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Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? ConheƧa o Youtube Ads

Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? ConheƧa o Youtube Ads

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Hoje se tornou muito comum se deparar com propagandas enquanto se assiste algum vĆ­deo no Youtube, certo?  

Sejam elas pulÔveis ou não, os anúncios no Youtube vêm se tornando cada vez mais comuns. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, uma em cada três pessoas do mundo que usam internet estão presentes no segundo maior buscador online. Isso representa uma fatia de 1,9 bilhão de pessoas.

Dessa forma, para os profissionais de marketing, isso representa uma enorme oportunidade para atingir seu pĆŗblico-alvo. A Contato trouxe no texto de hoje um guia completo para vocĆŖ entender como funciona o Youtube Ads. Boa leitura! 

O que Ć© YouTube Ads?

O YouTube Ads Ć© a ferramenta que a própria rede social disponibiliza para que anunciantes 

promovam seus produtos, serviƧos ou conteĆŗdo para uma audiĆŖncia global. Com essa ferramenta, os anunciantes podem criar anĆŗncios em vĆ­deo que sĆ£o exibidos antes, durante ou após os vĆ­deos que os usuĆ”rios assistem no YouTube. 

Esses anĆŗncios podem ser segmentados com base em diversos critĆ©rios, como interesses demogrĆ”ficos, comportamentos de visualização e localização geogrĆ”fica, garantindo que os anĆŗncios sejam direcionados para o pĆŗblico certo. AlĆ©m disso, os anunciantes podem medir o desempenho de seus anĆŗncios por meio de mĆ©tricas detalhadas, permitindo que ajustem suas campanhas para obter melhores resultados e alcanƧar seus objetivos de marketing. 

Por que anunciar no Youtube?

Agora que vocĆŖ conhece o Youtube Ads, deve estar se perguntando: por que anunciar nesta plataforma? 

Por ser uma das maiores plataformas de compartilhamento de vĆ­deos do mundo, o Youtube oferece um alcance massivo para as empresas, permitindo que elas atinjam um pĆŗblico global. Por isso, o YouTube Ads oferece opƧƵes avanƧadas de segmentação, permitindo que os anunciantes direcionem seus anĆŗncios com base em critĆ©rios como idade, gĆŖnero, interesses, comportamentos de visualização e localização geogrĆ”fica. 

AlĆ©m do mais, o vĆ­deo Ć© um meio poderoso para contar histórias e envolver os espectadores. Dessa forma, os anĆŗncios em vĆ­deo permitem que as empresas transmitam sua mensagem de forma envolvente e cativante. 

Formatos de anĆŗncios do YouTube

Dentro do Youtube Ads hĆ” diferentes possibilidades de anĆŗncios, cada um com caracterĆ­sticas próprias. Por isso, antes de aprender como anunciar no Youtube Ć© importante conhecer as diferentes publicidades na plataforma. Continue lendo e saiba quais sĆ£o! 

Bumper Ads

Os Bumper Ads sĆ£o os anĆŗncios exibidos antes de um vĆ­deo comeƧar e que nĆ£o podem ser pulados pelo espectador. Com isso, hĆ” uma garantia de que o pĆŗblico interessado veja o anĆŗncio inteiro.  

Devido Ć  sua duração (atĆ© 6 segundos), Ć© importante deixar a mensagem clara, objetiva e encantadora. Entretanto, por nĆ£o dar a opção para o espectador de pular o anĆŗncio, isso pode irritar o usuĆ”rio, que nĆ£o tĆŖm controle sobre o que estĆ” consumindo. 

Anúncios In-Stream ignorÔveis

Um dos formatos mais populares sĆ£o os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vĆ­deo. Eles sĆ£o os vĆ­deos pulĆ”veis, ou seja, depois de 5 segundos o espectador pode saltar o restante da reprodução, caso nĆ£o tenham interesse pelo conteĆŗdo. 

Esse tipo de anĆŗncio Ć© uma boa opção para diferentes objetivos, como a geração de leads, trĆ”fego para um site, vendas, reconhecimento de marca ou consideração de produto. 

Outra vantagem desse tipo de anĆŗncio Ć© que possĆ­vel escolher a forma que pretende pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste 30 segundos do vĆ­deo ou o anĆŗncio por inteiro. Caso o anunciante opte por uma estratĆ©gia que maximize as conversƵes, ele terĆ” que escolher entre o CPM e o CPA que gostaria de pagar e a cobranƧa serĆ” feita de acordo com as impressƵes. 

Anúncios In-Stream não ignorÔveis

Assim como os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, os anĆŗncios nĆ£o pulĆ”veis podem ser exibidos antes, durante e depois do vĆ­deo. PorĆ©m, a grande diferenƧa entre eles Ć© que o vĆ­deo nĆ£o pulĆ”vel nĆ£o pode ser ignorado pelo espectador, ou seja, existe uma obrigatoriedade de assisti-lo atĆ© o final para continuar o conteĆŗdo. 

Dessa forma, seu principal objetivo Ć© maior alcance e reconhecimento de marca, alĆ©m de ter uma duração de atĆ© 15 segundos e pagamento feito sobre impressƵes, de acordo com o CPM desejado. 

Anúncios de sobreposição

Outra opção de anúncios do Youtube são os de sobreposição, que são um tipo de formato de anúncio em vídeo que aparece como sobreposições grÔficas na parte inferior dos vídeos. Eles são exibidos dentro do player de vídeo enquanto o conteúdo de vídeo principal estÔ sendo reproduzido e são projetados para atrair a atenção dos espectadores sem interromper completamente a experiência de visualização.

Esse tipo de anúncio pode ser uma opção eficaz para os anunciantes que desejam alcançar seu público-alvo no YouTube sem interromper abruptamente a experiência de visualização dos espectadores. Eles oferecem a oportunidade de promover produtos, serviços ou mensagens de maneira sutil, mas atraente, dentro dos vídeos da plataforma.

AnĆŗncios de vĆ­deo discovery

Pensados com o objetivo de consideração de produto e marca, os anĆŗncios de vĆ­deo discovery do Youtube funcionam promovendo o conteĆŗdo para mais pessoas. Dessa forma, eles sĆ£o posicionados em locais tradicionais de descoberta, como na pĆ”gina inicial do Youtube, na lista de resultados de pesquisa e nos vĆ­deos relacionados. 

Suas principais vantagens estĆ£o no funcionamento em computadores e dispositivos móveis, assim como o mĆ©todo de cobranƧa: o anunciante só paga quando o espectador clicar na miniatura do anĆŗncio para ver o conteĆŗdo. 

In-Feed Video Ads

Os anúncios In-Feed Video Ads, ou simplesmente anúncios de vídeo no feed, são os anúncios que aparecem nos feeds de vídeos recomendados e em outras seções de descoberta de conteúdo no YouTube. Eles são projetados para se misturar organicamente com os vídeos que os usuÔrios estão navegando, permitindo que os anunciantes alcancem seu público-alvo enquanto eles estão consumindo outros vídeos no YouTube.

Eles são uma maneira eficaz de promover produtos, serviços ou mensagens no YouTube, pois permitem que os anunciantes alcancem os espectadores enquanto eles estão ativamente explorando o conteúdo da plataforma. No entanto, é importante criar anúncios relevantes e atraentes para que os usuÔrios cliquem neles e se envolvam com seu conteúdo promocional.

Masthead 

JĆ” outro formato de anĆŗncio do Youtube Ads Ć© o masthead, que Ć© um vĆ­deo que aparece na parte superior da home do Youtube. Pelo fato de que muitos usuĆ”rios da rede social pesquisam os vĆ­deos que pretendem ver por essa pĆ”gina inicial, esse tipo de anĆŗncio Ć© uma ótima oportunidade para o anunciante. 

Entretanto, esse tipo de anĆŗncio tem algumas especificidades. A primeira Ć© que só Ć© possĆ­vel anunciar desta forma fazendo uma reserva de espaƧo, sendo necessĆ”rio entrar em contato com um representante de vendas do Google. AlĆ©m disso, o vĆ­deo normalmente Ć© exibido automaticamente para os espectadores com o som desativado, ou seja, sua mensagem precisa ser passada adiante sem depender do Ć”udio. 

SegmentaƧƵes do Youtube Ads

Segmentar o pĆŗblico-alvo no YouTube Ads Ć© fundamental para garantir que seus anĆŗncios sejam exibidos para pessoas que tĆŖm maior probabilidade de se interessar pelo seu conteĆŗdo ou oferta. 

Dessa forma, o YouTube oferece vĆ”rias opƧƵes de segmentação para ajudar os anunciantes a direcionar seus anĆŗncios para pĆŗblicos especĆ­ficos. Entre elas, podemos destacar: 

  • Rede de Pesquisa ou VĆ­deos: essa Ć© a maneira na qual vocĆŖ quer que seu vĆ­deo seja exibido. Caso opte pela rede de pesquisa, os anĆŗncios serĆ£o mostrados nos resultados das pesquisas, em canais, pĆ”ginas do vĆ­deo e na pĆ”gina inicial do Youtube. JĆ” se preferir a opção vĆ­deo, ele serĆ” exibido na Rede de Display do Google. 
  • Localização: outra forma de segmentação Ć© atravĆ©s da localização dos usuĆ”rios. Dessa forma vocĆŖ pode delimitar quais serĆ£o as regiƵes interessantes para o seu negócio e, assim, o anĆŗncio serĆ” exibido para quem estiver nelas. 
  • Dispositivos: alĆ©m da localização, Ć© possĆ­vel delimitar o conteĆŗdo para determinado tipo de aparelho, sistema operacional e operadora. 
  • Perfil: outra segmentação possĆ­vel Ć© atravĆ©s do pĆŗblico-alvo, que pode ser definido por idade, estado civil, gĆŖnero, interesses, entre outras. 

Como anunciar no youtube? 

Se vocĆŖ chegou atĆ© aqui, vocĆŖ percebeu o potencial que os anĆŗncios do Youtube Ads tĆŖm. Dessa forma, continue lendo e saiba como criar um anĆŗncio no Youtube! 

Crie um canal

Caso vocĆŖ nĆ£o tenha um canal especĆ­fico para o seu negócio, o primeiro passo Ć© criar um canal. Neste caso, existem duas opƧƵes: criar um canal do zero no Youtube ou fazer login em sua conta no Google, caso jĆ” tenha uma.  

Por isso, uma dica para completar o canal Ć© adicionar uma descrição sobre a sua marca e os temas dos conteĆŗdos que vai publicar. AlĆ©m disso, para obter melhores resultados em SEO, trabalhe com palavras-chave, links estratĆ©gicos e vincular o site do seu negócio com a plataforma. 

Adicione uma nova campanha

Depois de criar o canal, iremos criar a campanha em si. Para isso, clique no botĆ£o de ā€œ+ā€ em azul Ć  esquerda e, em seguida, clique em ā€œnova campanhaā€. Outra maneira Ć© clicando no ā€œ+ nova campanhaā€ no centro da pĆ”gina.

Defina o objetivo do seu anĆŗncio

Após criar a campanha, Ć© importante definir o objetivo do anĆŗncio. No Youtube Ads hĆ” dois objetivos: ā€œPromoƧƵes de appā€ e ā€œVisitas a lojas e locais de produçãoā€. Caso vocĆŖ pretenda fazer anĆŗncios de visualização, Ć© preciso que o objetivo da campanha tenha acesso a Rede de Display do Google. JĆ” se forem anĆŗncios pulĆ”veis, nĆ£o pulĆ”veis ou de sobreposição, os objetivos precisam dar acesso aos vĆ­deos. 

Escolha o local de destino do seu anĆŗncio

Após deixar claro o objetivo da sua campanha, Ć© preciso pensar o destino do seu anĆŗncio, ou seja, para onde vocĆŖ quer que as pessoas sejam direcionadas após clicarem no anĆŗncio no Youtube Ads. Elas podem ser direcionadas para outro vĆ­deo, para o canal do seu negócio ou atĆ© para o seu site. 

Segmente o seu pĆŗblico

O último passo é selecionar o perfil do público para o qual quer anunciar. Além de segmentar por idade, gênero ou interesses, é possível escolher temas correspondentes ao nicho que quer alcançar e inserir frases de busca (palavras-chave).

E aĆ­, descobriu como anunciar no Youtube Ads? NĆ£o deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro das dicas de Marketing Digital. AtĆ© a próxima! 

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