Skip to content
Mailing
4 de dezembro de 2020

Comprar Mailing pode parecer um ótimo investimento

4 de dezembro de 2020

Comprar Mailing pode parecer um ótimo investimento

Navegue por tópicos

A compra de mailing é uma maneira relativamente econômica de começar a trabalhar no marketing digital. Talvez seja por isso que muitas pessoas continuam insistindo nessa estratégia. No entanto, apesar de aparentemente ser um ótimo investimento, com certeza não é uma prática que a Agência Contato recomenda. 

Se você seguir alguns canais de marketing digital, certamente encontrará diversos artigos implorando para que essa prática acabe. Quer saber por que esse recurso é tão ruim para os negócios? Então continue sua leitura. 
 

Por que comprar mailing é uma das piores coisas para sua empresa? 

Mesmo que muitas pessoas neguem, ainda existe um considerável número de oferta e procura para comprar mailing. 

Isso ocorre devido ao infeliz conceito de que esse é um tipo de atalho para se construir um mecanismo de divulgação mais completo, quando na verdade, não deveria ser nem mesmo uma opção. 

Para permitir que você entenda a nocividade dessa escolha, listamos algumas razões que mostraram porque essa abordagem não vale a pena. Confira: 
 


Gastar esforços com quem não é o seu público 

Não há nenhum endereço no mailing que tenha solicitado o recebimento de e-mails dessas empresas. Logo, a chance de atrair um público que nem mesmo está interessado em seu produto é bem grande. Portanto, na maioria das vezes, o retorno desse investimento pode chegar a ser negativo. 

Ao se concentrar em um segmento de mercado onde seu produto e/ou serviço não chega a ser nem mesmo conhecido, a empresa deixa de investir naquele grupo que apresenta um maior e verdadeiro potencial de compra.  
 


Prejudicar a entregabilidade 

Você deve ter uma boa reputação para obter uma boa entregabilidade e um ROI satisfatório, ou seja, um bom retorno sobre o investimento e sobre o seu esforço. Portanto, é importante que você esteja atento a esse tipo de e-mail, pois além da alta probabilidade de não haver usuários reais por trás dessas contas, eles também podem destruir a sua taxa de entrega. 
 

Cair na lista de bloqueio 

Normalmente, quando recebemos esse tipo de conteúdo, quase nunca abrimos o e-mail, e ficamos tendenciosos a cancelar a inscrição da lista de contatos, uma vez que a mensagem dessa empresa não está relacionada aos nossos interesses pessoais. 

Além disso, a probabilidade de marcamos esse tipo de conteúdo como spam também é bem grande. Remetentes que são constantemente marcados como spam tem seu endereço de e-mail e IP bloqueados temporariamente ou permanentemente pelos provedores. 

Esse é o chamado “Blacklist”. Mas, mas por ser um termo racista, devemos chamá-lo de lista de bloqueio ou lista de negados/excluídos. 
 

Não ter retorno do seu investimento 

Como dito anteriormente, a soma de uma baixa qualidade dos contatos com a falta de segmentação, só pode resultar em um retorto de investimento equivalente a zero. 

É impossível determinar a se esses endereços de e-mail são reais, ativos ou se ao menos são de pessoas com potencial para se tornarem seus clientes. Ou seja, a possibilidade de perder todo o seu tempo e seu investimento é enorme. 
 


Gerar péssima reputação para a sua empresa 

Uma das piores coisas que podem acontecer referente a imagem do seu negócio é ser considerada uma empresa desagradável, insistente e invasiva. 

Você, provavelmente, já deve ter recebido um e-mail de uma empresa da qual nunca ouviu falar. Certo? Qual foi sua primeira impressão sobre essa empresa? Certamente suspeitou como essa empresa adquiriu suas informações de contato e deduzirá que seu e-mail foi entregue a ela. 

Obviamente, essas ações não trazem nenhum benéfico para a empresa remetente. Apenas desvantagens, como a má impressão e a desvalorização do conteúdo dessa organização. 
 


Quem comercializa dados está descumprindo a LGPD 

É claramente ilegal usar os dados dos mailings sem o consentimento dos proprietários. 

Embora a pena para casos dessa natureza ainda não ser muito comum, de acordo com o Código Penal, a compra de dados, como endereço de e-mails, é considerada crime. Portanto, caso receba um e-mail, sem ter solicitado ou se cadastrado na empresa, e se senti prejudicado por isso de alguma forma, pode realizar uma denúncia formal e a empresa será punida por lei.  

Para evitar esse tipo de situação, as empresas precisarão fazer ajustes estruturais para atender às exigências da legislação, envolvendo setores de marketing, recursos humanos, tecnologia da informação e comunicação e áreas jurídicas. 
 


Gerar leads é melhor que comprar mailing 

Embora comprar mailing seja um método usado para entrar em contato com o público, a geração de leads em potencial é sempre a melhor opção, pois você estabelecerá contato um grupo de pessoas mais qualificadas e com uma probabilidade maior de ter interesse em adquirir seus produtos e/ou serviços. 

Além disso, seguir uma estratégia para gerar leads pode facilitar a segmentação e o gerenciamento dos seus contatos. E, com o tempo, você poderá descobrir mais informações sobre seus clientes, definindo o perfil do consumidor ideal para sua empresa. 

Confira algumas dicas que a Contato separou para ajudar você a gerar leads para o seu negócio: 
 


Leads Ads 

O Leads Ads é um recurso do Facebook Ads que tem a capacidade de atingir clientes em potencial por meio de mídia paga, sem que os usuários saiam da rede social, promovendo assim sua conversão e presando por sua experiência positiva, mesmo quando afetados por diversos anúncios. 
 


Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia de geração de conteúdo para o seu público-alvo. Essa ferramenta além de te ajudar em todo o processo de compra, também pode atrair clientes de uma forma totalmente orgânica. 

A ideia é sempre informar as pessoas para que no futuro não só respeitem a sua marca e a utilizem como referência do segmento que está inserida, mas também se tornem clientes fiéis da sua empresa. 
 


Eventos 

Eventos são experiências únicas que podem ser utilizadas para atrair clientes em potencial para sua empresa. Neles, você terá a oportunidade de ter um contato pessoal mais direto com cada cliente e até mesmo descobrir novas oportunidades de negócios. 
 


Landing Page 

Também conhecida como “páginas de destino”, essa ferramenta contém menos elementos e links do que a página inicial de um site tradicional, por exemplo. Mas, isso é intencional! Depois de atrair visitantes para sua Landing Page, sua única meta será obter mais conversões para sua empresa. 
 


Outbound Marketing 

Por último, mas não menos importante, o Outbound Marketing pode ser definido como uma estratégia de marketing tradicional em que a marca atua no processo de atrair clientes oferecendo serviços e/ou produtos. 

A ideia é ir atrás do cliente ativamente e gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. 

Agora que você entendeu que comprar mailing não traz um público qualificado, prejudica a entregabilidade e o custo final acaba sendo alto demais, gerar seus próprios leads é a melhor maneira de ter clientes em potencial qualificados e melhorar a imagem da sua empresa. Certo?! 

Portanto, quando alguém sugerir que “comprar mailing é a saída”, corre que é cilada.  

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que iremos responder o mais breve possível. Ah, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas de trabalho. Alerte sua equipe para que ninguém caia na tentação e acabe investindo nessa furada. 

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress