Uma landing page é uma página da web específica e autônoma projetada com um propósito único: direcionar os visitantes para uma ação específica. Geralmente, essa ação é converter os visitantes em leads, clientes, assinantes, ou qualquer outra forma desejada de interação ou conversão.
O foco de uma landing page depende do tipo de negócio. Porém, o mais comum é incentivar as pessoas a se registrarem ou assinarem algo para receber promoções exclusivas, newsletters semanais, testes de produtos, e-books completos e outros materiais ofertados.
Por isso, entender como criar uma landing page de alta conversão é algo essencial para uma boa estratégia de marketing digital. Continue lendo este guia que a Contato trouxe sobre como criar esse tipo de página de web. Boa leitura!
Qual a importância da Landing Page?
Se você está divulgando um material, tentando captar a atenção do usuário com uma oferta ou oferecendo um teste do seu produto, é fundamental criar uma Landing Page de alta conversão. Por ter como principal objetivo converter visitantes em leads, as landing pages ajudam a construir um público-alvo qualificado e valioso para seus negócios.
Dessa forma, elas são usadas em conjunto com campanhas de marketing direcionadas, como anúncios pagos e e-mails segmentados. Isso permite que você meça com precisão o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas e ajuste-as conforme necessário.
Já para empresas que vendem produtos ou serviços online, as landing pages desempenham um papel crucial na geração de receita. Elas podem ser usadas para promover produtos, oferecer descontos ou incentivar o registro para webinars, tudo o que contribui para o crescimento dos negócios.
Dicas de como criar uma landing page de alta conversão
Se você chegou até aqui já percebeu como as landing pages são importantes para um negócio. Entretanto, a criação de uma landing page de alta conversão requer atenção a diversos detalhes, desde a estrutura até o conteúdo e o design. Por isso, trouxemos algumas dicas para criar uma landing page de alta conversão!
Conheça seu mercado e sua audiência
Não adianta ter um material de qualidade se você não conhecer o seu público, certo? Por isso, saber de fato quem é o seu público e o seu mercado é fundamental para a sua estratégia, não apenas de conversão em landing pages, mas do negócio como um todo.
Uma boa dica para conhecer o consumidor é fazer formulários e entrevistas com clientes reais ou clientes em potencial para entender quais são suas dores e necessidades e como ele procura soluções para essas necessidades. Esse tipo de pesquisa ajuda a desenvolver materiais e landing pages alinhadas com as expectativas do seu público, que irão criar uma conexão imediata com ele.
Defina seu objetivo de conversão
Além de definir o público que a sua landing page quer atingir, é importante definir os objetivos da sua conversão. Para realmente entregar valor e levar o visitante a realizar a ação pretendida, você precisa ser direto. Por isso, não fique enrolando muito sobre o assunto apenas para aumentar o volume do conteúdo.
Além disso, evite ter mais uma ação na landing page, evitando assim, confundir o visitante. Escolha entre a assinatura de uma newsletter, download de e-book, oferta de um produto, inscrição em um webinar, entre outros.
Com isso, se torna possível nichar e contabilizar melhor seus resultados, além de não gerar dúvida sobre o que se trata a landing page e não desviar o foco do visitante da ação quer realizar.
Configure as métricas da sua página
Independente da plataforma que você irá utilizar, é importante verificar se você terá acesso aos dados da página, já que serão essas métricas e relatórios que irão possibilitar saber qual a eficácia e o histórico da página.
Dessa forma, é a partir desses dados que é possível acompanhar as otimizações feitas e seus resultados. As métricas definirão seus objetivos, próximas ações e darão insights sobre o que funcionou ou não com o seu público.
Utilize CTAs adequadas
Por ser um elemento chave que guia os visitantes ao próximo passo, toda landing page deve ter um botão CTA (call-to-action). Ele deve incluir um texto que incentive a ação do usuário, sendo curto e com uma fonte visível.
Entretanto, não deixe uma chamada genérica como “baixar” ou “quero”. Tente usar frases mais assertivas e diretas, além de deixar bem especificado se for enviar o material por e-mail, para não ter reclamações.
Além disso, garanta que as imagens ou certos elementos da página que você adicionar como contexto auxiliam a CTA a se destacar e não desviar a atenção do usuário para este momento tão importante.
Alguns exemplos de CTA são:
- inicie um teste grátis;
- solicite uma demonstração;
- saiba mais;
- entre em contato;
- receba ofertas exclusivas;
- Inscreva-se para atualizações.
