Devido às mudanças de mercado e de consumo, o marketing digital está sempre em constante transformação. Com isso, uma maneira de alcançar os objetivos do seu negócio e adaptar a um novo contexto mercadológico é o funil de vendas em formato de ampulheta.
Enquanto o funil de vendas tradicional mostra a jornada do cliente na empresa, o funil ampulheta funciona com outra dinâmica: o consumidor estreita os laços com o negócio para promover a marca. A vantagem desse tipo de funil é que ele traz benefícios da empresa e na construção da marca.
Por isso, a Contato trouxe hoje um artigo explicando melhor sobre o funil de vendas ampulheta. Continue lendo e saiba mais?
O que é o funil ampulheta?
Como falamos mais cedo, o funil ampulheta funciona como uma evolução do antigo funil de vendas. Porém, ele adiciona duas etapas na jornada de compra do cliente: retenção, lealdade e indicação.
Com isso, o ciclo de venda não é finalizado após a conversão ou decisão de compra. É preciso fidelizar o cliente na pós-venda, trazendo o cliente para a sua empresa de forma permanente.
Qual a diferença entre funil de vendas e funil ampulheta?
No funil de vendas tradicional há três etapas na jornada de compra de um potencial cliente até o fechamento da negociação. Essas etapas são a descoberta de um problema, a consideração de uma solução e a decisão da empresa que irá resolver o problema.
Mas qual o objetivo dessa jornada? Vender! Porém, muitas pessoas ficam com a dúvida do que acontece após essa fase. E é nessa fase que entra o funil ampulheta.
Já no funil ampulheta, quando um cliente realiza a compra com a empresa, ao invés das oportunidades se fecharem, elas se abrem novamente. Dessa forma, é iniciado uma nova fase do relacionamento: o estreitamento dos laços.
É importante lembrar que é nessa parte que a empresa trabalhe com a qualificação do cliente, pois além de incentivar o cliente a fazer compras recorrentes (a retenção), ele também passa a defender a marca (a lealdade). Por consequência, chega-se a fase mais desejada que é a de indicação para terceiros, dando custo zero para a empresa.
Etapas do funil de vendas
Não basta apenas conhecer o funil de vendas. Para entender como ele funciona é necessário conhecer cada etapa do funil. Por isso, continue lendo e saiba mais!
Topo de funil
A primeira etapa é o topo do funil ou TOFU (top of the funnel), onde o possível cliente ou o lead está tendo o primeiro contato com a marca. É nessa fase que ele está descobrindo e conhecendo o negócio, portanto é importante que nessa estratégia de marketing seja apresentado conteúdos mais amplos e que consiga aumentar o interesse do consumidor pela empresa.
Com isso, a função dessa estratégia é educar o consumidor sobre assuntos relacionados com o ramo da empresa, entregando materiais ricos e alinhados com os interesses do possível cliente. E lembrando que esse material pode ser em diversos formatos como infográficos, vídeos, ebooks, a fim chamar a atenção do consumidor e evoluir o funil.
Meio de funil
Já a segunda fase é o meio de funil ou MOFU (middle of the funnel), que corresponde a fase onde o visitante já se transformou em lead. E o objetivo dessa etapa é qualificar esse potencial cliente.
É nesse momento que o lead reconhece suas dores, suas necessidades e por isso, o marketing deve apontar a melhor solução. Entretanto, não é nesse momento que devemos falar da venda em si, mas dar dicas sobre como o lead pode resolver os problemas.
Fundo de funil
A última etapa é o fundo do funil ou BOFU (bottom of the funnel) é referente aos leds qualificados. É nessa fase que eles foram conquistados e estão prontos para resolver seus problemas com a empresa.
Por isso, eles aceitarão a abordagem mais direta do setor de vendas, que entrará para concluir a jornada de compra e fechar o funil transformando um lead qualificado em um cliente.
