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6 de outubro de 2020

Long Tail e Head Tail: Aprenda a usar os tipos de palavras-chave

6 de outubro de 2020

Long Tail e Head Tail: Aprenda a usar os tipos de palavras-chave

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Palavras-chave são compostas por uma ou mais palavra e representam a forma como o usuário escreve suas dúvidas ou o que procura nos buscadores. A escolha das palavras-chave é um ponto crucial no marketing de conteúdo, são elas as responsáveis por gerar tráfego no site e atrair visitantes que se interessam pelo segmento e assuntos que você aborda. 

Conheça, a seguir, os tipos de palavras-chave: a Long Tail e a Head Tail

O que é uma palavra-chave Head Tail?

A Head Tail é um termo de busca de calda curta. Ela utiliza uma ou duas palavras e tem significado amplo.  

Um exemplo seria a palavra-chave “marketing digital” que é geral. Esse termo possui muita concorrência e um grande volume de pesquisa por ser amplo. 

Quando usar uma palavra-chave Head Tail?

Quando uma pessoa pesquisa um termo genérico como “marketing digital”, ela está no primeiro estágio do funil de vendas, se encontra no processo de descoberta. Isso quer dizer que ela não sabe o que procura, mas procura uma informação. No exemplo citado, a pessoa quer entender o que é marketing digital, sendo assim poderíamos elaborar uma série de conteúdos que explique a definição, história, importância e vantagens do marketing digital. 

A Head Tail deve ser utilizada no topo de funil em artigos com teor informativo pois, promove divulgação da marca e aumenta o trafégo devido ao grande volume de busca e chama a atenção de visitantes que podem ou não estar interessados no que você tem a oferecer e.  

O que é uma palavra-chave Long Tail?

A Long Tail consiste em termos de busca de cauda longa, possui uma quantidade maior de palavras, é específica e direcionada para um segmento ou produto. Por isso, contém um volume de pesquisa mais baixo e alcança um número menor de pessoas. 

O termo “curso de marketing digital online” é um exemplo, diferente da Head Tail, normalmente quem pesquisa por estas palavras-chave longas já sabe o que quer, está reunindo as alternativas de produtos e posteriormente, avalia e opta pela opção que melhor atende suas necessidades. 

Quando usar uma palavra-chave Long Tail?

As palavras-chaves de cauda longa são indicadas para conteúdos de meio e fundo do funil de vendas, pois o lead se encontra nas fases de reconhecer uma necessidade e a busca por alternativas de produtos ou serviços. 

A Long Tail possui um alcance menor e volume de pesquisa baixo, porém a qualidade dos visitantes atraídos costuma ser melhor pois, estão mais avançados nos estágios do funil. É indicada também para empresas tem o setor de mercado segmentado, por exemplo, uma loja de roupas para gestante que tem um público com um interesse e demanda específicos. 

Ferramentas para fazer pesquisa de palavra-chave 

Atualmente existem ferramentas capazes de analisar as estratégias de marketing dos seus concorrentes. Conheça-as. 

Ubersuggest

A Ubersuggest torna o processo de avaliação e escolha de palavras-chave mais fácil por fornecer relatório com dados e sugerir outros termos relacionados que podem contribuir para a construção do seu conteúdo. 

Planejador de palavras-chave do Google Ads 

O Planejador de palavras-chave auxilia a encontrar palavras-chave para utilizar em seus artigos e campanhas de anúncio. É um recurso gratuito e permite descobrir novas palavras-chave relacionadas ao segmento da sua empresa, apresenta estimativas de pesquisas mensais e possibilita a criação de um grupo de temos para elaborar artigos com base em pesquisas detalhadas. 

KeyWord Tool

O KeyWord Tool é uma alternativa para acompanhar a frequência e o volume de pesquisa de palavras-chaves. Possui um mecanismo que gera palavras-chave de cauda longa relevantes e palavras-chave relacionadas para assunto e segmento. 

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma de web analytics que disponibiliza dados sobre termos de busca e o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Utilizado para observar dados sobre o seu site e também de concorrentes. 

Moz

A plataforma Moz é completa permite analisar termos de busca e realizar uma análise de SEO de uma página apontado os quesitos que pode ser aprimorado. Possui uma seleção com diversas funcionalidades para analisar o desemprenho de sites e as páginas. 

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que apresenta gráficos com a frequência que determinada palavra-chave é pesquisada. É possível delimitar a análise por localização e idioma. 

Esperamos que o conteúdo nesse artigo tenha sanado suas dúvidas quanto ao uso de palavras-chave e que tenha aprendido a aplicar o uso de Long Tail e Head Tail. Mas, se ainda tiver restado alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo. 

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