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profissional utilizando gráficos para representar a estratégia de CRO
21 de novembro de 2023

CRO: entenda como otimizar suas conversões

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21 de novembro de 2023

CRO: entenda como otimizar suas conversões

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A conversão é um aspecto essencial no Marketing Digital, e também deve ser otimizada para que você alcance os melhores resultados possíveis. Por isso, é muito importante desenvolver uma estratégia que aprimore suas conversões ao longo do tempo. Pensando nisso, neste texto vamos falar sobre o CRO, como ele pode beneficiar seu negócio e como você pode colocá-lo em prática. Acompanhe a leitura! 

O que é o CRO no marketing digital?

Conversion Rate Optimization (CRO) pode ser traduzido para o português como Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de uma estratégia que busca melhorar os elementos do site para atrair e converter mais visitantes em clientes. Assim, ele aumenta a eficiência e a rentabilidade do processo de venda online. 

Para isso, o CRO utiliza testes que permitem verificar o que mais influencia o comportamento e a decisão dos usuários em uma página. Os testes podem envolver diversos elementos, como design, cores, textos, imagens e botões. 

Dessa forma, ele permite entender e atender às necessidades e preferências dos visitantes do site, oferecendo a melhor experiência possível e incentivando-os a completar a ação desejada. 

O que é conversão?

Quando se trata de CRO, a conversão não diz respeito apenas à transformação de um visitante em um lead, mas à concretização de uma série de ações que o visitante pode realizar no seu site. 

Alguns exemplos de ações são: 

  • Preencher um formulário para se tornar um Lead; 
  • Clicar em um anúncio ou pop-up; 
  • Comprar um produto na loja online; 
  • Testar um software; 
  • Clicar em um link de um e-mail marketing; 
  • Entrar em contato com um vendedor.

Cada uma delas vai exigir a adoção de técnicas específicas. Se você quer gerar mais leads, por exemplo, é interessante melhorar os formulários das Landing Pages ou  o design da página para atrair mais visitantes. 

Por isso, é essencial entender quais tipos de conversão mais se adequam aos seus objetivos para otimizá-los de acordo com a estratégia CRO.

O que é uma boa taxa de conversão?

É comum perguntar-se se a sua taxa de conversão é boa ou não. Contudo, não existe uma medida única para definir o que é uma boa taxa de conversão, uma vez que ela varia de acordo com cada empresa e segmento. 

Isso significa que é preciso conhecer o seu mercado, a sua concorrência, o seu público e o seu histórico de desempenho para definir uma taxa adequada para o seu site. Além disso, é preciso acompanhar e analisar os dados de conversão periodicamente, para verificar se o seu site está alcançando bons resultados ou se precisa de melhorias.

Por exemplo, uma empresa de software terá conversões de topo de funil muito superiores a um e-commerce de roupas. Como o interesse dos usuários pelos produtos de cada uma dessas empresas é muito diferente, as conversões também serão.

No entanto, uma empresa de software terá mais dificuldade em converter os usuários em clientes, pois os produtos exigem mais conhecimento e confiança. Já a empresa de roupas terá mais facilidade em vender seus produtos, pois os usuários podem ver e experimentar as peças.

Por isso, a taxa de conversão ideal é aquela que atende aos objetivos e metas do seu negócio.

Como calcular a taxa de conversão? 

A taxa de conversão é calculada pela razão entre o número de conversões e o número de visitantes de um site, página, campanha ou canal de marketing.

Para calculá-la, basta seguir a seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = (Número de conversões / Número de visitantes) x 100

Por exemplo, se um site recebeu 10.000 visitantes em um mês e obteve 500 conversões, a taxa de conversão será:

Taxa de conversão (%) = (500 / 10.000) x 100 Taxa de conversão (%) = 0,05 x 100 Taxa de conversão (%) = 5%

Isso significa que 5% dos visitantes do site realizaram a ação desejada, seja ela comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, ou preencher um formulário, por exemplo.

Qual a importância da estratégia de CRO?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o CRO, reunimos os principais benefícios dele para que não existam dúvidas da sua importância para o seu negócio! 

Maior taxa de conversão e vendas

Um dos principais benefícios da estratégia de CRO é o aumento da taxa de conversão e das vendas do site, página, campanha ou canal de marketing. Isso porque ela visa trazer melhorias para diversos elementos do site que influenciam o comportamento e a decisão dos visitantes. 

Por isso, é possível atender as necessidades e expectativas dos seus clientes e incentivá-los a realizar a ação que você espera, resultando em conversões e, finalmente, vendas. 

Redução de custos

Outro aspecto relevante é que essas estratégias reduzem o custo de conquistar clientes. Além disso, elas aceleram a conversão do usuário, fazendo com que ele realize a ação desejada mais rapidamente. Assim, quanto maior for a sua taxa de conversão, menor o tempo para alcançar os objetivos definidos.

Autoridade da marca

Além disso, as técnicas de CRO permitem que você tenha maior relevância e consistência no seu site, sem contar a facilidade de navegação e interação com o seu conteúdo e as propostas alinhadas ao valor da sua marca.

