O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Com milhões de usuários ao longo do mundo, uma parte pouco conhecida, mas que vem se destacando é a sua face como ferramenta de marketing.
E uma dessas ferramentas é o Facebook Lookalike Ads, que é uma funcionalidade da plataforma que permite que os anunciantes alcancem um novo público semelhante aos usuários existentes.
Pensando nisso, a Contato trouxe um pequeno guia de como utilizar essa ferramenta do Facebook Ads. Boa leitura!
Afinal, o que é Look a Like no Facebook Ads?
O Look a Like no Facebook Ads surgiu como uma atualização do Custom Audiences ou Audiência Personalizada. Ele é uma ferramenta que consiste em impactar uma audiência que seja semelhante àquele que já interagiu com os anúncios.
Com isso, o algoritmo do Facebook fica responsável por comparar inúmeros perfis em frações de segundos e por consequência gera uma lista de pessoas que teriam identificação com a marca.
O processo de criação de um público lookalike envolve a análise de um grupo de usuários conhecidos como “público de origem”. E esse público de origem pode ser composto por pessoas que interagiram com seu site, curtiram sua página do Facebook, fizeram compras em sua loja online ou realizaram outras ações desejadas.
Dessa forma, o algoritmo do Facebook analisa as características demográficas, comportamentais e de interesse desses usuários de origem e, em seguida, encontra pessoas na plataforma que possuem perfis semelhantes. O público lookalike resultante é composto por novos usuários que têm maior probabilidade de se interessar pela sua empresa, com base nas semelhanças identificadas.
Além disso, ao criar uma campanha de anúncios com um público lookalike, você pode ampliar seu alcance e direcionar sua mensagem para um grupo de pessoas que ainda não está familiarizado com sua marca.
Quais os benefícios do Look a Like?
Agora que você já conhece o que é de fato o Look a Like, é importante saber os seus benefícios antes de implantá-lo em uma estratégia de marketing.
Uma de suas principais vantagens é que a ferramenta permite que você consiga alcançar um novo público semelhante aos seus clientes existentes. Logo, você pode expandir seu alcance para pessoas que possuem características semelhantes às do seu público atual, mas que ainda não estão familiarizadas com sua marca.
Além disso, ao criar um público lookalike, você pode especificar o tamanho do público desejado. Dessa forma, é possível segmentar de forma mais precisa, atingindo um grupo específico de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Como consequência, há uma maior probabilidade de conversão, que também é um benefício dessa ferramenta, já que o público lookalike é composto por pessoas com características semelhantes aos seus clientes existentes. Isso aumenta suas chances de conversão, pois o público lookalike já possui afinidade com sua marca e pode estar mais disposto a se envolver e realizar ações desejadas, como fazer uma compra.
Outro benefício do Look a Like está relacionado com a otimização do orçamento de publicidade, já que ao invés de direcionar seus anúncios para um público amplo e genérico, você está direcionando para um grupo de pessoas com maior probabilidade de se envolverem com sua marca. Dessa maneira, o retorno sobre o investimento (ROI) é maximizado e evita desperdício de recursos em público pouco qualificado.
Também vale ressaltar que é possível ter uma melhoria no direcionamento de anúncios, já que o Lookalike utiliza seus algoritmos avançados para identificar padrões e características semelhantes entre seus clientes existentes. Isso significa que o direcionamento de anúncios se torna mais refinado e preciso, aumentando a relevância dos anúncios para o público-alvo.
Como criar um público personalizado para usar no Look a Like?
Após conhecer os benefícios dessa importante ferramenta, fica a dúvida: como criar um público personalizado para usar no Look a Like?
Para utilizar a ferramenta do Facebook, é importante seguir alguns passos para que seja possível criar um público bem segmentado.
- Antes de tudo é necessário que você tenha uma lista de mailing com contatos interessados na sua marca. Por isso, uma boa dica é que essa lista seja orgânica e não comprada. Após isso, exporte e guarde a sua lista.
- O próximo é criar um público personalizado com o seu mailing. Após exportar o mailing, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook e clique na aba “Públicos”. Depois, clique em “Criar Público” e escolha “Público Personalizado”. Com isso, basta selecionar “Arquivo do Cliente” e importar sua lista de email previamente salva.
- Após isso, carregue a sua lista separada por ponto-vírgula (.CSV ou .TXT). Essa é a etapa mais importante, já que você irá informar ao Facebook os dados correspondentes como nome, email, cidade, entre outros. Lembrando que quanto mais informações você der, mais preciso será a sua futura audiência Look a Like!
- Após criar o seu público personalizado vêm a melhor parte: criar a audiência Look a Like. O processo é bem parecido com o de criar um público personalizado. Para fazer isso, você deve ir na aba “Públicos” e depois em “Criar Público. Após isso, escolha “Público Semelhante” e preencha os campos. Pronto!
Apesar de parecer complexo, criar uma audiência Look a Like no Facebook Ads é bem fácil. Agora que você conhece essa importante ferramenta para os profissionais de Marketing Digital, não deixe de acessar o Blog da Contato para conhecer outras dicas para implementar em sua estratégia.
Até a próxima!