Skip to content
mktk_quarentena_capa
30 de março de 2020

Como fica o Marketing em tempos de Coronavírus?

30 de março de 2020

Como fica o Marketing em tempos de Coronavírus?

Navegue por tópicos

10 ideias para pequenas e médias empresas poderem manter vivas suas marcas.

O Brasil e o mundo estão passando por algo nunca experienciado. A pandemia da COVID-19, popularmente chamada de coronavírus, foi declarada no dia 11 de março. Desde então os números de infectados só crescem.

Em todo o mundo, medidas foram tomadas determinando um período de quarentena com o intuito de inibir a aglomeração de pessoas, acarretando o fechamento temporário de muitos negócios e o funcionamento parcial de outras empresas.

Todas essas providências têm como finalidade preservar a população. Contudo, efeitos colaterais já são sentidos na economia e nada mais justo que você se pergunte:

E agora, quais medidas posso tomar para minimizar o impacto deste momento em meu negócio?

Esse artigo traz 10 medidas no marketing que ajudarão pequenas e médias empresas a se manterem de pé neste momento atual.

1. Esteja Adaptado às Mudanças

2. Seja Flexível com seus Clientes

3. Seja Empático com seus Funcionários

4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores

5. Não Deixe de Fazer Relacionamento

6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos

7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções

8. Não Force a Barra

9. Fique de Olho na Demanda

10. Mantenha a sua Marca Viva

1. Esteja Adaptado às Mudanças

Antes de tudo, encare a realidade de frente. Aceite, por mais difícil que possa ser, esse novo momento e as características que o envolve.

Não é novidade que é necessário se adaptar às inúmeras mudanças do mercado para que uma marca permaneça forte. Essas mudanças podem vir em intensidade e formas diferentes. Considere a quarentena como uma delas.

Uma importante consultoria no segmento de SEO (Search Engine Optization), a Ubber Suggest, apontou diferentes mudanças de tráfego orgânico para diferentes tipos de segmentos empresariais ao analisar os sites de seus clientes.

Note que alguns deles, ao invés de declinarem, cresceram. São eles: finanças, alimentação, saúde e mídia. Tal cenário evidencia uma situação de alerta, cuja tendência é a de um público muito mais preocupado em saber como andam as notícias sobre o coronavírus. Podemos verificar, por exemplo, acessos relacionados a como se manter saudável (por isso a procura por sites de saúde e alimentação) e como vencer este momento e se manter para o futuro (daí o interesse em sites sobre finanças).

É lógico que cada tipo de empresa será impactada de alguma forma, e que, por isso, cada uma delas terá seu próprio tempo de reação ao atual momento.

Mas o que a Agência Contato aconselha é: refaça o seu planejamento o quanto antes, tanto o planejamento interno, com seus funcionários e fornecedores, quanto o planejamento externo, com seus clientes e prospecções.

Quanto mais cedo você pensar em estratégias novas, mais preparado você vai estar na hora que tiver que empregar essas novas estratégias.

A inovação surge com a capacidade de adaptação de uma empresa em continuar oferecendo o seu produto ou serviço seguindo as novas tendências e alterações do mercado.

É preciso se adaptar para sobreviver!

Um conceito que vai nortear todo esse texto é o da empatia.

E para começar a falar desse conceito, devemos pontuar: é importante pensar em como a sua empresa pode ajudar seus clientes, como preservar a saúde de seus funcionários e como contribuir com seus ambientes interno e externo de trabalho durante os próximos meses. 

Existem empresas que estarão praticamente impossibilitadas de fazer qualquer tipo de venda pela particularidade do seu produto ou serviço, e este é mais um desafio a ser superado.

Também é preciso estar preparado, fazer uma gestão eficaz de seu negócio e um planejamento para contenção de riscos, como por exemplo, reservar um valor em caixa para imprevistos.

2. Seja Flexível com seus Clientes

Esse é o momento mais decisivo da sua relação com o seu cliente. Isto é, ele nunca precisou tanto de você. Por isso, agora é a hora de se mostrar presente, de se mostrar aberto a novas possibilidades e claro, mostrar o seu real valor e como você pode auxiliá-lo em um momento como esse.

Volte o seu olhar para dentro!

A Agência Contato observa que em todos esses anos de trabalho, sempre foi colocado como objetivos daquelas empresas que prestamos consultoria, a captação de novos clientes, a expansão de mercado e o crescimento da carteira.

Nessa nova perspectiva, o que dizemos é: coloque como prioridade os seus relacionamentos antigos. Volte seus olhares para aqueles clientes que você já tem.

Pense em soluções para reter sua carteira e para seguir prestando serviço aos clientes já existentes.

Seguindo essa linha de pensamento, a flexibilidade é a palavra chave do momento. E a empatia ajudará bastante neste ponto.

Essas estratégias valem principalmente para empresas do setor de serviços e indústrias. Já para o varejo, devemos expandir esse raciocínio.

Entenda que o seu cliente está passando pelo mesmo momento  que você. Diante disso, você deve pensar numa maneira alternativa e segura de continuar prestando o seu serviço ou vender o seu produto.

Muitos pontos de venda presenciais estão sob restrição de funcionamento, mas as vendas online e o delivery ainda acontecem normalmente.

Ofereça formas facilitadas de pagamento, além de outras opções de serviços ou produtos. Essa pode ser uma importante forma de fidelizar o seu cliente.

3. Seja Empático com seus Funcionários

Também é muito importante pensar nas pessoas que fazem parte da sua empresa.

Em um cenário como o que estamos passando, é preciso rever as prioridades habituais e preocupar-se com a saúde dos seus funcionários.

Dependendo da área de trabalho do seu negócio, seus funcionários podem realizar suas tarefas em home office

O home office é uma modalidade de trabalho que flexibiliza o local do expediente, possibilitando ao funcionário trabalhar de sua própria casa.

Essa é uma medida que visa resguardar a saúde das pessoas em período de quarentena do coronavírus.

Porém, é necessário considerar se a função permite o expediente remoto e se o funcionário possui todas as ferramentas para a realização de suas tarefas.

O que a lei diz sobre o home office?

O home office, ou como conhecido na Lei nº 13.467, de 2017, o teletrabalho, é acolhido pela CLT brasileira (Consolidação Brasileira de Trabalho), e portanto, deve seguir parâmetros legais. Para saber mais sobre isso, acesse aqui o link completo da CLT e pesquise por “teletrabalho”.

Mas, para além das premissas legais que devem sempre ser levadas em consideração, o home office deve ser um acordo interno entre você e sua equipe.

Entenda a necessidade da sua equipe e criem juntos soluções que beneficiem a todos. Para te ajudar com isso, a Agência Contato desenvolveu o checklist do home office.

Checklist do trabalho home office:

A maioria das empresas brasileiras estão ouvindo falar dessa palavra pela primeira vez. Com isso, algumas dúvidas surgem principalmente entre as pequenas e médias empresas.

Pensando nisso, a Agência Contato preparou um checklist do home office, para que você consiga migrar para o trabalho a distância de maneira organizada e produtiva.

O ponto mais importante é o consenso. Já ouviu falar naquela expressão: o combinado não sai caro? Pois é! Por isso, faça uma reunião com todos os funcionários e defina em conjunto as diretrizes internas que regularão o trabalho em home office.

Depois disso, levante todos os requisitos necessários para que o trabalho home office aconteça. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

1) Quais são as ferramentas de que o meu funcionário irá precisar para trabalhar?

Computador, internet, cadeira, mesa, fones de ouvido, mouse, teclado, celular corporativo, pense em tudo. Não deixe passar nada.

Imagine que você precisará montar pequenas filiais da sua empresa na casa de seus funcionários. Para isso, é preciso que ele consiga usufruir das mesmas ferramentas que ele tinha acesso quando trabalhava presencialmente.

Quanto mais detalhista você for nessa hora, menos problemas enfrentará no futuro.

