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Mulher fazendo tráfego pago no Instagram.
21 de junho de 2023

Como fazer tráfego pago no Instagram

Mulher fazendo tráfego pago no Instagram.
21 de junho de 2023

Como fazer tráfego pago no Instagram

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Provavelmente você já se deparou com as postagens que aparecem no feed e nos stories do Instagram com a indicação de “patrocinado”. Mas você sabe o que é essa postagem?

Elas são os anúncios pagos veiculados pelo Instagram e vem se tornando cada vez mais comum. Conhecido como tráfego pago no Instagram, essa estratégia de marketing digital tem como objetivo aumentar o alcance das publicações de uma empresa dentro da plataforma. 

Por isso, continue lendo o blog post da Contato de hoje e conheça mais sobre essa estratégia e como usá-la no seu Instagram! 

O que é o tráfego pago no Instagram?

Como falamos acima, o tráfego pago no Instagram é uma estratégia usada para impulsionar o alcance das publicações de uma empresa dentro do próprio Instagram. Em outras palavras, são os famosos anúncios que aparecem no feed ou nos stories com um CTA de saiba mais. 

O tráfego pago no Instagram é uma ótima maneira de atrair clientes, já que através dela é possível levar um público qualificado do Instagram para o seu site. 

Mas a dúvida é: como achar o público qualificado para o seu site? Através do Gerenciador de Anúncios da Meta, que dá a possibilidade de definir de forma precisa o público alvo que sua empresa deseja atingir. 

Além disso, vale destacar que os anúncios no Instagram podem ser através do modelo pay per click, ou seja, você define um valor máximo diário ou por campanha e a própria plataforma faz o trabalho de divulgar a partir desse orçamento. Dessa maneira, você consegue investir com valores que fazem sentido para a verba disponível na sua empresa. 

Vantagens de anunciar no Instagram

O Instagram tem um diferencial dos outros canais por ter uma maior taxa de conversão. Ou seja, em relação a outras redes sociais, é a que tem maiores chances de trazer resultados escaláveis. 

Por isso, continue lendo e saiba as vantagens de anunciar pelo Instagram! 

Segmentação de público

Uma das vantagens de se investir em tráfego pago no Instagram é a segmentação de público. Além de contar com os dados dos usuários das sua própria plataforma, o Instagram por fazer parte da Meta utiliza dados do Facebook e do Whatsapp também para oferecer segmentações mais eficientes. 

Dessa maneira, é concentrado o investimento para o público que realmente irá se converter. E é através das segmentações que é possível oferecer conteúdos diferentes, segmentados para públicos diferentes, ou seja, oferecer anúncios direcionados. 

Resultados rápidos

Outra vantagem de se investir no tráfego pago são os resultados rápidos, que podem vir no aumento do número de clientes ou de vendas. Isso se deve ao fato de que o anúncio pago é enviado para quem demonstrou interesse em produtos ou serviços e estão em uma fase propícia para a compra. 

Logo, é possível alcançar maior aumento do número de conversão, clientes e vendas, garantindo um maior faturamento para a sua empresa.  

Alcance forte e direcionado 

Ao investir no tráfego pago para o Instagram conseguimos ver um maior alcance dos produtos e serviços e por consequência da marca. Logo, com essa estratégia há a consolidação da sua empresa no mercado digital. 

Já que ao aparecer no feed ou nos stories de potenciais clientes, você pode dizer que a sua empresa oferece os produtos ou serviços que eles procuram. 

Pixel de rastreio 

Por fim, o Instagram oferece a vantagem de disponibilizar o “facebook pixel”, que é um código que permite que a empresa rastreie o comportamento do usuário dentro do seu site. Ou seja, é possível ver exatamente qual anúncio e qual segmentação converteu. 

Como fazer o tráfego pago no Instagram?

Agora que você já conhece as vantagens do tráfego pago no Instagram, fica a dúvida: como criar um anúncio pago no Instagram? 

Há duas maneiras de criá-los. Continue lendo e saiba mais! 

Passo a passo: anuncie com o Instagram Ads 

Para criar um anúncio pelo Instagram Ads o primeiro passo é acessar o perfil da sua conta comercial no Instagram e tocar na “Ferramentas para anúncios”. Nesta parte, é possível promover uma publicação popular ou escolher outra. 

Depois, selecione a meta. No menu de informações é possível ver no canto superior direito, você tem os detalhes de cada uma. Após isso, toque em avançar, depois em categoria de anúncio especial e depois em crie o seu. É nesta parte que você vai definir seu público-alvo. 

Por último, escolha o orçamento e a duração. Se tudo estiver certo, clique em “Turbinar publicação”.

Passo a passo: anuncie pelo Facebook Ads

Já no Facebook Ads, o processo é diferente. O primeiro passo é acessar a conta de anúncios pelo Facebook e em seguida clicar em criar. É importante lembrar que antes de escolher a rede social em que o anúncio irá aparecer, você deve escolher o seus objetivos. 

Além disso, o Facebook divide o anúncio em três partes: 

  • campanha: você define orçamento, objetivo e leilão;
  • conjunto de anúncios: você define o posicionamento, público-alvo, cronogramas e otimização;
  • anúncio: você define o que será exibido para os potenciais clientes, como um vídeo ou uma imagem. 

Qual o valor do tráfego pago no Instagram?

O valor do tráfego pago no Instagram varia de acordo com o orçamento que a sua empresa tem disponível. Existem campanhas com um valor total mais barato ou mais caro, dependendo dos objetivos que querem ser alcançados.