Ou seja, ao oferecer uma melhor experiência aos usuários, você pode demonstrar a influência que a sua empresa tem e aumentar o reconhecimento e a autoridade do seu negócio.

Melhores resultados

Por fim, ela permite obter melhores resultados de diversas formas, como por meio do aumento do número de visitantes e do número de conversões. E uma vez que esses pontos são atingidos, você pode aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas, já que é possível obter mais resultados com o mesmo custo de aquisição de tráfego.

Como otimizar a sua taxa de conversão

Depois de entender a importância da estratégia de CRO para sua empresa, nada mais justo do que saber como colocá-la em prática, não é? Confira nossas dicas! 

Produza conteúdo de qualidade

Em primeiro lugar, é muito importante produzir um conteúdo de qualidade, de forma a oferecer informações úteis, relevantes e atualizadas para o seu público, atendendo suas expectativas e interesses. 

Esse é um dos principais pontos que levam os clientes a avançar no funil de vendas de um negócio. Pense como um consumidor: se uma empresa oferece informações confiantes e precisas sobre uma solução que você precisa, você tende a continuar consumindo seu conteúdo e, futuramente, uma vez que você confia nela, busca resolver seus problemas com ela, não é? 

Por isso, é essencial garantir que você ajude seu público a entender seus problemas e indique a próxima etapa para que eles sejam resolvidos da melhor forma. 

Utilize imagens e vídeos de alta qualidade

O uso de imagens e vídeos em alta qualidade cumpre um papel fundamental ao despertar o interesse dos visitantes, além de aumentar a compreensão e a persuasão do seu site. Por meio deles, é possível destacar os benefícios, as características e provas sociais dos seus produtos e serviços, por exemplo.

Eles ainda dão um toque de profissionalismo ao seu conteúdo e mostram o seu comprometimento com a informação dos clientes, aumentando a confiança e a credibilidade da sua marca. 

Acompanhe as etapas do funil de vendas

O funil de vendas possui etapas bem definidas que devem ser respeitadas com planejamento. A partir delas, você pode orientar a estratégia do seu negócio e, consequentemente, orientar a jornada de compras do seu cliente.

Por isso, é preciso compreendê-lo e definir um funil para o seu negócio, mantendo-o otimizado e acompanhando suas métricas de desempenho periodicamente. 

Utilize testes A/B

Além disso, é fundamental utilizar testes A/B, para comparar duas ou mais versões de elementos do seu site e entender qual delas gera mais conversões. Por meio dele, é possível testar hipóteses com base em dados reais, aumentando a eficiência do seu site. 

Ao testar modelos de layout ou botões, por exemplo, você pode utilizar aqueles que melhor funcionam para o seu público, melhorando a experiência em seu site e aumentando as chances de conversão. 

Desenvolva um processo de qualificação de leads

Lembra que falamos da importância de entender as etapas do funil de vendas? Ela também é crucial aqui, para que você chame a atenção dos visitantes que possuem o perfil ideal para a sua empresa atender, ou seja, leads qualificados. 

Qualificar seus leads é essencial para aumentar a eficiência da sua estratégia, para que você foque naqueles que estão mais propensos a se tornarem clientes. Você ainda pode aumentar a confiança e a fidelização do seu negócio, estabelecendo um relacionamento mais consistente e duradouro com eles. 

Otimize os posts de maior tráfego

Além disso, é essencial atentar-se para os posts que trazem mais resultados que os demais. Isso porque eles devem ser usados para aumentar a sua taxa de conversão, uma vez que é possível aproveitá-los para fazer chamadas para ação, aumentando as chances de convencer o público. 

Use o remarketing para te ajudar

O remarketing é uma estratégia que permite que você entre em contato novamente com os visitantes do seu site que não realizaram uma ação desejada, como comprar um produto ou preencher um formulário.

É muito mais fácil investir nesses visitantes do que investir em novas visitas e convertê-las desde a etapa inicial, por isso ele permite que você impacte aquele usuário novamente. Isso é muito importante para aumentar as taxas de conversão do seu site, uma vez que traz novas oportunidades de conversão para a sua empresa.

Desenvolva páginas com informações completas sobre os produtos

Por fim, é preciso lembrar que cada produto, seja físico ou digital, precisa ter uma página exclusiva para gerar suas conversões. Assim, sua audiência tem a oportunidade de conhecer todos os detalhes e tende a realizar uma compra mais positiva.

Isso permite que os clientes se preparem para realizar uma compra consciente, que atendam às suas necessidades de forma adequada. Logo, é muito importante fornecer o máximo de informações possível e utilizar imagens de alta qualidade para acompanhá-las, trazendo todos os dados essenciais para que essa ação beneficie o cliente.

Além de ajudá-lo a realizar uma compra de forma satisfatória, esclarecendo suas possíveis dúvidas, você aumenta a confiança que eles possuem na sua empresa e aumenta suas chances de fidelização. 

Se você gostou de entender mais sobre o CRO, não deixe de acompanhar o blog da Contato para mais conteúdos! 

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