A Newsletter รฉ um email disparado com frequรชncia para uma lista de assinantes cadastrados. Ela tem como objetivo comunicar ofertas e/ou divulgar conteรบdos, sites, empresas, eventos, entre outros assuntos, dessa forma, ela fortalecerรก o relacionamento de uma empresa com seus clientes.
O disparo de newsletter รฉ essencial para iniciar uma estratรฉgia de Email Marketing, pois atravรฉs dela vocรช conseguirรก engajar seus leitores e trazer resultados significativos para seu negรณcio.
Acompanhe nosso conteรบdo e aprenda como disparar uma newsletter usando o RD Station e utilizar essa estratรฉgia a seu favor! Vem com a gente!
Por que criar uma Newsletter?
A newsletter รฉ essencial para incorporar uma estratรฉgia de Inbound Marketing. Portanto, quando a empresa oferece esse serviรงo, ela consegue capturar muitos emails e, dessa forma, construir um relacionamento com potenciais clientes.
Alรฉm disso, essa estratรฉgia possibilita uma comunicaรงรฃo mais รญntima e prรณxima com seus seguidores.
Viu como a newsletter รฉ importante? Para que essa estratรฉgia funcione, vocรช precisa criar um conteรบdo que seja eficaz e que informe aquele leitor. No prรณximo tรณpico vamos te mostrar como disparar Newsletter usando a plataforma nยฐ1 de marketing digital: o RD Station.
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Como disparar Newsletter usando o RD Station
O RD Station รฉ um sistema de automaรงรฃo de grande importรขncia dentro do mercado de marketing digital. Atravรฉs dele, รฉ possรญvel organizar listas de contato, nutrir leads e analisar resultados que seu negรณcio alcanรงou.
A plataforma fornece a performance detalhada do email, com taxa de cobertura, cliques, bounces, descadastros e spam. Ela ainda mostra o nรญvel de engajamento de cada campanha e a exportaรงรฃo dos relatรณrios das campanhas.
Somando ao que foi dito acima, ela ainda oferece diversos recursos para que vocรช comece uma estratรฉgia do zero ou escolha um dos modelos temรกticos.
Separamos um passo a passo de como disparar Newsletter usando o RD Station! Vem com a gente!
Crie um novo E-mail ou um Fluxo
O primeiro passo para disparar uma newsletter usando o RD Station รฉ escolher se vocรช quer enviar um รบnico e-mail ou disparar um fluxo.
Mas como assim? As newsletters, geralmente, vรฃo como um email รบnico, visto que, elas possuem um conteรบdo mais factual.
Por exemplo, a The News รฉ uma newsletter – formato de email marketing informativo – que traz os principais acontecimentos do dia, mantendo seus assinantes informados a respeito das notรญcias mais recentes no Brasil e no mundo.
No entanto, existe tambรฉm o fluxo de email, que รฉ uma sequรชncia de emails que conduz um Lead atรฉ o momento da sua compra. Nesse fluxo, o usuรกrio percorre uma jornada e, essa jornada รฉ moldada conforme o tipo de interaรงรฃo que esse possรญvel cliente estabelece.
Crie seu modelo ou escolha um prรฉ existente
Depois, vocรช deve escolher o padrรฃo da sua newsletter. E, de novo, vocรช terรก duas opรงรตes: a ferramenta oferece a opรงรฃo de criar seu prรณprio modelo ou jรก elaborar sua newsletter a partir de um modelo prรฉ-existente.
Dentro desses templates, รฉ possรญvel encontrar temas como: tecnologia, e-commerce, saรบde, entre outros.
Selecione a base de leads
Depois de selecionar o modelo, รฉ importante definir a base de pessoas que vocรช irรก trabalhar, pois isso determinarรก o conteรบdo do e-mail. Por exemplo, existem diferentes bases, como: Newsletter, Leads e clientes que jรก realizaram a compra.
Atravรฉs dessas vรกrias segmentaรงรตes atinge-se todos os estรกgios do funil de vendas e o e-mail vai para a base certa.