Tenha uma headline impactante e original
Essa dica está diretamente ligada com o objetivo que sua página busca, já que seu visitante precisa entender rapidamente e objetivamente o que você está oferecendo. Por isso, sua mensagem precisa ser mais do que clara, além de persuasiva.
Nesse sentido, dê um título bem pensado para a sua landing page e que contenha:
- Quem seu consumidor é;
- O que o seu produto ou serviço faz;
- O que o torna único;
- Porque ele é a melhor opção do mercado;
- Qual o benefício para quem o escolhe.
Com essas informações claras e de forma persuasiva logo no início da página, que o seu visitante irá atender se vale a pena continuar ali ou simplesmente sair do seu site.
Pense na experiência do usuário
Antes mesmo de ler alguma coisa, somos atraídos pelo visual. Por isso, uma landing page que conta com um design que converse com a marca e pense na experiência do usuário tem muito mais chances de ter altas taxas de conversão.
Uma dica é pensar em um layout bonito e representativo para as suas páginas e criar uma paleta de cores que faça sentido com a marca. Além disso, um design responsivo garante a adaptação a qualquer tamanho de tela e dispositivo móvel.
Use formulários estratégicos
Outra dica importante é planejar a construção dos formulários estratégicos. Apesar de não existir uma regra que determine o tamanho ou quantidade das informações solicitadas, o ideal é pedir somente as informações essenciais ao visitante, como nome, e-mail e telefone.
Além disso, é extremamente importante adequar o seu formulário ao seu objetivo e a etapa do funil que o lead se encontra. Um material com valor agregado mais alto permite que sejam solicitadas mais informações. Agora, se ele for de topo de funil, por exemplo, o ideal seria pedir apenas o nome e o e-mail.
Vídeos podem ser interessantes
É comum as pessoas que não querem ler muita informação em texto em páginas da internet. Por isso, vídeos podem ser uma boa opção para ajudar na compreensão do assunto e tornar o conteúdo mais atrativo.
Nas landings pages, os vídeos podem ajudar na conversão. Eles devem ser usados como complementação de informação de qualidade sobre o que você está oferecendo ou vendendo ao visitante ou cliente.
O ideal é que o vídeo que for disponibilizado seja de grande valor ao usuário. Por isso, uma dica é usá-lo como uma prévia sobre como usar uma ferramenta ou produto da sua empresa, um guia com os benefícios que o usuário vai receber ou, ainda, uma compilação de depoimentos de pessoas que já usaram seus produtos e ficaram satisfeitas.
Reforce a sua mensagem
Outra dica importante na hora de criar uma landing page é reforçar a sua mensagem. Uma forma bem eficaz é através das imagens. Por serem percebidas mais rapidamente do que o texto presente na página, elas podem interferir nas taxas de conversão. Por isso, adapte as imagens para que elas causem identificação na sua audiência.
Outra forma eficiente é através dos depoimentos. Apresentar para seu visitante como seu produto ou serviço solucionou as dores de outras pessoas reais é sempre eficaz. Porém, é importante lembrar que o público espera se identificar, então é importante dar um rosto para quem está compartilhando a experiência.
Acompanhe a impressão da página
Acompanhar a impressão da página em uma landing page pode fornecer insights valiosos sobre o desempenho e a eficácia da página. Elas podem ajudar a avaliar o alcance da sua landing page, ou seja, quantas vezes a página foi carregada ou visualizada por visitantes. Isso é útil para entender o quanto sua página está sendo vista em relação ao tráfego total do site ou campanha.
Além disso, ao comparar as impressões de página com o número de conversões, você pode calcular as taxas de conversão. Isso permite que você saiba o quão eficaz a página é em converter visitantes em leads ou clientes. Baixas taxas de conversão em relação ao número de impressões podem indicar a necessidade de melhorias na página.
Utilize gatilhos mentais
Apesar de parecer apenas informações soltas ao longo do conteúdo, os gatilhos mentais servem para provocar uma reação automática no usuário. Os gatilhos mentais mais usados nas áreas de marketing e vendas são:
- afinidade;
- autoridade;
- coerência e compromisso;
- escassez;
- prova social;
- reciprocidade.
Esperamos que você tenha gostado deste pequeno guia de como criar uma landing page de alta conversão. E caso queira conhecer mais sobre o Marketing Digital, acesse o blog da Contato. Até a próxima!