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19 de agosto de 2022

Como disparar Newsletter usando o RD Station

19 de agosto de 2022

Como disparar Newsletter usando o RD Station

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A Newsletter é um email disparado com frequência para uma lista de assinantes cadastrados. Ela tem como objetivo comunicar ofertas e/ou divulgar conteúdos, sites, empresas, eventos, entre outros assuntos, dessa forma, ela fortalecerá o relacionamento de uma empresa com seus clientes. 

O disparo de newsletter é essencial para iniciar uma estratégia de Email Marketing, pois através dela você conseguirá engajar seus leitores e trazer resultados significativos para seu negócio. 

Acompanhe nosso conteúdo e aprenda como disparar uma newsletter usando o RD Station e utilizar essa estratégia a seu favor! Vem com a gente! 

Por que criar uma Newsletter?

A newsletter é essencial para incorporar uma estratégia de Inbound Marketing. Portanto, quando a empresa oferece esse serviço, ela consegue capturar muitos emails e, dessa forma, construir um relacionamento com potenciais clientes. 

Além disso, essa estratégia possibilita uma comunicação mais íntima e próxima com seus seguidores. 

Viu como a newsletter é importante? Para que essa estratégia funcione, você precisa criar um conteúdo que seja eficaz e que informe aquele leitor. No próximo tópico vamos te mostrar como disparar Newsletter usando a plataforma n°1 de marketing digital: o RD Station.

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Como disparar Newsletter usando o RD Station

O RD Station é um sistema de automação de grande importância dentro do mercado de marketing digital. Através dele, é possível organizar listas de contato, nutrir leads e analisar resultados que seu negócio alcançou. 

A plataforma fornece a performance detalhada do email, com taxa de cobertura, cliques, bounces, descadastros e spam. Ela ainda mostra o nível de engajamento de cada campanha e a exportação dos relatórios das campanhas. 

Somando ao que foi dito acima, ela ainda oferece diversos recursos para que você comece uma estratégia do zero ou escolha um dos modelos temáticos.

Separamos um passo a passo de como disparar Newsletter usando o RD Station! Vem com a gente!

Crie um novo E-mail ou um Fluxo

O primeiro passo para disparar uma newsletter usando o RD Station é escolher se você quer enviar um único e-mail ou disparar um fluxo.

Mas como assim? As newsletters, geralmente, vão como um email único, visto que, elas possuem um conteúdo mais factual. 

Por exemplo, a The News é uma newsletter – formato de email marketing informativo – que traz os principais acontecimentos do dia, mantendo seus assinantes informados a respeito das notícias mais recentes no Brasil e no mundo. 

No entanto, existe também o fluxo de email, que é uma sequência de emails que conduz um Lead até o momento da sua compra. Nesse fluxo, o usuário percorre uma jornada e, essa jornada é moldada conforme o tipo de interação que esse possível cliente estabelece. 

Crie seu modelo ou escolha um pré existente

Depois, você deve escolher o padrão da sua newsletter. E, de novo, você terá duas opções: a ferramenta oferece a opção de criar seu próprio modelo ou já elaborar sua newsletter a partir de um modelo pré-existente. 

Dentro desses templates, é possível encontrar temas como: tecnologia, e-commerce, saúde, entre outros.

Selecione a base de leads

Depois de selecionar o modelo, é importante definir a base de pessoas que você irá trabalhar, pois isso determinará o conteúdo do e-mail. Por exemplo, existem diferentes bases, como: Newsletter,  Leads e  clientes que já realizaram a compra. 
Através dessas várias segmentações atinge-se todos os estágios do funil de vendas e o e-mail vai para a base certa. 

Escolha a base legal

De acordo com as principais leis de proteção de dados, uma empresa precisa de uma base legal para utilizar as informações de um Lead. Essas bases são:

Consentimento 

O consentimento é quando uma pessoa concede a autorização para coletar os dados, de uma forma livre e informada.

Legítimo interesse 

Quando uma empresa possui interesse legítimo para o processamento e a utilização de dados de um lead, não é necessário obter consentimento, visto que, a utilização de dados está dentro das expectativas do usuário. 

Contrato pré-existente 

O contrato pré-existente diz respeito às situações em que os dados pessoais são processados devido a uma obrigação contratual ou para início de vigência de um acordo.  

Não sei dizer / não posso base legal 

Envie um email de teste

Depois de finalizar sua newsletter, chegou a hora de fazer os testes para garantir que você não terá problemas, como por exemplo, um layout quebrado. 

