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O fenômeno Olivia Rodrigo e suas estratégias de Marketing
28 de maio de 2021

O fenômeno Olivia Rodrigo e as estratégias de Marketing do álbum Sour

O fenômeno Olivia Rodrigo e suas estratégias de Marketing
28 de maio de 2021

O fenômeno Olivia Rodrigo e as estratégias de Marketing do álbum Sour

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Olivia Rodrigo tem apenas 18 anos, mas já entrou para a história. Com Drivers License, hit mundial lançado despretensiosamente em janeiro de 2021, a estrela de High School Musical: The Musical: The Series conquistou milhões de fãs ao redor do mundo.  

O sucesso da estrela da Disney aconteceu de repente, e, por esse motivo, muitas pessoas têm teorias sobre o que motivou o crescimento desenfreado da jovem nas paradas musicais. 

É fato: Olivia tem talento e escreve músicas inovadoras e sentimentais sobre experiências pessoais. Mas, teria a sua equipe traçado estratégias de Marketing que motivaram o estouro da jovem no mercado musical? 

É isso que vamos discutir no texto de hoje. Então, já pega o café e coloca o álbum Sour no volume máximo e vem comigo desbravar as principais estratégias de Marketing da nova sensação do pop! 

Quem é Olivia Rodrigo?

Você não precisa ser um adolescente para amar as músicas da Olivia Rodrigo. A jovem de 18 anos lançou um álbum que é considerado uma obra-prima por muitos críticos musicais.  

Devido ao fato de a jovem estar tão em alta ultimamente, muitas pessoas têm se questionado: quem é Olivia Rodrigo? 

Olivia começou sua carreira no showbusiness jovem: ela tinha apenas 12 anos quando fez seu primeiro grande comercial para a Old Navy e 13 quando fez sua estreia na Disney como a guitarrista Paige Olvera no programa Bizaardvark.  

Em 2019, Olivia se juntou ao time de High School Musical: The Musical: The Series com a personagem Nini, protagonista da série, ao lado do ator Joshua Bassett, fazendo dela uma sensação entre os pré-adolescentes.  

Em 2020, ela assinou um contrato com uma gravadora; e, faltando apenas um mês para o seu aniversário de 18 anos, Olivia lançou a música que a levaria ao topo das paradas musicais, Drivers License.  

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Assim como Demi Lovato e Miley Cyrus, que vieram antes dela, Olivia usou sua experiência como atriz como um trampolim para a sua carreira musical, seguindo um funil bem estabelecido da Disney para o sucesso mundial.  

Qual é o segredo para ela ter estourado tão de repente?

Apesar do nome complicado, a série em que Olivia atua como protagonista, High School Musical: The Musical: The Series, é um dos maiores sucessos atuais da Disney.  

Certamente, isso ajudou Olivia a ter um reconhecimento dentro da mídia. No entanto, outros fatores foram primordiais para a ascensão da mais nova estrela do pop – e é isso que vamos analisar agora.  

TikTok 

Olivia faz parte da Geração Z e criou uma identificação imediata com os adolescentes que utilizam diariamente o TikTok.  

A música Drivers License se tornou viral na plataforma, e milhões de pessoas fizeram vídeos diários utilizando-a, o que contribui para o seu sucesso orgânico, dentro e fora do TikTok. 

Identificação com o público  

Olivia é uma adolescente e escreve sobre situações que vive como adolescente.  

Assim, ela conseguiu refletir nas suas músicas os principais sentimentos de um adolescente que está apaixonado e/ou que teve o coração partido. 

Dessa forma, milhões de adolescentes em todo o mundo se identificaram com as letras, o que contribuiu para a reprodução em massa do álbum nas plataformas musicais de streaming.  

Ampla divulgação

Olivia contou com uma ampla divulgação do seu álbum em programas de TV e em plataformas digitais, sempre realizando ações com os fãs no Twitter e no Instagram.  

Storytelling 

O álbum de estreia da Olivia, Sour, pode ser considerado um exemplo de Storytelling, uma vez que a primeira e a última música estão diretamente conectadas.  

A divisão do álbum foi feita de maneira estratégica, para que os fãs se sentissem conectados e compreendessem plenamente as músicas que estavam ouvindo, como se fosse uma história.  

Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial foi muito presente nas estratégias publicitárias utilizadas pela equipe da Olivia.  

Sua equipe fez uma parceria com sorveterias e marcas de balas conhecidas nos Estados Unidos para divulgar o álbum, proporcionando experiências sensoriais para o público que adquirisse o produto.  

Identidade visual consistente

Desde o princípio, a Olivia e sua equipe foram muito consistentes em abordar a Identidade Visual da era “Sour” nas redes sociais.  

O lead single, Drives License, contou com uma capa que misturava tons de roxo e frases dispostas em toda a imagem. 

Além disso, Deja Vu e Good 4 U, os outros três singles do álbum lançados até o momento, também contaram com variações de roxo. 

Por fim, a capa do álbum da Olivia é lilás e possui elementos que se relacionam com a história do álbum. 

Dessa maneira, é muito fácil ver qualquer material gráfico na Internet sobre a cantora e identificar rapidamente que se trata de Olivia Rodrigo.  

Quais estratégias de divulgação a equipe da Olivia adotou para o álbum Sour?

No dia do seu lançamento, Sour, o primeiro álbum de Olivia Rodrigo, teve mais de 60 milhões de reproduções só no Spotify, se tornando um dos álbuns femininos com mais streams na plataforma de música, atrás somente de Taylor Swift e Ariana Grande.  

Isso se deve principalmente a uma estratégia forte e consistente da equipe da jovem cantora, que desenvolveu estratégias dignas de serem admiradas pelos profissionais com mais expertise em Marketing Digital.  

Dias após o lançamento do álbum, a equipe da Olivia montou um lava a jato que promovia a reprodução das músicas. Essa estratégia foi um tremendo sucesso e contou com a presença de milhares de fãs que puderam se encontrar com a cantora e ainda viver uma experiência divertida e única promovendo o Sour.  

O Efeito Disney

Olivia Rodrigo já é uma das artistas mais ouvidas em 2021, primeiro com as três primeiras canções e, agora, com a estreia do primeiro álbum. 

Ao mesmo tempo, virou tendência em todos esses meses com o drama que gerou sua primeira decepção amorosa, que se tornou viral no TikTok e fez parte da letra de seu hit inicial. 

Aos 18 anos, tudo indica que Olivia Rodrigo vai abandonar a imagem de garota Disney que tem desde 2016, quando estreou como atriz em Bizaardvark. 

Como citamos acima, o seu maior reconhecimento veio quando ela interpretou Nini Salazar Roberts na série da Disney High School Musical: The Musical: The Series.  

Desse modo, Olivia se juntou a outras estrelas já consolidadas no meio musical e se tornou uma cantora pós-Disney, que é uma porta de entrada para muitas artistas atualmente.  

Um exemplo de estratégia de lançamento

Os lançamentos são componentes críticos de estratégias de Marketing.  

Eles incluem tudo, desde o lançamento de novos produtos e marcas até o fornecimento de programas e campanhas inovadores.  

Os lançamentos são oportunidades empolgantes para se envolver com clientes em potencial e fortalecer o relacionamento da sua empresa com os consumidores já existentes. Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar o conhecimento da marca, gerar receita e construir a fidelidade do cliente.   

No caso da equipe de Olivia Rodrigo, é evidente que o seu time usou uma estratégia de lançamento eficiente e assertiva, que conquistou milhões de fãs e fez com que o público ficasse muito entusiasmado para o lançamento do álbum da cantora teen.  

Quais lições de Marketing podemos tirar da estratégia de Olivia Rodrigo?  

Ficou mais que claro que a estratégia da equipe de Marketing da Olivia Rodrigo é uma inspiração para qualquer aspirante a cantor, não é?! 

No entanto, as estratégias desenvolvidas para o lançamento do álbum Sour e que culminaram na consolidação de uma estrela do pop também podem ser utilizadas para marcas que desejam aumentar sua visibilidade online.  

Desse modo, a dica da Contato de hoje é que você invista em novas plataformas digitais, do mesmo modo que a Olivia fez com o TikTok, criando uma relação mais próxima com o público.  

Além disso, é muito vantajoso para o seu negócio criar mecanismos de identificação com os seguidores da sua marca. Por isso, invista em postagens humanas nas redes sociais para que as pessoas conheçam os rostos que existem por trás da sua marca. 

Por fim, elabore uma estratégia de Marketing eficiente junto com a sua equipe utilizando recursos inovadores e que geram engajamento nas redes sociais. Quem sabe sua marca não se torna uma queridinha da Internet? 

Esperamos que o texto de hoje o tenha ajudado a entender a importância de utilizar o Marketing estrategicamente. No nosso blog, você pode aprender dicas eficientes para utilizar nas suas redes sociais e se tornar uma Olivia Rodrigo 2.0! 

Agora, com licença, vou escutar o Sour – e recomendo que você também faça isso! 

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