No mundo digital, as Ferramentas de Marketing são fundamentais para qualquer negócio. É com elas que se torna possível ter estratégias de divulgação precisas e sofisticadas, levando a otimização de resultados.
Por isso é importante conhecer quais são essas ferramentas e saber qual é a ideal para cada empresa. Sendo assim, a Contato trouxe no artigo de hoje algumas ferramentas de marketing para você aplicar dentro do seu negócio. Confira!
Por que utilizar ferramentas de marketing digital?
As Ferramentas de Marketing podem automatizar tarefas, acelerar rotinas, extrair conhecimento de grandes volumes de dados e organizar as ações da campanha. Isso por si só é uma ótima resposta do porquê investir nessa estratégia, porém há outras vantagens de utilizar as ferramentas de marketing digital.
Por permitir segmentar o público com base em uma variedade de critérios, como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos online, as ferramentas de marketing digital permitem direcionar suas mensagens para pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviço.
Além disso, elas permitem que você crie conteúdo interativo, como vídeos, enquetes e posts em redes sociais, que podem envolver seu público e gerar mais interesse em sua marca. Como consequência, isso pode levar a uma fidelização de clientes mais forte e repetição de negócios.
Qual a importância das ferramentas de marketing?
Imagine o quanto seu tempo gasta com tarefas repetitivas, como o envio manual de e-mails ou a programação de postagens nas redes sociais. Agora pense no impacto positivo de automatizar esses processos, otimizando suas campanhas e liberando sua equipe para se concentrar em atividades estratégicas.
As ferramentas de marketing digital fazem exatamente isso. Eles automatizam e gerenciam o envio de e-mails, o agendamento de publicações e o acompanhamento de campanhas. Além disso, são essenciais para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI), permitindo uma análise detalhada do desempenho de suas ações de marketing e ajudando na tomada de decisões mais assertivas.
Ferramentas como CRM e gerenciamento de redes sociais centralizam todas as interações com seus clientes e campanhas em um único lugar, facilitando a organização e aumentando a eficiência. Dessa forma, sua empresa consegue monitorar e melhorar a experiência do cliente, mantendo tudo alinhado em uma única plataforma.
Resumindo, as ferramentas de marketing são fundamentais para alcançar objetivos com mais eficiência, tornando seus processos mais rápidos, organizados e estratégicos.
Como escolher a ferramenta de marketing ideal?
Antes de escolher uma ferramenta de marketing digital é importante deixar claro os objetivos, se não você irá desperdiçar tempo e dinheiro. Dessa forma, para escolher as ferramentas ideais é preciso pesquisar sobre cada uma delas e definir quais que se
adequam melhor às suas necessidades e ao seu orçamento.
Uma dica é adotar estratégias de planejamento, como a análise SWOT. Com ela, se torna possível traçar um panorama da sua empresa no mercado, destacando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no mercado.
Outra dica é fazer testes. Por isso, experimente recursos gratuitos, versões limitadas ou planos mais acessíveis para descobrir se a ferramenta é a solução ideal para a sua empresa.
Principais ferramentas de marketing digital
Há diversas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Porém como falamos acima, é importante saber qual o objetivo que você espera alcançar para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, continue lendo e saiba quais são!
Ferramentas para gestão de redes sociais
O maior custo de administrar redes sociais é o tempo que se perde repetindo tarefas que podem ser facilmente automatizadas. E é aí que entram as ferramentas de gerenciamento das redes sociais!
Com essas ferramentas se torna possível agendar publicações; acompanhar comentários, menções e hashtags; e gerar relatórios fáceis de ler. Algumas ferramentas que podem ajudar são:
- mLabs;
- RD Station;
- TweetDeck;
- Hootsuite;
- Salesforce Social Studio.
Ferramentas para SEO
Se você acompanha o blog da Contato, já deve estar familiarizado com o SEO (Search Engine Optimization) e sabe da importância de otimizar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos, certo?
Por isso, há algumas ferramentas que servem para auxiliar empresas a serem encontradas nos primeiros resultados das pesquisas na Internet. Elas são responsáveis por selecionar as melhores palavras-chave, analisar a meta tags e a velocidade de carregamento das páginas.
Dessa forma, algumas ferramentas que podem ser úteis são:
- Google Search Console;
- Google Analytics;
- Google Trends;
- Ubersuggest;
- Semrush.
Ferramentas de E-mail marketing
Apesar de muitos não se lembrarem, o e-mail ainda é um dos principais canais de relacionamento com leads. Por ser uma maneira prática e com ótimo custo-benefício, esse canal consegue engajar a audiência, enviar promoções e fidelizar clientes.
Dessa forma, essas ferramentas podem oferecer recursos mais avançados para segmentar o público, engatilhar respostas programadas e gerar relatórios. Algumas ferramentas que podem auxiliar são:
- RD Station;
- Mailchimp;
- ConvertKit;
- GetResponse;
- Aweber.
Ferramentas para gerenciamento de conteúdo
Se você está à procura de ferramentas que sejam capazes de criar, editar e publicar todo tipo de conteúdo e mídias, um Content Management System (ou CMS) é a melhor solução.
Sendo assim, essas ferramentas permitem a criação de blogs, sites inteiros, otimização de artigos e conseguem fazer integração com outras. Algumas sugestões são:
- Drupal;
- WordPress;
- HubSpot CMS Hub;
- Textpattern;
- Joomla.
Ferramentas de automação
As ferramentas de automação de marketing é a solução perfeita caso você esteja procurando algo que faça tudo envolvendo o marketing digital. Com elas é possível criar blogs, landing pages, acompanhar os leads na jornada de compra, personalizar conteúdos, gerenciar as redes sociais e diversas outras finalidades.
Sendo assim, além de aumentar a produtividade da equipe, é um ótimo custo-benefício devido à integração entre o time de marketing e o de vendas. Algumas opções são:
- RD Station;
- Semrush;
- HubSpot;
- Mailchimp;
- LAHAR.
Ferramentas de análise de dados
Para identificar quais canais geram visitas mais qualificadas é necessário monitorar o tráfego de sites e aplicativos. Porém, fazer isso de forma manual pode se tornar cansativo e até fazer a equipe perder tempo, certo?
Aí entram as ferramentas de análise de dados, que tem como objetivo acelerar esse processo e automatizar exportações de dados. Alguns exemplos de ferramentas são:
- Google Analytics;
- RD Station;
- Facebook Insights;
- Semrush;
- Moz.
Já conhecia essas ferramentas? Acompanhe o Blog da Contato e veja mais dicas do mundo do Marketing Digital. Até a próxima!