normas e diretrizes de um manual para guiar toda a sua comunicação e posicionamento junto ao público. 

  • Coca Cola: a Coca-Cola é uma marca icônica, e seu Brand Book detalha como o logotipo deve ser utilizado, as cores específicas a serem empregadas e até mesmo a tipografia associada à marca.
  • Starbucks: o Starbucks é outra empresa que investe em um brand book para preservar a identidade visual distintiva da marca. A empresa é reconhecida por sua abordagem consistente em termos de design e experiência do cliente.
  • Uber: o Brand Book do Uber tem uma ótima qualidade, envolvendo aspectos como: logo, tom de voz, iconografia, ilustrações, fotografias, tipografia, cores e etc.Seu destaque se dá no tom de voz da marca, que conta com informações completas, claras e com muitos exemplos de aplicação. 
  • Spotify: em sua página de diretrizes, o Spotify traz seu próprio manual da marca. Porém, seu caso é específico, já que o conteúdo disponibilizado na plataforma não é criado pela própria empresa. Ainda assim, a marca preza por um padrão.

Como fazer um Brand Book

Após conhecer o que é um Brand Book e sua importância, você deve estar curioso para entender como criar um para a sua empresa. Para criar um Manual de Marca é importante seguir algumas etapas para que a identidade visual e a mensagem da marca sejam consistentes e eficazes quando transmitidas ao público.

Faça uma análise da marca

O primeiro passo na hora de criar um Brand Book é fazer uma análise detalhada sobre a empresa, incluindo uma pesquisa sobre a história, valores, missão e visão. Essa análise também deve levar em conta a identidade e o posicionamento da marca, como a maneira que a empresa se posiciona no mercado e os valores que busca passar aos consumidores. 

Além disso, nessa fase também deve conter um estudo sobre os concorrentes e o mercado onde a empresa está inserida. Com isso, se torna possível entender quais são os caminhos para obter destaque e ser relevante no mercado. 

Defina os elementos visuais 

Após fazer a análise da marca, é preciso definir os elementos que irão ser utilizados no Brand Book, sempre levando em consideração que eles devem ser coerentes com a identidade da marca. O logotipo, que é a principal representação visual da marca, deve ser memorável na transmissão do propósito. 

Já as cores devem ser escolhidas de forma a transmitir a personalidade do negócio. Por último deve-se pensar na tipografia, que irá garantir a legibilidade e coerência em todos os pontos de contato com o público. 

Crie diretrizes 

Com os elementos visuais definidos, chegou a hora de criar as diretrizes. É nesta fase que vai ser definido como eles vão ser utilizados nos diferentes contextos, como materiais impressos, digitais (site, redes sociais), embalagens e sinalizações. 

Além disso, as diretrizes devem incluir especificações técnicas, tamanhos, espaçamentos e regras de combinação de cores e de tipografia. Por isso, é importante que no Brand Book da empresa estejam incluídos exemplos de aplicação dos elementos visuais em diferentes contextos. 

Defina o tom de voz e linguagem

Outra parte fundamental quando for criar o Brand Book de uma empresa são o tom de voz e a linguagem, já que eles ajudam a transmitir a personalidade e a mensagem do negócio. Um tom de voz definido corretamente garante uma comunicação assertiva e impulsiona a criação de uma conexão entre o público e a empresa. 

Crie um layout 

Após definir o tom de voz e a linguagem, o próximo passo é criar o layout. Por garantir a consistência visual da empresa, ele deve ser pensado para refletir a personalidade da marca e sua identidade e fácil de seguir. 

Por isso, para a criação do layout é necessário levar em conta as diretrizes visuais da marca, escolher um estilo visual que combine com a mensagem que deve ser transmitida, organizar todas as informações de maneira clara e objetiva, usar uma grade no layout, escolher tipografia adequada, imagens e gráficos de qualidade. 

Faça a revisão

A próxima etapa é fazer a revisão do Brand Book. É nessa fase que a empresa irá garantir que tudo está da maneira que deveria estar, evitando aprovar etapas que contenham erros ou não se enquadrem mais nas necessidades latentes da empresa perante o mercado e, dessa forma, o público.

Distribuição 

A última etapa é a distribuição do Brand Book, que deve ser ampla e garantir que todas as áreas e funcionários da empresa tenham acesso irrestrito a ele. Dessa maneira, dê preferência para o arquivo em versão física quanto digital, como no site da empresa ou impresso. 

Além disso, é fundamental que o manual não fique desatualizado. Para que isso não aconteça, a empresa deve colocar um responsável pelo gerenciamento do Brand Book, que seja capaz de fazer as alterações necessárias e garantir que essas mudanças sejam comunicadas a todos. 

Com um Brand Book, se tornou mais fácil concorrer no mercado e conquistar espaço, certo? Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, não deixe de conferir o Blog da Contato para ficar por dentro do mundo do Marketing Digital. Até a próxima! 

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