Todo mĂȘs de novembro, vĂĄrias pessoas ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela Ășltima sexta-feira do mĂȘs, a famosa Black Friday.
Cada vez mais as pessoas divulgam e esperam esse tradicional dia. Os consumidores que passaram meses pensando em comprar mercadorias e, principalmente, os comerciantes, que depositam grandes expectativas nessa data.
E com razĂŁo! Esse dia Ă© uma grande oportunidade para o comercio brasileiro e a AgĂȘncia Contato separou algumas dicas para vocĂȘ conseguir tornar a sua empresa um sucesso de vendas durante a Black Friday. Continue sua leitura e confira nossas dicas!
O que Ă© a Black Friday e quando ela surgiu?
Que a Black Friday Ă© um dia que as lojas e marcas abaixam seus preços e enlouquecem os consumidores de todo o mundo, isso nĂłs jĂĄ sabemos. Mas, vocĂȘ sabe o porquĂȘ isso acontece em todos os anos?
A Black Friday acontece apĂłs o Thanksgiving, ou âDia de Ação de Graçasâ, um feriado tradicional de origem Norte Americana, que festeja a comemoração de uma boa colheita.
A tradição diz que o âprimeiro Dia de Ação de Graçasâ aconteceu em outubro de 1621, em Plymouth, onde hoje Ă© o atual Estado de Massachusetts. Mas, aposto que vocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido sobre isso em algum lugar. O que vocĂȘ provavelmente nĂŁo sabia, Ă© que isso nĂŁo passa de um mito. Pois Ă©… Hoje, jĂĄ Ă© comprovado que essa celebração vem acontecendo a muito tempo antes do tĂŁo popular Thanksgiving de Plymouth, entre nativos e britĂąnicos Peregrinos.
No entanto, foi por conta dessa comemoração de outubro de 1621 que esse festival passou a ser multiétnico e deixou de ser focado em comemorar apenas o sucesso da colheita, mas também a própria colonização Americana.
Mas, como esse feriado, que tem a gratidĂŁo como base, acabou gerando esse dia de fama mundial em que as lojas resolvem fazer promoçÔes incrĂveis, que seriam inviĂĄveis nas demais datas?
Acredite se quiser, mas isso tudo tem relação com o Futebol.
Nos Estados Unidos, feriados como o Dia de Ação de Graças, são culturalmente marcados por partidas decisivas de futebol americano.
Em 1960, diversos policiais da cidade de FiladĂ©lfia, usavam esse termo para se referirem a sexta-feira pĂłs Thanksgiving, pois a cidade ficava muito cheia e o trĂąnsito uma loucura enorme, e eles nĂŁo tinham nenhum segundo de descanso nesse dia, por isso o termo âBlack Fridayâ.
Ok. Mas, por que a cidade ficava tĂŁo cheia nessa sexta-feira especĂfica?
Ă que no sĂĄbado, era quase como uma tradição ter um clĂĄssico do futebol americano universitĂĄrio, o time Army Black Knights contra o Navy Midshipmen. Por isso, a cidade ficava super lotada na sexta. As pessoas vinham de carro de todo o paĂs para poder assistir ao jogo. E quem lucrava, literalmente, com esse caos, eram os comerciantes. Eles aproveitavam a movimentação na cidade para realizar promoçÔes, a fim de atrair ainda mais clientes.
Assim, começava a tradição.
E se os comerciantes de 1960 conseguiam lucrar com isso, vocĂȘ, empreendedor de 2020, tambĂ©m pode! Quer saber como? A Contato separou algumas dicas de como preparar o seu ponto de venda para esse dia do ano, que Ă© tĂŁo importante para os lojistas de todo o mundo. Continue a leitura para conferir essas dicas.
Como preparar o PDV para a Black Friday
Apesar de ser um costume tradicionalmente Norte Americano, nós, brasileiros, adoramos uma promoção. Certo?!
O paĂs nĂŁo poderia deixar essa oportunidade de ouro passar batida, e a Black Friday caiu no gosto dos BRs de maneira muito rĂĄpida. O e-commerce brasileiro jĂĄ chegou a 3,2 bilhĂ”es de reais de faturamento em uma dessas sextas-feiras, o que comprova a popularidade do evento.
VocĂȘ que Ă© empreendedor tambĂ©m pode conseguir excelentes resultados, basta planejar uma boa estratĂ©gia e preparar bem o seu ponto de vendas (PDV) para conseguir atrair cada vez mais clientes em potencial.
A Contato fez uma lista de dicas para ajudar o seu negĂłcio a se tornar um sucesso de vendas nessa Black Friday! Confira:
Decoração temåtica e chamativa
Quando os consumidores entram no seu ponto de venda, tudo ao seu redor terĂĄ uma influĂȘncia direta no julgamento do estilo da sua marca e no quanto ela irĂĄ faturar durante o festival: decoraçÔes, cores, produtos, materiais promocionais, entre outras coisas, sĂŁo fatores importantes para o sucesso do seu PDV.
à essencial que sua empresa tenha uma identidade visual própria e bem desenvolvida para ser capaz de personalizar esse espaço. A identidade visual inclui cores no padrão da sua marca, o nome da loja e o estilo de letras utilizadas
Organize a vitrine
A vitrine terĂĄ um papel muito importante neste perĂodo, afinal, ela tem um grande apelo para os clientes. NĂŁo importa se sua loja Ă© na rua ou no shopping, sempre tem multidĂŁo em datas como essa. EntĂŁo, capriche na organização!
Banner promocional
Os banners sĂŁo muito Ășteis para explicar ofertas, promoçÔes, descontos ou indicar outras açÔes dentro do ponto de venda, como a localização, por exemplo. Ă importante destacar a logomarca da empresa para fortalecer ainda mais a identidade da marca.
Adesivos
Esse recurso pode ser utilizado como sinalização em balcĂ”es, vidros, paredes, painĂ©is e atĂ© mesmo no chĂŁo do seu ponto de venda. Outra opção sĂŁo os adesivos promocionais perfurados. Eles permitem que vocĂȘ veja os dois lados e sĂŁo amplamente utilizadas em vitrines ou salas separadas.
Faixas de GĂŽndolas
As faixas de gĂŽndolas permitem que o produto seja utilizado no PDV de forma alegre e criativa, e os materiais personalizados chamativos sĂŁo retirados das prateleiras. SĂŁo leves, prĂĄticos e muito fĂĄceis de aplicar.
Aproveite os Hot Points
Hot Points sĂŁo as ĂĄreas pelas quais o cliente provavelmente irĂĄ passar.
Esses locais devem ser planejados cuidadosamente, pois é preciso considerar que esses são os melhores locais para expor produtos. As janelas, a entrada e o espaço junto à caixa, onde o cliente aguardarå pelo pagamento, são alguns exemplos.
Portanto, quando quiser destacar algum produto, use um Hot Point, de preferĂȘncia em uma altura mĂ©dia os olhos do cliente, para que ele nĂŁo precise abaixar ou levantar a cabeça.
Brindes
A distribuição de brindes é uma forma, simples ou integrada, de presentear os compradores, uma vez que pode ser realizada tanto pelo patrocinador (que pode expor os produtos e/ou serviços da empresa e fornecer brindes da marca), quanto pelos próprios funcionårios da organização (que podem entregar o brinde para o cliente quando ele concluir a compra).
Sorteios e cartĂŁo fidelidade
Os descontos e as promoçÔes sĂŁo os principais atrativos desse festival, mas seus concorrentes tambĂ©m oferecem preços baixos. EntĂŁo, tente se diferenciar de outras maneiras para trazer mais vantagens Ă compra do seu cliente. Investir em benefĂcios, como sorteios e a criação de cartĂ”es fidelidade, Ă© uma boa opção.
Treinamento da equipe
Proporcionar treinamento adequado Ă equipe de vendas para que entendam a importĂąncia de sempre ser respeitoso, conseguir sorrir e ajudar, sem “incomodar” ou se aborrecer com os consumidores, Ă© um fator essencial em todo segmento e em qualquer Ă©poca. No entanto, datas muito movimentadas, como a Black Friday, exigem ainda mais competĂȘncias e habilidades dos funcionĂĄrios do que os demais dias.
Sugira complementos
Uma maneira de aumentar ainda mais o lucro médio da sua loja é instruir o vendedor a fornecer um produto diferente ao cliente.
A venda sugestiva Ă© uma das melhores habilidades que sua equipe pode dominar. Se essa estratĂ©gia for bem executada, vocĂȘ pode nĂŁo sĂł aumentar o nĂșmero e o valor das vendas, mas tambĂ©m fornecer ao consumidor a possibilidade de encontrar outras coisas de que tambĂ©m precisa. Logo, a probabilidade desse cliente comprar algo novamente, em outras ocasiĂ”es, Ă© bem maior.
Deixar o desconto visĂvel
Quando o assunto é Black Friday, as promoçÔes e os descontos são o que hå de mais comum. Os clientes se sentem mais felizes e empolgados quando percebem que podem pagar menos pelos mesmos produtos que costumam comprar.
PorĂ©m, para que se possa fazer esse desconto de forma vantajosa para ambas as partes, Ă© preciso considerar o que Ă© mais atraente para o cliente, sem prejudicar o caixa da loja. Por isso, certifique-se de usar o produto correto para esta operação, como um que estĂĄ no estoque hĂĄ muito tempo. Lembre-se, tambĂ©m, de deixar o desconto visĂvel. Assim, vocĂȘ consegue a atenção desse potencial cliente.
E quando a Black Friday acabar?
Depois de tanto planejamento, de tanto preparo, depois de ter convocado uma verdadeira força-tarefa para conseguir dar conta da movimentação, proporcionada pela Black Friday, o que fazer quando ela acaba?
A resposta é simples: mais planejamento e mais estratégias.
Mesmo depois da sexta-feira mais esperada e agitada do ano, o empreendedor ainda tem muito trabalho pela frente. AlĂ©m de finalizar todos os processos que se iniciaram na sexta, vocĂȘ tambĂ©m deve se preparar para mais um festival extremamente importante. Um dos maiores e mais lucrativos eventos do comercio: o Natal!
Mas, nĂŁo se desespere. A Contato tambĂ©m trouxe algumas dicas sobre tudo o que vocĂȘ deve fazer depois dessa sexta histĂłrica.
O primeiro passo pĂłs a Black Friday Ă© calcular o resultado obtido nessa sexta-feira.
Ă importante avaliar a fatura do dia, o nĂșmero de pedidos, a categoria de produtos mais vendida e o perfil do consumidor que mais efetivou compras na sua loja. Use as metas definidas para essa data e os resultados obtidos para entender o que vocĂȘ pode aprender com esses dados.
Lembre-se: Não apenas os vendedores esperam longos meses, ansiosos pela Black Friday, mas os consumidores também! Eles entendem que este pode ser um ótimo momento para realizar compras mais caras e importantes. Então, invista em um bom atendimento e em um excelente pós-atendimento. Esse é um dos processos mais importantes da venda. Aproveitar para captar contatos sem passar dos limites e fidelizar esse cliente é uma ótima estratégia para manter suas vendas em alta nas demais datas do ano.
Uma venda só é considerada bem sucedida se o cliente volta em sua loja. Se seu pós-atendimento foi bem executado, sua loja não vai se preocupar tanto com o Natal, por exemplo, afinal, esse cliente jå sabe que pode confiar nos seus serviços e produtos.
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe todas as dicas da Contato, Ă© hora de começar a pensar na sua estratĂ©gia e conversar com sua equipe para conseguir atender a demanda desse dia da melhor forma possĂvel.
Compartilhe suas experiencias na Black Friday conosco nos comentĂĄrios. Queremos saber quais as estratĂ©gias que vocĂȘ usava em seu PDV e quais vocĂȘ vai passar a adotar depois das nossas dicas.
Quer saber mais sobre como alavancar seu negĂłcio? Fique de olho nos outros posts da AgĂȘncia Contato! Estamos sempre postando dicas incrĂveis, que vĂŁo mudar a forma como sua empresa Ă© vista perante o mercado.