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Como conseguir mais avaliações de clientes
3 de janeiro de 2024

Como conseguir mais avaliações de clientes no Google?

Como conseguir mais avaliações de clientes
3 de janeiro de 2024

Como conseguir mais avaliações de clientes no Google?

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Com o avanço da internet, os negócios que antes dependiam da divulgação “boca a boca” passaram a investir em avaliações on-line. Uma dessas funcionalidades é através do Google Meu Negócio que permite que os usuários deixem comentários e classificações das empresas. 

Além de ser uma propaganda positiva e gratuita de um negócio, as avaliações melhoram as chances de atrair mais clientes e de receber ainda mais avaliações neste canal. Por isso, a Contato trouxe algumas dicas no texto de hoje para garantir uma presença online bem estabelecida!  

Qual a importância da avaliação no Google?

Com a facilidade de acesso à internet, os usuários recorrem às avaliações para obter insights valiosos sobre produtos e serviços antes de tomar decisões de compra. E se as pessoas confiarem nas avaliações, o algoritmo do Google irá considerá-las como um fator de peso quando for classificar as lojas em uma busca. Isso por si só já mostra a importância das avaliações. 

Entretanto, as avaliações no Google também proporcionam uma transparência única, permitindo que clientes expressem suas experiências de maneira pública, o que, por sua vez, cria um ambiente de confiança entre consumidores e empresas. Por isso, a gestão cuidadosa das avaliações torna-se essencial para as empresas que buscam estabelecer uma presença online sólida e construir uma reputação positiva no mercado.

Qual a relação entre avaliações do Google e SEO?

As avaliações no Google influenciam diretamente a visibilidade e classificação de uma empresa nos resultados de pesquisa. Portanto, empresas com avaliações positivas geralmente ganham destaque, uma vez que o Google reconhece a importância da experiência do usuário.

Confiança

Você provavelmente irá dar preferência para uma empresa com milhares de avaliações de 5 estrelas do que uma empresa com menos avaliações nota máxima, certo? Quando os consumidores encontram uma empresa com avaliações positivas e testemunhos que respaldam a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, isso cria uma percepção de confiabilidade. 

As avaliações fornecem uma voz autêntica aos clientes, gerando transparência e permitindo que novos consumidores tomem decisões informadas com base nas experiências compartilhadas por outros. Empresas com uma presença online sólida e avaliações favoráveis constroem uma reputação de integridade e satisfação do cliente, o que, por sua vez, gera confiança entre os usuários.

Melhora o SEO local

O algoritmo de busca do Google considera a relevância e a confiabilidade de um negócio ao determinar a classificação nos resultados locais. Avaliações positivas não apenas influenciam a percepção da marca, mas também têm um impacto significativo nos rankings de busca local. 

De acordo com o site Moz, as avaliações representam 15,44% de impacto no SEO Local. Com isso, uma presença online robusta, respaldada por avaliações positivas, não apenas inspira confiança nos consumidores locais, mas também fortalece a posição da empresa nos resultados de busca locais, aumentando sua visibilidade para clientes potenciais na região.

Aumenta a CTR

Quando potenciais clientes se deparam com uma empresa bem-avaliada, há uma tendência natural de despertar maior interesse e confiança. Nesse sentido, as avaliações positivas funcionam como testemunhos reais que influenciam a decisão de clicar nos resultados de busca. 

Um alto número de avaliações favoráveis não apenas reforça a credibilidade da empresa, mas também atrai a atenção dos usuários, aumentando a probabilidade de clicarem no site da empresa.

Como conseguir muitas avaliações no Google?

Após conhecer mais sobre as avaliações no Google, a Contato trouxe algumas dicas para os negócios que desejam receber mais avaliações, principalmente as positivas! 

Tenha um perfil no Google Meu Negócio

Antes de qualquer passo, é fundamental ter um perfil no Google Meu Negócio. Com ele é possível ter controle sobre as fotos e as informações sobre sua empresa que aparecerão nas buscas do site. Para isso, basta preencher as informações básicas como endereço, horário de funcionamento e link para o site da loja. 

Responda aos comentários

Independentemente se forem boas ou ruins, é importante responder todas as avaliações que seu negócio receber. Caso sua empresa receba uma avaliação negativa, tenha cuidado ao respondê-la. Com isso, ofereça ajuda ao cliente e trabalhe para fazer a coisa certa ao invés de tentar discutir com ele. 

Invista na experiência do cliente

Outra dica é investir na experiência do cliente, já que além de aumentar a satisfação, ele motiva os clientes a compartilharem suas vivências através de avaliações online. Clientes satisfeitos tendem a sentir-se mais inclinados a expressar sua gratidão e recomendar a empresa aos outros. 

Ao priorizar a qualidade do atendimento, a eficácia dos produtos ou serviços oferecidos e a resolução de possíveis problemas, a empresa cria um ambiente propício para a geração orgânica de avaliações positivas.

Compartilhe os comentários positivos em suas redes

Ao destacar os feedbacks favoráveis recebidos, a empresa não apenas celebra suas conquistas, mas também cria um ciclo positivo de interação com os clientes. Compartilhar depoimentos positivos nas redes sociais não só aumenta a visibilidade da empresa, mas também demonstra a satisfação dos clientes de uma maneira autêntica e envolvente. 

Esse tipo de publicação não apenas reforça a reputação da empresa, mas também incentiva outros clientes a compartilharem suas próprias experiências, contribuindo para um aumento nas avaliações no Google. 

Ative a memória dos clientes 

A maioria dos clientes não deixam um comentário logo após realizar uma compra online ou concluir a transação em uma loja física. É necessário esperar o tempo de experimentação total do produto ou serviço para compartilhar uma avaliação. 

Por isso, envie um lembrete de avaliação por e-mail alguns dias após a compra lembrando o usuário de fazer a avaliação. Uma dica é utilizar ferramentas automáticas de check-out online para realizar a coleta dos endereços de e-mail ou o envio de recibos digitais para o cliente.

Monitore suas avaliações

Uma outra dica é monitorar as avaliações, já que ao acompanhar regularmente as opiniões dos clientes, a empresa demonstra um compromisso com a satisfação do cliente e a melhoria contínua. O monitoramento contínuo permite identificar padrões e áreas de melhoria, fornecendo insights valiosos para aprimorar produtos, serviços e processos. 

Dessa forma, ao demonstrar um comprometimento genuíno com a satisfação do cliente e ao responder de maneira proativa, a empresa cria um ambiente propício para receber mais avaliações positivas no Google, consolidando sua reputação e atraindo novos clientes.

Como vimos, o Google oferece uma série de funcionalidades a serem exploradas. Caso queira conhecer outras ferramentas do Google, não deixe de acessar o Blog da Contato. Até a próxima! 

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