Skip to content
consultoria de marketing
17 de março de 2025

Como uma consultoria de marketing pode transformar o crescimento da sua empresa

17 de março de 2025

Como uma consultoria de marketing pode transformar o crescimento da sua empresa

Navegue por tópicos

Nos dias de hoje, as empresas enfrentam um mercado competitivo e dinâmico por conta do cenário globalizado e tecnológico. Sendo assim, saber se vender é importante para qualquer organização, independente do tamanho ou serviço. É exatamente nesse ponto que entra a consultoria de marketing para muitos gestores. Pois ela oferece soluções estratégicas e agilizadas para que muitas companhias conquistem seu objetivo final.

Para ilustrar, imagine que seu negócio tenha enfrentado dificuldades para atrair novos clientes ou não consiga ver um retorno significativo no alcance para suas campanhas publicitárias. Nesse sentido, você entende que precisa sair da caixa, mas sente que suas ações estão dispersas ou sem um planejamento adequado. 

Dessa forma, contratar uma consultoria de marketing pode mudar completamente essa realidade. Isso porque, ao trazer uma análise especializada com sugestões de melhorias para seu setor, o profissional identifica as fraquezas e oportunidades que passam muitas vezes despercebidas.

Vale destacar que uma pesquisa recente da HubSpot revelou que 70% das empresas que adotaram uma abordagem estratégica de marketing com base em dados aumentaram suas vendas nos 12 meses seguintes. Isso mostra como o suporte do serviço especializado impacta diretamente no desempenho e crescimento do negócio. 

Sendo assim, acompanhe a seguir o que é uma consultoria de marketing. Veja também como funciona essa opção, quando contratar e os principais benefícios. Boa leitura!

O que é uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é um serviço especializado com o objetivo de analisar, planejar e implementar estratégias de marketing eficientes para uma empresa. A

o contratar um profissional da área, a organização conta com pessoas experientes no mercado, capazes de identificar problemas e oportunidades para auxiliar sua organização, otimizando as ações de comunicação e promovendo melhorias que geram resultados expressivos.

Vale destacar que uma consultoria de marketing pode abranger diversas áreas, desde canais de mídias digitais até campanhas offlines. O foco está em entender a realidade do negócio para então definir metas e criar estratégias para alcançá-las.

Como funciona uma consultoria de marketing?

Em um serviço de consultoria de marketing, tudo começa com um diagnóstico profundo da empresa, indo para entendimento do seu público-alvo, concorrentes e posicionamento da marca. 

Nesse sentido, o profissional vai levantar questões como quem são seus concorrentes diretos e indiretos, qual a percepção do público em relação à marca e quais estratégias de marketing em uso atualmente.

Com base nessa análise, sua consultoria de marketing vai produzir um relatório detalhado para buscar um plano de ação com metas claras e alcançadas. Esses objetivos devem ser específicas e mensuráveis, com prazos definidos e diretamente ligados aos objetivos de negócios.

Alguns exemplos variam entre como aumentar o número de leads, melhorar a taxa de conversão ou expandir a autoridade da empresa no ramo.

A partir disso, o planejamento pode envolver uma definição de ações para diferentes áreas, como o plano de conteúdo visando a educação e conscientização do nicho, estratégia de tráfego orgânico e Link Building, o uso de mídia e a automação de campanhas. 

Por último, durante a fase de execução da estratégia, o acompanhamento constante dos resultados estará nas suas mãos e nos profissionais da consultoria de marketing para garantir que as ações sigam no caminho certo. 

Benefícios de uma consultoria de marketing

A contratação de uma consultoria de marketing oferece uma série de vantagens, especialmente quando se considera que o retorno sobre o investimento (ROI). 

Além disso, outro benefício é a visão externa e imparcial que um profissional traz para a empresa. Muitas vezes, os colaboradores da sua organização que estão inseridos no dia a dia da operação têm dificuldade de identificar falhas e oportunidades que podem ser facilmente notadas por alguém de fora.

A economia de tempo e recursos também entra como ponto positivo, já que sua empresa consegue evitar desperdícios em campanhas mal planejadas e focar em ações que trarão resultados reais. Além disso, o conhecimento técnico e atualizado dos consultores garante que as melhores práticas sejam inovadoras, potencializando o impacto geral.

Por exemplo, uma empresa que não utiliza o SEO de forma eficaz pode estar perdendo inúmeras oportunidades de captar clientes de forma orgânica. Um consultor de marketing especializado pode identificar falhas no site, melhorar o posicionamento nos motores de busca e aumentar o alcance das palavras-chave mais importantes para seu setor.

Além disso, a consultoria de marketing oferece resultados mensuráveis. Com o uso de estatísticas e dados, as estratégias podem ser continuamente otimizadas.

Quando devo contratar uma consultoria de marketing?

Muitos empresários se perguntam que momento é ideal contratar uma consultoria de marketing. Esse serviço é particularmente útil quando uma empresa enfrenta dificuldades em atrair e reter clientes, quando as estratégias não estão gerando o retorno esperado ou mesmo quando o negócio está em fase de expansão e precisa de orientação especializada. 

Além disso, ela pode ser fundamental quando surge a necessidade de implementar novas ferramentas e tecnologias, como automação de marketing.

Por exemplo, imagine que sua marca já investiu em diversas ações publicitárias, mas não está conseguindo aumentar as vendas ou o reconhecimento da marca. 

Nesse cenário, a consultoria de marketing pode fazer uma análise detalhada dos planejamentos anteriores, apontando onde estão os erros e como melhorar as ações para melhorar os resultados. Além disso, negócios em expansão também se beneficiam, pois precisam de orientação para escalar suas operações sem perder eficiência e qualidade.

Qual é melhor: consultoria de marketing ou agência? 

Uma dúvida comum entre os empresários é sobre a diferença entre uma consultoria de marketing e uma agência de marketing. Enquanto a consultoria foca na análise e no planejamento estratégico, a agência é responsável pela execução das atividades, como criação de campanhas, gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. 

Sendo assim, a escolha final depende diretamente das necessidades da sua empresa. Além disso, pode ser interessante contratar os dois serviços de forma complementar, garantindo que tanto o planejamento quanto a execução sejam realizados com sucesso.

Entendeu mais sobre como funciona uma consultoria de marketing? Continue a acessar nosso blog e veja mais como sua marca pode se destacar com a ajuda da Agência Contato.

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress