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22 de marรงo de 2023

Modelo de planilha comercial: qualifique leads de forma prรกtica

22 de marรงo de 2023

Modelo de planilha comercial: qualifique leads de forma prรกtica

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Muito se fala sobre leads e a importรขncia de captรก-los de forma eficiente. Mas como fazer isso com praticidade e ainda potencializar as suas vendas? O modelo de planilha comercial da Agรชncia Contato รฉ a resposta! Desenvolvemos um material que permite a qualificaรงรฃo dos seus leads de trรกfego de forma rรกpida e objetiva. Continue a leitura para entender sua importรขncia e como utilizรก-lo! 

O que sรฃo leads?

Leads sรฃo potenciais clientes que se interessam por algum produto da sua empresa e desejam saber mais sobre o que vocรช tem a oferecer. Para isso, eles ofertam seus dados ou informaรงรตes em troca de alguma recompensa, como um material rico, amostra grรกtis ou atรฉ para se inscrever em um evento, por exemplo. 

ร‰ basicamente uma relaรงรฃo de troca, em que consumidores em potencial fornecem informaรงรตes pessoais para uma empresa que possui algo de seu interesse. Como consequรชncia, essa organizaรงรฃo pode entender melhor seu pรบblico alvo e personalizar sua comunicaรงรฃo. 

Assim, ela pode convencer o consumidor que seu produto ou serviรงo รฉ a melhor opรงรฃo para ele. Por isso eles representam oportunidade de negรณcio, pois jรก se interessam pelo que vocรช tem a oferecer, basta uma estratรฉgia adequada para estimular o consumo. 

Por que gerar leads qualificados รฉ importante?

Ter usuรกrios ao alcance da sua empresa รฉ muito importante, mas nรฃo รฉ o suficiente. Isso porque vocรช precisa converter esse consumidor interessado em um verdadeiro cliente do seu negรณcio. Por isso precisamos falar de leads qualificados, ou seja, aqueles com maior potencial de consumir seu produto ou serviรงo.ย ย 

Alรฉm do interesse, esses contatos possuem necessidades e objetivos que condizem com a sua empresa, e por isso tendem a ser convertidos com maior facilidade. Por esse motivo, รฉ muito importante conhecer o seu pรบblico e definir estratรฉgias que melhorem o relacionamento com ele. 

Assim, vocรช pode direcionar as estratรฉgias de negรณcios para ter ainda mais resultados e assegurar o sucesso das vendas. Um recurso que permite melhorar a qualidade dos leads gerados pela sua empresa รฉ o modelo de planilha comercial. Saiba mais sobre ele no prรณximo tรณpico! 

Por que usar o modelo de planilha comercial da Contato para captar leads?

ร‰ essencial manter um bom controle de dados e realizar anรกlises que ajudem a identificar oportunidades e melhorar processos. Nesse sentido, o uso de um modelo de planilha comercial รฉ uma รณtima forma de aumentar a produtividade, otimizando o processo de qualificaรงรฃo dos leads. 

Por meio dele, รฉ possรญvel ter controle e qualidade de leads gerados por meio de aรงรตes de marketing. Isso porque permite a reuniรฃo de todas as informaรงรตes necessรกrias sobre potenciais clientes em um รบnico local. Assim, elas podem ser acessadas sempre que necessรกrio.ย 

Um modelo de planilha comercial tambรฉm pode ser usado para identificar leads que podem ter um valor mais alto para a empresa. Um exemplo disso รฉ um lead qualificado que tenha mostrado interesse especรญfico em um produto ou serviรงo especรญfico. Uma planilha comercial pode ajudar a destacar esses leads e direcionar recursos para aproximar-se deles e aumentar as chances de conversรฃo.

Assim, o uso da planilha permite aproveitar o tempo e os recursos da melhor forma possรญvel. Ela pode ajudar a identificar oportunidades e leads mais qualificados, possibilitando a aproximaรงรฃo de clientes de forma mais eficiente. Desse modo, vocรช melhora a qualidade dos leads gerados e aumenta o sucesso de suas estratรฉgias de vendas.

E o CRM?

O Customer Relationship Management (CRM) diz respeito a um conjunto de prรกticas e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente. Sem dรบvidas, ele reรบne diversos benefรญcios, pois acelera a reuniรฃo e integraรงรฃo de dados.ย 

Por isso, ele รฉ uma forma semi automรกtica de realizar esse serviรงo e substituir a planilha, mas nem todas as empresas possuem capital para investir em plataformas como RD Station e Hubspot. Assim, o material da Contato รฉ uma alternativa que atende principalmente PME, com menor potencial para investir em um CRM. 

Quais as vantagens de utilizar a planilha?

Agora que vocรช jรก sabe a importรขncia de gerar leads qualificados e investir neles, reunimos os benefรญcios de adotar o modelo de planilha comercial para colocar isso em prรกtica. Confira! 

Melhora o controle de dados

Em primeiro lugar, a planilha รฉ um recurso ideal para organizar informaรงรตes de leads de forma eficiente. Ela contรฉm informaรงรตes bรกsicas sobre eles, como nome, endereรงo, contato e interesse. Essa ferramenta tambรฉm pode incluir colunas para dados mais especรญficos sobre a qualificaรงรฃo, como segmentaรงรฃo do mercado e status do lead. 

Facilita e agiliza a filtragem 

Alรฉm disso, o uso desse recurso permite que as empresas aproveitem seu tempo de forma mais inteligente ao realizar a triagem de possรญveis clientes. Isso porque, ao classificar leads com base em critรฉrios definidos, elas tรชm acesso ร s informaรงรตes necessรกrias para tomar decisรตes. 

Isso pode incluir dados demogrรกficos, informaรงรตes gerais sobre o cliente e outros detalhes que ajudam a determinar qual รฉ o melhor momento para aproximar-se de um consumidor em potencial.

Auxilia a adequaรงรฃo de estratรฉgias

Por fim, uma vez que todas as informaรงรตes estรฃo reunidas e organizadas para facilitar a anรกlise, รฉ possรญvel desenvolver estratรฉgias eficientes para estreitar o relacionamento com o pรบblico. Mais do que isso: converter leads em clientes se torna ainda mais fรกcil! Por isso, nรฃo hesite em buscar alternativas que auxiliem a adequaรงรฃo de estratรฉgias.

Como aplicar o modelo de planilha comercial no seu negรณcio?

Para avaliar a qualidade dos leads gerados em nossas aรงรตes, utilizamos o CPL (custo por lead), isto รฉ, a relaรงรฃo entre o investimento em uma campanha e a quantidade de leads obtidos. Assim, รฉ possรญvel compreender se ela estรก adequada para o seu pรบblico ou precisa de aprimoramento. 

Por isso, a planilha traz maior visibilidade sobre o retorno das campanhas. Nela, contamos com as seguintes informaรงรตes:

  • data;
  • nome do cliente;
  • contato (e-mail e telefone);
  • produto/serviรงo;
  • origem;
  • vendedor;
  • status;
  • pontuaรงรฃo comercial;
  • observaรงรตes a serem pontuadas. 

Ao captar um novo lead, por exemplo, vocรช pode preencher a planilha com a data e suas informaรงรตes pessoais, alรฉm de sua possรญvel origem, ou seja, como ele chegou atรฉ vocรช. Assim, se isso foi por meio de um formulรกrio do seu site ou de campanhas de redes sociais, รฉ possรญvel filtrar no nosso modelo. 

Alรฉm disso, o status do lead permite que vocรช entenda a posiรงรฃo que ele estรก, como se jรก entrou em contato, recebeu uma proposta, ou ainda รฉ um lead. Temos opรงรตes para que sua empresa perceba as perdas e ganhos, alรฉm de contatos que precisam ser aprimorados. 

Jรก a pontuaรงรฃo comercial diz respeito a um nรญvel de 1 a 5 sobre o valor comercial de um cliente para a sua empresa. Assim, รฉ possรญvel avaliar se ele possui uma proposta interessante para que vocรช realize a venda. 

Para entender mais sobre como a planilha funciona, veja o nosso vรญdeo: Planilha Comercial gratuita: qualifique seus leads de trafego

Adquira a sua planilha! 

Percebeu a utilidade do material desenvolvido pela Agรชncia Contato? Nรฃo deixe de garantir o seu! Baixe o seu modelo de planilha comercial e qualifique seus leads de forma prรกtica! E se vocรช gostou deste produto da Contato, acompanhe o nosso blog para acessar outros materiais e nossas dicas sobre Marketing Digital! 

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