Hoje se tornou muito comum se deparar com propagandas enquanto se assiste algum vĆdeo no Youtube, certo?
Sejam elas pulÔveis ou não, os anúncios no Youtube vêm se tornando cada vez mais comuns. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, uma em cada três pessoas do mundo que usam internet estão presentes no segundo maior buscador online. Isso representa uma fatia de 1,9 bilhão de pessoas.
Dessa forma, para os profissionais de marketing, isso representa uma enorme oportunidade para atingir seu pĆŗblico-alvo. A Contato trouxe no texto de hoje um guia completo para vocĆŖ entender como funciona o Youtube Ads. Boa leitura!
O que Ć© YouTube Ads?
O YouTube Ads é a ferramenta que a própria rede social disponibiliza para que anunciantes
promovam seus produtos, serviƧos ou conteĆŗdo para uma audiĆŖncia global. Com essa ferramenta, os anunciantes podem criar anĆŗncios em vĆdeo que sĆ£o exibidos antes, durante ou após os vĆdeos que os usuĆ”rios assistem no YouTube.
Esses anúncios podem ser segmentados com base em diversos critérios, como interesses demogrÔficos, comportamentos de visualização e localização geogrÔfica, garantindo que os anúncios sejam direcionados para o público certo. Além disso, os anunciantes podem medir o desempenho de seus anúncios por meio de métricas detalhadas, permitindo que ajustem suas campanhas para obter melhores resultados e alcançar seus objetivos de marketing.
Por que anunciar no Youtube?
Agora que vocĆŖ conhece o Youtube Ads, deve estar se perguntando: por que anunciar nesta plataforma?
Por ser uma das maiores plataformas de compartilhamento de vĆdeos do mundo, o Youtube oferece um alcance massivo para as empresas, permitindo que elas atinjam um pĆŗblico global. Por isso, o YouTube Ads oferece opƧƵes avanƧadas de segmentação, permitindo que os anunciantes direcionem seus anĆŗncios com base em critĆ©rios como idade, gĆŖnero, interesses, comportamentos de visualização e localização geogrĆ”fica.
AlĆ©m do mais, o vĆdeo Ć© um meio poderoso para contar histórias e envolver os espectadores. Dessa forma, os anĆŗncios em vĆdeo permitem que as empresas transmitam sua mensagem de forma envolvente e cativante.
Formatos de anĆŗncios do YouTube
Dentro do Youtube Ads hĆ” diferentes possibilidades de anĆŗncios, cada um com caracterĆsticas próprias. Por isso, antes de aprender como anunciar no Youtube Ć© importante conhecer as diferentes publicidades na plataforma. Continue lendo e saiba quais sĆ£o!
Bumper Ads
Os Bumper Ads sĆ£o os anĆŗncios exibidos antes de um vĆdeo comeƧar e que nĆ£o podem ser pulados pelo espectador. Com isso, hĆ” uma garantia de que o pĆŗblico interessado veja o anĆŗncio inteiro.
Devido à sua duração (até 6 segundos), é importante deixar a mensagem clara, objetiva e encantadora. Entretanto, por não dar a opção para o espectador de pular o anúncio, isso pode irritar o usuÔrio, que não têm controle sobre o que estÔ consumindo.
Anúncios In-Stream ignorÔveis
Um dos formatos mais populares sĆ£o os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vĆdeo. Eles sĆ£o os vĆdeos pulĆ”veis, ou seja, depois de 5 segundos o espectador pode saltar o restante da reprodução, caso nĆ£o tenham interesse pelo conteĆŗdo.
Esse tipo de anúncio é uma boa opção para diferentes objetivos, como a geração de leads, trÔfego para um site, vendas, reconhecimento de marca ou consideração de produto.
Outra vantagem desse tipo de anĆŗncio Ć© que possĆvel escolher a forma que pretende pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste 30 segundos do vĆdeo ou o anĆŗncio por inteiro. Caso o anunciante opte por uma estratĆ©gia que maximize as conversƵes, ele terĆ” que escolher entre o CPM e o CPA que gostaria de pagar e a cobranƧa serĆ” feita de acordo com as impressƵes.
Anúncios In-Stream não ignorÔveis
Assim como os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, os anĆŗncios nĆ£o pulĆ”veis podem ser exibidos antes, durante e depois do vĆdeo. PorĆ©m, a grande diferenƧa entre eles Ć© que o vĆdeo nĆ£o pulĆ”vel nĆ£o pode ser ignorado pelo espectador, ou seja, existe uma obrigatoriedade de assisti-lo atĆ© o final para continuar o conteĆŗdo.
Dessa forma, seu principal objetivo é maior alcance e reconhecimento de marca, além de ter uma duração de até 15 segundos e pagamento feito sobre impressões, de acordo com o CPM desejado.
Anúncios de sobreposição
Outra opção de anĆŗncios do Youtube sĆ£o os de sobreposição, que sĆ£o um tipo de formato de anĆŗncio em vĆdeo que aparece como sobreposiƧƵes grĆ”ficas na parte inferior dos vĆdeos. Eles sĆ£o exibidos dentro do player de vĆdeo enquanto o conteĆŗdo de vĆdeo principal estĆ” sendo reproduzido e sĆ£o projetados para atrair a atenção dos espectadores sem interromper completamente a experiĆŖncia de visualização.
Esse tipo de anĆŗncio pode ser uma opção eficaz para os anunciantes que desejam alcanƧar seu pĆŗblico-alvo no YouTube sem interromper abruptamente a experiĆŖncia de visualização dos espectadores. Eles oferecem a oportunidade de promover produtos, serviƧos ou mensagens de maneira sutil, mas atraente, dentro dos vĆdeos da plataforma.
AnĆŗncios de vĆdeo discovery
Pensados com o objetivo de consideração de produto e marca, os anĆŗncios de vĆdeo discovery do Youtube funcionam promovendo o conteĆŗdo para mais pessoas. Dessa forma, eles sĆ£o posicionados em locais tradicionais de descoberta, como na pĆ”gina inicial do Youtube, na lista de resultados de pesquisa e nos vĆdeos relacionados.
Suas principais vantagens estão no funcionamento em computadores e dispositivos móveis, assim como o método de cobrança: o anunciante só paga quando o espectador clicar na miniatura do anúncio para ver o conteúdo.
In-Feed Video Ads
Os anĆŗncios In-Feed Video Ads, ou simplesmente anĆŗncios de vĆdeo no feed, sĆ£o os anĆŗncios que aparecem nos feeds de vĆdeos recomendados e em outras seƧƵes de descoberta de conteĆŗdo no YouTube. Eles sĆ£o projetados para se misturar organicamente com os vĆdeos que os usuĆ”rios estĆ£o navegando, permitindo que os anunciantes alcancem seu pĆŗblico-alvo enquanto eles estĆ£o consumindo outros vĆdeos no YouTube.
Eles são uma maneira eficaz de promover produtos, serviços ou mensagens no YouTube, pois permitem que os anunciantes alcancem os espectadores enquanto eles estão ativamente explorando o conteúdo da plataforma. No entanto, é importante criar anúncios relevantes e atraentes para que os usuÔrios cliquem neles e se envolvam com seu conteúdo promocional.
Masthead
JĆ” outro formato de anĆŗncio do Youtube Ads Ć© o masthead, que Ć© um vĆdeo que aparece na parte superior da home do Youtube. Pelo fato de que muitos usuĆ”rios da rede social pesquisam os vĆdeos que pretendem ver por essa pĆ”gina inicial, esse tipo de anĆŗncio Ć© uma ótima oportunidade para o anunciante.
Entretanto, esse tipo de anĆŗncio tem algumas especificidades. A primeira Ć© que só Ć© possĆvel anunciar desta forma fazendo uma reserva de espaƧo, sendo necessĆ”rio entrar em contato com um representante de vendas do Google. AlĆ©m disso, o vĆdeo normalmente Ć© exibido automaticamente para os espectadores com o som desativado, ou seja, sua mensagem precisa ser passada adiante sem depender do Ć”udio.
SegmentaƧƵes do Youtube Ads
Segmentar o pĆŗblico-alvo no YouTube Ads Ć© fundamental para garantir que seus anĆŗncios sejam exibidos para pessoas que tĆŖm maior probabilidade de se interessar pelo seu conteĆŗdo ou oferta.
Dessa forma, o YouTube oferece vĆ”rias opƧƵes de segmentação para ajudar os anunciantes a direcionar seus anĆŗncios para pĆŗblicos especĆficos. Entre elas, podemos destacar:
- Rede de Pesquisa ou VĆdeos: essa Ć© a maneira na qual vocĆŖ quer que seu vĆdeo seja exibido. Caso opte pela rede de pesquisa, os anĆŗncios serĆ£o mostrados nos resultados das pesquisas, em canais, pĆ”ginas do vĆdeo e na pĆ”gina inicial do Youtube. JĆ” se preferir a opção vĆdeo, ele serĆ” exibido na Rede de Display do Google.
- Localização: outra forma de segmentação é através da localização dos usuÔrios. Dessa forma você pode delimitar quais serão as regiões interessantes para o seu negócio e, assim, o anúncio serÔ exibido para quem estiver nelas.
- Dispositivos: alĆ©m da localização, Ć© possĆvel delimitar o conteĆŗdo para determinado tipo de aparelho, sistema operacional e operadora.
- Perfil: outra segmentação possĆvel Ć© atravĆ©s do pĆŗblico-alvo, que pode ser definido por idade, estado civil, gĆŖnero, interesses, entre outras.
Como anunciar no youtube?
Se você chegou até aqui, você percebeu o potencial que os anúncios do Youtube Ads têm. Dessa forma, continue lendo e saiba como criar um anúncio no Youtube!
Crie um canal
Caso vocĆŖ nĆ£o tenha um canal especĆfico para o seu negócio, o primeiro passo Ć© criar um canal. Neste caso, existem duas opƧƵes: criar um canal do zero no Youtube ou fazer login em sua conta no Google, caso jĆ” tenha uma.
Por isso, uma dica para completar o canal é adicionar uma descrição sobre a sua marca e os temas dos conteúdos que vai publicar. Além disso, para obter melhores resultados em SEO, trabalhe com palavras-chave, links estratégicos e vincular o site do seu negócio com a plataforma.
Adicione uma nova campanha
Depois de criar o canal, iremos criar a campanha em si. Para isso, clique no botĆ£o de ā+ā em azul Ć esquerda e, em seguida, clique em ānova campanhaā. Outra maneira Ć© clicando no ā+ nova campanhaā no centro da pĆ”gina.
Defina o objetivo do seu anĆŗncio
Após criar a campanha, Ć© importante definir o objetivo do anĆŗncio. No Youtube Ads hĆ” dois objetivos: āPromoƧƵes de appā e āVisitas a lojas e locais de produçãoā. Caso vocĆŖ pretenda fazer anĆŗncios de visualização, Ć© preciso que o objetivo da campanha tenha acesso a Rede de Display do Google. JĆ” se forem anĆŗncios pulĆ”veis, nĆ£o pulĆ”veis ou de sobreposição, os objetivos precisam dar acesso aos vĆdeos.
Escolha o local de destino do seu anĆŗncio
Após deixar claro o objetivo da sua campanha, Ć© preciso pensar o destino do seu anĆŗncio, ou seja, para onde vocĆŖ quer que as pessoas sejam direcionadas após clicarem no anĆŗncio no Youtube Ads. Elas podem ser direcionadas para outro vĆdeo, para o canal do seu negócio ou atĆ© para o seu site.
Segmente o seu pĆŗblico
O Ćŗltimo passo Ć© selecionar o perfil do pĆŗblico para o qual quer anunciar. AlĆ©m de segmentar por idade, gĆŖnero ou interesses, Ć© possĆvel escolher temas correspondentes ao nicho que quer alcanƧar e inserir frases de busca (palavras-chave).
E aĆ, descobriu como anunciar no Youtube Ads? NĆ£o deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro das dicas de Marketing Digital. AtĆ© a próxima!