Muito se fala sobre leads e a importância de captá-los de forma eficiente. Mas como fazer isso com praticidade e ainda potencializar as suas vendas? O modelo de planilha comercial da Agência Contato é a resposta! Desenvolvemos um material que permite a qualificação dos seus leads de tráfego de forma rápida e objetiva. Continue a leitura para entender sua importância e como utilizá-lo!
O que são leads?
Leads são potenciais clientes que se interessam por algum produto da sua empresa e desejam saber mais sobre o que você tem a oferecer. Para isso, eles ofertam seus dados ou informações em troca de alguma recompensa, como um material rico, amostra grátis ou até para se inscrever em um evento, por exemplo.
É basicamente uma relação de troca, em que consumidores em potencial fornecem informações pessoais para uma empresa que possui algo de seu interesse. Como consequência, essa organização pode entender melhor seu público alvo e personalizar sua comunicação.
Assim, ela pode convencer o consumidor que seu produto ou serviço é a melhor opção para ele. Por isso eles representam oportunidade de negócio, pois já se interessam pelo que você tem a oferecer, basta uma estratégia adequada para estimular o consumo.
Por que gerar leads qualificados é importante?
Ter usuários ao alcance da sua empresa é muito importante, mas não é o suficiente. Isso porque você precisa converter esse consumidor interessado em um verdadeiro cliente do seu negócio. Por isso precisamos falar de leads qualificados, ou seja, aqueles com maior potencial de consumir seu produto ou serviço.
Além do interesse, esses contatos possuem necessidades e objetivos que condizem com a sua empresa, e por isso tendem a ser convertidos com maior facilidade. Por esse motivo, é muito importante conhecer o seu público e definir estratégias que melhorem o relacionamento com ele.
Assim, você pode direcionar as estratégias de negócios para ter ainda mais resultados e assegurar o sucesso das vendas. Um recurso que permite melhorar a qualidade dos leads gerados pela sua empresa é o modelo de planilha comercial. Saiba mais sobre ele no próximo tópico!
Por que usar o modelo de planilha comercial da Contato para captar leads?
É essencial manter um bom controle de dados e realizar análises que ajudem a identificar oportunidades e melhorar processos. Nesse sentido, o uso de um modelo de planilha comercial é uma ótima forma de aumentar a produtividade, otimizando o processo de qualificação dos leads.
Por meio dele, é possível ter controle e qualidade de leads gerados por meio de ações de marketing. Isso porque permite a reunião de todas as informações necessárias sobre potenciais clientes em um único local. Assim, elas podem ser acessadas sempre que necessário.
Um modelo de planilha comercial também pode ser usado para identificar leads que podem ter um valor mais alto para a empresa. Um exemplo disso é um lead qualificado que tenha mostrado interesse específico em um produto ou serviço específico. Uma planilha comercial pode ajudar a destacar esses leads e direcionar recursos para aproximar-se deles e aumentar as chances de conversão.
Assim, o uso da planilha permite aproveitar o tempo e os recursos da melhor forma possível. Ela pode ajudar a identificar oportunidades e leads mais qualificados, possibilitando a aproximação de clientes de forma mais eficiente. Desse modo, você melhora a qualidade dos leads gerados e aumenta o sucesso de suas estratégias de vendas.
E o CRM?
O Customer Relationship Management (CRM) diz respeito a um conjunto de práticas e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente. Sem dúvidas, ele reúne diversos benefícios, pois acelera a reunião e integração de dados.
Por isso, ele é uma forma semi automática de realizar esse serviço e substituir a planilha, mas nem todas as empresas possuem capital para investir em plataformas como RD Station e Hubspot. Assim, o material da Contato é uma alternativa que atende principalmente PME, com menor potencial para investir em um CRM.
Quais as vantagens de utilizar a planilha?
Agora que você já sabe a importância de gerar leads qualificados e investir neles, reunimos os benefícios de adotar o modelo de planilha comercial para colocar isso em prática. Confira!
Melhora o controle de dados
Em primeiro lugar, a planilha é um recurso ideal para organizar informações de leads de forma eficiente. Ela contém informações básicas sobre eles, como nome, endereço, contato e interesse. Essa ferramenta também pode incluir colunas para dados mais específicos sobre a qualificação, como segmentação do mercado e status do lead.
Facilita e agiliza a filtragem
Além disso, o uso desse recurso permite que as empresas aproveitem seu tempo de forma mais inteligente ao realizar a triagem de possíveis clientes. Isso porque, ao classificar leads com base em critérios definidos, elas têm acesso às informações necessárias para tomar decisões.
Isso pode incluir dados demográficos, informações gerais sobre o cliente e outros detalhes que ajudam a determinar qual é o melhor momento para aproximar-se de um consumidor em potencial.
Auxilia a adequação de estratégias
Por fim, uma vez que todas as informações estão reunidas e organizadas para facilitar a análise, é possível desenvolver estratégias eficientes para estreitar o relacionamento com o público. Mais do que isso: converter leads em clientes se torna ainda mais fácil! Por isso, não hesite em buscar alternativas que auxiliem a adequação de estratégias.
Como aplicar o modelo de planilha comercial no seu negócio?
Para avaliar a qualidade dos leads gerados em nossas ações, utilizamos o CPL (custo por lead), isto é, a relação entre o investimento em uma campanha e a quantidade de leads obtidos. Assim, é possível compreender se ela está adequada para o seu público ou precisa de aprimoramento.
Por isso, a planilha traz maior visibilidade sobre o retorno das campanhas. Nela, contamos com as seguintes informações:
- data;
- nome do cliente;
- contato (e-mail e telefone);
- produto/serviço;
- origem;
- vendedor;
- status;
- pontuação comercial;
- observações a serem pontuadas.
Ao captar um novo lead, por exemplo, você pode preencher a planilha com a data e suas informações pessoais, além de sua possível origem, ou seja, como ele chegou até você. Assim, se isso foi por meio de um formulário do seu site ou de campanhas de redes sociais, é possível filtrar no nosso modelo.
Além disso, o status do lead permite que você entenda a posição que ele está, como se já entrou em contato, recebeu uma proposta, ou ainda é um lead. Temos opções para que sua empresa perceba as perdas e ganhos, além de contatos que precisam ser aprimorados.
Já a pontuação comercial diz respeito a um nível de 1 a 5 sobre o valor comercial de um cliente para a sua empresa. Assim, é possível avaliar se ele possui uma proposta interessante para que você realize a venda.
Para entender mais sobre como a planilha funciona, veja o nosso vídeo: Planilha Comercial gratuita: qualifique seus leads de trafego.
Adquira a sua planilha!
Percebeu a utilidade do material desenvolvido pela Agência Contato? Não deixe de garantir o seu! Baixe o seu modelo de planilha comercial e qualifique seus leads de forma prática! E se você gostou deste produto da Contato, acompanhe o nosso blog para acessar outros materiais e nossas dicas sobre Marketing Digital!