Com uma infinidade de lojas on-line oferecendo o mesmo produto é preciso pensar em estratégias para se destacar no mercado. E uma maneira é com as páginas de vendas, que tem como principal objetivo vender um serviço ou produto, ou seja, todos os elementos da página levam a conversão de leads.
Por isso, a Contato trouxe hoje o que é de fato a página de vendas e quais são as suas vantagens. Continue lendo e saiba mais!
O que é uma página de vendas?
Uma página de vendas ou uma Landing Page são páginas na qual são ofertados um produto ou serviço com o objetivo de convencer o visitante a fazer a compra. Com isso, podemos afirmar que o principal objetivo desse tipo de página é que após ler o conteúdo, o potencial cliente não tenha mais dúvidas de que o produto que o seu negócio oferece é a solução para o que ele está procurando.
Por isso, ao fazer o conteúdo, é importante explicar todos os benefícios, resolver as dúvidas, provar a eficiência do produto, falar do preço, das formas de pagamento e a garantia do produto. Ela é a última fase antes do lead concluir a compra, ou seja, é um ponto fundamental do funil de vendas.
Qual a importância de uma página de vendas?
Se o seu negócio tem como objetivo focar em um produto ou serviço específico, investir em uma página de vendas pode ser uma ótima solução. Dentro da página é possível descrever detalhadamente o que está sendo oferecido, colocar arquivos multimídia como vídeos demonstrativos, benefícios sobre a aquisição do produto e o botão de compra.
Mas ainda surgem dúvidas do porquê investir de fato em uma página de vendas. Por isso, trouxemos três principais vantagens. Continue lendo e saiba mais!
Divulgação de produtos
A primeira vantagem de uma página de vendas é o aumento do alcance dos produtos. Por conter links que são facilmente compartilháveis, você consegue distribuí-los nas suas redes sociais e em outros canais, ajudando na divulgação do produto.
Além disso, você consegue utilizar técnicas SEO para otimizar sua página para os mecanismos de busca. Dessa maneira, elas ganham destaque nas primeiras páginas de resultados e ganham maior visibilidade.
Alavanca o tráfego do seu site
Pode não parecer, mas uma consequência da divulgação do produto é o aumento do tráfego, já que ao inserir links de saída da sua página de vendas para a sua loja virtual, você faz com que mais pessoas naveguem até o seu e-commerce.
Portanto, além de encontrar os produtos que já buscavam, os visitantes têm a oportunidade de conhecer seu site e outros itens que você vende. Logo, a popularidade sua marca também cresce.
Aumenta a taxa de conversão
Talvez essa seja a principal vantagem , já que o ponto principal dessa estratégia é o aumento da taxa de conversão. Uma página de vendas pode fornecer todas as informações importantes sobre o produto, influenciando diretamente a conversão dos visitantes em clientes.
Quando uma página de venda é otimizada para converter visitantes em clientes, ela tende a gerar um retorno mais alto sobre o investimento realizado. Ao aumentar a taxa de conversão, você maximiza a eficiência de seus esforços de marketing, obtendo mais clientes ou leads com o mesmo investimento.
Quais são as diferenças entre loja virtual, página de vendas e marketplace?
Uma dúvida que sempre surge quando se está criando uma página de vendas é qual a diferença entre ela, uma loja virtual e um marketplace. Como falamos acima, uma página de vendas ou landing page é criada especificamente para promover um produto, serviço ou oferta e incentivar os visitantes a realizar uma ação desejada, como efetuar uma compra.
Já uma loja virtual é um site dedicado à venda de produtos ou serviços online. É um ambiente completo de e-commerce, onde uma empresa pode listar e vender seus próprios produtos ou serviços diretamente aos clientes. Por isso, a loja virtual geralmente inclui várias páginas, como a página inicial, páginas de produtos, carrinho de compras, checkout, entre outras.
E um marketplace é uma plataforma online onde múltiplos vendedores podem listar e vender seus produtos ou serviços. É um ambiente virtual onde os compradores podem encontrar uma variedade de produtos de diferentes vendedores em um único local. Os marketplaces facilitam a interação entre compradores e vendedores, fornecendo um local centralizado para transações comerciais.
O que não pode faltar na sua página de vendas
Para chamar a atenção de possíveis clientes e persuadi-los a realizar uma compra é necessário investir em alguns elementos. Por isso, trouxemos algumas dicas do que não pode faltar na sua página de vendas.
