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Como trabalhar o Marketing Inclusivo na sua empresa?
30 de junho de 2021

Saiba como trabalhar o Marketing Inclusivo na sua empresa

Como trabalhar o Marketing Inclusivo na sua empresa?
30 de junho de 2021

Saiba como trabalhar o Marketing Inclusivo na sua empresa

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Marketing Inclusivo se tornou uma tendência mais que necessária nos últimos anos.  

Cada vez mais, as empresas estão percebendo como é fundamental trabalhar questões que envolvem grupos minoritários diversos em seus canais de divulgação. E, como previsto, essa estratégia tem dado muito certo para aquelas empresas que a trabalham assertivamente.  

A sociedade percebeu que todos devem ser retratados em propagandas televisivas, não somente um grupo tradicional de indivíduos.  

Nesse sentido, uma vez que existem uma demanda e um direito social para que esse tema seja cada vez mais debatido, o Marketing Digital se tornou uma fonte em que o assunto pode ser trabalhado estrategicamente.  

Por isso, se você tem se interessado sobre esse movimento e quer construir um comitê ou até mesmo campanhas que abordem o Marketing Inclusivo dentro da sua empresa, vem comigo e vamos desbravar essa temática! 

Afinal, o que é Marketing Inclusivo?

Ok, você já sabe que o Marketing Inclusivo é uma tendência necessária, mas o que ele é exatamente?  

Basicamente, o Marketing Inclusivo é uma estratégia de empresas que planejam e criam um projeto de comunicação direcionado a pessoas historicamente não representadas ou retratadas naturalmente de maneira estereotipada.  

Estou falando de mulheres, grupos com pautas raciais e étnicas, pessoas com deficiências físicas, indivíduos multiculturais e principalmente o grupo LGBTQI+. 

Essencialmente, o Marketing Inclusivo deve refletir a diversidade do mundo real.  

Isso inclui pessoas de todas as origens e tem diretamente a ver com os povos brasileiros, já que se trata de uma nação multirracial, multicultural e com vivências distintas.  

Por que o Marketing Inclusivo é importante?

De maneira objetiva, o Marketing Inclusivo é importante porque ele reflete a realidade do mundo.  

Atualmente os consumidores estão se mostrando cada vez mais engajados, fazendo uma pesquisa completa sobre as condutas das marcas.  

Nesse contexto, se a sua empresa tem históricos negativos no que diz respeito à inclusão de grupos diversos, pode ter certeza de que o seu negócio será visto com maus olhos perante a sociedade.  

Além disso, o Marketing Inclusivo também é importante porque ajuda as marcas a alcançarem novos públicos, como também relacionamentos mais fiéis e duradouros com os consumidores já existentes.  

Quais são as empresas que já adotaram essa estratégia?  

Pode ter certeza de que o Marketing Inclusivo não diz respeito somente a campanhas publicitárias que abordem temas diversos. Ele também pode – e deve – ser incluído no dia a dia das empresas.  

E algumas marcas são verdadeiros exemplos de como adotar o Marketing Inclusivo em seu ambiente de trabalho.  

Então, que tal você se inspirar nessas empresas e desenvolver sua própria estratégia de Marketing Inclusivo?  

Dê uma olhada em alguns exemplos a seguir:  

Nubank 

Desde o princípio, o Nubank deixou claro que o seu compromisso era criar uma comunicação inovadora – e eles fazem isso muito bem.  

Em apoio à diversidade e à inclusão, a marca de cartões digitais mais comentada nas redes sociais já lançou diversas campanhas, externas e internas, sobre temas raciais, de gênero e sexualidade.  

Spoiler: essas campanhas são sempre muito bem recebidas pelo público.  

Em 2021, por exemplo, a empresa disponibilizou porta-cartões e cadernos com as cores de algumas bandeiras que compõem o movimento LGBTQI+.  

E eles não param por aí, todos os lucros das vendas serão doados para uma organização sem fins lucrativos com projetos de inclusão social.  

Inspirador, né?!  

Boticário

Grupo Boticário é um exemplo quando se fala de equidade de gênero. 

Nos últimos anos, todas as campanhas da empresa de cosméticos e perfumes foram voltadas para temas que abordam o feminismo e o poder da mulher moderna.  

Além disso, a empresa também vem trabalhando propagandas voltadas a temas de inclusão social no que diz respeito a grupos PCD e a pessoas LGBTQI+.  

Coca-Cola  

Coca-Cola é uma das maiores empresas do mundo e, com esse poder nas costas, ela sabe que precisa se adaptar às necessidades do mercado.  

Dessa forma, ao longo dos anos, a empresa de bebidas tem trabalhado comerciais na TV e campanhas nas redes sociais que sempre estão ligadas a temas sociais e joviais.  

Isso faz com que os usuários online sempre celebrem suas campanhas, o que auxilia também no aumento de reconhecimento da marca (que já é gigante).  

Amstel 

Em 2021, a Amstel realizou algumas campanhas voltadas para o público LGBTQI+. 

Com pessoas famosas e influentes que são assumidamente gays, travestis, bissexuais ou lésbicas, a campanha da marca de cerveja foi muito bem recebida pelo público.  

Além disso, a Amstel, logo de cara, mostrou para o público quais são as causas que a empresa defende, o que fez com que eles alcançassem novos consumidores.  

Americanas  

Americanas é uma empresa que está sempre ligada às novidades e tendências do mercado.  

Assim, várias de suas campanhas lançadas em datas comemorativas são voltadas a grupos minoritários e sempre recebem um bom feedback nas redes sociais.  

Burger King

Mesmo com críticas direcionadas a algumas campanhas da empresa, o Burger King é uma daquelas marcas que não têm medo de se posicionar.  

No último Dia dos Namorados, a rede de fast-food lançou uma campanha que mostrava diversos tipos de casais e suas respectivas famílias.  

Esse é um exemplo claro de Marketing Inclusivo muito bem trabalhado por uma gigante do mercado que não tem medo das críticas.  

Quais são os benefícios que o Marketing Inclusivo pode trazer para a sua empresa?  

Agora que você já sabe o que é Marketing Inclusivo e qual a sua importância, vamos te contar quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.  

Ele é importante para o bem das marcas, dos clientes, das empresas e do mundo.  

Marketing Inclusivo ajuda as marcas a se conectarem com públicos novos e existentes, criando mensagens relacionáveis que se aplicam a todos. 

Por isso, considere os benefícios da inclusão e da diversidade não apenas nos seus canais de comunicação, mas também em toda a organização como um todo. 

Reflexão: O Marketing Inclusivo é prioridade na sua empresa?

Marketing com foco na diversidade traz diversos benefícios para as empresas.  

Os resultados são incríveis e trazem diversas vantagens para as marcas, que se conectam mais com o seu público-alvo e criam conteúdos compartilháveis.  

Agora que você já conhece um pouco sobre essa estratégia humana, eu gostaria de te perguntar uma coisa: o Marketing Inclusivo é prioridade na sua empresa?  

Se a resposta for sim, você está em um bom caminho. No entanto, se você disser que não, considere começar já a implementá-lo no seu negócio. 

Eu garanto que os resultados serão transformadores! ? 

Esperamos que o texto de hoje tenha te motivado a estudar mais sobre os efeitos positivos do Marketing Inclusivo e que você comece a trabalhá-lo na sua empresa. 

Caso você queira saber mais sobre as tendências do Marketing Digitalclique aqui e leia nossos artigos sobre a área.  

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