Envie a mensagem para si mesmo ou para amigos e teste os servidores de email mais comuns. Os servidores mais utilizados são: Hotmail, Gmail, Yahoo e Uol. Além disso, é importante testar os softwares, como: Outlook, Mozilla e Apple Mail. 

Configure o envio

Após passar por cada uma dessas fases, chegou a hora de configurar o envio! 

Neste momento é válido se atentar ao dia e horário em que você quer disponibilizar sua newsletter. Segundo uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, há uma boa performance de abertura dos emails enviados nos primeiros resultados da manhã (entre 4h e 6h), por exemplo. 

Neste momento é importante usar listas mais dinâmicas a fim de facilitar os envios futuros. Após finalizar esta configuração, chegou a hora de realizar o agendamento.  

Dicas essenciais para criar uma boa newsletter

Agora que você sabe como disparar newsletter usando o RD Station, que tal conferir dicas para mandar bem?

Para entregar uma newsletter de qualidade siga os seguintes passos: 

  • Determinar os objetivos e as metas;
  • Definir a periodicidade dos emails; 
  • Escolher a ferramenta de email marketing; 
  • Criar um bom layout; 
  • Definir o nome e o email do remetente; 
  • Configurar uma versão em texto simples; 
  • Definir a fonte. 

Determinar os objetivos e as metas

Primeiramente, é necessário determinar quais são os objetivos da sua newsletter. É muito importante ter suas metas estabelecidas para que seja possível mensurar a efetividade da sua estratégia. 

Por exemplo, você quer aumentar o número de leads, aumentar o número de acessos ou promover mais eventos? A partir daí será possível traçar suas próximas ações. 

Definir a periodicidade dos emails 

Como falamos anteriormente, determinar objetivos ajuda a elaborar estratégias mais eficazes. 

A periodicidade que uma newsletter será disparada, por exemplo, depende do relacionamento que aquele negócio quer estabelecer, pois ser uma empresa constante ajuda a construir um relacionamento mais sólido. 

Além disso, recomendamos que seja enviado pelo menos uma newsletter por mês. Isso serve para lembrar aquele usuário que a empresa está ali bem perto dele. Caso você tenha muito conteúdo e queira um contato maior, é recomendado aumentar essa frequência. 

Após definir as metas e a frequência com que a newsletter será disparada, é hora de escolher qual ferramenta você utilizará para o email marketing. 

Escolher a ferramenta de email marketing

Primeiramente, é essencial ter em mente que uma newsletter profissional não deve ser disparada através do Gmail ou de um provedor de email comum. Pois é, anote essa dica! 

A automação de email, é um tipo de comunicação em massa que possui regras específicas e precisam ser bem elaboradas para que consiga atingir os assinantes. 

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Criar um bom layout

Depois de definir qual a ferramenta de automação você utilizará, é hora de definir o layout da sua newsletter. 

É importante se atentar às cores e ao design utilizado e sempre ter em mente que, uma boa newsletter é aquela que contém as informações mais relevantes. 

Definir o nome e o email do remetente

Também é essencial evitar e-mails com endereços como: naoresponda, noreply, vendas, marketing, entre outros, pois esses endereços são impessoais e nossa ideia aqui é realmente ter um relacionamento mais sólido com nosso cliente. 

Portanto, o endereço deve ser consistente e mais humano, para que essa comunicação seja, de fato, mais íntima. 

Configurar uma versão em texto simples

As ferramentas de email marketing podem criar duas versões dos e-mails, são elas: uma que contém apenas textos e outra com HTML – versão que vem com imagens e com um layout da mensagem. 

Essas versões cumprem diferentes papéis: A versão em texto é direcionada para usuários que possuem conexões lentas, que não conseguem carregar a imagem e também para provedores de emails que não aceitam imagens nas mensagens. 

É fundamental que o texto de uma newsletter seja simples para garantir uma boa entrega para os usuários. 

Definir a fonte

As fontes mais populares são: Times New Roman, Georgia e Arial. É muito importante escolher uma fonte legível, para que as pessoas consigam ler de uma forma confortável, independente do dispositivo que elas estejam utilizando. 

Preze por um conteúdo relevante

Depois de definir a fonte, a periodicidade, entre outros pontos fundamentais que compõem a estrutura da newsletter, chegou a hora de de decidir qual seu conteúdo. 

Os temas selecionados devem ser interessantes para seu público-alvo, sendo eles: 

  • Artigos do blog da sua empresa; 
  • Estudos de caso;
  • Depoimentos em vídeos; 
  • Promoções; 
  • Ebooks; 
  • Eventos e webinars; 
  • Entre outros. 

Esses conteúdos devem conter uma call to action que levam o destinatário ao assunto abordado no email. 

Além disso, é importante limitar a quantidade de conteúdos não-educativos de uma newsletter. Por exemplo: uma newsletter pode conter 80% de conteúdo educativo e 20% com conteúdo promocional. 

Afinal, a ideia é promover um conteúdo de qualidade e construir um relacionamento com aquele usuário, certo? 

Aposte em um layout simples

Outro aspecto importante é que quantidades excessivas de informações podem causar um efeito negativo para um cliente. Por isso, aposte em um layout simples, com cores e design que combinem entre si e não deixe aquela leitura cansativa. 

Além disso, um layout complexo aumenta muito a chance de problemas na forma como os serviços renderizam a mensagem e tornam mais frequentes a quebra de layout. 

Faça testes

Para garantir que sua newsletter tenha um bom resultado, é importante realizar um envio de teste. Isto é fundamental para evitar erros ortográficos, problemas com imagens mal configuradas, ofertas desalinhadas, entre outros. 

Além disso, somente por meio dos testes que você vai descobrir o que realmente engaja o seu público.

Confira o limite de caracteres

Confira o limite de caracteres da sua newsletter, pois não ultrapassá-lo é importante para que o conteúdo seja mais atrativo para o público. Trabalhe sempre com precisão para que as necessidades dos leads sejam atendidas.  

Cuidado com as imagens

As imagens são responsáveis por transformar o visual daquele conteúdo. No entanto, colocar quantidades excessivas pode causar um efeito negativo e deixar o conteúdo pesado demais. 

Quando um conteúdo fica pesado, ele demora muito para carregar, o que acaba frustrando os leitores. Dessa forma, utilizar poucas imagens e compactá-las ajuda a deixar o conteúdo mais leve. 

Além disso, vale conferir se elas possuem um texto alternativo e se conseguem ilustrar bem a mensagem que você gostaria de passar.  

Que tipo de conteúdo enviar em uma Newsletter?

Além de saber como disparar Newsletter com o RD e de ver dicas, que tal conferir também que tipo de conteúdo você pode considerar? 

Os conteúdos de uma newsletter podem ser: 

  • Resumo de Artigos;
  • Enquetes;
  • Perguntas Frequentes;
  • Conte histórias;
  • Indicações;
  • Novidades;
  • Estudos de caso.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles! 

Resumo de Artigos

Os resumos de artigos  podem conter um texto que tenha um ponto de vista similar ao dos artigos publicados, pois, dessa forma, o resumo fica mais fluido.  

Esse modelo atualiza os leitores sobre os conteúdos mais importantes de uma forma rápida e isso instiga esses usuários a acessar os posts com mais frequência. 

Enquetes

As enquetes ajudam a manter um contato mais frequente com os leads, além de possibilitar a coleta de dados dos usuários para melhorar os processos. 

Através dessas enquetes enviadas pela newsletter, é possível obter um feedback sobre os produtos, serviços e assim, melhorar constantemente seu desempenho. 

Perguntas Frequentes

As perguntas frequentes são essenciais para esclarecer as dúvidas da persona acerca de um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Investir nesse formato pode educar e nutrir as pessoas que compõem sua base de email. 

Vale ressaltar que, essas perguntas e respostas precisam ser bem elaboradas, pois assim elas conseguirão tirar todas as dúvidas daquele leitor. 

Conte histórias

As histórias são importantes para engajar o público, pois elas contam com personagens, situações e cenários que envolvem aquele leitor. 

Nesse método é possível utilizar uma abordagem mais pessoal, para criar uma conexão com o consumidor e envolver suas emoções. 

Indicações

As indicações fazem com que o leitor tenha contato com o assunto que de fato o interessa, pois é possível montar indicações personalizadas para cada tipo de lead, levando em consideração o problema específico que ele quer resolver. Portanto, a comunicação se torna mais eficaz. 

Novidades

Tem novidades na sua empresa? Então notifique ela por email! Você pode mostrar para aquele leitor quais as novas estratégias da empresa, quais produtos são lançados no mercado, mudanças na equipe, conquistas, entre outras coisas. 

Com essas notificações seu público ficará atualizado e estará mais conectado com o negócio! Ótima estratégia, não é? 

Estudos de caso

Os estudos de caso são uma ótima estratégia para os leads que estão próximos a realizar a compra. Esses estudos mostram que sua empresa está preparada para solucionar os problemas e que tem a ferramenta necessária para isto.

Viu como é fácil disparar Newsletter usando o RD Station? Confira nosso blog, pois lá você encontrará muito mais! 

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