Uma descrição boa dos produtos ou serviços oferecidos
Como você irá vender um produto ou serviço sem explicar o que de fato ele é? Por isso, sempre faça uma boa descrição do que o seu negócio oferece. Na descrição, além de falar do que você está vendendo, também mostre o que o visitante está procurando é de fato o que ele precisa.
Vídeos de demonstração dos produtos
Além de investir em uma descrição em formato de texto, uma boa dica é fazer vídeos de demonstração dos produtos. Apesar de não ser algo obrigatório, um vídeo pode dar uma oportunidade de se conectar com seu potencial cliente.
O vídeo de vendas é composto por um roteiro na qual você irá contar um pouco da história de como foi desenvolvido seu produto ou serviço, de que maneira ele tem ajudado as pessoas a resolverem seus problemas e o que ele é capaz de fazer. Também é possível fazer no vídeo uma oferta do produto e como irá funcionar o processo de vendas.
Depoimentos Reais
Quando estamos em busca de algum produto ou serviço específico, gostamos de ver o depoimento de outras pessoas, certo?
E é aí que entra a prova social, que é o depoimento de algum consumidor fornecendo um feedback positivo. Dessa forma, outros consumidores se sentem mais seguros ao realizarem uma compra, fortalecendo a reputação da empresa.
Uma dica é colocar estes depoimentos em forma de textos ou vídeos, mas é importante que a história seja real e que mostre que seu produto ou serviço resolveu o problema do cliente.
Biografia do negócio
Outro elemento interessante para se investir na página de vendas é uma pequena biografia da empresa ou por detrás do produto ou serviço. Porém, isso não significa fazer uma longa lista de qualificações que você tenha.Na realidade, a biografia trata-se de falar dos resultados e de que forma você ajuda os seus clientes a alcançarem os resultados.
Além disso, você pode aproveitar esse espaço para contar um pouco da história de como foi desenvolvido o produto e qual a sua motivação, ou seja, o porquê de você oferecer este produto específico.
FAQ
Outra dica é investir em uma sessão de FAQ (perguntas frequentes), já que essa se torna uma ótima maneira de acabar com objeções. O FAQ é uma seção ou página em um site, documento ou plataforma que contém uma lista de perguntas e respostas comuns sobre um determinado tópico, produto, serviço ou empresa.
Seu objetivo é fornecer aos usuários informações úteis e esclarecer dúvidas comuns que possam surgir. As perguntas são geralmente organizadas por categorias ou tópicos para facilitar a navegação e encontrar as informações relevantes. As respostas às perguntas são redigidas de forma clara e concisa, oferecendo informações precisas e úteis para os usuários.
Preços e formas de pagamento
Depois de falar sobre o seu produto ou serviço, mostrar os benefícios e trazer resultados que seus potenciais clientes podem alcançar, chegou o momento de falar sobre preços e formas de pagamento.
Se você conseguiu construir uma imagem consolidada do seu produto ou serviço, torna-se fácil falar sobre o preço, pois o potencial cliente enxergou que vale a pena pagar cada centavo pela solução que você oferece. Ele até verá como um investimento e não um gasto.
Canal para contato direto
Quando estamos a procura de um produto ou serviço, gostamos de poder ter um canal de contato direto, certo?
Por isso, a dica é invista em um! Isso ajuda a aumentar a credibilidade do seu negócio e deixa um canal de comunicação aberto caso o potencial cliente ainda tenha dúvidas e objeções sobre o seu produto ou serviço.
Boas CTAs e Links de saída
Uma última dica é investir em boas CTAs e links de saída. Os CTAs são elementos visuais ou textuais projetados para direcionar os visitantes a tomar uma ação específica, como “Comprar agora”, “Inscrever-se”, “Baixar”, “Solicitar uma demonstração”, entre outros. Eles são essenciais em uma página de vendas, pois ajudam a direcionar o público para o próximo passo no processo de conversão.
Já os links de saída são aqueles que direcionam os visitantes para outras páginas ou sites externos. Embora possa parecer contra-intuitivo incluir links de saída em uma página de vendas, eles podem trazer benefícios se usados estrategicamente.
No entanto, é importante usar os links de saída com moderação e estrategicamente. Muitos links de saída ou links irrelevantes podem distrair os visitantes e desviar sua atenção do objetivo principal da página, que é converter. Por isso, certifique-se de equilibrar os CTAs e links de saída, garantindo que os CTAs principais tenham destaque e os links de saída sejam relevantes e benéficos para os visitantes.
Esperamos que as dicas de hoje tenham ajudado na hora de investir em uma página de vendas. Por isso, não deixe de acompanhar o Blog da Contato para saber mais novidades do Marketing Digital.
Até a próxima!