Outro ponto importante que não tem a ver como os bens materiais citados acima, são as ferramentas imateriais. Podemos destacar duas principais:

a) Softwares: É importante se certificar que todas as máquinas que os seus funcionários utilizarão em casa contam com os mesmos softwares que ele usava no local de trabalho.

b) Acesso às informações remotamente: Essa parte pega muitas pequenas e médias empresas desprevenidas. Isso porque a maioria delas não centraliza os documentos em um servidor que possa ser acessado remotamente, como da casa do funcionário, por exemplo.

Esse tipo de servidor exige um investimento alto, mas existem outras soluções mais em conta para que você consiga compartilhar os arquivos da sua empresa remotamente. Podemos citar as duas principais e que você certamente já usou: One Drive e Google Drive.

2) Como vamos fazer para nos comunicar durante o período de trabalho?

A Agência Contato listou algumas ferramentas que podem te ajudar a se conectar com o seu funcionário durante o home office:

Zoom: É uma ferramenta indicada para grandes equipes. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de realizar reuniões com até 500 participantes e 10 mil expectadores. Há também outras possibilidades que podem ser úteis, como gravar as reuniões e mantê-las dentro do próprio servidor da ferramenta.

Google Hangouts: O Google Hangouts é um dos principais meios de chamadas de vídeo utilizados pela Agência Contato. Utilizamos essa ferramenta devido a sua praticidade. Por ser uma aplicação Google, é possível acessá-la com facilidade tanto do desktop quanto dos celulares. Isso facilita o contato com nossos clientes e funcionários.

Skype: Dentre as ferramentas já citadas, o Skype é a mais antiga delas. Essa é a sua vantagem, muitos de vocês já tiveram que usar o Skype alguma vez, por isso, fazer ligações e compartilhar tela por meio dessa ferramenta não deve ser nenhum segredo. Outra vantagem é que ele é um software nativo do Windows nas versões mais recentes.

3) Como o meu funcionário vai acessar as demandas que ele precisa para trabalhar?

A organização é princípio do trabalho home office. Se você já tinha um bom sistema de organização de tarefas antes, agora é preciso intensificá-lo. Se você não tinha, é hora de se organizar o quanto antes, do contrário sua empresa pode ter sérias baixas de produtividade.

A Agência Contato utiliza como organizador de suas tarefas internas o Trello. Essa ferramenta permite que você crie fluxos de trabalho compartilhados com a sua equipe, oferecendo a possibilidade de acompanhamento em tempo real da tarefa que cada funcionário está desempenhando naquele momento.

As principais vantagens do Trello são a usabilidade (é fácil usar e entender como funciona) e os planos gratuitos, que podem atender pequenas e médias empresas.

Mas existem inúmeras outras ferramentas que podem desempenhar o mesmo trabalho do Trello como: PipeFy, Jira, Asana, e outras tantas.

Tudo isso vai depender muito do tipo de tarefa e da preferência da sua empresa.

4) Como vou fazer para medir a produtividade da minha equipe?

É importante entender que, embora já existam tecnologias avançadas para comunicação e para organização dos projetos, haverá sempre um delay.

Exemplos clássicos que podemos listar são: internet lenta, dificuldade para se conectar em algum aplicativo, dificuldade para acessar arquivos, e por aí vai.

Por isso, a maneira como se mede a produtividade no trabalho remoto deve ser diferente da maneira com a qual se media no trabalho presencial.

É claro que não estamos tentando justificar a quedas de produtividade ou ociosidade. Mas é sempre importante colocar esses riscos na hora de planejar o trabalho home office.

Uma dica importante: faça sua equipe criar seu próprio senso de responsabilidade e autonomia. Deixe todas as tarefas a serem cumpridas no dia em local de fácil acesso e defina prazos de entrega.

Para grandes projetos, organize esses prazos de entrega em pequenas etapas e vá acompanhando cada uma delas. Assim, é possível ir monitorando o termômetro da produtividade.

5) Como vou fazer para manter o foco da minha equipe nas atividades a serem desenvolvidas?

Um ponto importante que líderes e equipes devem ter como um consenso é: o home office exige ainda mais foco e concentração.

