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Black-Friday
16 de novembro de 2020

PDV na Black Friday: Prepare o seu ponto de venda para vender mais na data mais esperada do ano

16 de novembro de 2020

PDV na Black Friday: Prepare o seu ponto de venda para vender mais na data mais esperada do ano

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Todo mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela última sexta-feira do mês, a famosa Black Friday. 

Cada vez mais as pessoas divulgam e esperam esse tradicional dia. Os consumidores que passaram meses pensando em comprar mercadorias e, principalmente, os comerciantes, que depositam grandes expectativas nessa data. 

E com razão! Esse dia é uma grande oportunidade para o comercio brasileiro e a Agência Contato separou algumas dicas para você conseguir tornar a sua empresa um sucesso de vendas durante a Black Friday. Continue sua leitura e confira nossas dicas! 

 
O que é a Black Friday e quando ela surgiu?

Que a Black Friday é um dia que as lojas e marcas abaixam seus preços e enlouquecem os consumidores de todo o mundo, isso nós já sabemos. Mas, você sabe o porquê isso acontece em todos os anos? 

A Black Friday acontece após o Thanksgiving, ou “Dia de Ação de Graças”, um feriado tradicional de origem Norte Americana, que festeja a comemoração de uma boa colheita. 

A tradição diz que o “primeiro Dia de Ação de Graças” aconteceu em outubro de 1621, em Plymouth, onde hoje é o atual Estado de Massachusetts. Mas, aposto que você já deve ter ouvido sobre isso em algum lugar. O que você provavelmente não sabia, é que isso não passa de um mito. Pois é… Hoje, já é comprovado que essa celebração vem acontecendo a muito tempo antes do tão popular Thanksgiving de Plymouth, entre nativos e britânicos Peregrinos. 

No entanto, foi por conta dessa comemoração de outubro de 1621 que esse festival passou a ser multiétnico e deixou de ser focado em comemorar apenas o sucesso da colheita, mas também a própria colonização Americana.  

Mas, como esse feriado, que tem a gratidão como base, acabou gerando esse dia de fama mundial em que as lojas resolvem fazer promoções incríveis, que seriam inviáveis nas demais datas? 

Acredite se quiser, mas isso tudo tem relação com o Futebol. 

Nos Estados Unidos, feriados como o Dia de Ação de Graças, são culturalmente marcados por partidas decisivas de futebol americano. 

Em 1960, diversos policiais da cidade de Filadélfia, usavam esse termo para se referirem a sexta-feira pós Thanksgiving, pois a cidade ficava muito cheia e o trânsito uma loucura enorme, e eles não tinham nenhum segundo de descanso nesse dia, por isso o termo “Black Friday”. 

Ok.  Mas, por que a cidade ficava tão cheia nessa sexta-feira específica? 

É que no sábado, era quase como uma tradição ter um clássico do futebol americano universitário, o time Army Black Knights contra o Navy Midshipmen. Por isso, a cidade ficava super lotada na sexta. As pessoas vinham de carro de todo o país para poder assistir ao jogo. E quem lucrava, literalmente, com esse caos, eram os comerciantes. Eles aproveitavam a movimentação na cidade para realizar promoções, a fim de atrair ainda mais clientes. 

Assim, começava a tradição.  

E se os comerciantes de 1960 conseguiam lucrar com isso, você, empreendedor de 2020, também pode! Quer saber como? A Contato separou algumas dicas de como preparar o seu ponto de venda para esse dia do ano, que é tão importante para os lojistas de todo o mundo. Continue a leitura para conferir essas dicas. 

   
Como preparar o PDV para a Black Friday 

Apesar de ser um costume tradicionalmente Norte Americano, nós, brasileiros, adoramos uma promoção. Certo?! 

O país não poderia deixar essa oportunidade de ouro passar batida, e a Black Friday caiu no gosto dos BRs de maneira muito rápida. O e-commerce brasileiro já chegou a 3,2 bilhões de reais de faturamento em uma dessas sextas-feiras, o que comprova a popularidade do evento.  

Você que é empreendedor também pode conseguir excelentes resultados, basta planejar uma boa estratégia e preparar bem o seu ponto de vendas (PDV) para conseguir atrair cada vez mais clientes em potencial.  

A Contato fez uma lista de dicas para ajudar o seu negócio a se tornar um sucesso de vendas nessa Black Friday! Confira: 

 
Decoração temática e chamativa 

Quando os consumidores entram no seu ponto de venda, tudo ao seu redor terá uma influência direta no julgamento do estilo da sua marca e no quanto ela irá faturar durante o festival: decorações, cores, produtos, materiais promocionais, entre outras coisas, são fatores importantes para o sucesso do seu PDV. 

É essencial que sua empresa tenha uma identidade visual própria e bem desenvolvida para ser capaz de personalizar esse espaço. A identidade visual inclui cores no padrão da sua marca, o nome da loja e o estilo de letras utilizadas  

 
Organize a vitrine 

A vitrine terá um papel muito importante neste período, afinal, ela tem um grande apelo para os clientes. Não importa se sua loja é na rua ou no shopping, sempre tem multidão em datas como essa. Então, capriche na organização! 

 
Banner promocional 

Os banners são muito úteis para explicar ofertas, promoções, descontos ou indicar outras ações dentro do ponto de venda, como a localização, por exemplo. É importante destacar a logomarca da empresa para fortalecer ainda mais a identidade da marca. 

 
Adesivos 

Esse recurso pode ser utilizado como sinalização em balcões, vidros, paredes, painéis e até mesmo no chão do seu ponto de venda. Outra opção são os adesivos promocionais perfurados. Eles permitem que você veja os dois lados e são amplamente utilizadas em vitrines ou salas separadas. 

 
Faixas de Gôndolas 

As faixas de gôndolas permitem que o produto seja utilizado no PDV de forma alegre e criativa, e os materiais personalizados chamativos são retirados das prateleiras. São leves, práticos e muito fáceis de aplicar. 

 
Aproveite os Hot Points 

Hot Points são as áreas pelas quais o cliente provavelmente irá passar.  

Esses locais devem ser planejados cuidadosamente, pois é preciso considerar que esses são os melhores locais para expor produtos. As janelas, a entrada e o espaço junto à caixa, onde o cliente aguardará pelo pagamento, são alguns exemplos. 

Portanto, quando quiser destacar algum produto, use um Hot Point, de preferência em uma altura média os olhos do cliente, para que ele não precise abaixar ou levantar a cabeça. 

 
Brindes 

A distribuição de brindes é uma forma, simples ou integrada, de presentear os compradores, uma vez que pode ser realizada tanto pelo patrocinador (que pode expor os produtos e/ou serviços da empresa e fornecer brindes da marca), quanto pelos próprios funcionários da organização (que podem entregar o brinde para o cliente quando ele concluir a compra). 

 
Sorteios e cartão fidelidade 

Os descontos e as promoções são os principais atrativos desse festival, mas seus concorrentes também oferecem preços baixos. Então, tente se diferenciar de outras maneiras para trazer mais vantagens à compra do seu cliente. Investir em benefícios, como sorteios e a criação de cartões fidelidade, é uma boa opção.  

 
Treinamento da equipe 

Proporcionar treinamento adequado à equipe de vendas para que entendam a importância de sempre ser respeitoso, conseguir sorrir e ajudar, sem “incomodar” ou se aborrecer com os consumidores, é um fator essencial em todo segmento e em qualquer época. No entanto, datas muito movimentadas, como a Black Friday, exigem ainda mais competências e habilidades dos funcionários do que os demais dias. 

 
Sugira complementos 

Uma maneira de aumentar ainda mais o lucro médio da sua loja é instruir o vendedor a fornecer um produto diferente ao cliente. 

A venda sugestiva é uma das melhores habilidades que sua equipe pode dominar. Se essa estratégia for bem executada, você pode não só aumentar o número e o valor das vendas, mas também fornecer ao consumidor a possibilidade de encontrar outras coisas de que também precisa. Logo, a probabilidade desse cliente comprar algo novamente, em outras ocasiões, é bem maior. 

 
Deixar o desconto visível 

Quando o assunto é Black Friday, as promoções e os descontos são o que há de mais comum. Os clientes se sentem mais felizes e empolgados quando percebem que podem pagar menos pelos mesmos produtos que costumam comprar. 

Porém, para que se possa fazer esse desconto de forma vantajosa para ambas as partes, é preciso considerar o que é mais atraente para o cliente, sem prejudicar o caixa da loja. Por isso, certifique-se de usar o produto correto para esta operação, como um que está no estoque há muito tempo. Lembre-se, também, de deixar o desconto visível. Assim, você consegue a atenção desse potencial cliente. 

 
E quando a Black Friday acabar? 

Depois de tanto planejamento, de tanto preparo, depois de ter convocado uma verdadeira força-tarefa para conseguir dar conta da movimentação, proporcionada pela Black Friday, o que fazer quando ela acaba? 

A resposta é simples: mais planejamento e mais estratégias. 

Mesmo depois da sexta-feira mais esperada e agitada do ano, o empreendedor ainda tem muito trabalho pela frente. Além de finalizar todos os processos que se iniciaram na sexta, você também deve se preparar para mais um festival extremamente importante. Um dos maiores e mais lucrativos eventos do comercio: o Natal! 

Mas, não se desespere. A Contato também trouxe algumas dicas sobre tudo o que você deve fazer depois dessa sexta histórica.  

O primeiro passo pós a Black Friday é calcular o resultado obtido nessa sexta-feira. 

É importante avaliar a fatura do dia, o número de pedidos, a categoria de produtos mais vendida e o perfil do consumidor que mais efetivou compras na sua loja. Use as metas definidas para essa data e os resultados obtidos para entender o que você pode aprender com esses dados. 

Lembre-se: Não apenas os vendedores esperam longos meses, ansiosos pela Black Friday, mas os consumidores também! Eles entendem que este pode ser um ótimo momento para realizar compras mais caras e importantes. Então, invista em um bom atendimento e em um excelente pós-atendimento. Esse é um dos processos mais importantes da venda. Aproveitar para captar contatos sem passar dos limites e fidelizar esse cliente é uma ótima estratégia para manter suas vendas em alta nas demais datas do ano.  

Uma venda só é considerada bem sucedida se o cliente volta em sua loja. Se seu pós-atendimento foi bem executado, sua loja não vai se preocupar tanto com o Natal, por exemplo, afinal, esse cliente já sabe que pode confiar nos seus serviços e produtos. 

Agora que você já sabe todas as dicas da Contato, é hora de começar a pensar na sua estratégia e conversar com sua equipe para conseguir atender a demanda desse dia da melhor forma possível. 

Compartilhe suas experiencias na Black Friday conosco nos comentários. Queremos saber quais as estratégias que você usava em seu PDV e quais você vai passar a adotar depois das nossas dicas. 

Quer saber mais sobre como alavancar seu negócio? Fique de olho nos outros posts da Agência Contato! Estamos sempre postando dicas incríveis, que vão mudar a forma como sua empresa é vista perante o mercado. 

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