O Marketing Inclusivo se tornou uma tendência mais que necessária nos últimos anos.
Cada vez mais, as empresas estão percebendo como é fundamental trabalhar questões que envolvem grupos minoritários diversos em seus canais de divulgação. E, como previsto, essa estratégia tem dado muito certo para aquelas empresas que a trabalham assertivamente.
A sociedade percebeu que todos devem ser retratados em propagandas televisivas, não somente um grupo tradicional de indivíduos.
Nesse sentido, uma vez que existem uma demanda e um direito social para que esse tema seja cada vez mais debatido, o Marketing Digital se tornou uma fonte em que o assunto pode ser trabalhado estrategicamente.
Por isso, se você tem se interessado sobre esse movimento e quer construir um comitê ou até mesmo campanhas que abordem o Marketing Inclusivo dentro da sua empresa, vem comigo e vamos desbravar essa temática!
Afinal, o que é Marketing Inclusivo?
Ok, você já sabe que o Marketing Inclusivo é uma tendência necessária, mas o que ele é exatamente?
Basicamente, o Marketing Inclusivo é uma estratégia de empresas que planejam e criam um projeto de comunicação direcionado a pessoas historicamente não representadas ou retratadas naturalmente de maneira estereotipada.
Estou falando de mulheres, grupos com pautas raciais e étnicas, pessoas com deficiências físicas, indivíduos multiculturais e principalmente o grupo LGBTQI+.
Essencialmente, o Marketing Inclusivo deve refletir a diversidade do mundo real.
Isso inclui pessoas de todas as origens e tem diretamente a ver com os povos brasileiros, já que se trata de uma nação multirracial, multicultural e com vivências distintas.
Por que o Marketing Inclusivo é importante?
De maneira objetiva, o Marketing Inclusivo é importante porque ele reflete a realidade do mundo.
Atualmente os consumidores estão se mostrando cada vez mais engajados, fazendo uma pesquisa completa sobre as condutas das marcas.
Nesse contexto, se a sua empresa tem históricos negativos no que diz respeito à inclusão de grupos diversos, pode ter certeza de que o seu negócio será visto com maus olhos perante a sociedade.
Além disso, o Marketing Inclusivo também é importante porque ajuda as marcas a alcançarem novos públicos, como também relacionamentos mais fiéis e duradouros com os consumidores já existentes.
Quais são as empresas que já adotaram essa estratégia?
Pode ter certeza de que o Marketing Inclusivo não diz respeito somente a campanhas publicitárias que abordem temas diversos. Ele também pode – e deve – ser incluído no dia a dia das empresas.
E algumas marcas são verdadeiros exemplos de como adotar o Marketing Inclusivo em seu ambiente de trabalho.
Então, que tal você se inspirar nessas empresas e desenvolver sua própria estratégia de Marketing Inclusivo?
Dê uma olhada em alguns exemplos a seguir:
Nubank
Desde o princípio, o Nubank deixou claro que o seu compromisso era criar uma comunicação inovadora – e eles fazem isso muito bem.
Em apoio à diversidade e à inclusão, a marca de cartões digitais mais comentada nas redes sociais já lançou diversas campanhas, externas e internas, sobre temas raciais, de gênero e sexualidade.
Spoiler: essas campanhas são sempre muito bem recebidas pelo público.
Em 2021, por exemplo, a empresa disponibilizou porta-cartões e cadernos com as cores de algumas bandeiras que compõem o movimento LGBTQI+.
E eles não param por aí, todos os lucros das vendas serão doados para uma organização sem fins lucrativos com projetos de inclusão social.
Inspirador, né?!
Boticário
O Grupo Boticário é um exemplo quando se fala de equidade de gênero.
Nos últimos anos, todas as campanhas da empresa de cosméticos e perfumes foram voltadas para temas que abordam o feminismo e o poder da mulher moderna.
Além disso, a empresa também vem trabalhando propagandas voltadas a temas de inclusão social no que diz respeito a grupos PCD e a pessoas LGBTQI+.
Coca-Cola
A Coca-Cola é uma das maiores empresas do mundo e, com esse poder nas costas, ela sabe que precisa se adaptar às necessidades do mercado.
Dessa forma, ao longo dos anos, a empresa de bebidas tem trabalhado comerciais na TV e campanhas nas redes sociais que sempre estão ligadas a temas sociais e joviais.
Isso faz com que os usuários online sempre celebrem suas campanhas, o que auxilia também no aumento de reconhecimento da marca (que já é gigante).
Amstel
Em 2021, a Amstel realizou algumas campanhas voltadas para o público LGBTQI+.
Com pessoas famosas e influentes que são assumidamente gays, travestis, bissexuais ou lésbicas, a campanha da marca de cerveja foi muito bem recebida pelo público.
Além disso, a Amstel, logo de cara, mostrou para o público quais são as causas que a empresa defende, o que fez com que eles alcançassem novos consumidores.
Americanas
A Americanas é uma empresa que está sempre ligada às novidades e tendências do mercado.
Assim, várias de suas campanhas lançadas em datas comemorativas são voltadas a grupos minoritários e sempre recebem um bom feedback nas redes sociais.
Burger King
Mesmo com críticas direcionadas a algumas campanhas da empresa, o Burger King é uma daquelas marcas que não têm medo de se posicionar.
No último Dia dos Namorados, a rede de fast-food lançou uma campanha que mostrava diversos tipos de casais e suas respectivas famílias.
Esse é um exemplo claro de Marketing Inclusivo muito bem trabalhado por uma gigante do mercado que não tem medo das críticas.
Quais são os benefícios que o Marketing Inclusivo pode trazer para a sua empresa?
Agora que você já sabe o que é Marketing Inclusivo e qual a sua importância, vamos te contar quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.
Ele é importante para o bem das marcas, dos clientes, das empresas e do mundo.
O Marketing Inclusivo ajuda as marcas a se conectarem com públicos novos e existentes, criando mensagens relacionáveis que se aplicam a todos.
Por isso, considere os benefícios da inclusão e da diversidade não apenas nos seus canais de comunicação, mas também em toda a organização como um todo.
Reflexão: O Marketing Inclusivo é prioridade na sua empresa?
O Marketing com foco na diversidade traz diversos benefícios para as empresas.
Os resultados são incríveis e trazem diversas vantagens para as marcas, que se conectam mais com o seu público-alvo e criam conteúdos compartilháveis.
Agora que você já conhece um pouco sobre essa estratégia humana, eu gostaria de te perguntar uma coisa: o Marketing Inclusivo é prioridade na sua empresa?
Se a resposta for sim, você está em um bom caminho. No entanto, se você disser que não, considere começar já a implementá-lo no seu negócio.
Eu garanto que os resultados serão transformadores! ?
Esperamos que o texto de hoje tenha te motivado a estudar mais sobre os efeitos positivos do Marketing Inclusivo e que você comece a trabalhá-lo na sua empresa.
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