Novas fases do funil de vendas ampulheta
Como falamos lá em cima, o funil ampulheta é a evolução do funil de vendas, onde são adicionadas mais duas etapas: retenção e lealdade. Dessa forma, quando a terceira etapa é concluída, ao invés de encerrar o ciclo com o cliente, as estratégias de marketing seguem.
Por isso, continue lendo e conheça as novas fases!
Retenção
A primeira etapa do funil ampulheta é a retenção do cliente. É nessa fase que a empresa trabalha em novas estratégias de fortalecimento do relacionamento com o cliente.
Com isso, há duas técnicas, que são a cross-sell e a up-sell. No cross-sell, o cliente está mais suscetível a fazer uma compra cruzada, ou seja, ele irá comprar um segundo item relacionado ao primeiro. Já no up-sell, é possível oferecer um upgrade de um serviço ou produto que já foi comprado pelo cliente anteriormente devido a jornada satisfatória que ele teve.
Lealdade
A lealdade está relacionada com a experiência de clientes no pós-venda, ele pode ser o embaixador da sua empresa. Com isso, ele pode recomendar seus serviços para outros contatos, promovendo a criação de outras oportunidades de negócios.
Por isso, é necessário que a empresa forneça um serviço de qualidade com foco no sucesso do cliente. Além disso, investir em canais de comunicação eficientes também pode mudar a percepção que seus clientes têm sobre a sua empresa.
Indicação
Já a última etapa é a indicação, que é onde ocorre o fechamento do funil e trazer mais leads qualificados na pré-venda. É nessa etapa que o cliente recomenda o produto ou serviço, e por consequência traz outros leads e clientes para o negócio.
Vantagens do funil ampulheta
Agora que você já sabe o que é o funil ampulheta, é importante saber as suas vantagens antes de investir nessa estratégia. Vamos conhecer mais?
Retenção e fidelização de clientes
Uma das vantagens de se investir no funil ampulheta é a retenção e fidelização de clientes, já que clientes satisfeitos e que tiveram uma boa experiência com a compra e com o produto têm uma maior probabilidade de continuar sendo um consumidor da empresa.
Além de se tornar uma meta a ser atingida, fidelizar os clientes pode trazer uma série de benefícios como a defesa da marca e a publicidade gratuita que os consumidores farão dos produtos e serviços da empresa.
Aumento de vendas
Outra vantagem do funil ampulheta e que está relacionado com a retenção de clientes é o aumento de vendas. Como as pessoas confiam na sua marca e tiveram uma boa experiência na hora de comprar, eles terão preferência em comprar novamente com a sua empresa e como consequência disso, terá um aumento das vendas.
Além disso, as pessoas confiam mais na indicação de conhecidos que já consomem o seu produto do que uma propaganda. Com isso, ao trazer novos clientes para a sua empresa há um aumento nas vendas.
Redução de custos
Como falamos rapidamente acima, a última fase do funil ampulheta é a indicação. Ao fazer a famosa propaganda boca a boca indicando a empresa e seus produtos para terceiros, é possível trazer mais clientes para a empresa sem ter gastos. Como consequência, há uma redução dos custos.
Crescimento da receita
Como consequência da redução de custos, o funil ampulheta também é responsável pelo crescimento da receita. Com essa estratégia, não é preciso se esforçar para captar novos clientes na mesma proporção dos ganhos. Dessa forma, os consumidores recomendam o seu produto e empresa, fazendo o negócio crescer em um movimento quase espontâneo.
Market Share
Por fim, o market share, que é a relevância que a empresa tem na mente do consumidor, também é apontado como uma vantagem do funil ampulheta. Devido ao fato de existir um valor de relacionamento agregado, o cliente se sente motivado a permanecer consumindo, independente do preço.
Você já conhecia o funil ampulheta? Acesse o blog da Agência Contato e fique por dentro das novidades do Marketing Digital.
Até a próxima!