Escolha a base legal
De acordo com as principais leis de proteรงรฃo de dados, uma empresa precisa de uma base legal para utilizar as informaรงรตes de um Lead. Essas bases sรฃo:
Consentimento
O consentimento รฉ quando uma pessoa concede a autorizaรงรฃo para coletar os dados, de uma forma livre e informada.
Legรญtimo interesse
Quando uma empresa possui interesse legรญtimo para o processamento e a utilizaรงรฃo de dados de um lead, nรฃo รฉ necessรกrio obter consentimento, visto que, a utilizaรงรฃo de dados estรก dentro das expectativas do usuรกrio.
Contrato prรฉ-existente
O contrato prรฉ-existente diz respeito ร s situaรงรตes em que os dados pessoais sรฃo processados devido a uma obrigaรงรฃo contratual ou para inรญcio de vigรชncia de um acordo.
Nรฃo sei dizer / nรฃo posso base legal
Envie um email de teste
Depois de finalizar sua newsletter, chegou a hora de fazer os testes para garantir que vocรช nรฃo terรก problemas, como por exemplo, um layout quebrado.
Envie a mensagem para si mesmo ou para amigos e teste os servidores de email mais comuns. Os servidores mais utilizados sรฃo: Hotmail, Gmail, Yahoo e Uol. Alรฉm disso, รฉ importante testar os softwares, como: Outlook, Mozilla e Apple Mail.
Configure o envio
Apรณs passar por cada uma dessas fases, chegou a hora de configurar o envio!
Neste momento รฉ vรกlido se atentar ao dia e horรกrio em que vocรช quer disponibilizar sua newsletter. Segundo uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, hรก uma boa performance de abertura dos emails enviados nos primeiros resultados da manhรฃ (entre 4h e 6h), por exemplo.
Neste momento รฉ importante usar listas mais dinรขmicas a fim de facilitar os envios futuros. Apรณs finalizar esta configuraรงรฃo, chegou a hora de realizar o agendamento.
Dicas essenciais para criar uma boa newsletter
Agora que vocรช sabe como disparar newsletter usando o RD Station, que tal conferir dicas para mandar bem?
Para entregar uma newsletter de qualidade siga os seguintes passos:
- Determinar os objetivos e as metas;
- Definir a periodicidade dos emails;ย
- Escolher a ferramenta de email marketing;ย
- Criar um bom layout;ย
- Definir o nome e o email do remetente;ย
- Configurar uma versรฃo em texto simples;ย
- Definir a fonte.ย
Determinar os objetivos e as metas
Primeiramente, รฉ necessรกrio determinar quais sรฃo os objetivos da sua newsletter. ร muito importante ter suas metas estabelecidas para que seja possรญvel mensurar a efetividade da sua estratรฉgia.
Por exemplo, vocรช quer aumentar o nรบmero de leads, aumentar o nรบmero de acessos ou promover mais eventos? A partir daรญ serรก possรญvel traรงar suas prรณximas aรงรตes.
Definir a periodicidade dos emails
Como falamos anteriormente, determinar objetivos ajuda a elaborar estratรฉgias mais eficazes.
A periodicidade que uma newsletter serรก disparada, por exemplo, depende do relacionamento que aquele negรณcio quer estabelecer, pois ser uma empresa constante ajuda a construir um relacionamento mais sรณlido.
Alรฉm disso, recomendamos que seja enviado pelo menos uma newsletter por mรชs. Isso serve para lembrar aquele usuรกrio que a empresa estรก ali bem perto dele. Caso vocรช tenha muito conteรบdo e queira um contato maior, รฉ recomendado aumentar essa frequรชncia.
Apรณs definir as metas e a frequรชncia com que a newsletter serรก disparada, รฉ hora de escolher qual ferramenta vocรช utilizarรก para o email marketing.
Escolher a ferramenta de email marketing
Primeiramente, รฉ essencial ter em mente que uma newsletter profissional nรฃo deve ser disparada atravรฉs do Gmail ou de um provedor de email comum. Pois รฉ, anote essa dica!
A automaรงรฃo de email, รฉ um tipo de comunicaรงรฃo em massa que possui regras especรญficas e precisam ser bem elaboradas para que consiga atingir os assinantes.
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Criar um bom layout
Depois de definir qual a ferramenta de automaรงรฃo vocรช utilizarรก, รฉ hora de definir o layout da sua newsletter.
ร importante se atentar ร s cores e ao design utilizado e sempre ter em mente que, uma boa newsletter รฉ aquela que contรฉm as informaรงรตes mais relevantes.
Definir o nome e o email do remetente
Tambรฉm รฉ essencial evitar e-mails com endereรงos como: naoresponda, noreply, vendas, marketing, entre outros, pois esses endereรงos sรฃo impessoais e nossa ideia aqui รฉ realmente ter um relacionamento mais sรณlido com nosso cliente.
Portanto, o endereรงo deve ser consistente e mais humano, para que essa comunicaรงรฃo seja, de fato, mais รญntima.
Configurar uma versรฃo em texto simples
As ferramentas de email marketing podem criar duas versรตes dos e-mails, sรฃo elas: uma que contรฉm apenas textos e outra com HTML – versรฃo que vem com imagens e com um layout da mensagem.
Essas versรตes cumprem diferentes papรฉis: A versรฃo em texto รฉ direcionada para usuรกrios que possuem conexรตes lentas, que nรฃo conseguem carregar a imagem e tambรฉm para provedores de emails que nรฃo aceitam imagens nas mensagens.
ร fundamental que o texto de uma newsletter seja simples para garantir uma boa entrega para os usuรกrios.
Definir a fonte
As fontes mais populares sรฃo: Times New Roman, Georgia e Arial. ร muito importante escolher uma fonte legรญvel, para que as pessoas consigam ler de uma forma confortรกvel, independente do dispositivo que elas estejam utilizando.
Preze por um conteรบdo relevante
Depois de definir a fonte, a periodicidade, entre outros pontos fundamentais que compรตem a estrutura da newsletter, chegou a hora de de decidir qual seu conteรบdo.
Os temas selecionados devem ser interessantes para seu pรบblico-alvo, sendo eles:
- Artigos do blog da sua empresa;ย
- Estudos de caso;
- Depoimentos em vรญdeos;ย
- Promoรงรตes;ย
- Ebooks;ย
- Eventos e webinars;ย
- Entre outros.ย
Esses conteรบdos devem conter uma call to action que levam o destinatรกrio ao assunto abordado no email.
Alรฉm disso, รฉ importante limitar a quantidade de conteรบdos nรฃo-educativos de uma newsletter. Por exemplo: uma newsletter pode conter 80% de conteรบdo educativo e 20% com conteรบdo promocional.
Afinal, a ideia รฉ promover um conteรบdo de qualidade e construir um relacionamento com aquele usuรกrio, certo?
Aposte em um layout simples
Outro aspecto importante รฉ que quantidades excessivas de informaรงรตes podem causar um efeito negativo para um cliente. Por isso, aposte em um layout simples, com cores e design que combinem entre si e nรฃo deixe aquela leitura cansativa.
Alรฉm disso, um layout complexo aumenta muito a chance de problemas na forma como os serviรงos renderizam a mensagem e tornam mais frequentes a quebra de layout.
Faรงa testes
Para garantir que sua newsletter tenha um bom resultado, รฉ importante realizar um envio de teste. Isto รฉ fundamental para evitar erros ortogrรกficos, problemas com imagens mal configuradas, ofertas desalinhadas, entre outros.
Alรฉm disso, somente por meio dos testes que vocรช vai descobrir o que realmente engaja o seu pรบblico.
