A conversĂŁo Ă© um aspecto essencial no Marketing Digital, e tambĂ©m deve ser otimizada para que vocĂŞ alcance os melhores resultados possĂveis. Por isso, Ă© muito importante desenvolver uma estratĂ©gia que aprimore suas conversões ao longo do tempo. Pensando nisso, neste texto vamos falar sobre o CRO, como ele pode beneficiar seu negĂłcio e como vocĂŞ pode colocá-lo em prática. Acompanhe a leitura!
O que Ă© o CRO no marketing digital?
Conversion Rate Optimization (CRO) pode ser traduzido para o português como Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de uma estratégia que busca melhorar os elementos do site para atrair e converter mais visitantes em clientes. Assim, ele aumenta a eficiência e a rentabilidade do processo de venda online.
Para isso, o CRO utiliza testes que permitem verificar o que mais influencia o comportamento e a decisão dos usuários em uma página. Os testes podem envolver diversos elementos, como design, cores, textos, imagens e botões.
Dessa forma, ele permite entender e atender Ă s necessidades e preferĂŞncias dos visitantes do site, oferecendo a melhor experiĂŞncia possĂvel e incentivando-os a completar a ação desejada.
O que Ă© conversĂŁo?
Quando se trata de CRO, a conversão não diz respeito apenas à transformação de um visitante em um lead, mas à concretização de uma série de ações que o visitante pode realizar no seu site.
Alguns exemplos de ações são:
- Preencher um formulário para se tornar um Lead;
- Clicar em um anĂşncio ou pop-up;
- Comprar um produto na loja online;
- Testar um software;
- Clicar em um link de um e-mail marketing;
- Entrar em contato com um vendedor.
Cada uma delas vai exigir a adoção de tĂ©cnicas especĂficas. Se vocĂŞ quer gerar mais leads, por exemplo, Ă© interessante melhorar os formulários das Landing Pages ou o design da página para atrair mais visitantes.
Por isso, é essencial entender quais tipos de conversão mais se adequam aos seus objetivos para otimizá-los de acordo com a estratégia CRO.
O que Ă© uma boa taxa de conversĂŁo?
É comum perguntar-se se a sua taxa de conversão é boa ou não. Contudo, não existe uma medida única para definir o que é uma boa taxa de conversão, uma vez que ela varia de acordo com cada empresa e segmento.
Isso significa que é preciso conhecer o seu mercado, a sua concorrência, o seu público e o seu histórico de desempenho para definir uma taxa adequada para o seu site. Além disso, é preciso acompanhar e analisar os dados de conversão periodicamente, para verificar se o seu site está alcançando bons resultados ou se precisa de melhorias.
Por exemplo, uma empresa de software terá conversões de topo de funil muito superiores a um e-commerce de roupas. Como o interesse dos usuários pelos produtos de cada uma dessas empresas é muito diferente, as conversões também serão.
No entanto, uma empresa de software terá mais dificuldade em converter os usuários em clientes, pois os produtos exigem mais conhecimento e confiança. Já a empresa de roupas terá mais facilidade em vender seus produtos, pois os usuários podem ver e experimentar as peças.
Por isso, a taxa de conversĂŁo ideal Ă© aquela que atende aos objetivos e metas do seu negĂłcio.
Como calcular a taxa de conversĂŁo?
A taxa de conversão é calculada pela razão entre o número de conversões e o número de visitantes de um site, página, campanha ou canal de marketing.
Para calculá-la, basta seguir a seguinte fórmula:
Taxa de conversão (%) = (Número de conversões / Número de visitantes) x 100
Por exemplo, se um site recebeu 10.000 visitantes em um mês e obteve 500 conversões, a taxa de conversão será:
Taxa de conversĂŁo (%) = (500 / 10.000) x 100 Taxa de conversĂŁo (%) = 0,05 x 100 Taxa de conversĂŁo (%) = 5%
Isso significa que 5% dos visitantes do site realizaram a ação desejada, seja ela comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, ou preencher um formulário, por exemplo.
Qual a importância da estratégia de CRO?
Agora que vocĂŞ já sabe um pouco mais sobre o CRO, reunimos os principais benefĂcios dele para que nĂŁo existam dĂşvidas da sua importância para o seu negĂłcio!
Maior taxa de conversĂŁo e vendas
Um dos principais benefĂcios da estratĂ©gia de CRO Ă© o aumento da taxa de conversĂŁo e das vendas do site, página, campanha ou canal de marketing. Isso porque ela visa trazer melhorias para diversos elementos do site que influenciam o comportamento e a decisĂŁo dos visitantes.
Por isso, Ă© possĂvel atender as necessidades e expectativas dos seus clientes e incentivá-los a realizar a ação que vocĂŞ espera, resultando em conversões e, finalmente, vendas.
Redução de custos
Outro aspecto relevante é que essas estratégias reduzem o custo de conquistar clientes. Além disso, elas aceleram a conversão do usuário, fazendo com que ele realize a ação desejada mais rapidamente. Assim, quanto maior for a sua taxa de conversão, menor o tempo para alcançar os objetivos definidos.
Autoridade da marca
Além disso, as técnicas de CRO permitem que você tenha maior relevância e consistência no seu site, sem contar a facilidade de navegação e interação com o seu conteúdo e as propostas alinhadas ao valor da sua marca.
