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profissional utilizando gráficos para representar a estratégia de CRO
21 de novembro de 2023

CRO: entenda como otimizar suas conversões

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21 de novembro de 2023

CRO: entenda como otimizar suas conversões

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A conversĂŁo Ă© um aspecto essencial no Marketing Digital, e tambĂ©m deve ser otimizada para que vocĂŞ alcance os melhores resultados possĂ­veis. Por isso, Ă© muito importante desenvolver uma estratĂ©gia que aprimore suas conversões ao longo do tempo. Pensando nisso, neste texto vamos falar sobre o CRO, como ele pode beneficiar seu negĂłcio e como vocĂŞ pode colocá-lo em prática. Acompanhe a leitura! 

O que Ă© o CRO no marketing digital?

Conversion Rate Optimization (CRO) pode ser traduzido para o portuguĂŞs como Otimização da Taxa de ConversĂŁo. Trata-se de uma estratĂ©gia que busca melhorar os elementos do site para atrair e converter mais visitantes em clientes. Assim, ele aumenta a eficiĂŞncia e a rentabilidade do processo de venda online. 

Para isso, o CRO utiliza testes que permitem verificar o que mais influencia o comportamento e a decisĂŁo dos usuários em uma página. Os testes podem envolver diversos elementos, como design, cores, textos, imagens e botões. 

Dessa forma, ele permite entender e atender Ă s necessidades e preferĂŞncias dos visitantes do site, oferecendo a melhor experiĂŞncia possĂ­vel e incentivando-os a completar a ação desejada. 

O que Ă© conversĂŁo?

Quando se trata de CRO, a conversĂŁo nĂŁo diz respeito apenas Ă  transformação de um visitante em um lead, mas Ă  concretização de uma sĂ©rie de ações que o visitante pode realizar no seu site. 

Alguns exemplos de ações sĂŁo: 

  • Preencher um formulário para se tornar um Lead; 
  • Clicar em um anĂşncio ou pop-up; 
  • Comprar um produto na loja online; 
  • Testar um software; 
  • Clicar em um link de um e-mail marketing; 
  • Entrar em contato com um vendedor.

Cada uma delas vai exigir a adoção de tĂ©cnicas especĂ­ficas. Se vocĂŞ quer gerar mais leads, por exemplo, Ă© interessante melhorar os formulários das Landing Pages ou  o design da página para atrair mais visitantes. 

Por isso, é essencial entender quais tipos de conversão mais se adequam aos seus objetivos para otimizá-los de acordo com a estratégia CRO.

O que Ă© uma boa taxa de conversĂŁo?

É comum perguntar-se se a sua taxa de conversĂŁo Ă© boa ou nĂŁo. Contudo, nĂŁo existe uma medida Ăşnica para definir o que Ă© uma boa taxa de conversĂŁo, uma vez que ela varia de acordo com cada empresa e segmento. 

Isso significa que é preciso conhecer o seu mercado, a sua concorrência, o seu público e o seu histórico de desempenho para definir uma taxa adequada para o seu site. Além disso, é preciso acompanhar e analisar os dados de conversão periodicamente, para verificar se o seu site está alcançando bons resultados ou se precisa de melhorias.

Por exemplo, uma empresa de software terá conversões de topo de funil muito superiores a um e-commerce de roupas. Como o interesse dos usuários pelos produtos de cada uma dessas empresas é muito diferente, as conversões também serão.

No entanto, uma empresa de software terá mais dificuldade em converter os usuários em clientes, pois os produtos exigem mais conhecimento e confiança. Já a empresa de roupas terá mais facilidade em vender seus produtos, pois os usuários podem ver e experimentar as peças.

Por isso, a taxa de conversĂŁo ideal Ă© aquela que atende aos objetivos e metas do seu negĂłcio.

Como calcular a taxa de conversĂŁo? 

A taxa de conversão é calculada pela razão entre o número de conversões e o número de visitantes de um site, página, campanha ou canal de marketing.

Para calculá-la, basta seguir a seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = (Número de conversões / Número de visitantes) x 100

Por exemplo, se um site recebeu 10.000 visitantes em um mês e obteve 500 conversões, a taxa de conversão será:

Taxa de conversĂŁo (%) = (500 / 10.000) x 100 Taxa de conversĂŁo (%) = 0,05 x 100 Taxa de conversĂŁo (%) = 5%

Isso significa que 5% dos visitantes do site realizaram a ação desejada, seja ela comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, ou preencher um formulário, por exemplo.

Qual a importância da estratégia de CRO?

Agora que vocĂŞ já sabe um pouco mais sobre o CRO, reunimos os principais benefĂ­cios dele para que nĂŁo existam dĂşvidas da sua importância para o seu negĂłcio! 

Maior taxa de conversĂŁo e vendas

Um dos principais benefĂ­cios da estratĂ©gia de CRO Ă© o aumento da taxa de conversĂŁo e das vendas do site, página, campanha ou canal de marketing. Isso porque ela visa trazer melhorias para diversos elementos do site que influenciam o comportamento e a decisĂŁo dos visitantes. 

Por isso, Ă© possĂ­vel atender as necessidades e expectativas dos seus clientes e incentivá-los a realizar a ação que vocĂŞ espera, resultando em conversões e, finalmente, vendas. 

Redução de custos

Outro aspecto relevante é que essas estratégias reduzem o custo de conquistar clientes. Além disso, elas aceleram a conversão do usuário, fazendo com que ele realize a ação desejada mais rapidamente. Assim, quanto maior for a sua taxa de conversão, menor o tempo para alcançar os objetivos definidos.

Autoridade da marca

Além disso, as técnicas de CRO permitem que você tenha maior relevância e consistência no seu site, sem contar a facilidade de navegação e interação com o seu conteúdo e as propostas alinhadas ao valor da sua marca.