Entretanto, podemos dizer que o tráfego pago no Instagram é a partir de US$ 1,00 por dia. Lembrando que esse valor varia em RS$ devido a cotação! 

Porém, não há a necessidade de ficar limitado a este valor, já que o indicado é aumentar o investimento à medida que o perfil atingir o retorno esperado. 

Dicas para campanhas de sucesso

Depois de conhecer como funciona um tráfego pago no Instagram e qual o seu valor, trouxemos algumas dicas para obter sucesso nessa estratégia. Continue lendo e saiba quais são! 

Defina seus objetivos e o público-alvo 

Um primeiro passo para obter sucesso em uma estratégia de tráfego pago no Instagram é definir de forma clara os objetivos. Por exemplo, você pode querer aumentar o tráfego do seu site, as vendas ou a conscientização da marca. Por isso, ter objetivos claros em mente ajudará a orientar toda a sua campanha. 

Após definir os objetivos, é preciso identificar o público-alvo da sua campanha. Quem são as pessoas que você deseja alcançar com seus anúncios? Qual é a idade, sexo, localização geográfica e interesses do seu público-alvo? 

Essas informações ajudarão a segmentar seus anúncios para que eles sejam exibidos apenas para as pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Ofereça conteúdos relevantes

Quando estamos no Instagram, gostamos de ver um conteúdo que seja relevante. Mas como criar conteúdo certo para o seu público? 

A resposta é conhecendo o marketing de conteúdo. É através dele que conseguimos atrair, engajar e converter clientes no ambiente digital. E isso é indispensável para quem trabalha com o Instagram!

Estimule a interação do público

Não basta apenas criar o conteúdo, devemos também estimular a interação com o público. E isso vale tanto para as publicações orgânicas quanto para os anúncios! 

É possível interagir através de curtidas, comentários e compartilhamentos do seus posts. Com isso, suas publicações têm mais chances de aparecer para outras pessoas e mais pessoas irão interagir com o perfil da sua empresa no Instagram. 

Utilize a CTA adequada 

Utilizar um Call-to-Action (CTA) adequado para uma boa estratégia de tráfego pago no Instagram é fundamental para obter sucesso. Uma dica é selecionar uma CTA clara e relevante, para que o público-alvo saiba exatamente o que esperar quando clicar nela. 

Outro dica é posicionar a CTA de forma visível, para que seja fácil de encontrar e chamar a atenção do público-alvo. O posicionamento ideal depende do tipo de anúncio e do objetivo da campanha. Além disso, faça testes e ajustes com diferentes tipos de CTA e ajuste-as conforme necessário. 

Use hashtags

As hashtags são as palavras-chaves utilizadas para localizar informações de forma segmentada e são representadas pelo símbolo “#”. Elas também são uma excelente forma de aumentar o alcance das suas publicações, independente de ser tráfego orgânico ou pago. 

Porém, deve-se inserir apenas hashtags que façam sentido com o conteúdo que a sua empresa está promovendo. Por isso, não coloque muitas hashtags ou termos amplos demais. 

Forneça informações sobre o seu negócio

Quando alguém entra em um site, gosta de saber as informações da empresa. E no Instagram não seria diferente! Por isso, uma boa dica é aproveitar o espaço da Bio para se apresentar ao público. Nessa parte, é preciso explicar em poucas palavras quem é a empresa e como ela pode ajudar as pessoas. 

Entretanto, pode-se usar o espaço da Bio um pouco mais. Uma dica é adicionar um link com todas as informações sobre o negócio, incluindo contato. Para isso, é necessário usar uma ferramenta que una esses links, como o Linktr.ee ou o Bitly. 

Monitore suas estratégias

Outra dica para que sua empresa tenha sucesso na campanha é monitorar as estratégias. Ao monitorar o desempenho dos anúncios, é possível identificar o que está funcionando e o que não está. Dessa forma, conseguimos verificar métricas como o número de impressões, cliques e conversões para avaliar o sucesso da campanha.

Além disso, monitorar o desempenho dos anúncios permite identificar o público-alvo mais efetivo para a campanha e ajustar a segmentação para que ela tenha maior engajamento. Também é possível ajustar o orçamento da campanha com base no desempenho dos anúncios para maximizar o retorno sobre o investimento.

Pesquise seus concorrentes e as tendências do mercado

Nossa última dica é pesquisar os concorrentes e as tendências do mercado. Ao analisar as práticas dos seus concorrentes, você pode identificar oportunidades para se diferenciar e se destacar no mercado. Já ao monitorar as tendências, você pode antecipar as mudanças e se adaptar rapidamente às necessidades e expectativas do público.

Para pesquisar seus concorrentes, é importante verificar quais tipos de anúncios eles estão veiculando, quais palavras-chave estão usando, quais são os seus diferenciais e quais são os pontos fracos da sua concorrência. Com essas informações, você pode desenvolver estratégias para se diferenciar e criar anúncios mais eficazes.

Já para acompanhar as tendências de mercado, é importante monitorar as notícias do setor, as redes sociais e os blogs de referência. Isso permite identificar as novidades, as mudanças de comportamento do público e as oportunidades para criar campanhas de sucesso.

Tráfego pago é com a Agência Contato!

Você sabia que a Agência Contato trabalha com tráfego pago?

Somos uma agência especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Com a missão de transformar a experiência das empresas no meio digital, contamos com uma equipe especialistas em gestão de tráfego que irão executar campanhas que vão impulsionar o sucesso da sua marca no ambiente digital!

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E não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro do universo do Marketing Digital. Até a próxima!

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