As vantagens de se trabalhar de casa são visíveis: possibilidade de fazer o seu próprio horário (em alguns casos), não precisar dirigir naquele trânsito caótico ou tomar o ônibus lotado durante o trajeto até o trabalho, conforto, economia de tempo, dentre outros benefícios.

No entanto, deve-se considerar que o home office possui algumas desvantagens em relação ao trabalho presencial. Estar na empresa tem seus benefícios. 

Dentre os principais está a possibilidade de se concentrar exclusivamente nas suas tarefas profissionais.

Se na empresa você tem a sua mesa, a sua sala, os seus colegas, o seu chefe, e tudo isso é projetado para que você trabalhe, em casa você tem o cônjuge, o filho, a mãe, o pai, os avós, o cachorro, o papagaio e uma série de ocupações e afazeres que podem fazer você perder o foco.

Por isso, é importante realizar reuniões diárias com a sua equipe para poder tratar das demandas a serem realizadas no dia, saber dos projetos que foram concluídos no dia anterior e apurar as principais dificuldades enfrentadas por sua equipe, bem como entender o que precisa ser feito para solucioná-las.

Depois dessa reunião, faça contatos constantes com a sua equipe para avaliar o andamento das atividades, buscando identificar e sanar as possíveis dificuldades.

4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores

Outra necessidade é entender que seus fornecedores sofrem das mesmas incertezas que você neste momento. O diálogo é essencial, os dois lados precisam entender as necessidades um do outro e juntos chegarem a uma solução para que possam superar os momentos difíceis.

Prazos podem ser estendidos, valores podem ser renegociados, a forma de prestação de trabalho pode ser repensada, tudo de forma momentânea para garantir a sobrevivência e bom relacionamento entre ambos.

Entenda que nesta hora é importante não contribuir para um efeito cascata no mercado.

Esse tópico está ligado ao tópico três, que trata da flexibilidade com os seus clientes. Da mesma maneira, é importante buscar um diálogo aberto com os seus fornecedores.

É nessas horas que as parcerias se mostram importantes. É essencial preservar os relacionamentos com fornecedores pelo bem da cadeia do mercado e pelo bem da sua empresa.

Lembre-se: este momento é passageiro!

E assim que tudo isso passar, você vai precisar de seus fornecedores e funcionários para conseguir recuperar o tempo perdido o mais rápido possível.

5. Não Deixe de Fazer Relacionamento

O relacionamento com os clientes é primordial para qualquer empresa. Saber como, quando e por qual canal se comunicar é fundamental, principalmente nesse período em que é preciso reter, fidelizar e manter o seu público próximo da sua empresa.

Como foi dito no segundo tópico, sobre a flexibilidade com o seu cliente, é importante que você volte os seus olhares para a sua carteira atual.

Para isso, crie situações de aproximação. Busque feedbacks constantes sobre a situação do seu cliente e como você pode ajudá-lo neste momento.

Para isso, alguns canais de comunicação que você já utilizava podem ser ainda mais úteis agora, como:

Rede Sociais: Deixe claro para os seus clientes que você está disponível, de alguma forma, para atendê-los. As Redes Sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn devem ser usadas nessa hora para informar ao seu público a respeito de horários de funcionamento diferenciado, atendimento remoto e até interrupção temporária dos serviços.

WhatsApp ou Telegram: Envie mensagens diretas para os seus clientes.

Procure mantê-los informados sobre o que acontece na sua empresa, como por exemplo: informações sobre o atendimento, facilidades de entrega ou até para mensagens motivacionais e de apoio.

Hangouts, Skype, Zoom: Assim como foi dito no item 3, na parte do home office, estas 3 ferramentas são importantes canais parar tratar daqueles assuntos mais complexos ou mesmo realizar reuniões com o seu cliente.

Vale ressaltar que muitos preferem realizar videochamadas no WhatsApp, até pela praticidade. No entanto, podemos destacar pelo menos duas desvantagens do WhatsApp frente a ferramentas simulares:

a) As ligações no WhatsApp são pouco estáveis: ruído, quedas, delay, baixa qualidade do vídeo. Não é sempre que a ligação do WhatsApp está legal. Além do mais, a ferramenta só permite incluir 4 participantes na videochamada.

b) Não é possível fazer compartilhamento de tela no WhatsApp: esse recurso pode ser útil quando você deseja mostrar algo com como uma apresentação, relatório, gráfico ou coisa do tipo.

