O Pinterest é uma das 10 redes sociais mais utilizadas no mundo. Mesmo que 97% dos usuários que utilizem a rede sejam pessoas físicas, poucas empresas invistam ou até conheçam o Pinterest Ads.
Com isso, a plataforma se tornou um ambiente com baixa concorrência e com um grande potencial para atingir um público maior e mais engajado. A Contato trouxe no texto os principais tipos de anúncio do Pinterest Ads e como fazer uma campanha. Boa leitura!
O que é o Pinterest Ads
O Pinterest Ads é um recurso do próprio Pinterest que permite que empresas impulsionem suas publicações dentro da sua conta. Como a maioria dos usuários faz uso da rede como fonte de inspiração para realizar projetos, seu foco é buscar oportunidades de interação e possibilidades comerciais para diferentes tipos de marcas.
Sua vantagem reside na natureza altamente visual da plataforma, que permite aos anunciantes envolverem os usuários de maneira criativa e impactante. Os anúncios podem ser personalizados para atender aos interesses e preferências do público-alvo, proporcionando uma experiência publicitária mais relevante.
Quais são os tipos de anúncios no Pinterest
O Pinterest conta com uma série de formatos diferentes de anúncios para se explorar dentro da plataforma, tornando a rede social mais rica em questão de usabilidade. Por isso, uma dica é utilizar mais de uma dessas opções para atingir mais os usuários da rede.
Estático
O formato mais comum de anúncio é o pin padrão ou estático, que é o mais comum dentro da plataforma e tem o formato de imagem simples em .png ou .jpeg. Nesse tipo de anúncio é possível expor produtos em imagens verticais ou quadradas, mas sempre mantendo o tamanho máximo de 10 MB e a proporção recomendada pela plataforma de 2:3.
Uma dica é evitar fotos muito abstratas e que não identifiquem a sua marca ou produto. Outra dica é incluir a logo do negócio de maneira sútil na imagem.
Vídeo
No Pinterest o ideal são os vídeos mais curtos. Por isso, o indicado é que a duração seja entre 6 a 15 segundos. Já em relação ao formato, o ideal é usar .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2GB.
Por isso, uma dica é começar com um gancho visual tentador e que chame a atenção do usuário, fazendo com que ele continue assistindo até o final. Essa é uma forma de construir um storytelling em poucos segundos.
Carrossel
O pin carrossel funciona de forma parecida com o padrão, só que apresenta várias imagens em um único pin para que o usuário deslize e conheça mais o conteúdo da sua marca. O seu formato também segue as orientações do pin estático, porém para se encaixar no formato carrossel deve ser utilizado de 2 a 5 imagens no mesmo anúncio.
Idea
Outro modelo de anúncio do Pinterest é o idea, que funciona de forma parecida com os stories do Instagram. Ou seja, é um conjunto de vários vídeos, imagens, listas e texto personalizado em um único pin.
Em relação aos formatos, ele segue os mesmos dos pins estáticos e de vídeo. Entretanto, o mais recomendado para o Idea Ads é a proporção 9:16 (como uma imagem de tamanho 1.080 x 1.920). Os vídeos também podem ser mais longos, podendo chegar a 60 segundos de duração.
Shopping
Já o modelo Shopping transforma os pins de produtos em anúncios. Eles têm o mesmo formato dos pins estáticos ou em vídeo, só que são utilizados diretamente para vender um produto de uma empresa. Com isso, seu foco é a conversão para as vendas!
Coleções
O último modelo são os anúncios no formato de coleções, que permite que você use uma imagem principal destacada e logo abaixo mais três imagens menores que se relacionam com a primeira. Com isso, quando uma pessoa toca em um anúncio de coleções, ela é direcionada para uma experiência onde pode ver o criativo de destaque de perto e os criativos secundários com o preço dos produtos marcados.
Como segmentar o público
Além das segmentações mais amplas (como gênero e idade), o Pinterest Ads dá seis opções de ferramentas de segmentação. Continue lendo e saiba como fazer o público ideal chegar até seu negócio!
Segmentação automatizada
A primeira forma de segmentação é a automatizada, na qual o próprio Pinterest cria a audiência baseada nas características do pin que está sendo anunciado. Além disso, ele utiliza informações da conta comercial e do próprio banco de dados do aplicativo para entender qual o público ideal daquele anúncio.
Dados demográficos
O tipo de segmentação mais comum é através dos dados demográficos, já que utiliza informações como idade, gênero, localização e entre outros. Essa forma de segmentar é interessante para campanhas que buscam alcance e reconhecimento de marca. Caso a empresa esteja em busca de conversão, os dados não serão úteis.
Interesses
Nessa forma de segmentação, os anúncios aparecerão de forma mais natural enquanto as pessoas navegam pelo feed. Ou seja, esse direcionamento é feito levando em conta o tipo de conteúdo que o usuário costuma consumir dentro da rede social. Dessa forma, se o seu negócio trabalha com alimentos, por exemplo, seus anúncios poderão ser expostos para pessoas que buscam receitas no Pinterest.