Ou seja, ao oferecer uma melhor experiência aos usuários, você pode demonstrar a influência que a sua empresa tem e aumentar o reconhecimento e a autoridade do seu negócio.
Melhores resultados
Por fim, ela permite obter melhores resultados de diversas formas, como por meio do aumento do nĂşmero de visitantes e do nĂşmero de conversões. E uma vez que esses pontos sĂŁo atingidos, vocĂŞ pode aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas, já que Ă© possĂvel obter mais resultados com o mesmo custo de aquisição de tráfego.
Como otimizar a sua taxa de conversĂŁo
Depois de entender a importância da estratégia de CRO para sua empresa, nada mais justo do que saber como colocá-la em prática, não é? Confira nossas dicas!
Produza conteĂşdo de qualidade
Em primeiro lugar, é muito importante produzir um conteúdo de qualidade, de forma a oferecer informações úteis, relevantes e atualizadas para o seu público, atendendo suas expectativas e interesses.
Esse é um dos principais pontos que levam os clientes a avançar no funil de vendas de um negócio. Pense como um consumidor: se uma empresa oferece informações confiantes e precisas sobre uma solução que você precisa, você tende a continuar consumindo seu conteúdo e, futuramente, uma vez que você confia nela, busca resolver seus problemas com ela, não é?
Por isso, Ă© essencial garantir que vocĂŞ ajude seu pĂşblico a entender seus problemas e indique a prĂłxima etapa para que eles sejam resolvidos da melhor forma.
Utilize imagens e vĂdeos de alta qualidade
O uso de imagens e vĂdeos em alta qualidade cumpre um papel fundamental ao despertar o interesse dos visitantes, alĂ©m de aumentar a compreensĂŁo e a persuasĂŁo do seu site. Por meio deles, Ă© possĂvel destacar os benefĂcios, as caracterĂsticas e provas sociais dos seus produtos e serviços, por exemplo.
Eles ainda dão um toque de profissionalismo ao seu conteúdo e mostram o seu comprometimento com a informação dos clientes, aumentando a confiança e a credibilidade da sua marca.
Acompanhe as etapas do funil de vendas
O funil de vendas possui etapas bem definidas que devem ser respeitadas com planejamento. A partir delas, você pode orientar a estratégia do seu negócio e, consequentemente, orientar a jornada de compras do seu cliente.
Por isso, é preciso compreendê-lo e definir um funil para o seu negócio, mantendo-o otimizado e acompanhando suas métricas de desempenho periodicamente.
Utilize testes A/B
AlĂ©m disso, Ă© fundamental utilizar testes A/B, para comparar duas ou mais versões de elementos do seu site e entender qual delas gera mais conversões. Por meio dele, Ă© possĂvel testar hipĂłteses com base em dados reais, aumentando a eficiĂŞncia do seu site.
Ao testar modelos de layout ou botões, por exemplo, você pode utilizar aqueles que melhor funcionam para o seu público, melhorando a experiência em seu site e aumentando as chances de conversão.
Desenvolva um processo de qualificação de leads
Lembra que falamos da importância de entender as etapas do funil de vendas? Ela também é crucial aqui, para que você chame a atenção dos visitantes que possuem o perfil ideal para a sua empresa atender, ou seja, leads qualificados.
Qualificar seus leads é essencial para aumentar a eficiência da sua estratégia, para que você foque naqueles que estão mais propensos a se tornarem clientes. Você ainda pode aumentar a confiança e a fidelização do seu negócio, estabelecendo um relacionamento mais consistente e duradouro com eles.
Otimize os posts de maior tráfego
AlĂ©m disso, Ă© essencial atentar-se para os posts que trazem mais resultados que os demais. Isso porque eles devem ser usados para aumentar a sua taxa de conversĂŁo, uma vez que Ă© possĂvel aproveitá-los para fazer chamadas para ação, aumentando as chances de convencer o pĂşblico.
Use o remarketing para te ajudar
O remarketing é uma estratégia que permite que você entre em contato novamente com os visitantes do seu site que não realizaram uma ação desejada, como comprar um produto ou preencher um formulário.
É muito mais fácil investir nesses visitantes do que investir em novas visitas e convertê-las desde a etapa inicial, por isso ele permite que você impacte aquele usuário novamente. Isso é muito importante para aumentar as taxas de conversão do seu site, uma vez que traz novas oportunidades de conversão para a sua empresa.
Desenvolva páginas com informações completas sobre os produtos
Por fim, Ă© preciso lembrar que cada produto, seja fĂsico ou digital, precisa ter uma página exclusiva para gerar suas conversões. Assim, sua audiĂŞncia tem a oportunidade de conhecer todos os detalhes e tende a realizar uma compra mais positiva.
Isso permite que os clientes se preparem para realizar uma compra consciente, que atendam Ă s suas necessidades de forma adequada. Logo, Ă© muito importante fornecer o máximo de informações possĂvel e utilizar imagens de alta qualidade para acompanhá-las, trazendo todos os dados essenciais para que essa ação beneficie o cliente.
AlĂ©m de ajudá-lo a realizar uma compra de forma satisfatĂłria, esclarecendo suas possĂveis dĂşvidas, vocĂŞ aumenta a confiança que eles possuem na sua empresa e aumenta suas chances de fidelização.
Se vocĂŞ gostou de entender mais sobre o CRO, nĂŁo deixe de acompanhar o blog da Contato para mais conteĂşdos!