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9 de junho de 2022

O que é Sound Branding e como ele atua na identidade da marca

9 de junho de 2022

O que é Sound Branding e como ele atua na identidade da marca

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O Sound Branding é uma estratégia cada vez mais utilizada por marcas que desejam se destacar em todos os sentidos. Apesar de ainda não ser a técnica mais empregada, ela já vem se mostrando bem eficaz.

Porém, caso você desconheça o que é Sound Branding e de que forma ele atua, a Contato irá explicar tudo sobre esse conceito.

Venha conferir!

O conceito de Sound Branding

A ideia de Sound Branding diz respeito a técnica utilizada pelas empresas de serem reconhecidas a partir de elementos sonoros. Com isso, as marcas cravam seu lugar no mercado por meio de algo muito mais sensorial.

Para que este conceito funcione, os consumidores devem associar prontamente um som com a empresa. Dessa forma, é criado uma identidade sonora para a marca.

Ainda que o conceito de Sound Branding seja relativamente recente no marketing, as empresas sempre utilizaram o som para se divulgar. Basta lembrar que toda marca já criou um jingle ou trilha sonora para falar sobre seus produtos ou alguma promoção.

Assim, com o Sound Branding o que muda de fato é que estes elementos não estão sendo mais usados de forma aleatória. Mas sim como uma estratégia de marketing sonoro.

Como o Sound Branding pode ser importante para uma marca

Aplicar corretamente a técnica do Sound Branding faz qualquer negócio entrar em evidência. Afinal, ser reconhecida com elementos sonoros reforça o storytelling da empresa e o seu poder no mercado.

Para que o Sound Branding atinja o público com eficácia e reforce o tom de voz da marca, ele deve reunir atributos sonoros marcantes, condizentes com a empresa e bem contextualizados. 

Esta estratégia trabalha para o fortalecimento criando um fator de identificação e reforçando o branding. Saiba como: 

Identificação

Em primeiro lugar, um som marcante cria um forte laço de identificação do público em relação à empresa. Uma vez que a música tem a capacidade de despertar sentimentos e comover o consumidor.

Assim, a marca é humanizada, o que colabora para que o público consiga enxergar nela um equivalente. Algo que vai além de uma empresa.

Reforço de Branding

Outra vantagem é que ela reforça o nome da marca perante os clientes. Isso coloca a empresa em uma posição em que ela dificilmente será esquecida.

Afinal, ela passa a fazer parte do imaginário do público, ocupando um lugar especial na mente do consumidor. Tudo isso por meio do som. 

Exemplos de Sound Branding

No mercado, não faltam exemplos de marcas muito bem sucedidas ao aplicar o Sound Branding. Por meio dele, a empresa acabou desenvolvendo uma identidade própria.

Um fator importante para o sucesso do marketing sonoro é a singularidade. Cada marca traz um som único, que dificilmente será confundido com qualquer outro. 

Vamos aos exemplos:

Citröen

A fabricante de automóveis Citröen é certamente um dos exemplos mais marcantes de Sound Branding. 

O instrumental é bem característico e lembra algo moderno e tecnológico. 

Além disso, a logo sonora ainda traz a frase “Citröen, creative technologie”, narrado com sofisticação por uma mulher. Isto remete diretamente ao posicionamento dela como uma empresa distinta e revolucionária.

Claro

Já a operadora de telefonia móvel Claro possui uma marca sonora que lembra bastante alguém digitando em um celular. 

Com apenas três toques, a empresa conseguiu um som característico. Ao ouvi-lo, mesmo quem não lembra imediatamente da marca, certamente o relaciona a uma empresa grande.

Globo

Possivelmente o exemplo brasileiro mais marcante de Sound Branding é a Globo. Afinal, quem escuta um “Plim Plim” já lembra imediatamente da emissora. 

A identidade sonora da Globo é tão forte que nem é preciso estar acompanhado de um instrumental para ser reconhecido.O que demonstra uma brand awareness muito eficiente.

Essa associação é tão forte, que o termo “Plim Plim” já virou uma espécie de sinônimo para se referir a emissora. 

Além disso, a expressão também faz parte do vocabulário da empresa, sendo utilizada em bordões ou para denominar projetos.

O “Reclames do Plim Plim” é um exemplo do sucesso da expressão.

Netflix

Para finalizar, um exemplo mundial de sucesso de branding sonoro é a Netflix. A vinheta da marca com o característico “tundum” faz qualquer pessoa associar o produto à empresa. 

Logo, este barulhinho já faz parte da identidade da Netflix tanto quanto a logo vermelha que representa a marca. Inclusive, a empresa de streaming já aproveita o impacto do Sound Branding para fazer campanhas. 

Um exemplo é o patrocínio da marca ao time maranhense “Tuntum”, cujo nome é bastante relacionado ao marketing sonoro da empresa. A ação foi uma espécie de piada como a concorrente Amazon Prime, que transmitia o jogo do time. Com isso, a Netflix produziu uma campanha de marketing efetiva, utilizando o Sound Branding da marca.

Gostou de saber mais sobre Sound Branding? Este assunto é uma tendência do marketing que ainda irá crescer muito. Dessa forma, é sempre bom ficar por dentro do assunto.

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