Palavras-chave
A segmentação por palavras-chave atinge um público que está mais propenso a tomar uma ação, ou seja, considerado mais no fundo do funil. Isso ocorre porque, se uma pessoa procura por determinado termo, ela já está interessada em encontrar uma solução.
Lista de clientes
Além da segmentação por palavra-chave, há a segmentação por lista de clientes. Com esse tipo de segmentação é possível atingir uma audiência que, em algum momento, já engajou em sua loja virtual ou até com os conteúdos do seu negócio dentro do Pinterest. Dessa forma, a lista de clientes tende a ser ideal para usuários mais propensos à conversão.
Comportamentos semelhantes
Para usar a segmentação de comportamentos semelhantes é preciso conhecer bem os clientes do seu negócio. Nesse sentido, a partir dos interesses e comportamentos de quem já comprou da sua empresa, o Pinterest Ads consegue montar uma segmentação com pessoas que tenham as mesmas características.
Como criar uma campanha no Pinterest Ads
Após conhecer os principais tipos de anúncios e como fazer a segmentação do público, chegou o momento de saber como de fato criar uma campanha no Pinterest Ads. Continue lendo e saiba como criar sua campanha de sucesso!
1. Crie uma conta no business
O primeiro passo na hora de criar uma campanha dentro do Pinterest é criar uma conta comercial dentro da rede social. Para isso, você deve fazer login na plataforma e acessar a página do Pinterest Ads. Caso a sua conta não seja comercial, a plataforma vai oferecer a opção para “criar uma conta bussiness”.
2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest
Antes de criar o pin de fato, é importante conferir os requisitos para anunciar no Pinterest Ads. São eles:
- o pin deve ser salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;
- deve existir uma URL de destino, ou seja, um link externo;
- os links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;
- não usar Gifs ou vídeos de terceiros;
- seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pela plataforma.
3. Escolha como será feita a cobrança
Há duas formas de ser cobrado pelos anúncios, sendo a primeira é através dos gastos acumulados do mês anterior dentro da plataforma. Já a segunda é atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina.
Esse limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e com a robustez das suas campanhas. Dessa forma, quanto mais você explora a ferramenta, maior será o limite de tempo. Entretanto, neste caso a pessoa pode ser cobrada mais de uma vez por mês, dependendo do valor do seu limite e de quanto você está gastando com seus anúncios.
4. Instale a tag do Pinterest no seu site
A tag do Pinterest é o código rastreador que deve ser instalado no site para identificar os visitantes que chegam nele através dos anúncios na rede social. Existem dois componentes principais que envolvem essa tag: o código base (instalado em todas as páginas do site da empresa) e o código do evento (instalado em páginas específicas de conversão que você deseja monitorar).
Para instalar a tag do Pinterest é preciso acessar o Home do Pinterest e ir em Pinterest para negócios > Conversões > Gerenciador de tags > Instalar a tag do Pinterest.
5. Defina o objetivo da sua campanha
Após instalar a tag do Pinterest, é preciso definir o objetivo da sua campanha. É o objetivo que irá determinar tanto o lance que você vai dar no leilão de anúncios, como os formatos que estarão disponíveis para você utilizar.
Já em relação à otimização, é possível selecionar o objetivo principal da campanha dentre cinco opções:
- engajamento
- visualização de vídeo
- consideração (ou tráfego)
- conversão
- compras no catálogo
6. Crie o seu anúncio
Agora chegamos de fato ao momento de criar o anúncio dentro do Pinterest Ads. Para isso, você pode acessar a Home do Pinterest para negócios > Visão geral da conta > Criar campanha. Você pode escolher entre uma campanha automatizada (em que o próprio Pinterest vai sugerir algumas recomendações) ou uma campanha manual (em que você pode configurar todas as etapas).
Em seguida, preencha o objetivo do anúncio e escolha entre patrocinar pins que já estão na sua pasta ou criar um novo pin para o anúncio. Caso escolha criar um novo pin, lembre-se de adicionar:
- título;
- descrição;
- texto alternativo;
- link de destino.
Após isso, responda se o anúncio tem restrições de idade, se pode ser exibido em todo o Brasil ou é específico para algumas regiões e a duração da campanha. Por fim, com todas as informações do anúncio, basta confirmar se está tudo certo e clicar em “publicar”.
7. Monitore os seus resultados
Após criar a campanha no Pinterest Ads é preciso monitorar os resultados. O mais indicado é utilizar algumas métricas essenciais como gasto total do período, número de impressões, cliques no pin, cliques de saída (que levaram para uma ação fora do Pinterest), custo médio por resultado e CTR (taxa de cliques x número de impressões).
Como você pode perceber, o Pinterest Ads é uma ótima opção para gerar campanhas e promover o reconhecimento de um negócio. Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, não deixe de conferir o Blog da Contato para ficar por dentro das novidades do Marketing Digital. Até a próxima!