Telefone: O bom e velho telefone. Alguns da geração mais nova têm medo de usar essa tecnologia, mas o telefone oferece praticidade, formalidade e em alguns casos, intimidade com o seu interlocutor.

Ligar ainda é uma maneira rápida e educada de se dirigir ao seu cliente para bater aquele papo, conversar sobre o atual momento, trocar informações e experiências.

Pode parecer romântico, mas o timbre da nossa voz diz tudo sobre as emoções e sentimentos que queremos passar no nosso discurso.

6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos

A pandemia do coronavírus resultou no fechamento temporário de muitos negócios, principalmente o setor de varejo. Diante disso, governos do mundo inteiro tem realizado ações de subsídio da economia de seus países.

Nessa hora o Estado deve vir em socorro de empresas e trabalhadores para que a situação não se agrave.

No Brasil, algumas medidas já foram anunciadas pelo Ministério da Economia, Banco Central, Caixa Econômica Federal, BNDES, governos estaduais e municipais. Dentre as principais medidas podemos destacar:

É importante ficar atento aos seus direitos e aos direitos do seu funcionário. Deve-se levar em consideração que mais medidas de subsídio e apoio precisam ser encaminhadas, portanto é precisar manter os olhares atentos aos meios de comunicação, sobretudo quando o assunto for economia.

Ah! E sempre que receber alguma notícia naquele grupo de WhatsApp tenha o cuidado de checar se a medida está valendo. Para fazer isso, use de preferência um site oficial o próprio Governo. 

7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções

Tecnicamente, cada negócio pode ajudar de alguma maneira neste momento. Algumas empresas estão mudando momentaneamente suas linhas de produção para produzir álcool em gel, academias estão dando aulas grátis via live nas redes sociais, empresas de educação a distância liberaram alguns cursos para quem está em casa de quarentena e muitas outras.

Seu negócio pode não se encaixar em nenhum destes casos, mas com certeza há uma medida que você pode tomar para ajudar sua comunidade. Esse é um esforço que pode ajudar a situação financeira da sua empresa, além de ajudar a população a vencer este desafio.

8. Não Force a Barra

 Após ler o tópico anterior, é importante usar o bom senso e evitar os exageros. Se você ou seu negócio não possuírem nenhuma ligação com a área de saúde, evite abordar conteúdos técnicos sobre a pandemia. Além de não ser ético, você pode estar induzindo outras pessoas ao erro e atrapalhando mais do que ajudando.

Evite também tentar relacionar o seu produto ou serviço com esta situação se ele realmente não for indispensável. As pessoas estão mais vulneráveis neste momento e qualquer atitude de má fé pode resultar em grandes problemas no futuro.

9. Fique de Olho na Demanda

Hoje a demanda do mercado pode não ser necessariamente aquilo que sua empresa oferece, mas entender as necessidades das pessoas neste momento pode levar você a apresentar novas soluções, gerando uma nova demanda no mercado. Mas se este não for o caso, outras medidas que falamos anteriormente podem ajudar e garantir que você esteja preparado quando o cenário se normalizar e seus serviços sejam necessários novamente.

10. Mantenha a sua Marca Viva

Siga todos as dicas que demos, não se desespere. Este é o momento para usar da sua inteligência para superar a pandemia. Mais do que nunca seus clientes, funcionários e fornecedores precisam de você, entenda que essa situação é sim passageira e que em algum momento as coisas voltarão a caminhar.

Manter a sua marca viva é alimentar esta cadeia de solidariedade que se formou, mostrar a todos ao seu redor que você está no mesmo barco que eles.

Nós da Agência Contato também estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para movimentar esta grande roda. Sendo nosso cliente ou não, você pode contar conosco e será um prazer unir forças para vencermos mais este desafio.

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress