Se você é empreendedor que está começando no mundo digital agora, você precisa saber que terá um caminho difícil pela frente para começar a se destacar na sua área. Isso porque, com um mercado altamente competitivo, ganha aquele que consegue mostrar seus diferenciais e atinge seu público-alvo com seu próposito. Sendo assim, antes mesmo da criação do seu site, é necessário ter um planejamento estratégico para construir sua autoridade e ganhar reputação online.
Para melhor noção, no ano de 2025 já existem mais de 1,9 bilhão de sites ativos na internet, e a competição por visibilidade é feroz. Além disso, de acordo com a HubSpot, cerca de 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados de pesquisa, o que torna a necessidade de um estudo para estar nas SERPs um fator essencial para o sucesso online.
Dessa forma, nas plataformas de mídia social, onde bilhões de postagens são feitas diariamente, apenas uma pequena parcela alcança engajamento significativo, evidenciando a necessidade de estratégias bem elaboradas para construir autoridade em um ambiente tão saturado.
Mas, como criar essa presença sólida e conquistar credibilidade na internet?
Nesse artigo, vamos te mostrar mais profundamente a importância do seu negócio criar uma reputação online, além de passar algumas dicas essenciais para colocar seu objetivo em prática. Acompanhe a seguir:
O que é autoridade digital?
Autoridade digital é o grau de confiança e relevância máximo que sua marca ou nome possui no ambiente virtual. Isso significa que as pessoas confiam em você como uma referência na sua área de atuação. Entretanto, é válido ressaltar que nenhuma reputação online é conquistada da noite para o dia. Ou seja, ela é o resultado de meses, ou anos, de estratégias consistentes e de valor agregado com produções e contribuições para a área ao longo do tempo.
Para melhor noção, um estudo da BrightLocal revelou que 87% dos consumidores leem avaliações online antes de decidir por um produto ou serviço. Isso mostra que a percepção digital tem impacto direto nas vendas e na fidelização de clientes.
Agora que você já entendeu a importância da criação de uma reputação online no seu negócio, veja os primeiros passos para a criação do planejamento que sua estratégia deve seguir:
Como construir uma reputação online sólida?
Se baseando ao longo de nossos anos de experiência atendendo clientes de diferentes setores para a construção de autoridade no setor digital, separamos alguns passos práticos para que você possa realizar sua estratégia de ganho de público e começar a fortalecer sua reputação online. Acompanhe abaixo os seis principais pontos para estar de olho em seu planejamento:
1. Defina seu nicho e público-alvo
Antes de tudo, é fundamental saber para quem é o seu produto ou serviço. Portanto, pesquise e compreenda os interesses do seu público. Entenda as dores e desejos e como o seu negócio auxilia para o bem-estar deles. Sendo assim, você conseguirá explicar melhor sobre a sua solução.
Dica: para seu planejamento nessa etapa, opte pela criação de uma persona. Isso nada mais é que a representação fictícia do seu cliente ideal baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus consumidores reais. Sendo assim, realize uma pesquisa nas próprias redes sociais da sua companhia para traçar os pontos que mais aparecem no seu público-alvo.
2. Produza conteúdo de qualidade
É fato que quando pensamos em internet em 2025, pensamos na criação de conteúdo. Portanto, invista em blogs, vídeos, podcasts e posts em redes sociais. Essa são ferramentas valiosas para mostrar seu conhecimento ao público e segmentar seu nicho.
Para esse ponto, certifique-se de que seu material seja único, informativo e fácil de consumir. Sendo assim, use palavras-chave estratégicas, como “Chaveiros em Belo Horizonte”, em seus textos para melhorar sua reputação online e ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca.
Lembre-se que o marketing de conteúdo é responsável por três vezes mais leads do que o marketing tradicional, mas 88% dos negócios apresentam que enfrentam desafios ao criar produções que se destaquem no cenário digital. Sendo assim, caso não consiga administrar sozinho sua visibilidade virtual, opte pelos serviços de um profissional SEO ou uma agência de marketing.
3. Tenha presença consistente nas redes sociais
Agora que você sabe da importância de investir em conteúdos, escolha as redes sociais no qual seu público está mais presente e mantenha uma frequência de postagens. Além disso, engaje com sua audiência respondendo comentários e mensagens dentro das próprias plataformas.
Não pense em estar em todos os locais, esteja onde os dados e estatísticas mostram que você precisa estar.
Por exemplo: se você vende decorações de arquitetura, o Pinterest é muito melhor que o LinkedIn. Agora se você é um gestor de recursos humanos, investir na plataforma de imagens não vai dar o retorno estipulado.
4. Invista em parcerias e colaborações
Alianças com influenciadores ou outras marcas do seu setor podem amplificar sua visibilidade e agregar valor à sua marca. Certifique-se de escolher parceiros que compartilhem os mesmos valores que você.
Para isso, tenha em seu planejamento a estratégia de criar links internos e externos dentro das próprias publicações. É com link building que você melhora o ranqueamento e traz mais confiabilidade para suas páginas.
5. Colete e compartilhe depoimentos
Feedback positivo de clientes é uma prova social poderosa para quem quer construir sua reputação online. Portanto, sempre que possível, peça avaliações e depoimentos dos seus consumidores. Além disso, mostre essas evidências no seu site e redes sociais para reforçar sua credibilidade.
6. Mantenha-se atualizado e relevante
A internet está em constante mudança. Para não ficar para trás, esteja sempre atualizado sobre as tendências e novidades do seu mercado. Além disso, lembre-se de adaptar suas estratégias conforme as necessidades do seu público, que também variam conforme o tempo.
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Se você deseja ir além das dicas básicas de como criar uma reputação online para maximizar os resultados das suas estratégias, contar com o suporte de profissionais especializados pode ser o próximo passo. Sendo assim, a Agência Contato oferece soluções personalizadas para empresários e organizações que querem crescer no âmbito digital.
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