Mais uma vez o Natal se aproxima e o movimento de compradores em busca de presentes para amigos e familiares começa a aumentar. Em uma data comemorativa como esta, o empresário deve se preparar para vender mais e se destacar perante a concorrência.
Por isso, a Agência Contato resolveu trazer algumas ideias para vender no Natal. Confira:Â
Divulgue na internetÂ
Muitas pessoas preferem realizar suas compras em lojas virtuais, já que as lojas de todos os segmentos costumas ficar lotadas nesta época do ano. Separamos algumas ideias para vender no Natal de maneira online. Veja: Â
Aproveite o alcance das redes sociais e interaja com o públicoÂ
Reservar um tempo para investir nas redes sociais ao divulgar sua campanha de Natal é uma ótima jogada!
Focar sua estratégia nesses canais para promoção de suas ofertas pode render bons frutos para sua empresa. Portanto, utilize os recursos que cada mÃdia oferece para expor seus produtos.
No entanto, você pode ir ainda mais longe e criar outras ações de Natal.
O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder de viralização muito forte. Mas, entenda: nem todos os seus seguidores comprarão de você hoje. Porém, eles podem comprar em um outro momento! Por isso, utilize as redes sociais não só para vendas, mas também para gerar tráfego e melhorar o seu relacionamento com os usuários.Â
Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no GoogleÂ
Em datas como o Natal, a competição entre empresas é acirrada. E é aqui que um bom investimento em anúncios pagos pode elevar seus resultados.
Pode parecer meio obvio, mas é sempre bom lembrar: o Remarketing, aquelas campanhas na mÃdia em que você anuncia para todos que já visitaram uma página do seu site, é uma excelente escolha dentre as mÃdias pagas.Â
Envie um e-mail festivo com ofertas atrativas e benefÃcios irresistÃveisÂ
O ideal é que você planeje om antecedência como serão suas campanhas de e-mail durante o Natal.
Prepare os segmentos, os combos de ofertas, o calendário, os textos e todos os outros elementos que um bom e-mail deve ter.
Muitas empresas enviam mensagens de Natal para toda sua cartela de clientes, sem nenhuma segmentação, e já se dão por satisfeitas. Mas, se contentar com isso é um grande erro, pois essa ação isolada não é uma boa campanha de Natal, uma vez que é apenas um texto genérico e automático.Â
Aproveite os contatos da Black Friday (se tiver essa permissão, é claro)Â
Estima-se que a maioria das pessoas que têm uma boa experiência de compra na Black Friday voltam à loja para consumir no Natal também.
No entanto, para manter sua marca na mente do cliente e obter um ROI garantido, é importante, caso tenha permissão, manter o contato com esse cliente.
Pensando nisso, as redes sociais e o e-mail marketing são estratégias relevantes para manter o contato com o público-alvo.
Defina também a frequência de envio de conteúdo, informações e ofertas de seu interesse. Lembre-se de que a criação de valor da empresa não se baseia apenas em seus produtos.Â
Não se esqueça que os meios tradicionais ainda existem e funcionamÂ
Se você pensa que os meios tradicionais de divulgação estão obsoletos, você está muito enganado! Apostar em mÃdias tradicionais funciona muito bem, principalmente em datas como essa. Confira algumas ideias para vender no Natal:Â
Panfletos com ofertasÂ
Mais rápidos e baratos, os panfletos são menores, têm uma linguagem mais objetiva, são fáceis de ler e podem conter um campo em destaque onde seu cliente pode encontrar suas informações e ofertas principais.Â
Spots no rádioÂ
Um plano de mÃdia bem elaborado, envolvendo uma ação de spot, é capaz de enviar sua mensagem ao consumidor ideal do seu produto e/ou serviço.
Um spot de rádio, um tipo de anúncio publicitário que entra nos intervalos de programas, traz resultados muito positivos para a estratégia de marketing, uma vez que consegue atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, com oportunidades de investimento que não pesam no orçamento.Â
OutdoorsÂ
Boa visualização e leitura rápida, são as principais vantagens das campanhas em outdoor. E, assim como os spots, esse meio de divulgação também atinge inúmeras pessoas ao longo do dia sem muito esforço.
Os outdoors representam um dos meios mais antigos, tradicionais e impressionantes do mundo no que diz respeito à promoção de marcas e produtos, proporcionando excelentes resultados para quem aposta no veÃculo, principalmente em épocas de grande movimento, como o Natal.Â
Treine a sua equipeÂ
O Natal é uma época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a comprar!
Porém, como o número de compradores aumenta muito nas lojas fÃsicas e virtuais, é possÃvel que haja algum desconforto para o cliente, por conta do engarrafamento de pedidos.
Evite essa situação conversando com sua equipe e explicando tudo que ela precisa para atender esse cliente em potencial da melhor forma possÃvel. Agilidade e eficiências são, mais do que nunca, habilidades indispensáveis.
Além disso, é muito importante focar na cordialidade do serviço, para que consiga tornar a experiência de compra do cliente a melhor possÃvel. Assim, posteriormente, a pessoa pode vir a comprar com você novamente.Â
Faça um bom controle de estoqueÂ
Um bom controle de estoque evita a escassez de produtos e garante o estoque dos itens com as vendas mais altas. Em caso de alguma emergência, faça as alterações finais e negocie com os fornecedores para que não deixe de atender nenhum cliente. Não queremos ninguém sem presente no Natal, certo?!Â
Crie ofertas imperdÃveisÂ
Sabemos que faltam apenas alguns dias para o Natal. Mas acredite: se você quer se destacar, este é o momento!
Portanto, aproveite o perÃodo de Natal para distribuir bônus relacionados a essa época do ano, ou seja, ofereça descontos que só valem até o dia 25 de dezembro. Esta é uma ótima maneira de criar escassez e ainda dar um “presente” aos seus clientes. Â
Use gatilhos mentaisÂ
Já percebeu que alguns dos anúncios parecem falar conosco diretamente? Isso acontece principalmente quando usamos gatilhos mentais em nossas campanhas.
Cada um de nós já memorizou alguns sinais que influenciam diretamente na decisão de compra e nos levam a escolher entre um produto ou outro. Ao ativar esses sinais com uma estratégia de marketing, você está usando gatilhos mentais.
Para garantir boas vendas de Natal nesse ano atÃpico, esses gatilhos são cruciais!Â
Venda experiência e benefÃcios, não foque apenas no produtoÂ
Sempre que falamos sobre grandes campanhas de vendas, nunca deixamos de abordar um ponto especÃfico: priorizar a experiência do seu cliente.
Para manter a melhor jornada de compra possÃvel para o cliente é importante ter preços competitivos, diferentes formas de pagamento, uma plataforma organizada, um site ágil e, se tratando do seu ponto de venda, uma decoração temática também não é uma má ideia.Â
Ajude o cliente a comprarÂ
Que tal sair da sua zona de conforto e criar uma mensagem completamente diferente daquela a que você já está acostumado?
Uma boa ideia aqui é criar listas curtas com sugestões de presentes, seja nas redes sociais ou no seu blog, por exemplo.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que comprar para presentear amigos e familiares. Com essas sugestões, você pode ajudar seu público e alcançar novas pessoas. Entre essas dicas, é possÃvel colocar até mesmo um link para sua página de vendas, caso o leitor tenha interesse em adquirir seu produto e/ou serviço.Â
Que tal dar aquele bônus?Â
Você pode criar bônus exclusivos para esta época do ano e até dar outros produtos como brinde para o seu cliente.
O importante aqui é pensar sobre o tipo de bônus que encantaria o seu público-alvo para que ele se sinta tão satisfeitos que volte em outros momentos e compre mais em sua loja.Â
Não pare por aÃ, capriche no pós vendaÂ
Por fim, não desperdice todo esse trabalho. O relacionamento com o cliente não deve terminar assim que você fizer uma compra!
Pelo contrário, este é o momento perfeito para construir esse vÃnculo para vendas futuras ou, mais importante, para fidelizar esse cliente, que pode recomendá-lo a outras pessoas em outras oportunidades.
Experimente colocar em prática todas essas dicas exclusivas da Agência Contato! É preciso desenvolver o hábito de treinar e praticar novas técnicas para conseguir render mais.
Compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho e depois nos conte aqui nos comentários como foram suas vendas nesse feriado.
A Contato deseja boas festas e boas vendas para você e sua equipe. Feliz Natal!