Confira o limite de caracteres
Confira o limite de caracteres da sua newsletter, pois nรฃo ultrapassรก-lo รฉ importante para que o conteรบdo seja mais atrativo para o pรบblico. Trabalhe sempre com precisรฃo para que as necessidades dos leads sejam atendidas.
Cuidado com as imagens
As imagens sรฃo responsรกveis por transformar o visual daquele conteรบdo. No entanto, colocar quantidades excessivas pode causar um efeito negativo e deixar o conteรบdo pesado demais.
Quando um conteรบdo fica pesado, ele demora muito para carregar, o que acaba frustrando os leitores. Dessa forma, utilizar poucas imagens e compactรก-las ajuda a deixar o conteรบdo mais leve.
Alรฉm disso, vale conferir se elas possuem um texto alternativo e se conseguem ilustrar bem a mensagem que vocรช gostaria de passar.
Que tipo de conteรบdo enviar em uma Newsletter?
Alรฉm de saber como disparar Newsletter com o RD e de ver dicas, que tal conferir tambรฉm que tipo de conteรบdo vocรช pode considerar?
Os conteรบdos de uma newsletter podem ser:
- Resumo de Artigos;
- Enquetes;
- Perguntas Frequentes;
- Conte histรณrias;
- Indicaรงรตes;
- Novidades;
- Estudos de caso.
Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles!
Resumo de Artigos
Os resumos de artigos podem conter um texto que tenha um ponto de vista similar ao dos artigos publicados, pois, dessa forma, o resumo fica mais fluido.
Esse modelo atualiza os leitores sobre os conteรบdos mais importantes de uma forma rรกpida e isso instiga esses usuรกrios a acessar os posts com mais frequรชncia.
Enquetes
As enquetes ajudam a manter um contato mais frequente com os leads, alรฉm de possibilitar a coleta de dados dos usuรกrios para melhorar os processos.
Atravรฉs dessas enquetes enviadas pela newsletter, รฉ possรญvel obter um feedback sobre os produtos, serviรงos e assim, melhorar constantemente seu desempenho.
Perguntas Frequentes
As perguntas frequentes sรฃo essenciais para esclarecer as dรบvidas da persona acerca de um produto ou serviรงo oferecido pela sua empresa. Investir nesse formato pode educar e nutrir as pessoas que compรตem sua base de email.
Vale ressaltar que, essas perguntas e respostas precisam ser bem elaboradas, pois assim elas conseguirรฃo tirar todas as dรบvidas daquele leitor.
Conte histรณrias
As histรณrias sรฃo importantes para engajar o pรบblico, pois elas contam com personagens, situaรงรตes e cenรกrios que envolvem aquele leitor.
Nesse mรฉtodo รฉ possรญvel utilizar uma abordagem mais pessoal, para criar uma conexรฃo com o consumidor e envolver suas emoรงรตes.
Indicaรงรตes
As indicaรงรตes fazem com que o leitor tenha contato com o assunto que de fato o interessa, pois รฉ possรญvel montar indicaรงรตes personalizadas para cada tipo de lead, levando em consideraรงรฃo o problema especรญfico que ele quer resolver. Portanto, a comunicaรงรฃo se torna mais eficaz.
Novidades
Tem novidades na sua empresa? Entรฃo notifique ela por email! Vocรช pode mostrar para aquele leitor quais as novas estratรฉgias da empresa, quais produtos sรฃo lanรงados no mercado, mudanรงas na equipe, conquistas, entre outras coisas.
Com essas notificaรงรตes seu pรบblico ficarรก atualizado e estarรก mais conectado com o negรณcio! รtima estratรฉgia, nรฃo รฉ?
Estudos de caso
Os estudos de caso sรฃo uma รณtima estratรฉgia para os leads que estรฃo prรณximos a realizar a compra. Esses estudos mostram que sua empresa estรก preparada para solucionar os problemas e que tem a ferramenta necessรกria para isto.
Viu como รฉ fรกcil disparar Newsletter usando o RD Station? Confira nosso blog, pois lรก vocรช encontrarรก muito mais!
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