Ou seja, ao oferecer uma melhor experiência aos usuários, você pode demonstrar a influência que a sua empresa tem e aumentar o reconhecimento e a autoridade do seu negócio.

Melhores resultados

Por fim, ela permite obter melhores resultados de diversas formas, como por meio do aumento do número de visitantes e do número de conversões. E uma vez que esses pontos são atingidos, você pode aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas, já que é possível obter mais resultados com o mesmo custo de aquisição de tráfego.

Como otimizar a sua taxa de conversĂŁo

Depois de entender a importância da estratĂ©gia de CRO para sua empresa, nada mais justo do que saber como colocá-la em prática, nĂŁo Ă©? Confira nossas dicas! 

Produza conteĂşdo de qualidade

Em primeiro lugar, Ă© muito importante produzir um conteĂşdo de qualidade, de forma a oferecer informações Ăşteis, relevantes e atualizadas para o seu pĂşblico, atendendo suas expectativas e interesses. 

Esse Ă© um dos principais pontos que levam os clientes a avançar no funil de vendas de um negĂłcio. Pense como um consumidor: se uma empresa oferece informações confiantes e precisas sobre uma solução que vocĂŞ precisa, vocĂŞ tende a continuar consumindo seu conteĂşdo e, futuramente, uma vez que vocĂŞ confia nela, busca resolver seus problemas com ela, nĂŁo Ă©? 

Por isso, Ă© essencial garantir que vocĂŞ ajude seu pĂşblico a entender seus problemas e indique a prĂłxima etapa para que eles sejam resolvidos da melhor forma. 

Utilize imagens e vĂ­deos de alta qualidade

O uso de imagens e vídeos em alta qualidade cumpre um papel fundamental ao despertar o interesse dos visitantes, além de aumentar a compreensão e a persuasão do seu site. Por meio deles, é possível destacar os benefícios, as características e provas sociais dos seus produtos e serviços, por exemplo.

Eles ainda dĂŁo um toque de profissionalismo ao seu conteĂşdo e mostram o seu comprometimento com a informação dos clientes, aumentando a confiança e a credibilidade da sua marca. 

Acompanhe as etapas do funil de vendas

O funil de vendas possui etapas bem definidas que devem ser respeitadas com planejamento. A partir delas, você pode orientar a estratégia do seu negócio e, consequentemente, orientar a jornada de compras do seu cliente.

Por isso, Ă© preciso compreendĂŞ-lo e definir um funil para o seu negĂłcio, mantendo-o otimizado e acompanhando suas mĂ©tricas de desempenho periodicamente. 

Utilize testes A/B

AlĂ©m disso, Ă© fundamental utilizar testes A/B, para comparar duas ou mais versões de elementos do seu site e entender qual delas gera mais conversões. Por meio dele, Ă© possĂ­vel testar hipĂłteses com base em dados reais, aumentando a eficiĂŞncia do seu site. 

Ao testar modelos de layout ou botões, por exemplo, vocĂŞ pode utilizar aqueles que melhor funcionam para o seu pĂşblico, melhorando a experiĂŞncia em seu site e aumentando as chances de conversĂŁo. 

Desenvolva um processo de qualificação de leads

Lembra que falamos da importância de entender as etapas do funil de vendas? Ela tambĂ©m Ă© crucial aqui, para que vocĂŞ chame a atenção dos visitantes que possuem o perfil ideal para a sua empresa atender, ou seja, leads qualificados. 

Qualificar seus leads Ă© essencial para aumentar a eficiĂŞncia da sua estratĂ©gia, para que vocĂŞ foque naqueles que estĂŁo mais propensos a se tornarem clientes. VocĂŞ ainda pode aumentar a confiança e a fidelização do seu negĂłcio, estabelecendo um relacionamento mais consistente e duradouro com eles. 

Otimize os posts de maior tráfego

AlĂ©m disso, Ă© essencial atentar-se para os posts que trazem mais resultados que os demais. Isso porque eles devem ser usados para aumentar a sua taxa de conversĂŁo, uma vez que Ă© possĂ­vel aproveitá-los para fazer chamadas para ação, aumentando as chances de convencer o pĂşblico. 

Use o remarketing para te ajudar

O remarketing é uma estratégia que permite que você entre em contato novamente com os visitantes do seu site que não realizaram uma ação desejada, como comprar um produto ou preencher um formulário.

É muito mais fácil investir nesses visitantes do que investir em novas visitas e convertê-las desde a etapa inicial, por isso ele permite que você impacte aquele usuário novamente. Isso é muito importante para aumentar as taxas de conversão do seu site, uma vez que traz novas oportunidades de conversão para a sua empresa.

Desenvolva páginas com informações completas sobre os produtos

Por fim, é preciso lembrar que cada produto, seja físico ou digital, precisa ter uma página exclusiva para gerar suas conversões. Assim, sua audiência tem a oportunidade de conhecer todos os detalhes e tende a realizar uma compra mais positiva.

Isso permite que os clientes se preparem para realizar uma compra consciente, que atendam às suas necessidades de forma adequada. Logo, é muito importante fornecer o máximo de informações possível e utilizar imagens de alta qualidade para acompanhá-las, trazendo todos os dados essenciais para que essa ação beneficie o cliente.

AlĂ©m de ajudá-lo a realizar uma compra de forma satisfatĂłria, esclarecendo suas possĂ­veis dĂşvidas, vocĂŞ aumenta a confiança que eles possuem na sua empresa e aumenta suas chances de fidelização. 

Se vocĂŞ gostou de entender mais sobre o CRO, nĂŁo deixe de acompanhar o blog da Contato para mais conteĂşdos! 

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